Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
EDITORIAL
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
III Jornadas Internacionais de Jornalismo

A Universidade Fernando Pessoa, no Porto, acolhe, no próximo dia 14 de Março, as III Jornadas Internacionais de Jornalismo. A iniciativa pretende ser “um espaço privilegiado para se apresentarem e discutirem ideias e resultados de pesquisas no campo dos Estudos Jornalísticos, bem como para se lançarem as bases de projectos comuns”. O tema das III Jornadas Internacionais de Jornalismo, “Jornalismo e Democracia Representativa”, promete colocar políticos, marketeers, professores, jornalistas, estudantes de jornalismo e demais interessados a debater as sempre complexas relações entre a esfera da política, a esfera do jornalismo e a esfera dos cidadãos. »»

LusoSofia- Primeira Biblioteca On-line de Filosofia

Já está disponível a primeira Biblioteca On-line de Filosofia em língua portuguesa: a LusoSofia.
Trata-se de um projecto coordenado pelos investigadores Artur Morão, investigador do Centro de Estudos de Filosofia (CEFI) da Universidade Católica Portuguesa e colaborador do Instituto de Filosofia Prática (IFP) da Universidade da Beira Interior (UBI), José Rosa, investigador do IFP e colaborador do CEFI, e António Fidalgo, investigador do Labcom da UBI.
Com o lema “Ex Herminiis, Invitatio Ad Lucem – A partir dos Montes Hermínios, um convite para a Luz”, o portal pretende ser “um repertório de textos clássicos significativos, sobretudo já no domínio público, vertidos a partir das línguas originais e procedentes de todas as épocas, relativos aos temas fundamentais da reflexão filosófica”. Dentro da área da Filosofia em português, e no espírito que ali se enuncia, este sítio está aberto à colaboração e à participação de quem o desejar. »»

Intersecções entre Media, Religião e Ritual

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa acolhe, no dia 7 de Março, pelas 15 horas, a conferência intitulada “Intersecções entre Media, Religião e Ritual: o consumo de rádio e santuários numa audiência-comunidade”. O orador será Filipe Reis, docente no Departamento de Antropologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). »»

9º Simpósio sobre Jornalismo On-line na Universidade do Texas

Nos dias 4 e 5 de Abril, realiza-se na Universidade do Texas, em Austin, o “9th International Symposium on Online Journalism”. João Canavilhas, professor na Universidade da Beira Interior, Fernando Zamith, professor na Universidade do Porto e António Granado, professor na Universidade Nova de Lisboa são três nomes portugueses que vão marcar presença na iniciativa. »»

Conferências ECATI 2008

Entre os meses de Março e Maio realizam-se as conferências públicas de apresentação da Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Juan Luis Cebrián, fundador do jornal “El País”, Margarita Ledo, professora catedrática de Comunicação da Universidade de Santiago de Compostela, em Espanha, e Mark Stephen Meadows, investigador do Stanford Research Institut, nos Estados Unidos, serão alguns dos oradores convidados.
A iniciativa assinala a criação da ECATI que sucede ao anterior Departamento de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação. O acesso às conferências no CCB e na ULHT é feito mediante inscrição on-line no site da conferência. »»

Curso em Cinema Digital

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias inicia, em parceria com Universidade de Santiago de Compostela (ES) e com o New Media Technology College (NMTC), o curso em Cinema Digital, no âmbito do programa MEDIA da União Europeia. »»

Conferências sobre Multimédia e Comunicação na Universidade do Porto

O curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto organiza, entre os dias 3 e 13 de Março, um ciclo de conferências sobre multimédia e comunicação. A primeira conferência, realizada a 3 de Março, contou com a presença de António Granado, editor do "Público" e professor na Universidade Nova de Lisboa. No dia 6 de Março, Miguel Vicente, da Microsoft, vai dar uma palestra sobre a “evolução no desenvolvimento de software”. No dia 10, o orador convidado será Júlio Santos, do Núcleo de Cultura Científica do IBMC-INEB. A última conferência a realizar no âmbito deste ciclo contará com a presença de Rui Pacheco, da Porto Editora. »»

Primeiro colóquio Brasil-Portugal em Setembro

Realiza-se no início de Setembro o I Colóquio Brasil-Portugal de Ciências da Comunicação, em Natal, no Rio Grande do Norte (Brasil). O evento ocorre no âmbito do Congresso da Intercom, que se realiza entre os dias 2 e 6 de Setembro. »»

