Retórica
O Grupo de Retórica é um grupo aberto a investigadores que estudem a retórica e a persuasão em aspectos como os seguintes: i) teorias contemporâneas da retórica e da persuasão; ii) domínios de aplicação da retórica e da persuasão; iii) actualizações contemporâneas da retórica; iv) exploração da retórica como teoria geral da comunicação persuasiva; v) retórica e política; vi) retórica e literatura; vii) retórica e imagem; viii) retórica e ciência; ix) retórica e tecnologia; x) filosofia da comunicação.
EVENTOS RELACIONADOS
MISSÃO
ESTUDAR A RETÓRICA E A PERSUASÃO SOB MULTIPLOS ASPECTOS.
OBJETIVOS
- Proporcionar meios de comunicação entre os diferentes núcleos que nas universidades portuguesas se têm vindo a interessar pela pesquisa retórica;
- Organizar jornadas de estudo em que os investigadores possam dar conta do seu trabalho e receber as contribuições de todos os outros em ordem ao seu prosseguimento;
- Contribuir para o estabelecimento, reforço e expansão dos contactos e colaboração internacional com investigadores e instituições que trabalhem no seu âmbito de pesquisa;
- Criar uma rede activa de investigadores que trabalhem nos diversos âmbitos da Retórica e sedimentar grupos temáticos que possam criar, desenvolver e realizar projectos de investigação a submeter às diversas instituições de financiamento nacionais e europeias;
- Criar as condições necessárias para que a investigação em Retórica se possa cruzar com as diversas instituições da sociedade civil;
- Alargar a rede nacional de investigadores a outros países.
PLANO DE ATIVIDADES
- Criar uma revista de estudos em Retórica. Com esta revista pretende-se consolidar um órgão de publicação periódica de todos aqueles que investiguem a Retórica. Terá expressão nas seguintes línguas: português, espanhol, inglês, francês e alemão.
- Organizar, para o triénio, dois colóquios: um nacional e outro internacional.
- Publicar dois livros sobre as temáticas propostas nos objectivos (possibilidade de criar uma colecção sobre Retórica nos Labcom Books).
- Fazer as diligências necessárias para aumentar o número de membros do Grupo de Trabalho.
- Promover anualmente um encontro de discussão e consolidação de objectivos entre os membros do Grupo de Trabalho.