A comunidade científica nacional das Ciências da Comunicação em Portugal
A Sopcom é uma associação científica sem fins lucrativos que tem por objeto estatutário desenvolver a investigação em Ciências da Comunicação. Fundada em 6 de fevereiro de 1998, a Sopcom pretende ser a associação representativa desta área científica junto do poder político. É seu objetivo ser, de algum modo, o rosto da comunidade científica nacional das Ciências da Comunicação em Portugal e também no estrangeiro.
São objetivos da associação:
Promover a investigação nos domínios das Ciências da Comunicação
Organizar um Congresso bienal onde se discutam temáticas fundamentais das Ciências da Comunicação
Estabelecer e manter intercâmbio com instituições congéneres nacionais e estrangeiras
Divulgar informação relevante sobre as Ciências da Comunicação
Apoiar a investigação dos seus membros e de jovens investigadores, mestrandos ou doutorandos
História
Em termos académicos, as Ciências da Comunicação são uma área relativamente recente em Portugal, tendo o primeiro curso – na altura denominado de Comunicação Social – sido lançado em 1979, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Em termos de organização dos investigadores e outros profissionais desta área científica, a realização do I Encontro Luso-Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Universidade Lusófona, em Lisboa, constituiu um momento importante na história da comunidade nacional. Na verdade, aí decidiram os investigadores portugueses criar a Sopcom, que viria a ser fundada em 6 de fevereiro de 1998. Entre os sócios fundadores estavam quase todos os doutorados portugueses em Ciências da Comunicação, bem como um grande número de mestres, afetos às principais universidades portuguesas, públicas e privadas, mas também a diversos institutos politécnicos, bem como empresas do setor da comunicação.
CONGRESSOS DA SOPCOM
XII SOPCOM
"Comunicação e Disrupção: desafios culturais, societais e tecnológicos"
Universidade Nova de Lisboa - 11 a 13 de abril de 2022
XI SOPCOM
"Comunicação e Turismo"
Universidade da Madeira - 13 a 15 de novembro de 2019
X SOPCOM
"Ciências da Comunicação: 20 anos de investigação em Portugal"
Instituto Politécnico de Viseu - 27 a 29 de novembro de 2017
IX SOPCOM
"Comunicação e as transformações sociais"
Universidade de Coimbra - 12 a 14 de novembro de 2015
VIII SOPCOM
"Comunicação global, cultura e tecnologia"
Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa - 17 a 19 de outubro de 2013
VII SOPCOM
"Meios digitais e indústrias criativas: os efeitos e os desafios da globalização"
Universidade do Porto - 15 a 17 de dezembro de 2011
VI SOPCOM
"Sociedade dos Média: Comunicação, Política e Tecnologia"
Universidade Lusófona - 14 a 18 de abril de 2009
V SOPCOM
“Comunicação e Cidadania”
Universidade do Minho - 5 a 7 de setembro de 2007
IV SOPCOM
“Repensar os Média: novos contextos da comunicação e da informação”
Universidade de Aveiro - 20 e 21 de outubro de 2005
III SOPCOM
“Informação, Identidades e Cidadania”
Universidade da Beira Interior - 21 a 24 de abril de 2004
II SOPCOM
“Rumos da Sociedade da Comunicação”
Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa - outubro de 2001
I SOPCOM
“As Ciências da Comunicação na viragem do Século”
Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa - 22 a 24 de março de 1999
OUTROS EVENTOS
Para além destes Congressos, a Sopcom tem vindo a cooperar na organização de eventos congregando investigadores oriundos dos países de língua portuguesa, nomeadamente do Brasil e de Espanha. Assim, e na sequência do I Encontro Luso-Brasileiro de Ciências da Comunicação, em abril de 1998 realizou-se o II Encontro Luso-Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Universidade Federal de Sergipe, no Brasil, incluindo investigadores de países africanos de língua portuguesa, e sendo aí fundada a Lusocom, Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação. O III Lusocom realizou-se em outubro de 1999, na Universidade do Minho, em Braga, regressando ao Brasil para a sua quarta edição, desta vez em S. Vicente, em abril de 2000.
Depois de dois anos de pausa, o V Lusocom estreou Moçambique como país organizador, decorrendo em Maputo em abril de 2002. O VI Lusocom realizou-se, como já mencionámos, em abril de 2004, na Covilhã, em simultâneo com o III Sopcom. O VII Lusocom realizou-se em abril de 2006 em Santiago de Compostela, tendo o VIII Lusocom integrado o VI Sopcom. À nona edição, o congresso voltou a ser organizado no Brasil, tendo decorrido em agosto de 2011, em São Paulo (Universidade Paulista). No ano seguinte, o congresso voltou a Lisboa, ao ISCSP, no final de setembro de 2012, tendo sido organizado pela Galiza, na Universidade de Santiago de Compostela em 2014. Em 2016, a Universidade de Cabo Verde acolheu o XII Congresso e dois anos depois a federação reuniu-se em Maputo, na Universidade Eduardo Mondlane. Em 2022, voltou a Portugal, à Universidade do Porto.