"II Congreso de las Américas"

Entre os dias 8 e 11 de Outubro de 2008, realiza-se na Cidade do México, o “II Congreso de las Américas. Uniendo a las Américas: Explorando la Convergencia Mediática, la Comunicación Pública y la Comunicación Intercultural”. O call for papers está aberto até ao dia 15 de Junho de 2008. »»

Fórum Internacional sobre Comunicação e Voluntariado

O Observatorio Galego dos Medios (associado a Media Watch Global) do Colexio Profesional de Xornalistas de Galicia celebra, dentro do seu Seminário Permanente sobre Comunicação, Cidadania e Jornalismo Social, o Fórum Internacional sobre Comunicação e Voluntariado com o objectivo de analisar, estabelecer e fortalecer os vínculos entre o tecido organizativo da sociedade civil, os profissionais da comunicação e a comunidade académica. Este Fórum vai tomar forma através dum encontro virtual na Internet, a celebrar entre 17 de Março e 26 de Abril de 2008. »»

Call for Papers para a Revista Doc On-line

Está aberto, até 30 de Maio, o call for papers para a Revista Digital de Cinema Documentário (Doc On-line). O tema da edição será “Documentário e Tecnologia”. A revista, com periodicidade semestral, resulta de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior (Portugal) e a Universidade Estadual de Campinas (Brasil), e tem as seguintes secções permanentes. Artigos; Análise e crítica de filmes; Leituras, Dissertações e Teses; e Entrevista. A Doc On-line tem por objectivo divulgar pesquisas no âmbito do documentário, com especial ênfase nas abordagens de carácter multidisciplinar. »»

Apresentação de artigos para a revista "Devires - Cinema e Humanidades"

O dossier número 1, do Volume 5, da  revista Devires – Cinema e Humanidades é dedicado ao conjunto da obra do realizador português Pedro Costa, cujos filmes (ainda pouco divulgados) e demais intervenções artísticas (vídeos, exposições, instalações etc.) questionam, de maneira incisiva, o actual estado do mundo. A data final para a entrega de artigos é 17 de Março de 2008. A revista aceitará também  textos de tema livre. Os artigos devem ser enviados na versão electrónica e também impressa. A Devires – Cinema e Humanidades é uma publicação conjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Mestrado em Antropologia, ambos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) com periodicidade semestral. »»

Revista ECO-Pós

O último número da "ECO-Pós", revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, já está disponível on-line. A edição traz um dossier temático dedicado à Comunicação & Melodrama e artigos sobre variados assuntos na sua secção "Perspectivas", além de uma nota de conjuntura, quatro resenhas de livros e uma entrevista com a professora Maria Immacolata Vassalo Lopes. No mesmo endereço estão também disponíveis os outros números da revista, como o anterior dedicado à Comunicação & Saúde. »»

Ciclo de conferências sobre "Media, Identidade e Minorias"

O LabCom e o Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (UBI) organizaram, nos dias 28 e 29 de Fevereiro, o ciclo de conferências "Media, Identidades e Minorias". A iniciativa contou com a participação de Maria João Silveirinha, docente na Universidade de Coimbra, João Pissarra Esteves, docente na Universidade Nova de Lisboa, Gil Baptista Ferreira, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, José Ricardo Carvalheiro, docente na UBI, Sónia Melo, da Nottingham Trent University, entre outros. O ciclo de conferências realizou-se no âmbito do Projecto “Media e Cidadania e Proximidade” coordenado por João Carlos Correia, docente na UBI e investigador do Labcom. »»

A Retórica e a Comunicação Pública e Política

O GT Retórica da SOPCOM e o Departamento de Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) organizaram, nos dias 18 e 19 de Fevereiro, o Encontro de 2008 sobre o tema "A Retórica e a Comunicação Pública e Política". O GT Retórica da SOPCOM é um dos GTs em que se estrutura a Associação Portuguesa de Ciências de Comunicação. Reúne anualmente, em diferentes Universidades, localizando-se, este ano, na UTAD. A iniciativa permitiu reflectir sobre os discursos da governação, nacional e regional, empresarial e institucional. »»

