Encontra-se aberta, até 10 de fevereiro, a chamada de trabalho para o III Seminário de História da Comunicação. O evento, que acontecerá a 28 de março de 2025, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, terá como tema “História das profissões da comunicação: Fronteiras e relações”.
Que lugar têm vindo a ocupar as várias profissões da comunicação (no Jornalismo, na Publicidade, na Propaganda, nas Relações Públicas, no Cinema, em tantas outras) no espaço social? Que relações têm estabelecido? Que fronteiras? Que influências? Que condições/circunstâncias de produção? Como tudo se tem alterado ou mantido ao longo do tempo?
Estas questões são o mote para o III Seminário de História da Comunicação, que pretende ser um momento de partilha, reflexão e discussão de conhecimentos. Partindo de uma perspectiva histórica, independentemente da época em estudo, mas procurando uma abordagem interdisciplinar e internacional, aceitam-se propostas de comunicações que se enquadrem nos seguintes eixos temáticos, tendo em consideração a sua pertinência, originalidade e qualidade:
Eixos temáticos:
1. História das profissões da comunicação (biografias; delimitação de fronteiras do campo profissional; deontologia…);
2. História dos media (jornais, revistas, agências noticiosas, rádio, televisão, livros, cinema, meios digitais…);
3. História empresarial da comunicação e das condições de produção (consumo, literacias, tecnologia, regulação…);
4. Discursos dos media (sobre acontecimentos, figuras, fenómenos sociais…);
5. Perspectivas internacionais e comparadas no âmbito da história dos media;
6. História da comunicação (comunicação organizacional, comunicação política…).
Prazo de submissão de propostas: 10 de fevereiro
Prazo para inscrições: 14 de março
Os resumos devem ter no máximo 350 palavras, incluindo o título da comunicação, e até 4 palavras-chave, bem como uma biografia resumida (150 palavras) do(s) autor(es), incluindo a filiação institucional e endereço de e-mail. Os resumos devem ser enviados para: gthistcom@gmail.com
Cada autor só pode apresentar no máximo duas propostas de comunicação (ou três se pelo menos uma for em co-autoria).
As comunicações têm a duração máxima de 15 minutos, realizam-se em formato presencial, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, (apenas participantes que se encontrem fora do país podem apresentar a comunicação em formato não presencial), podendo ser apresentadas em português, espanhol ou inglês.
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