SOPCOM

Newsletter de maio de 2023.

Editorial

A fortuna do encontro

A Sopcom e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade lançaram em maio a chamada de trabalhos para o XIII Congresso da associação, que se realizará na Universidade do Minho, em Braga, de 24 a 26 de janeiro de 2024. No quadro dos atuais requisitos da ciência, está, portanto, no horizonte mais uma oportunidade para a concretização de realizações científicas, ou seja, para escrever mais uma(s) linha(s) no currículo.

Um congresso é, ou deveria ser, porém, muito mais do que um espaço de produção de outputs contáveis. Infelizmente, por vezes, já pouco resta do verdadeiro sentido destes momentos que, na rigorosa aceção da palavra, significariam antes de mais “encontro”. Hoje participar num congresso quer, quase sempre, dizer “apresentar uma comunicação”, de preferência no dia que mais nos convém para a deslocação fugaz, guardar um certificado, cumprimentar alguns companheiros com quem nem é preciso gastar muito tempo (porque um dia destes fazemos um Zoom para trocar ideias!) e, talvez, “dar um giro” por uma cidade que visitamos esporadicamente ou mesmo pela primeira vez. 

Estando hoje na lista das ações convencionais de comunicação de ciência, os congressos surgiram da necessidade de promover interação, de provocar a partilha de ideias e de exercitar o confronto como forma de elaboração teórica. Agora por vezes confundem-se com iniciativas de débito refugiadas na muito curta ideia de transmissão ou transferência do conhecimento. 

Os encontros – os que realizamos a título profissional como os que nos acontecem na vida pessoal – supõem disponibilidade interior. Os ritmos que seguimos não são, no entanto, muito propícios ao desfrute que deve haver nos encontros. Também a pandemia acrescentou às nossas angústias com o tempo a ilusão de que podemos estar não estando, ou de que é possível substituir toda a presença pela telepresença. 

O XIII Congresso da Sopcom acontecerá no inverno, na transição entre semestres. Que nessa altura possamos fazer uma pausa realmente reflexiva. Que possamos sentir a fortuna do encontro de uma comunidade que – talvez como em nenhuma outra área – precisa de experimentar mais a sensação de estar com os outros. 

Madalena Oliveira, Presidente da SOPCOM 

Destaques

Chamada de trabalhos para o XIII Congresso da Sopcom

Até ao dia 30 de junho, está a decorrer a chamada para apresentação de trabalhos no XIII Congresso da Sopcom. O CECS e a Sopcom convidam toda a comunidade de Ciências da Comunicação a participar, na expectativa de que este seja um momento inspirador para o debate académico. As propostas serão submetidas, sob a forma de resumo, em formulário próprio, devendo identificar o Grupo de Trabalho (não o tópico a que respondem) em que se enquadram.

Webinar Género e Jornalismo: do GMMP 2020 às práticas de mapeamento das relações sociais

O Grupo de Trabalho em Género e Sexualidades da Sopcom realizará no próximo dia 15 de junho, pelas 15h, o Webinar "Género e Jornalismo: do GMMP 2020 às práticas de mapeamento das relações sociais", com o qual pretende promover um espaço de discussão do GMMP e de outros investimentos no mapeamento da sociabilidade no espaço público. A iniciativa foi organizada com o apoio da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), o Instituto de Comunicação da Universidade Nova (ICNOVA), a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) e o Grupo de Trabalho de Jornalismo e Sociedade da Sopcom. 

IV Encontro de Cultura Visual - inscrições e programa

Estão abertas as inscrições, até 10 de junho, para o IV Encontro de Cultura Visual, com o tema Reparar (n)o Irreparável, que terá lugar a 23 e 24 de junho de 2023, no Teatro Mala Voadora, na cidade do Porto. O programa já se encontra disponível.

 

6º Encontro do GT de Jovens Investigadores

No dia 1 de junho, decorreu, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o 6º Encontro do GT de Jovens Investigadores da Sopcom. O encontro, que teve como lema “Criar rede, causar impacto” reuniu mais de 15 investigadores que apresentaram estudos realizados em âmbito de doutoramento e de mestrado.

 

Atualização das Quotas 2023

Está a decorrer o prazo para a atualização das quotas dos associados à Sopcom (30 euros/ano). Lembramos que pode consultar os seus dados na sua área pessoal. O pagamento das quotas pode ser feito por PayPal aqui ou por transferência bancária para o IBAN PT50000700240027394000429. 

