Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
EDITORIAL
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
Assembleia-Geral da SOPCOM

Realiza-se no próximo dia 12 de Abril, às 14 horas, uma Assembleia-Geral da SOPCOM. A reunião terá lugar nas instalações do ISCTE. Da ordem de trabalhos fazem parte os seguintes pontos: 1) Informações; 2) Discussão e aprovação do Relatório de Actividades de 2007; 3) Discussão e aprovação do Relatório e Contas de 2007; 4) Apresentação, discussão e aprovação do Plano de Actividades para 2008; 5) Outros assuntos. »»

Ciclo de Conferências "Os Presidentes e a Televisão"

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da Universidade Nova de Lisboa, acolhe o ciclo de conferências “Os Presidentes e a Televisão". Os três últimos Presidentes da República Portuguesa – Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio – serão os protagonistas da iniciativa coordenada por Francisco Rui Cádima, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH.
As conferências vão permitir uma reflexão sobre a Televisão, nas suas múltiplas dimensões: histórica, política, social, institucional, e também sob o ponto de vista do pluralismo, da ética de antena, e do contributo da televisão pública e privada para a cidadania e para os desafios que se colocam ao País.
A primeira conferência a realizar no âmbito deste ciclo conta com a presença do ex-Presidente da República Ramalho Eanes e tem lugar no dia 3 de Abril, pelas 11 horas, no Auditório 1 da FCSH. No mesmo local, mas no dia 8 de Abril, pelas 12 horas, realiza-se a conferência com Jorge Sampaio. Mário Soares será o terceiro e último conferencista deste ciclo, em data a anunciar. As conferências serão seguidas de debate e a entrada é livre. »»

Desafios da Comunicação Intercultural

Realiza-se, no dia 4 de Abril, uma conferência internacional dedicada ao tema “Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios”. A iniciativa organizada no âmbito do “Ano Europeu do Diálogo Intercultural” terá lugar no Auditório B1 da Universidade do Minho. Esta conferência irá reunir um conjunto de investigadores de diversas Ciências Sociais e Humanas, com o objectivo de debater ideias e pontos de vista sobre os desafios inerentes à complexa e multifacetada realidade da comunicação entre culturas nos dias de hoje. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e do Núcleo de Estudos em Antropologia (NEA) do Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho. A entrada é livre.
Do programa destaca-se a participação de reputados investigadores internacionais, como por exemplo, Joseph Straubhaar (University of Texas at Austin), Darío Páez (Universidad del Pais Vasco), Ramon Sarro (Universidade de Lisboa/Universidad Pompeu Fabra, Barcelona). »»

III Jornadas de Publicidade e Comunicação

“A Publicidade para o Consumidor do Século XXI” é o tema das III Jornadas Publicidade e Comunicação a ter lugar no Auditório da Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto, no dia 10 de Abril. O evento procura englobar uma dupla perspectiva contemplando, por um lado, contributos do mundo académico através da apresentação de trabalhos de investigação científica e, por outro, participações que expressam a experiência e a realidade do mundo empresarial. A iniciativa é dirigida a alunos, professores e profissionais das áreas da comunicação e do marketing. »»

Michael Schudson na Universidade Católica

A Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, recebe entre os dias 15 e 17 de Abril, Michael Schudson, professor da Universidade da Califórnia (San Diego) e da Universidade de Columbia (Nova Iorque). A iniciativa surge no âmbito do programa de doutoramento de Ciências da Comunicação da UCP. O seminário a ter lugar no dia 15, entre as 18h30 e as 21h30, no auditório A2, é aberto ao público e será subordinado ao tema “Six or Seven Things News Can Do for Democracy”.
Michael Schudson  é autor de livros como “Discovering the News: A Social History of American Newspapers” (1978), “The Power of News” (1995), “The Sociology of News” (2003), entre outros. »»

Intercom 2008

No site oficial da Intercom estão agora formalizadas todas as regras para a participação no I Colóquio Brasil-Portugal de Ciências da Comunicação. O prazo final para a submissão de trabalhos está marcado para 13 de Junho e os participantes portugueses não precisarão pagar previamente a inscrição no congresso, devendo em vez disso solicitar autorização de acesso ao sistema pelo e-mail da Intercom. »»

