Encontra-se aberta, até 15 de junho, a chamada de trabalhos para a 1ª Conferência Ibero-Americana de Publicidade, que se realizará a 6 de outubro, em Lisboa. O evento é organizado pelo GT de Publicidade da Sopcom.
Com as gigantescas mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas, fruto da globalização, da melhoria generalizada das condições de vida, do maior acesso aos produtos e, fundamentalmente, do aparecimento, crescimento e disseminação sem precedentes das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), também a comunicação de marketing, ou comunicação comercial, espelho da realidade social onde se insere, mudou radicalmente.
Assistimos hoje à consolidação de um novo patamar de evolução da espécie humana, a que Lipovetsky (2010) apelidou de Homo Ecranis, devido a um número crescente de horas passadas em frente a ecrãs, com especial relevo para os telemóveis; a uma inacreditável quantidade de conteúdos gerados pelos próprios utilizadores, denominado UGC (do inglês User Generated Content); à proliferação dos sítios sociais de partilha e entretenimento, também chamados de SNS (do inglês Social Network Sites); à melhoria permanente do conforto dos nossos lares; a m aumento exponencial do número de viajantes; ao cancel culture; ao renascimento dos movimentos activistas; ao surgimento de relações cada
vez mais líquidas (Bauman, 2001), a um intrincado complexo de ligações em rede (Van Dick, 1991; Castells, 1996) que tudo abraça e controla; e, finalmente, à explosão da inteligência artificial como a “next big thing”. E como é que a Publicidade, enquanto referência social, mas também símbolo cultural (na interpretação de Adorno e Horkheimer), se revê, se posiciona, e se adapta perante esta nova realidade?
Novos formatos, novas temáticas, novas narrativas, novos meios, novas causas são a emergente realidade publicitária mundial. Esta é, pois, a principal razão para a realização desta Conferência agora. Para registar e analisar as mudanças que estão a acontecer precisamente neste momento, pois como afirmou sabiamente o pai da Psicologia Social, Kurt Lewin, o melhor momento para se estudar um fenómeno é quando o mesmo está em processo de mudança, pois é quando uma entidade está em movimento e alteração que a sua génese se revela mais claramente.
Toda a informação sobre datas e chamada disponível aqui.