SOPCOM

Newsletter de outubro de 2023

Editorial

Das Fake News à Fake Sciences

Recentemente, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e a Chaire de Journalisme Scientifique Bell da Université Laval (Canadá) realizaram um seminário dedicado ao tema A desinformação científica como um problema público transnacional. O programa teve a originalidade de, a par da infodemia, da difusão de fake news e de outras derivas comunicativas, integrar a fake sciences como um problema.

Com efeito, as fake sciences são um tema pressentido dentro da academia, levemente discutido entre investigadores, mas frequentemente esquecido, se não mesmo silenciado pela sua incomodidade. O tema é tanto mais desafiante quanto implica a aplicação no interior da academia do mesmo pensamento crítico de que, habitualmente, a Universidade e os centros de investigação fazem uso para aplicar aos diferentes objetos científicos.

O pensamento crítico distingue-se da prestação de contas e de autoavaliação que a academia pratica regularmente – e bem –, mas em que muitas vezes se deixou enredar. A centralidade que as avaliações e os rankings assumiram na universidade fez com que ela entrasse numa lógica de produtividade que não promove o distanciamento e a reflexão que, normativamente, lhe é exigida e é socialmente esperado que desempenhe.

As fakes sciences são, aliás, em parte, o resultado da voragem académica pelos elementos de avaliação.  Esse processo tem retirado tempo, distanciamento, reflexão e contexto ao pensamento académico que se está a deixar contaminar pelas mesmas lógicas mediáticas que promoveram os fast-thinkers, um conceito de Bourdieu, hoje mais atual do que nunca.

Não se preconiza uma universidade encerrada em torres de marfim. Porém, talvez tenhamos de nos questionar se os objetivos da avaliação das Universidades não substituíram as torres de marfim por novas lógicas de ensimesmamento.

Mais problemático é quando essas lógicas se internalizam para não apenas contaminarem as práticas, mas também os quadros teóricos de pensamento. Um dos sinais preocupantes disso mesmo poderá ser a facilidade com que expressões geradas num mundo político e social são transpostas e assumidas, por exemplo, pelas ciências da comunicação, parecendo responder mais a modismos do que a novos e verdadeiros objetos de análise científica.

Pelo menos tão preocupante quanto isso será também a permeabilidade crescente do pensamento científico aos diferentes ismos do momento, enquanto expressão mais ou menos assumida de correntes ideológicas. Independentemente da sua legitimidade, o problema destas abordagens verifica-se quando elas parasitam as ciências para nelas legitimarem os seus pontos de vista.

As ciências da comunicação, naturalmente, não estão imunes a estas lógicas como parte integrante do próprio campo científico. Poderemos até questionar-nos se, pela proximidade com o campo mediático, não estarão as ciências da comunicação mais expostas a essas lógicas sistémicas.

Fake news/fake sciences, solutions journalism/solutions science… eis alguns, entre tantos outros, binómios sobre os quais os media e as ciências da comunicação têm de refletir, enquanto objeto, e aprender, enquanto procedimento crítico: 1) para não se deixarem enredar internamente pelas suas lógicas; 2) para manterem a distância que lhes permita distinguir a espuma dos dias do que realmente importa.

Carlos Camponez
Vice-Presidente da Direção da Sopcom

Destaques

XIV Congresso da Sopcom

Candidaturas para a organização

 

A Direção da Sopcom informa que está aberto, entre 6 e 30 de novembro, o período de manifestações de interesse para a realização do XIV Congresso da associação, que deverá ter lugar em janeiro/fevereiro de 2026. 

 

Mais informações, aqui.

Publicações
Chamadas para Publicações - Nacionais

Até 30 de novembro
Comunicação e Sociedade, número especial sobre "Comunicação e Liberdade"

Até 30 de janeiro
Revista Comunicação Pública: Techvolution: Explorando o nexo das novas tecnologias, dos consumidores e do marketing

Até 31 de janeiro
Mediapolis: Olimpismo. Contributos a partir dos estudos sobre média, jornalismo e comunicação


Em permanência

Chamadas para Publicações - Internacionais

Até 22 de dezembro
Revista Dígitos com o tema "Compromisos éticos de la comunicación y del periodismo con los feminismos y la sostenibilidad de las vidas"

Até 31 de dezembro
El Profesional de la información (EPI) sobre "Artificial intelligence"

Até 31 de dezembro
Periódicus com o tema "Imperativo da Monogamia"

 

Em permanência

Chamadas para Conferências - Nacionais

Até 4 de dezembro
XVIII Jornadas CIAC

Até 31 de dezembro
Escola de Inverno do CECS

Chamadas para Conferências - Internacionais

Até 15 de dezembro
COMUNIZAR: Recursos Comuns, Associativismo e Redes de Reciprocidade ao Longo da História

Até 11 de janeiro
ECREA 2024: Communication and social (dis)order

Até 9 de fevereiro
I International Conference on Advanced Marketing Practice

Defesas de Doutoramento

18 de dezembro
As Vozes da Morte Anunciada: Representações, Vivências e Práticas em Cuidados Paliativos, de  Welberg Menezes Rodrigues

19 de dezembro
Da comunicação verbal em saúde às linguagens do corpo: a interação dos idosos com os profissionais de saúde e funcionários do apoio domiciliário, de Tânia Maria Von Stein Palmeira

Unsubscribe   |   Manage your subscription   |   Ver online
SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da comunicação
Av. de Ceuta Sul, Lote 2 - Loja 2 1300-254 Lisboa - Portugal
@ 2023 SOPCOM