Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
EDITORIAL
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
Comunicação Intercultural

No âmbito do “Ano Europeu do Diálogo Intercultural”, irá realizar-se no Auditório B1 da Universidade do Minho, dia 4 de Abril de 2008, uma conferência internacional dedicada ao tema “Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios”. Esta conferência irá reunir um conjunto de investigadores de diversas ciências sociais e humanas, com o objectivo de debater ideias e pontos de vista sobre os desafios inerentes à complexa e multifacetada realidade da comunicação entre culturas nos dias de hoje. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e do Núcleo de Estudos em Antropologia (NEA) do Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho. A entrada é livre.
Do programa destaca-se a participação de reputados investigadores internacionais, como por exemplo, Joseph Straubhaar (University of Texas at Austin), Darío Páez (Universidad del Pais Vasco), Ramon Sarro (Universidade de Lisboa/Universidad Pompeu Fabra, Barcelona). »»

Painel Ibérico e Latino Americano na Conferência Mundial de Economia e Gestão dos Media

Já está aberto o Painel Ibérico e Latino-Americano, destinado aos participantes que pretendam apresentar comunicações em Português e Espanhol na Conferência Mundial de Economia e Gestão dos Media (WMEMC), um evento bienal que convida investigadores e profissionais a reflectir sobre aspectos relacionados com a economia dos media. As propostas de comunicação “Painel Ibérico e Latino-Americano” podem ser enviadas para o e-mail: 8wmemc.mediaxxi@gmail.com até ao dia 15 de Março de 2008.
A edição de 2008 da 8ª Conferência de Economia e Gestão dos Media vai realizar-se de 18 a 22 de Maio e terá Lisboa como palco principal. Devido à parceria realizada com o CECC - Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, a conferência realizar-se-á nas instalações desta universidade. A primeira conferência decorreu em 1994. Desde então, a Conferência Mundial de Economia e Gestão dos Media tem evoluído em termos de número de participantes e de relevância no panorama internacional, com edições realizadas em Zurique (Suiça), Londres (Reino Unido), Pamplona (Espanha), Turku (Finlândia), Montreal (Canadá) e Pequim (China). »»

Call para a Revista Prisma.Com

A próxima edição da Revista Prisma.Com, de Julho de 2008, será dedicada ao tema “Comunicação em Ambientes Virtuais”, englobando as mais diversas formas e cenários de comunicação com mediação tecnológica, incluindo problemáticas, aplicações, serviços e estudos de utilização e de impacto.
A revista é da responsabilidade da unidade de investigação CETAC.COM (Centro de Estudos em Tecnologias, Artes e Ciências da Comunicação). A data limite para o envio de contributos para a edição nº 8 desta publicação termina a 30 de Abril. Os contributos podem apresentar a forma de artigos de natureza teórica, ensaística ou de comentário e reflexão, bem como trabalhos monográficos, trabalhos de natureza empírica, privilegiando a natureza inter e transdisciplinar, recensões críticas da literatura própria destes domínios, descrição de actividades em curso ou a desenvolver, bem como entrevistas e outros materiais de carácter informativo e de divulgação nestas áreas do conhecimento. »»

Conferência sobre a Comunicação Social no Porto

“A Comunicação Social no Porto. As novas tecnologias e a centralização ameaçam os media regionais?” será a questão central a debater na conferência que se realiza no próximo dia 14 de Fevereiro na cidade invicta. A iniciativa surge no âmbito da V Edição do Ciclo de Conferências “Olhares Cruzados sobre o Porto” e terá lugar no Auditório A1 do Campus da Foz da Universidade Católica, pelas 21h30. A apresentação estará a cargo de Augusto Santos Silva e terá como comentadores Jorge Fiel e Rui Moreira. O moderador será Manuel Carvalho.
O evento resulta de uma parceria entre a Universidade Católica e o Jornal Público e o principal objectivo é promover uma série de encontros que visam estimular o debate e a reflexão sobre temas fundamentais para a Cidade do Porto e a Região do Norte. »»

