Newsletter
de janeiro de 2023
EDITORIAL
Caros Associados, 

A Sopcom consolidou, uma vez mais, a sua política editorial. Não se trata apenas, como estratégia, de criar, meramente, um instrumento utilitário para os seus associados. Em 2022 saíram a público dois livros: um resulta do Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento — Paquete de Oliveira, de Susana Wichels, e tem o título (Novos) media (Novas) feminilidades. Blogosfera feminina portuguesa; outro, intitulado  Retórica Mediatizada. A comunicação persuasiva através dos media, é organizado pelos nossos associados Samuel Mateus e Ivone Ferreira e resultou do concurso Livros Sopcom – Documenta.
Se o primeiro Prémio visa reconhecer a excelência, originalidade e impacto académico das teses de doutoramento realizadas em instituições de ensino da Comunicação em Portugal, e que surgiu para nós como um dever; o segundo concurso, procura dar voz às investigações que são feitas na área por investigadores associados, promovendo assim projetos em parceria e abrindo possibilidades que, de que outro modo, poderiam não ser mais que encontros malogrados, para os quais muitas vezes não se encontra saída. 
A ideia de livro preside a estas duas iniciativas. Os livros são objetos que marcaram, desde os seus começos, a existência da Universidade: neles se inscrevia o saber, as representações do mundo, mas neles também se abria a possibilidade para o dissenso, muitas vezes, de forma camuflada, mas que acabaram por chegar até nós porque nas suas entrelinhas se desenharam argumentos outros que não foram reconhecidos pelos mecanismos de censura. Leo Strauss deu-nos a ver essa perspetiva quando, em 1952, escreve Persecution and the Art of Writing. A ideia do livro acarreta a ideia do único, do objeto único, como Roberto Calasso gosta de sublinhar, relembrando a ideia da editora italiana Adelphi, fundada por três grandes amantes dos livros. Calasso acaba de ver traduzido em português um pequeno e irónico ensaio: Como organizar uma Biblioteca. Claro que esta pergunta é precedida de outra: como começa uma biblioteca? Pelo primeiro livro, foi a resposta de Foá, Olivetti e Bazlen. A organização, com mil formas, começa na noção de proceder-se à organização de uma colecção, de uma unidade. Hans Blumenberg dedicou um importante ensaio sobre o livro e o seu impacto nas sociedades humanas. A resposta foi: tão poderoso é este dispositivo que se transformou numa das metáforas mais fortes da cultura Ocidental, como o livro natureza, o grande livro do mundo, etc. Roger Chartier chamava a atenção para essa capacidade única que tem o liber, o de podermos manusear, usar com as mãos, regressar ao pensamento, criar marginalia, e perpetuar o caminho infinito que é o saber.
Estas duas colecções estão pensadas sobre estes princípios: criar uma Biblioteca que seja o registo do trabalho dos nossos associados e possibilitar o seu manuseamento. Assim, em Susana Wichels, (Novos) media (Novas) feminilidades. Blogosfera feminina portuguesa podemos encontrar em exame que: “as «novas» feminilidades dos «novos» media têm, afinal, muito de «velho»: maioritariamente, o empoderamento das mulheres resume-se ao poder e ao fascínio de consumir e o «contrato sexual» digital que potencialmente abria novas formas de empregabilidade e de emancipação económica das mulheres só tem êxito dentro dos moldes muito específicos que encontramos. Na verdade, os «novos» media têm, também eles, muito de «velho»: maioritariamente, para se conseguir penetração e visibilidade nestes meios, são precisas estratégias de conquista das audiências. Em todo o caso, também será preciso dizer que encontrámos algumas ambivalências que fomos anotando e que não nos roubam a confiança de que a mudança é possível. A blogosfera feminina portuguesa contemporânea não deixa de se caracterizar, na verdade, por um carácter duplo e contraditório. Se, por um lado, os discursos e as imagéticas que encontrámos continuam, maioritariamente, a reforçar «velhas» representações e as temáticas se apresentem claramente influenciadas por lógicas de consumo, elas partem, muitas vezes, de ideias de emancipação e coexistem com outros espaços de afirmação das mulheres".
Em Retórica Mediatizada. A comunicação persuasiva através dos media, fruto de uma investigação conjunta de vários investigadores de diferentes universidades, encontramos, segundo os organizadores Samuel Mateus e Ivone Ferreira, a necessidade de “apresenta[r] diferentes manifestações retóricas contemporâneas que ocorrem em sociedades amplamente mediatizadas. E demonstra que a retórica — enquanto técnica de comunicação persuasiva — persiste nos dias de hoje como uma referência incontornável dos media”.
Em 2023, verá a luz, na mesma editora, um livro que surge do Prémio Paquete de Oliveira para Teses de Doutoramento e que estará assinado por João Miranda onde se dá conta “da premissa de que o exercício profissional do jornalismo se encontra perante uma série de desafios que ameaçam a continuidade das funções e representações que, historicamente, concorrem na legitimação social da atividade. Este contexto apela a um renovado debate sobre a readequação das fundações e fronteiras da profissão e da atividade profissional, em que a regulação da informação e, em particular, a regulação profissional poderão assumir um papel determinante. Atendendo a que a participação dos jornalistas na regulação da informação constitui um objeto de estudo multidimensional, esta investigação procura conciliar diferentes abordagens na análise de domínios diversos, tais como o enquadramento histórico e contemporâneo da realidade socioprofissional do jornalismo português, a evolução do contexto regulatório do jornalismo português ou a confrontação entre a realidade portuguesa da regulação participada e a de outros sistemas europeus”. Esta obra leva por título O papel dos jornalistas na regulação da informação. Caraterização socioprofissional, accountability e modelos de regulação em Portugal e na Europa.
Na Colecção Livros Sopcom, virá a lume uma antologia organizada pela Investigadora Isabel Babo Lança, intitulada Práticas Comunicacionais, Ativismos e Redes, um livro, mais uma vez, fruto da colaboração de investigadores das Ciências da Comunicação de diversas instituições. “Reunir numa obra um conjunto de textos sobre comunicação e ativismos resulta, por um lado, em coligir perspectivas, enquadramentos, pesquisa empírica e estudos de caso que se inscrevem em domínios de investigação amplos, como são os estudos em comunicação e em ciências sociais. Por outro lado, trata-se de um contributo para o cruzamento já instituído desses campos de estudo de onde emanam e onde confluem derivações várias, pretendendo-se concorrer para expandir abordagens que produzam, recriem ou revisitem pontos de vista e teorias sobre mediações e ativismos. Porém, antecedendo uma apresentação dos textos que aqui se reúnem, ensaia-se um exame a alguns conceitos que são convocados nesta obra e que transitam entre as ciências da comunicação e as ciências sociais", explica Isabel Lança.
Esperamos que estes trabalhos possam ser de valor a todos os associados, quer para a atividade pedagógica quer, também, para a sua investigação, mas, e essencialmente, que estes possam criar uma comunidade unida de investigadores que estão dispostos e comprometidos em nos ajudar na criação de uma Biblioteca, que contará no final deste ano com sete títulos públicos. No sentido de dar continuidade ao que aqui se afirma, um novo concurso para os Prémios de Excelência para Teses de Doutoramento — Paquete de Oliveira será aberto.
Estamos em crer que os novos investigadores continuarão a comprometer-se com a tarefa já iniciada.
Os livros estarão presentes nas bibliotecas dos Departamentos de Ciências da Comunicação ou congéneres e nas livrarias. 
Também poderão fazer a sua aquisição nas livrarias e 
neste link.
 