 
LIVROS
Brincando com as notícias: A Globalização e o Infotainment

Estarão os canais noticiosos (24/7), sempre conscientes das suas audiências, a privilegiar o estilo e o espectáculo em detrimento do conteúdo? Num contexto cada vez mais ferozmente competitivo, globalizado e fragmentado, estará a informação televisiva condenada a empobrecer e a diluir-se? Estas são questões às quais se procura responder numa obra que acaba de ser publicada: News as Entertainment, the Rise of Global Infotainment (2008, Sage, Londres) do investigador da Universidade de Westminster e editor executivo da revista Global Media and Comunication, Daya Kishan Thussa.
Este livro, o primeiro exclusivamente dedicado à globalização do infotainment, é de grande detalhe e robustez empírica. Traça uma perspectiva histórica do infotainment, examina a infra-estrutura da sua mundialização, analisa a cobertura de guerras recentes como entretenimento high-tech e documenta as sinergias entre o infotainment de Hollywood e de Bollywood. Procurando distanciar-se das críticas pouco substantivas, Daya Kishan Thussa argumenta, nesta obra, que este fenómeno emergente desempenha um importante papel ideológico na medida em que mascara realidades brutais com notícias soft.
Antigo jornalista e actualmente professor de Informação Internacional, Daya Kishan Thussa, tem publicado inúmeros trabalhos sobre a globalização dos media e da informação, entre os quais se destacam International Communication – Continuity and Change (Arnold & Oxford University Press, 2ª ed. 2006); Media on the Move: Global Flow and Contra-Flow (2007, Routledge); Electronic Empires - Global Media and Local Resistance(Arnold e Oxford University Press, 1998); War and the Media, Reporting Conflict 24/7 (2003, Sage); Contra-Flow in Global News: International and Regional News Exchange Mechanisms (John Libbey &UNESCO, 1992, com Oliver Boyd-Barrett) e Ideologies of the Internet (2006, Hampton Press, com Katharine Sarikakis). »»

Magia, Luzes e Sombras
O livro “Magia, Luzes e Sombras: 1974-1999, Vinte e Cinco Anos de Filmes no Circuito Comercial em Portugal”, da autoria de Carlos Capucho, foi apresentado ao público no dia 3 de Março, no edifício da Biblioteca João Paulo II, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. A obra resulta da tese de doutoramento do autor. Trata-se de uma investigação centrada nos filmes exibidos comercialmente em Portugal durante os 25 anos posteriores a Abril de 1974, ou seja, cerca de sete mil títulos referenciados criticamente pelo Boletim Cinematográfico, publicação existente entre 1951 e 1998. O estudo, dentro da matéria cinematográfica em presença, foi direccionado para uma perspectiva educacional. A proposta desenvolve-se a partir do reconhecimento da importância do trabalho pedagógico realizado com filmes, a vários níveis, numa perspectiva que ultrapassa o entretenimento.
A apresentação da obra esteve a cargo de Vítor Reia-Baptista, professor na Universidade do Algarve. »»
Infografia em análise
O livro “Infografia da imprensa – História e análise ibérica comparada”, da autoria de Susana Almeida Ribeiro, jornalista do “Publico.pt”, será apresentado no dia 6 de Março, às 18 horas, na Hemeroteca Municipal de Lisboa. A apresentação da obra estará a cargo de António Granado, editor do jornal “Público” e professor na Universidade Nova de Lisboa. Trata-se de um livro integrado na Colecção Comunicação, dirigida por Mário Mesquita, e editada pela MinervaCoimbra. »»
Livro sobre Agustina Bessa-Luís

No âmbito das comemorações dos 60 anos de vida literária de Agustina Bessa-Luís, uma mulher também do jornalismo, é apresentado no dia 6 de Março, um livro que estabelece esse cruzamento e tem por título “Da Plurivocidade Vocabular em Agustina aos Galimatias do Medialecto”, da autoria de Mário Pinto, professor de Ciências da Comunicação na Universidade Fernando Pessoa (Porto). No prefácio da obra, assinado por Isabel Ponce Leão, pode ler-se que “Mário Pinto segue e persegue a sua função pedagógica e sancionadora da escrita da imprensa e encontra, em Agustina, uma cumplicidade caucionadora da sua luta sem tréguas. A tríade mulher, política e jornalismo é aqui manipulada para formatar o contraste entre as diatribes de uma prosaica linguagem jornalística e uma compreensível, clara, simples e correcta linguagem literária. Porque «do saber nascem cuidados», e também pela exemplar coerência da linha de investigação do autor, «Da Plurivocidade Vocabular em Agustina aos Galimatias do Medialecto» configura um precioso estudo que merece ser saudado de forma expressiva, e lido numa atitude reflexiva, porventura, ocasionalmente, de autoculpabilização”. »»