Assinalar os 50 anos do Telejornal

Em Outubro de 2009, o Telejornal da RTP1 festeja os seus 50 anos. Para além do simbolismo da data, há ainda outros elementos que tornam mais relevante esse aniversário: ao reflectir aquilo que se considera serem os acontecimentos mais importantes de Portugal e do mundo, o Telejornal vai espelhando um certo modo de olhar a nossa sociedade e, simultaneamente, desenhando um determinado espaço público. Por outro lado, este programa vai não só absorvendo o modo de fazer jornalismo próprio de uma época, como também ditando diferentes contornos para o campo jornalístico que, nestes anos, foi adquirindo renovadas configurações. Uma equipa de investigadores do Centro de Estudos Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS), dando continuidade à investigação que vem desenvolvendo sobre a informação televisiva, vai assinalar os 50 anos do Telejornal com um conjunto de iniciativas. Uma delas será a edição de um número da revista "Comunicação e Sociedade" (nº 15) dedicada aos noticiários televisivos, que pretende sistematizar os estudos desenvolvidos neste domínio. Neste contexto, convidam-se os membros da SOPCOM, principalmente os membros do GT de Estudos Televisivos, a participarem neste número. O objectivo será reunir textos que incidam nos seguintes aspectos: Lugar do telejornal na programação dos canais generalistas ao longo dos 50 anos; Alinhamentos dos noticiários (em período de monopólio e/ou pós-privadas); Informação e serviço público de televisão; Telejornal enquanto género em mutação; Tendências de evolução da informação televisiva no contexto do digital; Estado da arte sobre a investigação académica da informação televisiva; Linhas de estudo/análise da informação televisiva.
Os autores que desejem submeter artigos devem enviar os originais em formato electrónico até 30 de Abril para cecs@ics.uminho.pt e felisbela@ics.uminho.pt.»»

Comunicação e Saúde Ambiental

“Comunicação e Saúde Ambiental” é o tema do seminário que irá realizar-se no próximo dia 1 de Março, entre as 10 e as 17 horas. A iniciativa é promovida pelo Instituto de Formação Avançada da Faculdade de Medicina de Lisboa e terá lugar no Edifício Egas Moniz. Sob a coordenação de Fátima Reis do Instituto de Medicina Preventiva, o seminário contará com a participação de personalidades como Filipe Duarte Santos, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Francisco Ferreira, da Quercus, Joaquim Paulo Serra, professor na Universidade da Beira Interior, Luís Alves, da VALORSUL, Ricardo Garcia, do jornal Público, Salvador Massano Cardoso, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e Viriato Soromenho Marques, professor e membro do Programa Gulbenkian Ambiente.
O evento destina-se a médicos, enfermeiros, jornalistas, sociólogos e outros interessados ligados às Ciências da Saúde e do Ambiente. A inscrição deverá ser feita no Instituto de Formação Avançada, Gabinete de Formação Contínua até ao próximo dia 28 de Fevereiro de 2008. »»

CIMJ tem nova direcção

O Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) elegeu no dia 26 de Janeiro os seus novos corpos gerentes para o biénio 2008/2009. Nelson Traquina é agora o presidente da Direcção, Ana Cabrera e Carla Baptista, vice-presidentes, Pedro Diniz de Sousa, secretário, e Carla Martins, tesoureira.
Jorge Pedro de Sousa é o presidente da Assembleia Geral, Susana Salgado, vice-presidente e Marisa Torres da Silva, vogal.
Telmo Gonçalves é o presidente do Conselho Fiscal, Carla Rodrigues Cardoso e Carla Ganito são vogais.
O Centro de Investigação Media e Jornalismo, fundado em 1997, tem como principais objectivos desenvolver a investigação científica e promover o debate sobre temas relacionados com os media e o jornalismo. »»

"Jornalismo Cidadão" em debate

“Periodismo ciudadano – possibilidades y riesgos para el discurso informativo” será o tema do X Congresso de la Sociedad Española de Periodística (SEP), a realizar nos dias 18 e 19 de Abril, na Universidade Pontifícia de Salamanca. Analisar a participar dos cidadãos nos meios de comunicação e estudar as repercussões que este fenómeno tem na redefinição do papel dos jornalistas são os principais objectivos desta iniciativa. »»