Cordiais saudações, 
José Gomes Pinto, Vogal da Direção da Sopcom
DESTAQUES
Coleção de Livros Sopcom: antologia editada por Isabel Babo vence edição de 2022 
Práticas comunicacionais, ativismos e redes, antologia editada por Isabel Babo, irá integrar a Coleção de Livros Sopcom. A obra, que venceu a chamada de 2022 para esta coleção, integra 10 capítulos, incluindo a apresentação, assinados por investigadores nacionais e internacionais, e reflete a diversidade dos domínios científicos em que atuam na área das ciências da comunicação. Isabel Babo é professora catedrática da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto e investigadora do CICANT.
Sopcom 25 anos
Passaram 25 anos desde a publicação dos primeiros estatutos da Sopcom. Celebramos esta data com uma presença online renovada, mais atrativa e adaptada ao ritmo de navegação atual. O novo website tem uma arquitetura de conteúdos mais simples e intuitiva, destaques para conteúdos, eventos, publicações, pessoas e grupos de trabalho que tornam esta comunidade científica ainda mais vibrante, atenta, reflexiva e interdisciplinar.
Dia Mundial da Rádio
O GT de Rádio e Meios Sonoros realizou um debate entre alunos, investigadores e profissionais da comunicação sobre o contributo da comunicação sonora e radiofónica para a resolução de conflitos à escala local, nacional e global. A sessão aconteceu dia 13 de fevereiro no Auditório da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), e contou com a participação de Sofia da Palma Rodrigues, jornalista da revista digital DIVERGENTE, e Nuno Amaral, jornalista da Antena 1, correspondente em Paris.
Investigadora em Destaque
Marina Polo, investigadora no CECS / CIPsi, Universidade do Minho, estuda Economia Política da Comunicação e Comunicação de Ciência. Conheça mais sobre o percurso da investigadora na entrevista concedida ao GT de Jovens Investigadores.
PUBLICAÇÕES
Estudos em Comunicação N.º 35 (2022)
Está disponível em acesso aberto o número 35 da revista Estudos em Comunicação. A revista é composta por oito artigos de temas variados e recebe trabalhos em fluxo permanente. Editora: Labcom.
Palavras-Ensaio: Um Vocabulário para a FAL
Com este volume, investigadores do LabCom – Comunicação e Artes e do Praxis – Centro de Filosofia, Política e Culturapropõem um Vocabulário para a FAL,palavras desenvolvidas na forma de pequenos ensaios, com que se retratam e agenciam interesses de investigação a partir da experiência vivida de uma comunidade de investigação. Editores: Anabela Gradim e André Barata. Disponível em acesso aberto.
A Comunicação da Comunicação. As pessoas são a mensagem
O livro de Gustavo Cardoso (Editora Mundos Sociais) é dedicado à interpretação e descodificação do que é a comunicação da comunicação. De como a nossa forma de comunicar está a moldar as nossas instituições, como a mediação moldou a nossa comunicação e a rede transformou a comunicação de massas numa comunicação em rede e a cultura de massas numa cultura mediatizada. Disponível para download neste link.
CALL FOR PAPERS - NACIONAIS
Até 15 de março | RLEC sobre “BD Maravilha. Redefinindo o Género nas Narrativas Gráficas Ibero-Americanas”

