Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
EDITORIAL
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
Baudelaire e as posteridades do moderno
A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP), em Lisboa, acolhe nos próximos dias 12 e 13 de Novembro o colóquio “Baudelaire e as posteridades do moderno”. A iniciativa é organizada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da FCH-UCP e reunirá um conjunto significativo de especialistas e investigadores, nacionais e estrangeiros, em torno da figura de Baudelaire. »»
Retórica em debate
“Questões de Retórica Contemporânea” é o tema das jornadas que decorrem no próximo dia 9 de Novembro, na Sala dos Conselhos da Universidade da Beira Interior. A iniciativa realiza-se no âmbito do projecto Informação e Persuasão na Web, do Labcom – Laboratório de Comunicação On-line. »»
"Conferências de Outono" em Lisboa

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) vai promover durante todas as quartas-feiras do mês de Novembro, a segunda parte do ciclo de debates “Conferências de Outono”. Os debates realizam-se sempre às 21 horas, na sede do SJ, situada na Rua Duques de Bragança, em Lisboa. »»

Seminário Permanente de Filosofia e Direito arranca a 27 de Novembro
Uma das mais conhecidas iniciativas da Sociedade Portuguesa de Filosofia vai ser retomada. Trata-se do Seminário Permanente de Filosofia e Direito que este ano inicia as suas sessões no ano académico 2007-2008, no próximo dia 27 de Novembro. »»
“Call for papers” para a revista “Comunicação e Sociedade”

“Cidadania e Novas Literacias na Era do Digital” é o tema de um dos próximos números da Revista  Comunicação e Sociedade, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. O call for papers encontra-se aberto até ao próximo dia 31 de Dezembro. Os requisitos a que devem obedecer os textos  bem como os prazos previstos podem ser consultados no site do CECS. »»

Sondagens: Desafios e Problemas de Regulação

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social vai realizar nos próximos dias 14 e 15 de Novembro uma conferência subordinada ao tema "Sondagens: Desafios e Problemas de Regulação". A iniciativa terá lugar no Museu das Comunicações, em Lisboa, e contará com a presença de representantes dos diversos grupos parlamentares, jornalistas, associações representativas das empresas de sondagens, entre outros. »»

Olhares sobre a cidade
Realiza-se entre os dias 5 e 10 de Novembro a quarta edição do Ciclo sobre Fotografia e Cinema Documental “Imagens do real imaginado” subordinado ao tema “Olhares sobre a cidade”. Trata-se de uma iniciativa do Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual do Instituto Politécnico do Porto (TCAV), da Alliance Française Portugal e do Goethe Institut no âmbito do Project Elysée com a colaboração do Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde. Os vários eventos integrados no programa terão lugar Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no Cinema Passos Manuel, no Porto. »»
Projecto Media DigIT
A Casa da Imprensa foi o local escolhido para a apresentação das conclusões do projecto Media DigIT – Digitalização no Sector da Comunicação, que decorreu no dia 26 de Outubro. Uma investigação que decorreu durante dois anos, entre Outubro de 2005 e Setembro de 2007, e cujo objectivo principal passou por analisar as mudanças provocadas pelos impactos da tecnologia digital na comunicação social de cinco países europeus. »»
Reuters e Nokia trabalham o jornalista do século XXI
A agência de notícias Reuters e a fabricante de telemóveis Nokia, estão desenvolver um projecto que tem como objectivo encontrar as ferramentas ideais para o “jornalismo móvel”. Os profissionais desta agência estão já a trabalhar com o denominado kit “Mojo”, que inclui um telemóvel de última geração, um microfone, um teclado e um pequeno painel solar para fornecer energia a tudo este equipamento móvel. Para além dos jornalistas, os cidadãos anónimos são também alvos destes novos produtos. »»
 