 
LIVROS
Mais três obras disponíveis on-line nos Livros Labcom

"Manual de Teoria da Comunicação", de Paulo Serra, "Néon Digital: Um Discurso Sobre os Ciberespaços", de Herlander Elias, e "Webjornalismo: Propuesta de Modelo Periodístico para la WWW", de João Canavilhas, são as mais recentes obras publicadas nos Livros Labcom.
O Manual de Teoria da Comunicação é, como o seu título sugere, um livro que pretende estar à mão dos estudantes que se iniciam nos estudos superiores na área das Ciências da Comunicação, tendo precisamente surgido como um relatório académico-científico da cadeira de Teoria da Comunicação. Neste livro, Paulo Serra aborda um conjunto de conceitos, teorias, autores e modalidades de comunicação que podem ser considerados como básicos e procura ainda fazer essa abordagem de uma forma clara e o mais explícita possível.
Na obra “Néon Digital: Um Discurso Sobre os Ciberespaços”, Herlander Elias observa o “néon digital” que “contemplamos na actualidade”. Dos videojogos à Inteligência Artificial, da Realidade Virtual ao Homem-Máquina, do Ciberespaço Acústico à Fotografia Digital o néon adverte que o digital veio mesmo para "ficar". A grande questão não é "se entendemos o que a comunicação electrónica nos apresenta", mas sim, "se antes de mais reparamos que a comunicação digital já faz parte da nossa vida".
Webjornalismo: Propuesta de Modelo Periodístico para la WWW, de João Canavilhas é parte da tese de doutoramento do autor e pretende ser um pequeno contributo para a identificação de uma linguagem convergente para o webjornalismo. »»

Tecnologia e Figurações do Humano
É sob o signo da tecnologia que se apresenta o mais recente número da Revista Comunicação e Sociedade, editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. “Os primeiros capítulos deste número”, diz na Nota Introdutória Moisés Martins, “constituem uma reflexão alargada sobre a técnica na contemporaneidade. Seguem-se tematizações diversas de um conjunto de figurações tecnológicas. Os dois últimos capítulos interrogam o destino e a força da palavra, contrariando a ideia do seu declínio pelo advento da decantada civilização da imagem”. »»
"O Comentário Político e a Política do Comentário"
Rita Figueiras, docente da Universidade Católica, lançou, no dia 22 de Janeiro, o livro “O Comentário Político e a Política do Comentário”, com prefácio de José Manuel Paquete de Oliveira. A apresentação da obra, editada pela Paulus Editora, esteve a cargo de José Pacheco Pereira.
Tal como se lê na descrição do livro, a autora analisa “a qualidade do debate que se trava nas colunas de opinião sobre a política portuguesa, considerando-se que a agenda dos comentadores e a forma como escrevem sobre os temas públicos são elementos que caracterizam muito mais do que esta secção da imprensa de referência”. »»
Novo número da Revista Communication Studies já está on-line
O número 2 da Revista Communication Studies, publicada pelo Labcom – Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online, da Universidade da Beira Interior já está disponível on-line. Esta edição é maioritariamente dedicada a três eixos principais: jornalismo, media digitais e cidadania online. »»
Preto e Branco
“Preto e Branco – A naturalização da discriminação racial”, da autoria de Rosa Cabecinhas, é o mais recente livro da Colecção “Comunicação e Sociedade”. A obra resulta da tese de Doutoramento da autora, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, e é uma edição conjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e da Editora Campo das Letras. »»
O tempo no mundo da comunicação
“O Mundo e o Tempo” é o mais recente livro editado pelo Instituto de Filosofia Prática (IFP) da Universidade da Beira Interior (UBI) e resulta da selecção de vários artigos científicos de José Manuel Santos docente da Unidade de Artes e Letras desta instituição. A compilação de trabalhos vai desde ensaios relativos a problemas de fenomenologia, a questões relacionadas com a teoria da comunicação A obra, inserida colecção “Ta Pragmata” foi apresentada no dia 17 de Janeiro na Biblioteca Central, da UBI. No mesmo dia foi apresentado “O Primado da Relação, da autoria de José Rosa, docente na UBI, resultado da sua tese de Doutoramento e editado pela Universidade Católica. »»
EDITORIAL