Até 31 de março | Capítulos para o livro "Jornalismo Sonoro - percursos da rádio ao áudio"

Até 31 de março | Revista Páginas a&b, 3ª série, nº 19

Até 15 de abril Comunicação e Sociedade sobre “Qualidade do Jornalismo”

Até 30 de abril Biblos. Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com o tema "Conflito e Conflitualidades"

Até 8 de maio | Revista Comunicando sobre "Comunicação, Génereo e Sexualidades"


Em permanência
Revista Ciências Humanas
Revista Comunicando
Revista Comunicação Pública

Revista ComTextos
Revista Configurações
Revista Eikon
Revista Estudos em Comunicação

Revista Fórum Sociológico
Revista Lusófona de Estudos Culturais
CALL FOR PAPERS - INTERNACIONAIS
Até 28 de fevereiro | Revista Estudios sobre el Mensaje Periodístico com o tema "Comunicação de risco e emergências - análises de estratégias e discursos na era digital"

Até 10 de março | Revista Profesional de la Información com o tema "Disinformation and online media"

Até 17 de março | Revista Textual & Visual Media, dossier "Algoritmos, inteligencia artificial y periodismo automatizado en el sistema híbrido de medios"

Até 25 de março | Communicating Otherness Book Series (Collection by Palgrave / Springer)

Até 31 de março | Brazilian Journalism Research, dossier temático em "Jornalismo Militante, Ativista e de Combate"

Até 1 de abril | Public Relations Review com o tema "The Spillover Effect of Crises: Understanding when and why crises spread from one individual or organization to another"

