Skip to content
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Membros
Menu
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Membros
Faça-se sócio
Pesquisar
Close
ENTREVISTA A:
investigadora_marisa_mourao

Marisa Mourão

Nome Marisa Mourão

Idade 26 anos

Instituição Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho, Portugal

Área de investigação Educação para os Media

Como começou o teu percurso como investigadora? Algum acontecimento ou evento particular suscitou o teu interesse pela área da investigação que atualmente desenvolves?

Não posso falar de um acontecimento ou evento particular. Honestamente, eu diria que vários acontecimentos e pessoas foram orientando o meu caminho.
Pode dizer-se que o meu percurso começou com o mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, quando comecei a trabalhar na área à qual se pode dizer que me dedico agora: a Educação para os Media. Sem dúvida, a minha dissertação de mestrado trouxe-me algumas certezas sobre o caminho que queria seguir, mas não sentia que fosse ainda o momento para seguir para o doutoramento.
Nessa altura, comecei a trabalhar no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, uma unidade de investigação que me tem permitido crescer enquanto profissional e que me tem dado uma perspectiva mais ampla sobre o ecossistema de produção e divulgação científica, uma questão pela qual também tenho muito interesse.
Fui publicando alguma coisa e continuei a ir a congressos e, a determinado ponto, achei que era momento de seguir para o doutoramento e aí candidatei-me ao doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho.
No fundo diria que foram vários acontecimentos, mas também várias pessoas, que me foram incentivando e que contribuíram para algumas das minhas paixões no que à investigação diz respeito.

Podes apresentar-nos um pouco da tua produção científica enquanto investigadora?

A minha ainda humilde produção científica centra-se na relação entre os media e a cidadania, sobretudo na educação para os media.
Destaco dessa produção a minha dissertação de mestrado intitulada O potencial da rádio na promoção da Literacia Mediática: criação de um ateliê de comunicação radiofónica em contexto escolar. Foi sem dúvida um projeto que me entusiasmou muito.
Desta investigação derivam alguns artigos e comunicações, entre os quais, posso referir um artigo escrito com a Professora Doutora Sara Pereira, o qual tem uma perspectiva mais prática, a de apresentar uma proposta de trabalho para o uso da rádio na escola com o objetivo de promover os direitos das crianças. Aponto este artigo precisamente porque foi escrito com a intenção de contribuir com uma proposta concreta para a promoção e consolidação destes direitos, procurando contribuir de forma mais direta para as próprias práticas de educação para os media.
Atualmente, foco-me na educação para os media em contexto escolar, no âmbito do meu doutoramento, e também estou a desenvolver outros dois estudos fora desta temática, um no domínio da produção mediática para crianças e outro mais voltado para os públicos. Espero, em breve, ter novidades sobre estas questões.

Qual foi o ponto de partida para o projeto de doutoramento que desenvolves? Fala-nos um pouco sobre ele.

Como disse anteriormente, o meu mestrado trouxe-me algumas certezas sobre o caminho que queria seguir, sendo que a ideia do projeto desenvolvido nessa altura acabou por surgir do interesse que fui desenvolvendo ao longo das aulas.
Durante a elaboração da dissertação de mestrado e pela natureza do projeto, apercebi-me das realidades dispares que podemos encontrar nas escolas. Claro que já sabia que todas as escolas eram diferentes, contudo, a diferença entre duas das escolas em que estive era tal que me fez pensar na necessidade de conhecer as diferentes realidades do contexto escolar português no que à educação para os media diz respeito, informação que poderia apoiar políticas e práticas. Afinal, a escola deve ser um espaço que fomente a cidadania e a igualdade.
Então, foi esse o ponto de partida e será sobre isto o meu projeto de doutoramento. Digo “será” porque comecei a trabalhar há pouco no projeto, já que ainda estou no primeiro ano do doutoramento.

LER ENTREVISTA NA INTEGRA
OUTRAS ENTREVISTAS
investigador_jaime_lourenco

Jaime Lourenço

LER MAIS
investigadora_margarida_maneta

Margarida Maneta

LER MAIS
investigadora_sofia_caldeira

Sofia P. Caldeira

LER MAIS
investigadora_rita_goncalves

Rita Barros Gonçalves

LER MAIS
VANTAGENS SÓCIOS
Faça-se sócio
SOPCOM
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
GRUPOS DE TRABALHO
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
PUBLICAÇÕES
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
AGENDA
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
LOGIN

@ Copyright SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciência da Comunicação

Política de Privacidade

Política de Cookies

Design e programação Glitz Design

Para solicitar a sua inscrição como sócio da SOPCOM, deverá preencher o formulário abaixo

A sua candidatura será enviada à Direção que irá apreciar e aprovar os pedidos de adesão.
Uma vez avaliada a candidatura receberá um email a informar da decisão e informação sobre os passos necessários para efectivar a sua adesão.

  • A processar, por favor aguarde...

VANTAGENS SÓCIOS

Mas por que razões deve um investigador, profissional ou estudante de Ciências da Comunicação ser membro associado da SOPCOM?

VANTAGENS COMUNITÁRIAS
a expressão política de uma associação depende efetivamente da dimensão da sua comunidade de associados;
a identificação de cada investigador/profissional com uma associação representativa do setor é também um sinal de pertença à comunidade de que se faz parte. 
VANTAGENS PESSOAIS
a receção de informação veiculada por mailing list e por uma newsletter mensal;
a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.