Projecto da Universidade Fernando Pessoa

A Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto, está a desenvolver um projecto, coordenado por Jorge Pedro Sousa, que visa recuperar o pensamento jornalístico português produzido até ao 25 de Abril de 1974.
Alguns dos objectivos do grupo de investigadores da UFP, composto por professores doutorados e mestrandos, passam por localizar os livros sobre jornalismo editados até ao 25 de Abril de 1974 existentes nas bibliotecas públicas ou semi-públicas portuguesas; inventariar esses livros, construindo uma lista com indicação das respectivas cotas nessas bibliotecas; proceder à elaboração de fichas de leitura (resumos bibliográficos) das obras inventariadas; construir um site de livre acesso para difusão pública da informação obtida; e produzir um livro com três capítulos, respectivamente dedicados à evolução do pensamento jornalístico nacional na Monarquia, na Primeira República e no Estado Novo, incorporando, também, as fichas de leitura.
O projecto decorre entre 2007 e 2009 e conta com o apoio financeiro da Fundação Fernando Pessoa. »»

XI Jornadas de Ciências da Comunicação

“Verdade ou Consequência” foi o tema principal das XI Jornadas de Ciências da Comunicação, organizadas pelo grupo de alunos de Comunicação da Universidade do Minho – GACSUM. A iniciativa realizou-se nos dias 1 e 2 de Abril e contou com a participação de estudantes, professores, investigadores e jornalistas, entre outros, que debateram assuntos relacionados com as várias áreas das Ciências da Comunicação. Ao longo do encontro foram debatidos temas como “O Jornalismo é manipulação?”, “Realidade ou cosmética nas empresas”, “Desenvolvimento de Videojogos e Ambientes Interactivos” e “Novo perfil do profissional de comunicação”. »»

I Festival Internacional de Vídeo Universitário

A primeira edição do U.FRAME – Festival Internacional de Vídeo Universitário realiza-se entre os dias 1 e 5 de Outubro de 2008, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. A iniciativa resulta de uma cooperação entre a Universidade do Porto (UP) e a Universidade da Coruña (UDC), ao abrigo de um Convénio de Cooperação entre as duas instituições e vai levar a concurso as produções de alunos universitários de inúmeros países de todo o mundo.
Segundo a organização, a grande novidade do U.FRAME é a criação de duas categorias bastante específicas: há lugar para criações no mundo virtual do Second Life e para criações On-line (Media light).
O U.FRAME não esquece a tradição no que toca a festivais de cinema e apresenta também as habituais categorias: Documentário, Ficção, Animação e Experimental. O programa conta ainda com vários workshops e conferências dedicadas à área.
Podem concorrer alunos do Ensino Superior e graduados, que tenham acabado o curso há menos de um ano. Todas as obras terão de ser originais com uma duração máxima de 25 minutos. As obras a concurso deverão ser, obrigatoriamente, dobradas ou legendadas em português, galego, castelhano ou inglês. »»

Comunicação, Educação e Formação no Second Life

A conferência Comunicação, Educação e Formação no Second Life 2008 (cef^SL 2008) realiza-se na Universidade de Aveiro nos dias 26 e 27 de Junho. Com esta conferência pretende-se reunir a comunidade  científica, educativa e tecnológica lusófona interessada no desenvolvimento do conhecimento e na partilha de experiências de utilização do Second Life, como forma de complementar e enriquecer as experiências educativas nos mais diversos contextos de vida, de  trabalho e de aprendizagem formal e informal. As actividades do cef^SL 2008 serão complementadas por workshops que se realizarão durante o dia 28 de Junho, mediante inscrição.
Os artigos submetidos serão objecto de uma revisão double-blind, efectuada pelos membros da Comissão Científica e por revisores  especializados nesta área de investigação, indicados pelos membros da Comissão. A data limite para a submissão de artigos é 30 de Abril. »»