RCL - Revista de Comunicação e Linguagens
RCL - Revista de Comunicação e Linguagens
O novo número da RCL - Revista de Comunicação e Linguagens está online e disponível para download e leitura gratuita. Dedicada ao tema "Descolonizar a Visualidade: Olhares, Mentes, Modos de Pensar e Agir", o número 57 da revista tem como editores Teresa Mendes Flores (Universidade Nova de Lisboa e ULHT), Filipa Duarte de Almeida (Universidade de Omar Bonga) e Joseph Tonda (Universidade de Omar Bonga).
Aceder
Revista Media & Jornalismo
Revista Media & Jornalismo
Vol. 23 N.º 42 (2023): Comunicação e Mudança Social – novos rumos na investigação e na prática
Aceder
Revista Estudos em Comunicação n. 36
Revista Estudos em Comunicação n. 36
Está disponível o n. 36 da Revista Estudos em Comunicação, editada pelo LabCom - Comunicação e Artes.
Aceder
A comunicação pública da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE)
A comunicação pública da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE)
Este relatório apresenta os resultados do primeiro estudo piloto realizado pelo Observatório de Comunicação Pública Intermunicipal (ObCOM), sediado no Centro de Investigação LabCom, da Universidade da Beira Interior (UBI).
Aceder
Chamadas para Publicações - Nacionais

Até 14 de junho
Rhêtoriké - revista digital de retórica nº 9 

Até 15 de junho
Mediapolis com o tema "Os Media e a transição para a Democracia"

Até 15 de junho
Vista sobre "Publicidade e Cultura Visual"

Até 15 de junho
Comunicação Pública, Dossiês Temáticos 2024-2025

Até 7 de julho
Comunicação Pública, dossiê temático "O jornalismo na sociedade contemporânea: 20 anos de O Quarto Equívoco"

Até 30 de outubro
Revista Comunicando, com o tema "Comunicação em Liberdade: 50 Anos da Revolução dos Cravos"

Até 31 de outubro
RLEC sobre “Alterações Climáticas: Desafios sociais e culturais”

Em permanência

Chamadas para Publicações - Internacionais

Até 28 de julho
Communicating Otherness, Vol.1 – Otherness in communication research

Até 28 de julho
Communicating Otherness, Vol.2 – Crossing Borders, Crossing Cultures in literary and intercultural communication

Até 28 de julho
Communicating Otherness, Vol.3 - The process of becoming Other: communicative endeavours in Humanities, Culture, and Philosophy

Até 28 de julho
Handbook of Critical Literacies and Gender Studies

Até 31 de agosto
Social Sciences (MDPI) com o tema "Media Ethics Today: Trends, Challenges and Advances"

Até 30 de setembro
Comunicar com o tema "Ecologías del metaverso y el transhumanismo: Perspectivas para la reculturización digital"

Até 31 de dezembro
El Profesional de la información (EPI) sobre "Artificial intelligence"

Até 31 de dezembro
Periódicus com o tema "Imperativo da Monogamia"

Em permanência
New Cinemas: Journal of Contemporary Film

Chamadas para Conferências - Nacionais

Até 15 de junho
Conferência Internacional de Estudos de Fotografia, Universidade da Madeira (Funchal)

Até 15 de junho
XI Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality (TEEM), Instituto Politécnico de Bragança (Bragança)

Até 20 de junho
MEDINFOR VI - Colóquio Internacional "A Medicina na Era da Informação", Universidade do Porto (Porto)

Até 30 de junho
XIII Congresso da Sopcom, Universidade do Minho (Braga)

Chamadas para Conferências - Internacionais

Até 9 de junho
ECREA Communication Law and Policy Digital Platform Policy Spring? Promises and Trajectories for Digital Platform Regulation, Salzburgo, Áustria

Até 15 de junho
Apresentação de propostas de mesas temáticas para o I Congreso Internacional de Jóvenes Pesquisadores, da Asociación de Historiadores de la Comunicación (AHisCom), Universidade de Valladolid (Valladolid, Espanha)

Até 30 de junho
XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação, Rede FOLKCOM, Salvador e Cachoeira, Brasil

 

Concursos

Até 16 de junho
Bolsa para Mestrado em Ciências da Comunicação no âmbito do projeto European Project Fem-ABLE, Universidade Lusófona / CICANT

Até 28 de junho
Bolsas Meios de Comunicação Locais para a Democracia (Local Media for Democracy) | Federação Europeia de Jornalistas (2.ª fase)

Até 31 de dezembro
Programa de Estudos, Fundação Manuel dos Santos

Doutoramentos

Realizam-se no dia 24 de maio as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Ana Isabel Santiago Lopes (CECS/UMinho). A tese, orientada por Moisés de Lemos Martins, tem o título Do “eu privado” ao “eu público”: a construção da imagem pessoal e a sua mediatização.

Unsubscribe   |   Manage your subscription   |   Ver online
SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da comunicação
Av. de Ceuta Sul, Lote 2 - Loja 2 1300-254 Lisboa - Portugal
@ 2023 SOPCOM