O Grupo de Trabalho de “Publicidade” pretende ser um grupo de trabalho que congrega investigadores, docentes e profissionais, provenientes de diferentes áreas teóricas que exerçam funções no domínio da comunicação publicitária com interesses comuns. Procura assumir como missão estudar todas as dimensões que envolvam a comunicação publicitária, desde a investigação ao ensino para que possam existir profissionais competentes, eficientes e eficazes. Visa também a construção de um campo comum e transversal de saberes que permita criar uma identidade nos estudos das Ciências da Comunicação concretamente da Comunicação Publicitária em Portugal e que se possam tornar uma referência ao nível nacional e internacional.
EVENTOS RELACIONADOS
MISSÃO
Estudar todas as dimensões que envolvam a comunicação publicitária, desde a investigação ao ensino.
APRESENTAÇÃO
- Eixo da promoção do GT de Publicidade;
- Eixo da dinamização das relações institucionais;
- Eixo da educação para a Publicidade;
- Eixo da produção editorial.
- Eixo de gestão das Jornadas de Publicidade;
- Eixo da consolidação do Grupo de Trabalho na comunidade científica das Ciências da Comunicação.
A dinamização destas duas linhas é impossível sem a colaboração de todos os membros. A sua implementação efetiva implicará a organização de unidades operativas que se pretendem as mais alargadas à participação. No biénio em curso, 2018-2019, pretendemos dar seguimento à estratégia de consolidação do grupo, tal qual definida em anos anteriores, bem como explorar, se possível, novas oportunidades, procurando estimular o cumprimento da missão do Grupo, a sua dinamização, bem como a sua coesão e envolvimento com a comunidade científica e sociedade em geral.
OBJETIVOS
- Reflectir sobre o que se faz e ou deve fazer no ensino superior no âmbito da publicidade;
- Incrementar e apoiar a investigação científica no âmbito da publicidade;
- Dinamizar para a investigação a constituição de equipas de trabalho que integrem, na medida do possível, um leque diversificado de membros do Grupo de Trabalho de diferentes instituições e organismos;
- Promover e divulgar os trabalhos que se realizam no âmbito deste Grupo de Trabalho e de toda a informação pertinente que contribua para valorizar esta área do saber;
- Activar e facilitar as relações entre a academia e o sector profissional da comunicação publicitária;
- Procurar assessorar empresas e agências de publicidade;
- Favorecer a circulação de informação entre os seus membros;
- Estimular a participação dos seus membros nos congressos nacionais e internacionais referentes à sua actividade e nos que sejam desenvolvidos pela SOPCOM;
- Promover a publicação em revistas especializadas nacionais e internacionais;
- Promover a publicação de livros;
- Promover encontros, acções de formação e congressos onde se discuta e divulgue a investigação científica neste domínio,
- Criar bases de dados sobre a pesquisa e o ensino da Comunicação Publicitária;
- Dinamizar a criação de Centros de Investigação na área da Comunicação Publicitária e apoiar os que já existem;
- Criar parcerias internacionais.
PLANO DE ATIVIDADES
- Promoção: conceção, organização e dinamização do site/página/blog/etc. do Grupo de Trabalho;
- Relações institucionais: estabelecimento ou gestão de contatos e protocolos com partners institucionais nacionais e internacionais;
- Educação para a publicidade: organização e dinamização de um fórum de experiências científico-pedagógicas com o propósito de conceber e programar eventos letivos de cooperação inter-universitária;
- Edição: dinamização para a publicação de obras sobre a temática da publicidade, quer sejam originais ou de referência (traduções);
- Gestão: balanço do figurino tradicional das Jornadas de Publicidade & Comunicação e desenvolvimento de linhas possíveis de dinamização, tendo em atenção a conjuntura de crise (por ex, o modelo ‘jornadas virtuais’ de cariz nacional ou internacional);
- Dinamização e alargamento das admissões de novos membros – não só profissionais do setor, mas igualmente estudantes de mestrado e de doutoramento.
COORDENAÇÃO
Carla Cristina Medeiros Dias Vieira
Licenciatura
Grupos de Trabalho:
Publicidade, Semiótica
Áreas de interesse:
TRABALHO
Profissão:
Local de TrabalhoEscola Superior de Comunicação Social