EUTIC 2008

Realiza-se entre os dias 22 e 25 de Outubro o Colóquio Internacional EUTIC 08 subordinado ao tema “Dinâmicas de desenvolvimento: na encruzilhada dos mundos”. A iniciativa pretende promover a reflexão sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos quadros do desenvolvimento sustentável. A sessão inaugural terá lugar na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa e as sessões de trabalho realizam-se nas instalações da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
A diversidade das intervenções permitirá alargar as perspectivas de cooperação internacional. Entre outros temas será discutido o “Desenvolvimento sustentável e a democracia electrónica (responsabilidade social)”, “O(s) Direito(s) no coração da Sociedade Digital”, “Mundos reais e virtuais” e “Grandes questões sobre o e-learning”.
O EUTIC 2008 é organizado pelo C.I.T.I. – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas da Universidade Nova de Lisboa. O primeiro colóquio internacional, em 2005, realizou-se na Universidade Michel de Montaigne (Bordeaux3), em 2006 a Universidade Livre de Bruxelas acolheu o evento e em 2007 foi a vez da Universidade de Atenas. »»

Conferência de Filosofia

O Instituto de Filosofia Prática (IFP) da Universidade da Beira Interior (UBI) promove no dia 29 de Abril, uma conferência com Herman Parret, U. Lovaina, subordinada ao tema “On Memory. The Fundamental Questions”. A iniciativa terá lugar na Sala dos Conselhos da UBI, pelas 17h30. No passado dia 13 de Março foi a vez de Ralf Huhn, U. Viena, falar sobre “Phenomenologie minimale: la motivation d'une centre-réduction radicale”. O IFP continuará a promover conferências durante o mês de Maio. »»

Curso de "Relação com os Media e Gestão de Crise"

Com o objectivo de dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos sobre o relacionamento eficaz com os meios de comunicação social vai realizar-se o curso de "Relações com os Media e Gestão de Crise”. A formação, promovida pela Formalpress, Lda., estará a cargo de Paulo Faustino, docente na Universidade Católica e IPL, investigador da JIBS (Suécia) e director da revista Media XXI, Pedro Pinto, docente universitário, especialista em comunicação e jornalista na TVI, e Pedro Luís Castro, docente Universitário, ex-jornalista da RTP, consultor de comunicação e director geral da Primeira Imagem.
A iniciativa tem como destinatários gestores, directores, assessores de imprensa, profissionais de comunicação e relações públicas, profissionais de marketing, dirigentes de organizações públicas e privadas e todos os interessados nesta temática. O curso irá realizar-se nos dias, 16 e 18 de Abril, em Lisboa, e nos dias 8 e 9 de Maio, no Porto. A formação terá também lugar nas cidades de Leiria e do Funchal, em data a anunciar.
Os interessados podem obter mais informações através do e-mail: cursos.formalpress@gmail.com. »»

Arquivo e Documentação na Era Digital

Realizou-se no dia 26 de Março o Fórum de Ciências Humanas – Arquivos e Documentação na Era Digital, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre. “O circuito documental” e “Arquivos e Transferência de Suporte” foram os principais temas abordados numa iniciativa que permitiu ainda debater questões relacionadas com os arquivos televisivos e com a gestão de informação aos mais diversos níveis. »»

 
LIVROS
Perspectivas Luso-Brasileiras sobre o Jornalismo

No decorrer das III Jornadas Internacionais de Jornalismo, que se realizaram na Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto, no dia 14 de Março, foi lançado o livro
"Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa - Perspectivas Luso-Brasileiras", que reúne textos de Marques de Melo, Aline Strelow, Antônio Hohlfeldt, Eduardo Meditsch, Felipe Pena, João Carlos Correia, Marialva Barbosa e Jorge Pedro Sousa. A obra é editada pelas Edições UFP. »»

"O Papel e o Pixel"

“O papel e o pixel” é o título do mais recente livro de José Afonso Furtado, docente na Universidade Católica. O livro foi apresentado no dia 19 de Março. Tal como pode ler-se na sinopse, a obra trata de grandes questões sobre o livro na era do digital. Percorrendo os capítulos “Livro electrónico e edição electrónica: tentativa de definição, Versões electrónicas e reconceptualização do livro no mundo digital, Mediação tecnológica e remediação, Técnicas, textos, usos. Questões cognitivas e práticas sociais”, o leitor encontrará uma reflexão actualizada do panorama actual do livro e da sua transformação em digital, sabendo que uma não anula a outra, antes torna os problemas diferentes, revolucionando as práticas de leitura e as aprendizagens cognitivas.
A apresentação do livro contou com a presença de Rui Zink, Nuno Seabra Lopes e Paulo Ferreira.. »»