EDITORIAL

A neswsletter da SOPCOM nasceu com um objectivo fundamental: o de dar a conhecer, a todos os nossos Sócios, os diversos eventos que, em Portugal e no estrangeiro, estão previstos na área das Ciências da Comunicação. Ou seja: anunciar o futuro mais ou menos próximo.
Ora, e para dizer o óbvio, os anúncios precisam de anunciantes. Assim, aproveito este editorial para fazer um apelo a todos os Colegas: enviem-nos, por e-mail (pserra@ubi.pt ou catsofia@gmail.com) a informação sobre os diversos eventos que irão ter lugar na instituição em que trabalham. O ideal seria, mesmo que – e aproveito aqui uma sugestão do Presidente da SOPCOM, que tentaremos concretizar a pouco e pouco – em cada instituição, houvesse uma espécie de “correspondente” numa base regular.
Há candidatos?

Paulo Serra

 
AGENDA
14 de Março
III Jornadas Internacionais de Jornalismo subordinadas ao tema genérico "Jornalismo e Democracia Representativa"
Universidade Fernando Pessoa, Porto
26 a 28 de Março
Conferência " Cities in Film: Architecture, Urban Space and the Moving Image"
University of Liverpool, Inglaterra
27 e 28 de Março
IX Congreso de Periodismo Digital
Huesca, Espanha
31 de Março e 1 de Abril
Conferência "Innovations in communications: The role of users, industry, and policy"
Sevilha, Espanha
4 de Abril
Conferência Internacional "Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios"
Universidade do Minho, Braga
4 e 5 de Abril
International Symposium on Online Journalism
University of Texas at Austin, US
17 e 18 de Abril
Politics. Web 2.0: An International Conference
University of London, Inglaterra
18 e 19 de Abril
X Congresso de la Sociedad Española de Periodística - “Periodismo ciudadano – possibilidades y riesgos para el discurso informativo”
Universidad Pontifícia de Salamanca, Espanha
23 e 24 de Abril
III Congreso Internacional de Periodismo en la Red
II Facultad de Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid, Espanha
8 a 10 de Maio
Glocal 2.0 Blogging: Evolution Treated as Revolution
Skopje, Macedonia
9 de Maio
I Jornada Nacional de Doctorandos ULEPICC-España: Problemas metodológicos de la comunicación
Universidad Complutense de Madrid, Espanha
18 a 22 de Maio
8th World Media Economics and Management Conference (WMEMC)
Lisboa
18 a 20 de Julho
Conferência Internacional "Artistry and Industry: Representations of Creative Labour in Literature and the Visual Arts c. 1830-1900"
Exeter, Inglaterra
2 a 6 de Setembro
Intercom 2008 - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Natal, Brasil
12 a 14 de Setembro
International Reality Television Conference - "Reel Politics: Reality Television as a Platform for Political Discourse
Kadir Has University, Istambul, Turquia
21 a 23 de Setembro
Media, Communication and Humanity: Media@lse Fifth Anniversary Conference
Londres, Inglaterra
1 a 5 de Outubro
UFRAME - Festival Internacional de Vídeo Universitário
Porto
8 a 11 de Outubro
II Congreso de las Américas. Uniendo a las Américas: Explorando la Convergencia Mediática, la Comunicación Pública y la Comunicación Intercultural
Cidade do México, México
25 a 28 de Novembro
ECREA 2008 - 2nd European Communication Conference
Barcelona, Espanha
 
PROVAS ACADÉMICAS
Doutoramento em Ciências Sociais
Carlos José de Oliveira e Silva Rodrigues defende a sua tese de doutoramento intitulada “Universidades e desenvolvimento regional: uma nova perspectiva sobre a segunda revolução académica”, no dia 5 de Março. As provas têm lugar às 10 horas, na Sala de Actos Académicos da Universidade de Aveiro.
Doutoramento em Filosofia

"George Boole e as Origens da Lógica Moderna" é o tema da tese de doutoramento em Filosofia que João Alberto Cardoso Gomes Pinto vai defender no dia 10 de Março, pelas 15 horas, na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Serão arguentes os Professores Doutores José Miguel Saguilho Fernandez-Veja e Sofia Gabriela Assis de Moura Miguens.