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Estudos Fílmicos

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A área de Estudos Fílmicos, assim como as áreas com designações equivalentes (por exemplo a norte-americana de «Cinema Studies») tem demonstrado, em geral, uma capacidade de estudo e de evolução investigacional, reflectindo as principais correntes de pensamento crítico que se têm afirmado, ao longo de algum tempo, em todas as áreas dos estudos culturais.

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MISSÃO

PROMOVER A INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DOS ESTUDOS FÍLMICOS.

APRESENTAÇÃO

No livro de actas do 4.º Congresso da SOPCOM, o nosso saudoso e querido Vítor Reia-Baptista, sintetizava os princípios do nosso Grupo de Trabalho, que aqui recuperamos, em jeito de homenagem:

A área de Estudos Fílmicos, assim como as áreas com designações equivalentes (por exemplo a norte-americana de «Cinema Studies») tem demonstrado, em geral, uma capacidade de estudo e de evolução investigacional, reflectindo as principais correntes de pensamento crítico que se têm afirmado, ao longo de algum tempo, em todas as áreas dos estudos culturais.

No entanto, também é fácil constatar que algumas dessas correntes de reflexão e de crítica, com o passar dos tempos, acabam por fazer o seu próprio caminho, por vezes muito mais ligado às evoluções das características conjunturalmente predominantes – sejam elas de carácter essencialmente tecnológico, artístico ou sócio­cultural – do que às características mais directamente relacionadas com elementos específicos de estudo fílmico ou cinematográfico.

É nestes contextos de  reflexão que,  para  além  dos campos tradicionais da história, da teoria e da crítica cinematográficas (de carácter ético, estético, psicológico, sociológico, económico, …) se foram estabelecendo géneros e perspectivas de estudo, por vezes afins com os géneros de produção estabelecidos ou emergentes, mas também  complementares e adjacentes a  outras áreas de estudo como a  antropologia (muito  marcante  nos estudos norte-americanos sobre  «afro­american, hispano­american e  native­american cinema») ou  os estudos de  género (igualmente  marcantes nas abordagens usualmente designadas por «gay e lesbian cinema», ou, mais recentemente, por «queer cinema») e nestes, muito particularmente  no que  respeita  ao desenvolvimento de  um campo de estudos feministas, onde  pontuam casos óbvios de  referência como, por exemplo, os de Janet Staiger, Elizabeth Cowie e Teresa deLauretis. Igualmente interessante é notar a emergência de novas abordagens de algumas cinematografias nacionais, como a chinesa, mas também de reenquadramento de cinematografias já anteriormente bastante estudadas como a indiana e a brasileira e que surgem agora ilustradas por novas perspectivas de enfoque, como nos mostra de forma especialmente interessante e próxima o caso brasileiro também designado por «Cinema da Retomada». 

COORDENAÇÃO
Anabela Dinis Branco de Oliveira
Professora
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
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Felipe de Castro Muanis
Professor
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
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CO-COORDENAÇÃO
Ana Catarina Santos Pereira
Professora Auxiliar
Universidade da Beira Interior
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Ana Isabel Candeias Dias Soares
Professora
Universidade do Algarve
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Anabela Dinis Branco de Oliveira
Professora
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
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Carlos Canelas
Professor
Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda
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Catarina Neves
Bolseira de Investigação em Ciências da Comunicação
LabCom.IFP - UBI
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Edmundo Cordeiro
Professor Universitário
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
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Fátima Chinita
Professora Adjunta
IPL Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
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Felipe de Castro Muanis
Professor
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
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Filomena Antunes Sobral
Professora
Escola Superior de educação de viseu
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Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves
Professor
Universidade da Beira Interior
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José Paulo Matos dos Santos
Aluno de doutoramento em Comunicação na Universidade de Vigo
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Lilian Cristina Monteiro França
Professora
Universidade Federal de Sergipe
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Liliana Cristina Vidais Rosa
Estudante de Doutoramento em Ciências da Comunicação
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Luís Carlos da Costa Nogueira
Nogueira
Universidade da Beira Interior
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Mirian Estela Nogueira Tavares
Decente
Universidade do Algarve
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Rita Grácio
Universidade Lusófona, CICANT- Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias
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Tito Cardoso e Cunha
Docente Universitário
Universidade da Beira Interior
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a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.