Das "Narrativas Fílmicas" à "Retórica e Mediatização"

“Narrativas Fílmicas e Videojogos” e “Retórica e Mediatização: Da escrita à Internet” são as mais recentes publicações dos Livros Labcom.
A obra “Narrativas Fílmicas e Videojogos”, da autoria de Luís Nogueira, docente na Universidade da Beira Interior, resulta da tese de doutoramento do autor. “Contrapondo jogos e narrativas”, esta obra “procura compreender as características específicas de cada um destes sistemas textuais: o desafio e o relato, a emergência e a tangibilidade, a intervenção e a contemplação, a interpelação e a transparência, entre outras. Dividido em quatro grandes áreas de análise – acções, textos, tecnologias e procedimentos – procura-se neste livro identificar aspectos decisivos e específicos não só das narrativas fílmicas e dos videojogos, mas também, de forma mais abrangente, averiguar os princípios fundamentais da ludicidade e da narratividade”.
A obra “Retórica e Mediatização: Da escrita à Internet”, organizada por Paulo Serra e Ivone Ferreira, teve origem numas Jornadas subordinadas ao mesmo tema, que tiveram lugar na Universidade da Beira Interior em Janeiro de 2007 e que foram organizadas, conjuntamente, pelo Projecto Informação e Persuasão na Web, do LabCom (Laboratório de Comunicação Online), da UBI, e pelo Grupo de Trabalho de Retórica da SOPCOM. O tema das Jornadas foi desdobrado em três painéis, que constituem as três partes em que se divide este livro: Retórica e Publicidade, Retórica e Imagem e Retórica e Media. »»

Wikiworld

“Wikiworld - Political Economy and the Promise of Participatory Media” é o título de um livro da autoria de Juha Suoranta e Tere Vadén, da Universidade finlandesa de Tampere.  A obra está disponível on-line em PDF para download. “A Critical Paradigm of Education”, “Digital Literacy and Political Economy” e “Radical Monopolies: Schools, Computer Softwares and Social Media” são títulos de alguns capítulos deste livro. »»

EDITORIAL

Sócios da Sopcom, caros amigos,

A Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação foi fundada há dez anos, cerca de duas décadas depois da criação do primeiro curso de ensino em Comunicação Social na Universidade Portuguesa. Começava então a ganhar forma este movimento associativo, que é hoje uma realidade expressiva no contexto das Ciências Sociais e Humanas em Portugal.

Pode dizer-se que o caminho percorrido é extraordinário. Uma comunidade científica estabelecida de Norte a Sul do país, que realizou até à data cinco Congressos nacionais e constituiu sete Grupos de Trabalho permanentes. Um parceiro de cooperação associativa e científica estáveis com os países lusófonos, particularmente com o Brasil, de que resultaram já sete Congressos Lusófonos de Ciências da Comunicação, os Congressos Lusocom, e uma revista científica, o Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, com quatro edições, publicadas no Brasil, e uma edição no prelo, publicada em Portugal. Do mesmo modo, uma cooperação científica sólida com a Espanha, de que resultaram três Congressos Ibéricos de Ciências da Comunicação.

Relembro os primeiros Presidentes, a quem presto a minha homenagem, o Professor Aníbal Alves e o Professor Paquete de Oliveira, que foram também dois entusiastas maiores da nossa Associação e que souberam abrir-nos horizontes e conduzir-nos a estas paragens.

Nestes dez anos vimos as Ciências da Comunicação constituírem-se como área científica autónoma na Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com avaliações de projectos e de unidades de investigação autónomas e o escrutínio também autónomo de candidaturas a bolsas de pós-graduação.

Depois dos anos da fundação e da consolidação da Sopcom como estrutura associativa, é de esperar que ela saiba ajudar a comunidade científica a trilhar o actual e exigente desafio da sua internacionalização.

