Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
EDITORIAL
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
Seminários na Universidade do Algarve
“Literacia dos Media” é o tema comum a dois seminários, organizados pelo CICCOMA - Centro de Investigação em Ciências da Comunicação e Artes da Universidade do Algarve, que se realizam no próximo dia 6 de Dezembro. O primeiro: “Ingmar Bergman's Scenes from a Marriage: Popular Culture in a High Art Context” terá lugar pelas 14h30 e será proferido por Erik Hedling professor da Universidade de Lund na Suécia. O segundo: “The biographic approach to the artistic languages of improvisation” é fruto de uma colaboração do CICCOMA com a Associação Grémio das Músicas, terá lugar pelas 16h e será proferido pelo músico e pedagogo de jazz Joe Morris, que actua e ensina em Nova Iorque. Ambos os seminários terão lugar no anfiteatro 0.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. »»
Conferência sobre blogs
“Ethosblog: Trust and Evidence on the Internet” é o tema da conferência proferida por Michael Kochin, do Department of Political Science, Tel Aviv University, que terá lugar no próximo dia 6 de Dezembro, pelas 10 horas, no anfiteatro da Parada, da Universidade da Beira Interior. A iniciativa conta com a organização do Labcom - Laboratório de Comunicação On-line da Universidade da Beira Interior, através do Projecto Informação e Persuasão na Web. »»
Seminário sobre "Comunicação e Doenças Infecciosas"

O Instituto de Formação Avançada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa promove um seminário intitulado “Comunicação e Doenças Infecciosas”. A iniciativa terá lugar entre as 9 e as 17 horas do próximo dia 15 de Dezembro, no Edifício Egas Moniz. O seminário, coordenado por Graça Freitas, da Direcção Geral de Saúde, conta com a participação do director da TSF, José Fragoso, e destina-se a médicos, enfermeiros, jornalistas, sociólogos e outros interessados ligados às Ciências da Saúde. »»

Retórica abraça novas tecnologias
A Revista Digital de Retórica – Rhêtorikê e a wiki QuickRhêtorikê foram duas novidades apresentadas nas jornadas “Questões de Retórica Contemporânea” realizadas a 9 de Novembro, na Universidade da Beira Interior.
Até 30 de Abril de 2008 está aberto o Call for Papers para o número 1 da Revista Rhêtorikê. Serão aceites trabalhos em português, castelhano, inglês e francês relacionados com a temática do 1º número, “Retórica e Sociedade”. A QuickRhêtorikê é um glossário de termos de Retórica construído com o software Wiki wiki Web. »»
O futuro da informação televisiva

Ricardo Costa, director da SIC Notícias, foi o orador convidado para a conferência "O Futuro da Informação Televisiva". A iniciativa, que decorreu no dia 28 de Novembro, em Lisboa, foi promovida pela licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). A conferência marcou o arranque do Ciclo de Conferências Comunicação e Jornalismo no séc. XXI, promovido pela licenciatura em Comunicação e Jornalismo da ULHT. »»

Prémio "Jornalismo Científico"
O prazo para apresentação de candidaturas à segunda edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Jornalismo Científico" foi alargado até 30 de Abril de 2008. Trata-se de um galardão no valor de 50 mil euros apoiado pelo Sindicato dos Jornalistas a atribuir ao melhor trabalho publicado na Imprensa, Rádio, Televisão ou outro meio de difusão electrónica. »»
I Festival de Vídeo Académico
Decorre até ao próximo dia 7 de Dezembro, o FX - Festival de Vídeo Académico. A iniciativa, organizada pela Universidade Autónoma de Lisboa, visa projectar e promover vídeos de qualidade tanto a nível estético como pedagógico, unicamente produzidos e realizados por estudantes portugueses e de todos os países e regiões de língua oficial portuguesa. A ideia central é despertar o interesse dos jovens para a cultura da imagem e do som. »»
Jornal “Público” com site renovado

A introdução de vídeo é a principal alteração do novo site do jornal Público e ocupa um lugar de destaque na página. O novo formato eliminou a navegação na coluna esquerda, passando esta a fazer-se na barra superior. A importância dada à imagem é ainda visível no tamanho das fotografias, que aumentou. As infografias passam também a ter mais destaque na versão on-line do jornal. A oferta multimédia é ainda reforçada com podcasts. »»

Kindle promete revolucionar a leitura
A Amazon acaba de lançar no mercado o Kindle, um leitor de livros, revistas, jornais e blogs que pesa menos de 300 gramas. O novo gadget custa 400 dólares e tem memória para guardar milhares de obras, dispensando-se assim o papel. Os conteúdos podem ser descarregados directamente da Internet. »»
 