LIVROS
Indústrias Culturais em livro
“Indústrias Culturais. Imagens, Valores e Consumos” é o título do mais recente livro de Rogério Santos, docente na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa. A obra, com um prefácio escrito por Isabel Capeloa Gil, directora da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, tem como ponto de partida textos que o autor publicou no seu blogue Indústrias Culturais. O livro resulta também do cruzamento de vários caminhos teóricos e práticos, como a reflexão a partir do texto fundador de Adorno e Horkheimer sobre indústrias culturais e a análise destas actividades com especialistas e estudantes universitários. »»
Obra de Robert Morris em análise
“Minimalismo e Pós-Minimalismo. Forma, Anti-Forma e Corpo na Obra de Robert Morris”, da autoria de Victor Flores, é a mais recente publicação dos Livros Labcom. Segundo o autor, a obra “vem abordar a problemática da transição do minimalismo para o pós-minimalismo, tema essencial para as reflexões contemporâneas sobre a arte, a técnica, o design e a arquitectura, e que terá lançado as principais questões que fundam o género artistico da instalação e, de um modo geral, de todas as artes tecnológicas”. »»
“De Trinitate” pela primeira vez na língua de Camões
Uma das mais importantes obras de Santo Agostinho está agora traduzida para português. “De Trinitate” surge numa edição bilingue (latim/português) e é o resultado de um trabalho realizado por uma equipa de tradutores coordenada pelo professor Arnaldo do Espírito Santo, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). José Rosa, docente da Unidade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior foi outro dos responsáveis da edição desta obra. Este docente é o responsável pela Introdução e pelas Notas que acompanham o livro. “A paixão por Santo Agostinho vem de há muito”, adianta José Rosa, também autor de uma tese de doutoramento sobre o conhecido Bispo de Hipona, intitulada “O Primado da Relação”.
EDITORIAL

Sócios da Sopcom, caros amigos,

Encontramo-nos ainda no rescaldo do nosso V Congresso, que ocorreu em Braga, na Universidade do Minho, em Setembro passado, sob o lema da cidadania. Concretizando uma das metas da actual Direcção da Associação, a Sopcom passa a contar, a partir de agora, com uma Newsletter, em edição mensal, que informará sobre a actividade de ensino e investigação em Ciências da Comunicação desenvolvida por essa país fora nas instituições de ensino superior, Universidades e Institutos Politécnicas.
Nos últimos tempos, a página online da Sopcom sofreu uma melhoria de realçar, dando uma imagem não apenas mais apelativa da nossa Associação, mas igualmente uma imagem que traduz melhor a sua riqueza, variedade e importância científica. A acompanhar esta dinâmica, que compreende uma apresentação dos GT constituídos e das suas actividades, a Newsletter, ora editada, passa a disponibilizar aos sócios informação, não apenas sobre o dia-a-dia das Ciências da Comunicação de Norte a Sul do país, como sobre alguns dos principais acontecimentos científicos, nacionais e internacionais (colóquios, seminários e congressos), que contaram com a participação directa da Sopcom, aumentando consideravelmente, esperamos nós, a comunicação na página e a interacção entre os sócios.

Passo a passo, vamos prosseguir a execução dos objectivos que constam do programa que esta Direcção da Associação apresentou a sufrágio na Assembleia Eleitoral de Outubro de 2005. Mantemos a esperança de a Sopcom vir a constituir-se como uma das mais sólidas associações científicas das ciências sociais no nosso país.


Moisés de Lemos Martins
 
AGENDA
8 e 9 de Novembro
Conferência Journalism and Politics
Staffordshire University, Reino Unido
9 de Novembro
Jornadas Questões de Retórica Contemporânea
Sala do Conselhos, Universidade da Beira Interior
19 e 20 de Novembro de 2007
Conferência Communicating Climate Change: Discourses, Mediations and Perceptions
Universidade do Minho
20 e 21 de Novembro
Conferência Spielberg at Sixty
University of Lincoln, Reino Unido
23 a 25 de Novembro
Conferência Reporting Futures: Journalism, New Media, New Publics
Australian Centre for Independent Journalism / ACIJ
University of Technology, Sydney, Austrália
24 de Novembro
Conferência Culture, Religion and Identity
St. Mary's University College, Twickenham, Reino Unido
30, 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2008
Congresso “I+C Investigar la Comunicación”
Santiago de Compostela
14 de Março de 2008
III Jornadas Internacionais de Jornalismo subordinadas ao tema genérico "Jornalismo e Democracia Representativa"
Universidade Fernando Pessoa, Porto
 
PROVAS ACADÉMICAS
Doutoramento em Ciências da Comunicação
Realizam-se, no dia 30 de Novembro, na Sala dos Actos da Reitoria da Universidade da Beira Interior, as provas de doutoramento de Luís Nogueira, docente na instituição. “Narrativa Fílmica e Videojogo. Articulações e Dissensões” é o tema da tese.
Teorias de Étienne de la Boétie em dissertação de mestrado
A teoria do monoteísmo político divino deu lugar a uma dissertação de mestrado apresentada por Carlos Geraldes, na Universidade da Beira Interior. »»