Moisés de Lemos Martins

 
AGENDA
4 de Abril
Conferência Internacional "Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios"
Universidade do Minho, Braga
4 e 5 de Abril
International Symposium on Online Journalism
University of Texas at Austin, US
10 de Abril
III Jornadas de Publicidade e Comunicação subordinadas ao tema "A Publicidade para o Consumidor do Séc. XXI
Universidade Fernando Pessoa, Porto
11 e 12 de Abril
Conferência Internacional "Que Informação para o Consumidor?"
Porto
15 de Abril
Conferência "Six or Seven Things News Can Do for Democracy" proferida por Michael Schudson
Auditório A2, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
17 e 18 de Abril
Politics. Web 2.0: An International Conference
University of London, Inglaterra
18 e 19 de Abril
X Congresso de la Sociedad Española de Periodística - “Periodismo ciudadano – possibilidades y riesgos para el discurso informativo”
Universidad Pontifícia de Salamanca, Espanha
21 de Abril
Conferência sobre "Jornalismo e Internet"
Com Ian Bogost e Carlos Scolari, Universidade da Beira Interior, Covilhã
23 e 24 de Abril
"III Congreso Internacional de Periodismo en la Red"
II Facultad de Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid, Espanha
6 e 7 de Maio
III Jornadas sobre Retórica e Mediatização
Universidade da Beira Interior, Covilhã
8 a 10 de Maio
Glocal 2.0 Blogging: Evolution Treated as Revolution
Skopje, Macedonia
9 de Maio
I Jornada Nacional de Doctorandos ULEPICC-España: Problemas Metodológicos de la Comunicación
Universidad Complutense de Madrid
18 a 22 de Maio
8th World Media Economics and Management Conference (WMEMC)
Lisboa
18 a 20 de Julho
Conferência Internacional "Artistry and Industry: Representations of Creative Labour in Literature and the Visual Arts c. 1830-1900"
Exeter, Inglaterra
2 a 6 de Setembro
Intercom 2008 - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Natal, Brasil
12 a 14 de Setembro
International Reality Television Conference - "Reel Politics: Reality Television as a Platform for Political Discourse"
Kadir Has University, Istambul, Turquia
21 a 23 de Setembro
Media, Communication and Humanity: Media@lse Fifth Anniversary Conference
Londres, Inglaterra
1 a 5 de Outubro
UFRAME - Festival Internacional de Vídeo Universitário
Porto
8 a 11 de Outubro
II Congreso de las Américas. Uniendo a las Américas: Explorando la Convergencia Mediática, la Comunicación Pública y la Comunicación Intercultural
Cidade do México, México
20 de Outubro
Encontro sobre Web 2.0
Universidade do Minho, Braga
25 a 28 de Novembro
ECREA 2008 - 2nd European Communication Conference
Barcelona, Espanha
 
PROVAS ACADÉMICAS
Doutoramento sobre Webrádio

“Webrádio: novos géneros, novas formas de interação” foi o tema da tese de doutoramento defendia por Nair Prata, na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no Brasil. Parte do trabalho da investigadora foi realizado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, na Universidade do Minho.
O principal objectivo desta tese é “conhecer os novos géneros e as novas formas de interacção na webrádio. Para se chegar a esse fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com corpus delimitado a 30 emissoras de rádio agrupadas em três grandes grupos (hertzianas, hertzianas com presença na internet e webrádios). Em cada grupo, foram estudadas as duas categorias de análise desta tese: género e interacção. Como parte do estudo da interacção nas webádios, foi feito ainda um levantamento sobre a usabilidade das homepages”.

Mestrados em Ciências da Comunicação

“A representação da delinquência juvenil nos media noticiosos: estudo de caso do «Público» e do «Correio da Manhã» (1993-2003)” foi o tema da dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação – Estudo dos Media e de Jornalismo que Maria José Lisboa Brites de Azeredo defendeu no dia 6 de Março de 2008. As provas realizaram-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Na mesma instituição, no dia 7 de Março, Renata Melo Ramalho Moreira defendeu a dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação – Estudo dos Media e de Jornalismo subordinada ao tema “Os jornalistas como fonte".