Até 14 de abril | Revista Estudios sobre el Mensaje Periodístico, dossier sobre "El impacto de la desinformación en las rutinas profesionales y soluciones basadas en la inteligencia artificial"

Até 28 de abril | International Journal on Stereo & Immersive Media

Até 10 de maio | International Journal of Film & Media Arts com o tema "Fashion, Media and Sustainability"

Até 31 de maio | Social Sciences, número especial intitulado "New Directions in Gender Research - 2nd Edition"

Até 1 de junho | Journalism Studies com o tema "Understanding News Avoidance: Paradoxes, Problems, and Priorities"

Até 28 de julho | Communicating Otherness, Vol.1 – Otherness in communication research

Até 28 de julho | Communicating Otherness, Vol.2 – Crossing Borders, Crossing Cultures in literary and intercultural communication


Até 28 de julho | Communicating Otherness, Vol.3 - The process of becoming Other: communicative endeavours in Humanities, Culture, and Philosophy

Até 31/08Social Sciences (MDPI) com o tema "Media Ethics Today: Trends, Challenges and Advances"


Em permanência
New Cinemas: Journal of Contemporary Film
CALL FOR CONFERENCES - NACIONAIS
Até 25 de fevereiro | ECREA Audience and Reception Studies Section Conference com o tema "Disrupted or disruptive audiences? From reception to participation in a post-truth era". Universidade Lusófona do Porto (Porto)

Até 28 de fevereiro | ECREA Strategic and Organisational Communication Conference sobre "The normative imperative: Socio-political challenges of Strategic and Organisational Communication", Universidade Autónoma de Lisboa (Lisboa)


Até 28 de fevereiro XVIII Congresso da Associação de Historiadores da ComunicaçãoUniversidade NOVA de Lisboa (Lisboa)

Até 10 de março Conferência Internacional "Tradução e Notícias: Estado da arte, diálogos, reflexões", Universidade Católica Portuguesa (Lisboa)

Até 30 de abril | JDMIA – Jornalismo, Dispositivos Móveis e Inteligência Artificial, Universidade da Beira Interior (Covilhã)
CALL FOR CONFERENCES - INTERNACIONAIS
CONCURSOS
DOUTORAMENTOS
Thiago Ximenes Machado defendeu provas públicas de doutoramento em Ciências da Informação no passado 20 de janeiro, na Universidade Fernando Pessoa, com a tese "A Cibersegurança para adolescentes - uma proposta para a sua comunicação", orientada por Luís Manuel Gouveia.

Também na Universidade Fernando Pessoa, Isabel Marques de Brito defendeu provas públicas de doutoramento em Ciências da Informação no passado 27 de janeiro, com uma tese orientada por Luís Manuel Gouveia e intitulada "Educação 4.0 e os fugitivos digitais: o desafio da prática docente em face do abismo tecnológico dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão". 

A 30 de janeiro decorreram as provas de doutoramento de Bianca Zanella Ribeiro sobre "Inclusão e diversidade racial nas universidades públicas brasileiras: uma análise da representatividade na publicidade institucional em uma década da Lei de Cotas", na Universidade do Minho. A tese foi orientada por Helena Sousa.

Realizaram-se a 6 de fevereiro as provas de doutoramento de Susana Amaral sobre "Crise de Oportunidades e Novas Configurações da Emigração Portuguesa: O Caso dos Profissionais Altamente Qualificados" sob a orientação de Ana Paula Marques, na Universidade do Minho.

As provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Cecília Ramos aconteceram dia 7 de fevereiro na Universidade da Beira Interior. A tese intitulada "Repositórios de Universidades e Politécnicos na Produção e Comunicação de Ciência em Portugal: Políticas, Práticas e Interatividade" foi orientada por Pedro Jerónimo.

Realizaram-se no passado 14 de fevereiro as provas públicas de doutoramento de Raquel Tomé Gomes, na Universidade Católica Portuguesa. A tese, intitulada "O papel estratégico da comunicação interna na cultura das organizações com práticas de teletrabalho – Um estudo centrado nas perceções dos colaboradores do Grupo Ages Portugal", foi orientada por Nuno Goulart Brandão.