Skip to content
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Membros
Menu
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Membros
Faça-se sócio
Pesquisar
Close

História da Comunicação

Enviar email aos Coordenadores
Enviar email a todos os membros

O Grupo de Trabalho de História da Comunicação tem como principal missão fomentar a investigação, partilha e discussão de conhecimentos relativos a vários subcampos da comunicação (Jornalismo, Publicidade, Marketing, Propaganda, Relações Públicas, etc.) encarados na perspetiva histórica. 

EVENTOS RELACIONADOS
28 Novembro 2022

II Seminário de História da Comunicação

LER MAIS
28 Novembro 2022

Submissão de propostas até 30/10

LER MAIS
1 Agosto 2019

nº 4, julho 2019

LER MAIS
VER TODOS
MISSÃO

Fomentar a investigação, partilha e discussão de conhecimentos relativos a vários subcampos da comunicação.

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Trabalho para além do estudo da interinfluência dos subcampos entre si e de cada um com outros campos sociais (campo político, campo jurídico, campo artístico…), o Grupo de Trabalho propõe três principais linhas temáticas:

  • História das profissões da comunicação;
  • História da atividade dos media (jornais, revistas, agências noticiosas, rádio, televisão, livro, cinema…);
  • História empresarial da comunicação e das condições de produção (consumo, tecnologia, regulação…).
OBJETIVOS
  • Contribuir para o fortalecimento da comunidade nacional dos investigadores de História da Comunicação;
  • Dialogar e cooperar com instituições nacionais e internacionais envolvidas no estudo da Comunicação e da História;
  • Incentivar a investigação e o debate no âmbito da História da Comunicação;
  • Divulgar/promover iniciativas e trabalhos de investigação na área da História da Comunicação, especialmente aqueles realizados pelos membros do Grupo de Trabalho.
PLANO DE ATIVIDADES 2022-2023
  • Atualizar a informação sobre o grupo no website da SOPCOM, designadamente criar um espaço dedicado às publicações científicas dos investigadores associados deste Grupo de Trabalho;
  • Dinamizar a página do facebook do Grupo de Trabalho;
  • Organizar o II Seminário de História da Comunicação, a acontecer em 2023;
  • Criar um endereço de e-mail e uma mailing list que possibilite maior interação entre os membros dos Grupo de Trabalho;
  • Explorar a possibilidade de uma publicação na área da História da Comunicação.
COORDENAÇÃO

Ana Cabrera

Licenciatura

LINK PARA CV


Grupos de Trabalho:

História da Comunicação

Áreas de interesse:

TRABALHO


Profissão:Investigadora

Local de TrabalhoCIMJ

CONTATOS


Email:cabrera.anacabrera@gmail.com


Back
CO-COORDENAÇÃO
VANTAGENS SÓCIOS
Faça-se sócio
SOPCOM
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
GRUPOS DE TRABALHO
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
PUBLICAÇÕES
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
AGENDA
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
LOGIN

@ Copyright SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciência da Comunicação

Política de Privacidade

Política de Cookies

Design e programação Glitz Design

Para solicitar a sua inscrição como sócio da SOPCOM, deverá preencher o formulário abaixo

A sua candidatura será enviada à Direção que irá apreciar e aprovar os pedidos de adesão.
Uma vez avaliada a candidatura receberá um email a informar da decisão e informação sobre os passos necessários para efectivar a sua adesão.

Create a new account

  • A processar, por favor aguarde...

VANTAGENS SÓCIOS

Mas por que razões deve um investigador, profissional ou estudante de Ciências da Comunicação ser membro associado da SOPCOM?

VANTAGENS COMUNITÁRIAS
a expressão política de uma associação depende efetivamente da dimensão da sua comunidade de associados;
a identificação de cada investigador/profissional com uma associação representativa do setor é também um sinal de pertença à comunidade de que se faz parte. 
VANTAGENS PESSOAIS
a receção de informação veiculada por mailing list e por uma newsletter mensal;
a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.