grupos de trabalho na promoção das Ciências da Comunicação em áreas de especialidade
Os Grupos de Trabalho (GT) são secções de autonomia relativa dentro da estrutura da SOPCOM, cujo principal objetivo é constituírem-se como espaços estáveis de confluência dos investigadores associados, com afinidades ao nível dos interesses de pesquisa e capazes de gerar uma série de atividades de promoção das Ciências da Comunicação na sua área de especialidade.
Os Grupos de Trabalho devem refletir a dinâmica própria dos membros da SOPCOM e a organização em áreas de investigação cientificamente pertinentes e reconhecidas no campo das Ciências da Comunicação.
Atualmente há 20 Grupos de Trabalho na SOPCOM. São grupos de dinamização, com um plano próprio de atividades e iniciativas.
Cada sócio da SOPCOM poderá ser membro de, no máximo, três grupos. A adesão a um Grupo de Trabalho faz-se por inscrição pelo sócio na sua área pessoal no site da SOPCOM.
GRUPOS DE TRABALHO
Criação e Funcionamentodos Grupos de Trabalho
Um Grupo de Trabalho forma-se a partir da proposta conjunta de, no mínimo, 10 sócios da SOPCOM, sujeita a consulta pública e aprovação em Assembleia Geral da associação.
O atual regulamento de Criação e Funcionamento dos Grupos de Trabalho da Sopcom foi aprovado pela Direção a 4 dezembro 2020. Está disponivel aqui:
O processo de criação de um novo GT implica:
a apresentação à direção de uma proposta de criação que identifique o nome do GT proposto, a demonstração da pertinência da sua criação e de não existência de redundância relativamente a grupos já existentes;
a consulta pública aos sócios da SOPCOM;
a convocação de uma reunião de fundação, após aprovação da proposta pela Direção;
a realização da reunião de fundação do novo Grupo de Trabalho e a eleição da equipa coordenadora;
solicitação da formalização do Grupo de Trabalho dirigida ao Presidente da Assembleia e documentada com o texto programático, o plano de atividades para o período de um biénio e a ata da reunião de propositura.