Nome Mateus Luan Dellarmelin
Instituição Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho, Portugal
Área de investigação Cultura Digital | Comunicação & Sustentabilidade
Como começou o teu percurso como investigador? Algum acontecimento ou evento particular suscitou o teu interesse pela área da investigação que atualmente desenvolves?
O meu percurso iniciou-se ainda enquanto aluno do curso de publicidade e propaganda, onde a Professora Valmíria Balbinot me desafiou a refletir sobre os usos e apropriações das redes sociais online pelo idosos. Deste projeto de iniciação científica, foi desenvolvido um artigo e uma campanha publicitária. A proposta também foi apresentada na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM), promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), no evento a nível regional (XVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sul, promovido pela PUC/PR), e nacional (edição XXXIX do Congresso Nacional de Ciências da Comunicação, promovido pela USP), tendo sido reconhecido como, respectivamente, o vencedor e representante da Região Sul e o vencedor Nacional, na categoria de melhor pesquisa mercadológica em publicidade e propaganda. Este contexto motivou-me a explorar a área.
Podes apresentar-nos um pouco da tua produção científica enquanto investigador?
Da minha –ainda recente- produção científica, destaco o meu primeiro artigo (que foi o ponto de partida na área académica), produzido no âmbito do projeto de iniciação científica, ainda na graduação, conforme citado como um importante acontecimento para a área da investigação:
- Dellarmelin, Mateus Luan; Balbinot, Valmiria Antonia; Froemming, Lurdes Marlene Seide. “Análise do Comportamento e Utilização das Redes Sociais pelos Idosos”. Revista Sociais e Humanas 30 1 (2017): 174-184. http://dx.doi.org/10.5902/2317175824669
Atualmente, reconheço que este primeiro artigo poderia ter uma maior profundidade e outras técnicas, porém, reitero que faz parte do processo de construção do conhecimento, seja ao nível do processo editorial de um periódico, seja na própria produção de um manuscrito.
O artigo mais recente em colaboração com meu orientador científico de doutoramento integra algumas reflexões a partir da problemática da delimitação sobre a idade em que nos tornamos ‘velhos’, aplicados a uma análise audiovisual publicitária:
- Dellarmelin, Mateus Luan; Rabot, Jean Martin. “‘Quem define a idade certa para ser você?’ Uma análise da publicidade #VelhaPra”. Tríade: Revista de Comunicação, Cultura e Mídia 9 20 (2021): 191-217. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p191-217
Também, na área de comunicação e sustentabilidade, destaco as seguintes produções, construídas de forma colaborativa:
- Severo, Eliana Andrea; Guimaraes, Julio Cesar Ferro de; Dellarmelin, Mateus Luan. “Impact of the COVID-19 Pandemic on environmental awareness, sustainable consumption and social responsibility: evidence from generations in Brazil and Portugal”. Journal of Cleaner Production (2021): https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.124947
- Severo, Eliana Andrea; Guimarães, Julio Cesar Ferro de; Dellarmelin, Mateus Luan; Capitanio, Rossana Parizzotto. “The influence of social networks on environmental awareness and the social responsibility of generations”. Brazilian Business Review 16 5 (2019): 500-518. https://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.5.5
O perfil completo e outras produções estão disponíveis de forma pública na plataforma Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//pt/F21F-0128-3A92
Qual foi o ponto de partida para o projeto de doutoramento que desenvolves? Fala-nos um pouco sobre ele.
O ponto de partida é oriundo de reflexões sobre o momento em que o fenómeno da amizade deixa de ser um contexto social e passa a ser um objeto científico, com base em duas especificidades para o desenvolvimento do projeto de doutoramento, sendo: (i) ao considerar a crescente presença de usuários séniores nos sites de redes sociais, há diferentes possibilidades deste público (re)significar o sentido da amizade, sendo este fator uma situação comunicacional da contemporaneidade que integra o quotidiano dos próprios indivíduos; (ii) a de valorizar a alteridade da velhice num sentido de desmercantilização, ampliando as articulações desta fase da vida. Portanto, o interesse da investigação recai sobre as experiências e respostas individuais, para que se possa compreender as principais entradas frente à mediatização das relações de amizade, proporcionando, também, o protagonismo a quem o projeto de doutoramento circunscreve-se: a geração de idosos utilizadores de sites de redes sociais.