LIVROS
“O Apelo do Objecto Técnico”
“O Apelo do Objecto Técnico – A Perspectiva Sociológica de Deleuze e Simondon” é o mais recente livro de José Pinheiro Neves, docente no Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da mesma instituição. No prefácio, Moisés Lemos Martins refere que “A arrojada proposta de sociologia da técnica presente neste livro assinala aquilo a que Perniola chama a versão egípcia da nossa cultura, uma atenção dada ao inorgânico no humano”. O livro editado pela Campo das Letras foi lançado no passado dia 29, na nova FNAC de Braga. »»
“Caso Maddie” em livro
“Por que Adoptámos Maddie” da autoria de Luís Castro, jornalista da RTP, é um livro que aborda a cobertura mediática que foi feita durante seis meses sobre o caso da criança inglesa desaparecida na praia da Luz, no Algarve, no passado dia 3 de Maio. A obra com cerca de 200 páginas conta com os comentários de 24 personalidades convidadas a participar neste livro, que sem apresentarem uma resposta concreta seguem vários caminhos que tentam apontar soluções para a questão que dá título à obra editada pela Oficina do Livro. »»
EDITORIAL

Da boa vontade e do compromisso

Com o início da SOPCOM em 1998 foi criada a mailing-list sopcom que teve um papel relevante na dinamização da jovem associação. Vivia-se então o sonho de que a possibilidade de todos darem e receberem por email a informação relevante resolveria o isolamento dos que partilhavam os mesmos interesses, neste caso os atinentes às ciências da comunicação. Foi um sonho lindo que não durou muito. De um lado, a multiplicação de listas e a concomitante avalanche de informação levou a que houvesse desistências de subscrição, de outro lado, a falta de uma dinamização efectiva das listas, de alimentá-las atempada e substantivamente, levou ao seu definhamento. Esperávamos informação vasta e actual e debate vivo e afinal não foi isso o  que aconteceu.

As newsletters assentam num princípio muito diferente, pois a responsabilidade é assumida e garante-se à partida a periodicidade, a recolha e a difusão sistemática de informação. A boa vontade, mesmo que assente na melhor tecnologia, não basta. É necessário o desígnio expresso de informar tal como o assume esta newsletter.

António Fidalgo

 
AGENDA
11 de Dezembro de 2007
Associação Portuguesa de Imprensa comemora a 5ª edição do Dia Nacional da Imprensa”
Palácio da Independência, Lisboa
13 de Dezembro de 2007
Ciclo de Conferências “Filosofia às Quintas” - Conferência proferida pela Professora Doutora Maria Filomena Molder
Departamento de Filosofia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto
30, 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2008
Congresso “I+C Investigar la Comunicación”
Santiago de Compostela
14 de Março de 2008
III Jornadas Internacionais de Jornalismo subordinadas ao tema genérico "Jornalismo e Democracia Representativa"
Universidade Fernando Pessoa, Porto
 
PROVAS ACADÉMICAS
Doutoramento sobre webjornalismo
“Webnotícia: Propuesta de Modelo Periodístico para la WWW” foi o tema da tese de doutoramento que João Canavilhas, docente na Universidade da Beira Interior, defendeu no passado dia 28 de Novembro na Universidade de Salamanca. Trata-se de um trabalho específico sobre webjornalismo, onde são abordadas as novas linguagens e desafios que se apresentam nesta área, e que contou com orientação dos professores Juan Jose Igartua Perosanz e António Fidalgo. A tese de João Canavilhas obteve, por unanimidade, a nota máxima “sobresaliente cum laude”.
Narrativa Fílmica e Videojogo em tese de Doutoramento

Luís Nogueira, docente na Universidade da Beira Interior, defendeu uma tese de doutoramento intitulada “Narrativa Fílmica e Videojogo. Articulações e Dissensões”, no dia 30 de Novembro. O investigador acredita que é cada vez mais notória a forma como estes universos da arte e do entretenimento se influenciam mutuamente. Avaliar a crescente confluência das áreas dos videojogos e das narrativas fílmicas, quer em termos criativos quer em termos de produção, é uma das possibilidades práticas do estudo realizado.

Mestrado na Faculdade de Letras de Coimbra
“O altifalante do regime. A Emissora Nacional como arma de guerra no conflito colonial” é o tema da dissertação de mestrado que será defendida por Carolina Ferreira, no próximo dia 18 de Dezembro, pelas 15 horas, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Doutoramento na Universidade de Lisboa
Susana Salgado defende no próximo dia 19 de Dezembro, pelas 15 horas a tese de doutoramento intitulada “Presidenciais 2006: Os media e a construção das candidaturas”. A prova académica terá lugar na Sala de Conferências, da Reitoria da Universidade de Lisboa.