Skip to content
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Contatos
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Contatos
Faça-se sócio
LOGIN
DE
A
15 Junho 2025

Chamada de Trabalhos para XIV Congresso da Sopcom: “Comunicação e Tempo”

  • Agenda
LINK

O tempo assume um papel central nas dinâmicas sociais de poder e autonomia tanto ao nível pessoal, como social e profissional. Investigar em comunicação exige uma reflexão aprofundada sobre a forma como a dimensão temporal molda as nossas interações, narrativas e a própria evolução dos processos comunicacionais. Tomar o tempo como ângulo de abordagem para a investigação em comunicação permite mobilizar um congresso de forma ampla, mas coerente, para analisar questões atualmente candentes – como a aceleração, o imediatismo, a narrativização e a economia da atenção – sem deixar de refletir sobre aspetos classicamente tidos em conta, mas sempre renovados – como a construção da memória, as temporalidades da informação ou a evolução das tecnologias.

Chamada aberta até 15 de junho

Para o XIV Congresso da Sopcom, o LabCom e a Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação convidam a comunidade académica a apresentar propostas de trabalho que contribuam para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre os seguintes tópicos:

  • O papel dos media na história e na mudança social
  • Os media como fontes históricas
  • A construção das temporalidades nos media e a evolução da perceção do tempo
  • A influência da memória e da história na política e na identidade social
  • O papel do tempo na investigação dos efeitos dos media
  • Os valores ligados ao tempo na cultura jornalística
  • Dinâmicas de produção e consumo de conteúdo
  • O papel do tempo na comunicação intercultural
  • As contraculturas em torno da aceleração e movimentos de slow media e slow jornalismo
  • A estabilidade e a precarização nas profissões da comunicação
  • Projeções do futuro e a comunicação dos temas ecológicos
  • Nostalgia e revivalismo em torno dos media
  • Impactos da digitalização nas temporalidades comunicativas.
  • Efeitos da Inteligência Artificial na produção comunicacional

As propostas de comunicação devem ser submetidas, sob a forma de resumo, em formulário próprio, devendo identificar o Grupo de Trabalho em que se enquadram.

AGENDA

Chamada de Trabalhos para XIV Congresso da Sopcom: “Comunicação e Tempo”

LER MAIS
28 Abril 2025

Visões (De)Coloniais: Diálogos em Cultura Visual, Alteridades e Artivismos

LER MAIS
15 Junho 2025

1ª Conferência Ibero-Americana de Publicidade

LER MAIS
9 Julho 2025

7.º Encontro de Jovens Investigadores da Sopcom

LER MAIS
VER TODA A AGENDA
CATEGORIAS
Eventos
Congressos
Webinairs
PrevANTERIORVisões (De)Coloniais: Diálogos em Cultura Visual, Alteridades e Artivismos
VANTAGENS SÓCIOS
Faça-se sócio
SOPCOM
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
GRUPOS DE TRABALHO
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
PUBLICAÇÕES
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
AGENDA
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
LOGIN

@ Copyright SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciência da Comunicação

Política de Privacidade

Política de Cookies

Design e programação Glitz Design

VANTAGENS SÓCIOS

Mas por que razões deve um investigador, profissional ou estudante de Ciências da Comunicação ser membro associado da SOPCOM?

VANTAGENS COMUNITÁRIAS
a expressão política de uma associação depende efetivamente da dimensão da sua comunidade de associados;
a identificação de cada investigador/profissional com uma associação representativa do setor é também um sinal de pertença à comunidade de que se faz parte. 
VANTAGENS PESSOAIS
a receção de informação veiculada por mailing list e por uma newsletter mensal;
a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.    

Para solicitar a sua inscrição como sócio da SOPCOM, deverá preencher o formulário abaixo

A sua candidatura será enviada à Direção que irá apreciar e aprovar os pedidos de adesão.
Uma vez avaliada a candidatura receberá um email a informar da decisão e informação sobre os passos necessários para efectivar a sua adesão.

  • A processar, por favor aguarde...