Skip to content
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Membros
Menu
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Membros
Faça-se sócio
Pesquisar
Close
ENTREVISTA A:
investigador_mateus_dellarmelin

Mateus Luan Dellarmelin

Nome Mateus Luan Dellarmelin

Instituição Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho, Portugal

Área de investigação Cultura Digital | Comunicação & Sustentabilidade

Como começou o teu percurso como investigador? Algum acontecimento ou evento particular suscitou o teu interesse pela área da investigação que atualmente desenvolves?

O meu percurso iniciou-se ainda enquanto aluno do curso de publicidade e propaganda, onde a Professora Valmíria Balbinot me desafiou a refletir sobre os usos e apropriações das redes sociais online pelo idosos. Deste projeto de iniciação científica, foi desenvolvido um artigo e uma campanha publicitária. A proposta também foi apresentada na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM), promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), no evento a nível regional (XVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sul, promovido pela PUC/PR), e nacional (edição XXXIX do Congresso Nacional de Ciências da Comunicação, promovido pela USP), tendo sido reconhecido como, respectivamente, o vencedor e representante da Região Sul e o vencedor Nacional, na categoria de melhor pesquisa mercadológica em publicidade e propaganda. Este contexto motivou-me a explorar a área. 

Podes apresentar-nos um pouco da tua produção científica enquanto investigador?

Da minha –ainda recente- produção científica, destaco o meu primeiro artigo (que foi o ponto de partida na área académica), produzido no âmbito do projeto de iniciação científica, ainda na graduação, conforme citado como um importante acontecimento para a área da investigação:

  • Dellarmelin, Mateus Luan; Balbinot, Valmiria Antonia; Froemming, Lurdes Marlene Seide. “Análise do Comportamento e Utilização das Redes Sociais pelos Idosos”. Revista Sociais e Humanas 30 1 (2017): 174-184. http://dx.doi.org/10.5902/2317175824669

Atualmente, reconheço que este primeiro artigo poderia ter uma maior profundidade e outras técnicas, porém, reitero que faz parte do processo de construção do conhecimento, seja ao nível do processo editorial de um periódico, seja na própria produção de um manuscrito.

O artigo mais recente em colaboração com meu orientador científico de doutoramento integra algumas reflexões a partir da problemática da delimitação sobre a idade em que nos tornamos ‘velhos’, aplicados a uma análise audiovisual publicitária:

  • Dellarmelin, Mateus Luan; Rabot, Jean Martin. “‘Quem define a idade certa para ser você?’ Uma análise da publicidade #VelhaPra”. Tríade: Revista de Comunicação, Cultura e Mídia 9 20 (2021): 191-217. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p191-217

Também, na área de comunicação e sustentabilidade, destaco as seguintes produções, construídas de forma colaborativa:

  • Severo, Eliana Andrea; Guimaraes, Julio Cesar Ferro de; Dellarmelin, Mateus Luan. “Impact of the COVID-19 Pandemic on environmental awareness, sustainable consumption and social responsibility: evidence from generations in Brazil and Portugal”. Journal of Cleaner Production (2021): https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.124947
  • Severo, Eliana Andrea; Guimarães, Julio Cesar Ferro de; Dellarmelin, Mateus Luan; Capitanio, Rossana Parizzotto. “The influence of social networks on environmental awareness and the social responsibility of generations”. Brazilian Business Review 16 5 (2019): 500-518. https://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.5.5

O perfil completo e outras produções estão disponíveis de forma pública na plataforma Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//pt/F21F-0128-3A92

Qual foi o ponto de partida para o projeto de doutoramento que desenvolves? Fala-nos um pouco sobre ele.

O ponto de partida é oriundo de reflexões sobre o momento em que o fenómeno da amizade deixa de ser um contexto social e passa a ser um objeto científico, com base em duas especificidades para o desenvolvimento do projeto de doutoramento, sendo: (i) ao considerar a crescente presença de usuários séniores nos sites de redes sociais, há diferentes possibilidades deste público (re)significar o sentido da amizade, sendo este fator uma situação comunicacional da contemporaneidade que integra o quotidiano dos próprios indivíduos; (ii) a de valorizar a alteridade da velhice num sentido de desmercantilização, ampliando as articulações desta fase da vida. Portanto, o interesse da investigação recai sobre as experiências e respostas individuais, para que se possa compreender as principais entradas frente à mediatização das relações de amizade, proporcionando, também, o protagonismo a quem o projeto de doutoramento circunscreve-se: a geração de idosos utilizadores de sites de redes sociais.

LER ENTREVISTA NA INTEGRA
OUTRAS ENTREVISTAS
investigadora_margarida_maneta

Margarida Maneta

LER MAIS
investigadora_sofia_caldeira

Sofia P. Caldeira

LER MAIS
investigadora_giselle_costa

Giselle Costa

LER MAIS

Fernando Rocha

LER MAIS
VANTAGENS SÓCIOS
Faça-se sócio
SOPCOM
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
GRUPOS DE TRABALHO
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
PUBLICAÇÕES
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
AGENDA
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
LOGIN

@ Copyright SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciência da Comunicação

Política de Privacidade

Política de Cookies

Design e programação Glitz Design

Para solicitar a sua inscrição como sócio da SOPCOM, deverá preencher o formulário abaixo

A sua candidatura será enviada à Direção que irá apreciar e aprovar os pedidos de adesão.
Uma vez avaliada a candidatura receberá um email a informar da decisão e informação sobre os passos necessários para efectivar a sua adesão.

  • A processar, por favor aguarde...

VANTAGENS SÓCIOS

Mas por que razões deve um investigador, profissional ou estudante de Ciências da Comunicação ser membro associado da SOPCOM?

VANTAGENS COMUNITÁRIAS
a expressão política de uma associação depende efetivamente da dimensão da sua comunidade de associados;
a identificação de cada investigador/profissional com uma associação representativa do setor é também um sinal de pertença à comunidade de que se faz parte. 
VANTAGENS PESSOAIS
a receção de informação veiculada por mailing list e por uma newsletter mensal;
a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.