Nos dias 30 e 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, na Facultad de Ciencias de la Comunicación, em Santiago de Compostela, teve lugar o Congreso Fundacional de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación (AE-IC).   
Um dos objectivos declarados deste Congresso era o de, e citamos, “potenciar la investigación de la comunicación y facilitar la creación de redes de intercambio entre investigadores/as, estableciendo vínculos de cooperación con asociaciones internacionales de investigación”.
Em consonância com este objectivo, os Presidentes das Comissões do Congresso, Miquel de Moragas e Margarita Ledo Andion, dirigiram à Direcção da SOPCOM um convite para que três dos seus elementos nele participassem como delegados – como, de facto, veio a acontecer.
A SOPCOM prossegue, assim, um intercâmbio que, não sendo de hoje – basta lembrarmo-nos do recente Congresso Ibérico, em Sevilha – tem vindo a assumir um carácter cada vez mais alargado e institucional. A este intercâmbio junta-se o que mantemos, há muito, com os colegas de língua oficial portuguesa, com lugar de destaque para os do Brasil, e, por outro lado, o que os colegas espanhóis mantêm com os de países como o México, a Argentina, etc..
Estes vários intercâmbios, bilaterais e multilaterais, configuram um imenso espaço de trabalho e colaboração entre as diversas associações e investigadores de língua portuguesa e castelhana na área das ciências da comunicação - um espaço que pode, a breve trecho, competir com o espaço anglófono.
E se é verdade que alguns responsáveis políticos e científicos nacionais tendem a aceitar e a defender, por palavras e obras, a predominância – e até exclusividade – do inglês como língua científica, não é essa a atitude que vemos noutros responsáveis, de outros países. Quiçá esses responsáveis saibam – ou saibam melhor –, que a chamada “política científica” tem tanto de política como de científica. E que uma verdadeira “política científica” passa, necessariamente, pela afirmação linguística e cultural num espaço de comunicação cada vez mais global – sob pena de, mais cedo ou mais tarde, se ser condenado a um desaparecimento efectivo.
Convém, assim, que também em matéria de ciência a política tenha, na sua base, um mínimo de cultura - incluindo histórica.

Paulo Serra

 
AGENDA
14 de Fevereiro
Conferência “A Comunicação Social no Porto. As novas tecnologias e a centralização ameaçam os media regionais?”
Auditório A1 do Campus da Foz da Universidade Católica, Porto
20 e 21 de Fevereiro
Conferência "Social Media Marketing - How to Target Mass Audiences
& Harness the Power of
Consumer Engagement"

Toronto, Canadá
28 e 29 de Fevereiro
iEnter - Jornadas sobre Entretenimento Audiovisual Interactivo
Barcelona, Espanha
1 de Março
Seminário "Comunicação e Saúde Ambiental"
Faculdade de Medicina de Lisboa
14 de Março
III Jornadas Internacionais de Jornalismo subordinadas ao tema genérico "Jornalismo e Democracia Representativa"
Universidade Fernando Pessoa, Porto
26 a 28 de Março
Conferência " Cities in Film: Architecture, Urban Space and the Moving Image"
University of Liverpool, Inglaterra
27 e 28 de Março
IX Congreso de Periodismo Digital
Huesca, Espanha
31 de Março e 1 de Abril
Conferência " Innovations in communications: The role of users, industry, and policy"
Sevilha, Espanha
4 de Abril
Conferência Internacional "Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios"
Universidade do Minho
4 e 5 de Abril
International Symposium on Online Journalism
University of Texas at Austin, US
17 e 18 de Abril
Politics. Web 2.0: An International Conference
University of London, Inglaterra
18 e 19 de Abril
X Congresso de la Sociedad Española de Periodística - “Periodismo ciudadano – possibilidades y riesgos para el discurso informativo”
Universidad Pontifícia de Salamanca, Espanha
8 a 10 de Maio
Glocal 2.0 Blogging: Evolution Treated as Revolution
Skopje, Macedonia
18 a 22 de Maio
8th World Media Economics and Management Conference (WMEMC)
Lisboa
18 a 20 de Julho
Conferência Internacional "Artistry and Industry: Representations of Creative Labour in Literature and the Visual Arts c. 1830-1900"
Exeter, Inglaterra
21 a 23 de Setembro
Media, Communication and Humanity: Media@lse Fifth Anniversary Conference
Londres, Inglaterra
1 a 5 de Outubro
UFRAME - Festival Internacional de Vídeo Universitário
Porto
25 a 28 de Novembro
ECREA 2008 - 2nd European Communication Conference
Barcelona, Espanha
 
PROVAS ACADÉMICAS
Audiovisual e Media Interactivos
“Joga outra vez - um conjunto de objectos que nos contam histórias inteligentes” foi o tema da tese de doutoramento apresentada por Patricia Gouveia no passado dia 15 de Janeiro de 2008, na Universidade Nova de Lisboa.
Mestrado em Filosofia

Irina Alexandra Matias Duarte defendeu, no dia 18 de Janeiro, na Universidade Nova de Lisboa, a dissertação de mestrado intitulada “A angústia como princípio de liberdade – explorações pel’O Conceito de Angústia de Kierkegaard”.