Os Encontros com o GT de Públicos e Audiências regressam em 2025 para a sua 3ª série, depois de duas “temporadas” plenas de partilhas e interconexões. A primeira sessão está marcada para 15 de janeiro, pelas 14h30, online.
Estes encontros surgem da vontade de membros do GT de Públicos e Audiências da Sopcom cruzarem as dimensões deste grupo de trabalho com outras áreas adjacentes a outros GT da Sopcom.
A primeira sessão da 3a série destes Encontros procura articular temáticas associadas aos GT de Publicidade e de Políticas, Regulação e Economia dos Media com a dimensão dos Públicos e Audiências. A sessão contará com duas comunicações: uma assegurada por Paulo Pinto Silva, professor na Escola Superior de Educação de Viseu, e Paula Dias Aguiar, doutoranda na Universidade do Minho, e uma outra comunicação assegurada por Mariana Lameiras, investigadora da Unidade Operacional da Universidade das Nações Unidas para a Governação Eletrónica Orientada para Políticas Públicas e co-coordenadora do PolObs.
As apresentações serão seguidas de um debate.
Programa
14h00 – Boas vindas e apresentação | Maria José Brites e Marisa Torres da Silva
14h10 – Wokevertising: E agora, estará o target alinhado com o politicamente correto? | Paulo
Pinto Silva e Paula Dias Aguiar
14h30 – A participação dos públicos no governo eletrónico e nas políticas para a Comunicação:
reflexões a partir de resultados de investigação | Mariana Lameiras
14h50 – Espaço para debate
Notas biográficas:
Paulo Pinto Silva é doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, Mestre em Gestão de Sistemas E-learning pela Universidade Nova de Lisboa e licenciado em Comunicação Empresarial e Relações Públicas pela Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa. É ainda detentor do título de Especialista em Marketing e Publicidade pelo Instituto Politécnico de Viseu. Atualmente é Professor Adjunto na Escola Superior de Educação de Viseu, onde leciona unidades curriculares relacionadas com o Marketing e a Publicidade. É ainda coordenador da área disciplinar de Ciências Sociais e membro da comissão coordenadora do mestrado em Comunicação Aplicada.
Paula Dias Aguiar é investigadora bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. Doutoranda em Ciências da Comunicação pela mesma universidade, é Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pós-graduada em Comunicação pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco. Desde 2011, atua como docente universitária, ministrando cursos e formações livres sobre redes sociais digitais, planeamento de comunicação e ativismo de marcas.
Mariana Lameiras é doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal. Atualmente, é Investigadora da Unidade Operacional da Universidade das Nações Unidas para a Governação Eletrónica Orientada para Políticas Públicas (UNU-EGOV) e co-coordenadora do PolObs, o Observatório das Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). As suas áreas de interesse centram-se nas questões relacionadas com a participação (nomeadamente eletrónica) para a cidadania, governo eletrónico (local), incluindo medição, monitorização e avaliação, media digitais, regulação dos media e políticas para os media e a comunicação. Atualmente é gestora de um projeto de investigação sobre a “Avaliação do desempenho de Portugal nos principais benchmarks internacionais sobre governação digital” É co-coordenadora do Grupo de Trabalho da Sopcom sobre “Políticas, Regulação e Economia dos Media” e colaboradora nacional do Observatório Europeu do Audiovisual (EAO).