Skip to content
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Contatos
  • A SOPCOM
  • Grupos de Trabalho
  • Publicações
  • Agenda
  • Contatos
Faça-se sócio
LOGIN

Publicidade

Enviar email aos Coordenadores

O Grupo de Trabalho de Publicidade está focado em dinamizar a comunidade de investigadores da área para um efetivo aprofundamento deste campo de conhecimento, no âmbito das ciências da comunicação. Tendo como matriz a reflexão da publicidade na sua relação com a sociedade, muito para além da sua natureza comercial, o Grupo de Trabalho é um lugar de encontro das várias dimensões que envolvem a comunicação publicitária, desde a investigação ao ensino. Promove o encontro entre investigadores de diversas instituições de ensino e com profissionais publicitários. Mas também ambiciona extravasar o conhecimento para além da esfera científica, promovendo pontes com os cidadãos, para uma maior literacia em relação à Publicidade.  

EVENTOS RELACIONADOS
15 Junho 2025

1ª Conferência Ibero-Americana de Publicidade

LER MAIS
6 Novembro 2024

2ª Conferência do GT de Publicidade “Wokevertising: está a publicidade nacional alinhada com o politicamente correcto?”

LER MAIS
24 Maio 2024

Conferência sobre o papel dos estrangeiros na publicidade portuguesa

LER MAIS
VER TODOS
MISSÃO

Contribuir para a vitalidade da Publicidade enquanto área de estudo, motivando os investigadores a contribuírem, com o seu conhecimento especializado, para o reconhecimento da importância da área nas ciências da comunicação e na sociedade em geral, através de um trabalho conjunto sob o espírito de colaboração e cocriação.

APRESENTAÇÃO

O Grupo de Trabalho de Publicidade está focado em dinamizar a comunidade de investigadores da área para um efetivo aprofundamento deste campo de conhecimento, no âmbito das ciências da comunicação. Tendo como matriz a reflexão da publicidade na sua relação com a sociedade, muito para além da sua natureza comercial, o Grupo de Trabalho é um lugar de encontro das várias dimensões que envolvem a comunicação publicitária, desde a investigação ao ensino. Promove o encontro entre investigadores de diversas instituições de ensino e com profissionais publicitários. Mas também ambiciona extravasar o conhecimento para além da esfera científica, promovendo pontes com os cidadãos, para uma maior literacia em relação à Publicidade.  

objetivos gerais
  • Dinamizar / estreitar a comunicação com e entre os membros
  • Promover a comunicação com a comunidade – investigadores nacionais
    e de outros países, profissionais de publicidade/especialistas em temas
    afins e alunos dos 3 ciclos
  • Propor eventos que estimulem a iniciativa/participação ativa em todas
    as fases, da preparação ao evento, para que todos se sintam parte ativa
    do Grupo
  • Estimular a produção científica em Publicidade
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Formar equipas de trabalhos para cada um dos eventos, numa ótica de
    colaboração e cocriação (a partir das afinidades de cada membro
    relativamente ao tema)
  • Descentralizar geograficamente os locais de realização das iniciativas do
    Grupo
  • Assegurar a realização de um encontro científico internacional (dando
    seguimento às Jornadas Internacionais de Publicidade I e II)
  • Criar um evento destinado a criar mais literacia em relação à
    Publicidade, juntando académicos, profissionais e estudantes da área
  • Lançar uma publicação que espelhe as tendências atuais em
    Publicidade
  • Incentivar a publicação conjunta entre membros do Grupo
PRÓXIMOS EVENTOS

III Jornadas Internacionais de Publicidade (novembro de 2023)
O objetivo passa por dar continuidade a este evento, desta vez ambicionando que se realize fora de Portugal, já que as duas primeiras edições decorreram neste país. Previsivelmente decorrerão na Universidade de Murcia, Espanha.

Publicação: A Publicidades na Era da Hiperestimulação
(Previsivelmente dezembro de 2023)

Conferência e mostra de Gurus da Publicidade (Janeiro de 2023)
Pretende-se dar visibilidade à publicidade através dos “clássicos”, dando a conhecer os pioneiros e os atuais grandes publicitários, não só a nível nacional como mundial. Desde Séguéla a Ogilvy ou Hagerty até David Droga, entre tantos outros.
Pretende-se estimular a reflexão crítica sobre a essência e a evolução da publicidade. A iniciativa passa pela exposição de campanhas marcantes, projeção de filmes e apresentação oral a cargo de membros do grupo de publicidade.
O evento é aberto a alunos, mas também a outros públicos como forma de dar a conhecer melhor o mundo da publicidade.

EVENTOS RECENTES

Jornadas de Publicidade associadas a TEDx
5 de janeiro de 2023, Viseu

COORDENAÇÃO

Maria Teresa Gouveia Osório Antas de Barros

Licenciatura

LINK PARA CV


Grupos de Trabalho:

Publicidade

Áreas de interesse:

TRABALHO


Profissão:Professora Ensino Superior

Local de TrabalhoInstituto Politécnico de Viseu

CONTATOS


Email:tosorio@esev.ipv.pt


Back
CO-COORDENAÇÃO
Youtube Link Whatsapp
VANTAGENS SÓCIOS
Faça-se sócio
SOPCOM
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
  • Sobre a Sopcom
  • Newsletters
  • Membros
  • Contatos
GRUPOS DE TRABALHO
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
  • Sobre os Grupos
  • Ver Grupos de Trabalho
  • Criação e Funcionamento
PUBLICAÇÕES
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
  • Livros Sopcom
  • Revistas Sopcom
  • Revista Comunicando
  • Cadernos Sopcom
AGENDA
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
  • Todos os eventos
  • Entrevistas
LOGIN

@ Copyright SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciência da Comunicação

Política de Privacidade

Política de Cookies

Design e programação Glitz Design

VANTAGENS SÓCIOS

Mas por que razões deve um investigador, profissional ou estudante de Ciências da Comunicação ser membro associado da SOPCOM?

VANTAGENS COMUNITÁRIAS
a expressão política de uma associação depende efetivamente da dimensão da sua comunidade de associados;
a identificação de cada investigador/profissional com uma associação representativa do setor é também um sinal de pertença à comunidade de que se faz parte. 
VANTAGENS PESSOAIS
a receção de informação veiculada por mailing list e por uma newsletter mensal;
a identificação no Anuário Português de Ciências da Comunicação, com disponibilização de CV online;
a possibilidade de trabalhar em rede com outros investigadores nacionais em áreas específicas de interesse, através da ligação aos Grupos de Trabalho;
o acesso a descontos especiais nas taxas de inscrição em congressos da SOPCOM ou apoiados pela SOPCOM.    

Para solicitar a sua inscrição como sócio da SOPCOM, deverá preencher o formulário abaixo

A sua candidatura será enviada à Direção que irá apreciar e aprovar os pedidos de adesão.
Uma vez avaliada a candidatura receberá um email a informar da decisão e informação sobre os passos necessários para efectivar a sua adesão.

  • A processar, por favor aguarde...