Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
EDITORIAL
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
Inscrições abertas para o Colóquio Brasil-Portugal

Estão oficialmente abertas as inscrições para o I Colóquio Brasil-Portugal de Ciências da Comunicação que decorre nos dias 2 e 3 de Setembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, no Brasil. Trata-se de um evento paralelo ao XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a realizar entre os dias 2 e 6 do mesmo mês.
Os interessados podem inscrever-se e submeter os trabalhos no site oficial do encontro. O pagamento será feito no Brasil. Segundo a organização do evento, cinco participantes lusos terão o alojamento pago em Natal pela Intercom. A selecção será feita pelos coordenadores do colóquio. »»

Escolas de Cinema e Audiovisual assinam protocolo de colaboração

Foi assinado no dia 13 de Maio, na Escola Superior Artística do Porto (ESAP), o protocolo de colaboração que prevê a criação da Federação de Escolas Portuguesas de Cinema e Audiovisual. Na cerimónia esteve presente José Pedro Ribeiro, director do ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual), para além dos representantes das cinco escolas nacionais que, nesta fase, assinaram o documento: Manuel Costa e Silva, director do Curso de Cinema e Audiovisual da ESAP; Manuel Damásio, director da licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona; Olívia Marques da Silva, em representação da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo; Joaquim Mateus Paulo Serra, presidente do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior; e António-Pedro Vasconcelos, director da licenciatura em Cinema, Televisão e Cinema Publicitário da Universidade Moderna. No futuro, poderão juntar-se a estas, outras instituições. A futura federação tem como principais objectivos: estimular uma maior cooperação inter-escolas nas áreas da formação e produção; promover a circulação de professores, alunos e equipamentos; funcionar como interlocutor privilegiado junto dos organismos nacionais e internacionais do sector; facilitar a partilha de informação relevante entre as diversas instituições de ensino; criar plataformas de exibição e circulação dos trabalhos produzidos nas diversas escolas; proporcionar a inserção profissional dos futuros diplomados. »»

6º Congresso SBPJor

Está aberto o prazo para a submissão de trabalhos para o 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (6º SBPJor) que terá lugar entre os dias 19 e 21 de Novembro na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), no Brasil. “A construção do campo do jornalismo no Brasil” é o tema desta edição. A conferência internacional de abertura será proferida por Silvio Waisbord, da George Washington University, que falará sobre “ Modelos de Jornalismo na América Latina”. Manuel Pinto, professor na Universidade do Minho, marcará  presença no encontro numa sessão subordinada ao tema “Categorias contemporâneas da pesquisa em Jornalismo”. »»

Novo número da revista OBS*

Está on-line o mais recente número da revista Observatorio (OBS*), uma publicação do OberCom – Observatório de Comunicação. Neste número é possível encontrar duas partes distintas. A primeira é constituída por vários artigos em inglês apresentados no seminário sobre “Future Directions in Broadband Scenarios and New ways to Design Scenarios”, que teve lugar em Moscovo, em 2007. Na segunda parte encontram-se dez artigos apresentados no último Congresso da Sopcom, realizado na Universidade do Minho, entre os dias 6 e 8 de Setembro do mesmo ano. »»

Reflexão sobre cinema documental

O Doc’s Kingdom (Seminário Internacional sobre Cinema Documental) decorre entre os dias 17 e 22 de Junho. Trata-se de “um encontro de reflexão sobre cinema documental contemporâneo que se realiza desde o ano 2000 em Serpa. Visa uma melhor compreensão dos caminhos do cinema, através da projecção de filmes produzidos nos últimos anos, proporcionando debates colectivos a partir de obras concretas, de acordo com uma temática orientadora”.
A paisagem é o ponto de partida do programa de filmes e debates desta edição. A iniciativa conta já com as presenças confirmadas de João Mário Grilo, Jean Breschand, Keja Ho Kramer, Jean-Claude Rousseau, João Nisa, James Benning, Inês Sapeta Dias, Sylvie Lindeperg, Pedro Pinho, Frederico Lobo, Miguel Gome e Nicolas Philibert. As inscrições estão abertas até ao dia 10 de Junho. »»

RESET 2008

O RESET 2008 – IV Mostra de Projectos dos alunos finalistas do curso de Design Multimédia da Universidade da Beira Interior (UBI) decorre entre os dias 9 e 15 de Junho.  Na mostra poderão ser vistos trabalhos das mais diversas áreas do Design, como animações, infografias, ilustrações de ensaio de linguagem criativa, projectos interactivos comerciais, projectos interactivos livres e performances, e ainda outros trabalhos de carácter mais individual e de autor. A par da iniciativa vão realizar-se workshops orientados por convidados ligados às mais diversas áreas do Design.
O RESET 2008 terá lugar na Real Fábrica Veiga do Museu dos Lanifícios da UBI. A entrada é gratuita. »»

Cidadania 2.0?

Podemos falar de uma cidadania 2.0? Esta questão foi o mote para a realização de um seminário de investigação sobre o tema “Las nuevas formas de participación de la ciudadanía plural en los medios de comunicación”, que decorreu no dia 5 de Junho, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. O seminário contou com a orientação de quatro professores do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona. »»

Summer Institute in Digital Media

Foi oficialmente aberto o primeiro Summer Institute in Digital Media realizado em Portugal. A cerimónia de abertura teve lugar no dia 2 de Junho, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O primeiro Summer Institute em Media Digital, no âmbito do Programa UT Austin/Portugal, CoLab decorre até 28 de Junho. Ao longo da iniciativa vão decorrer seis workshops intensivos, com duração de uma a duas semanas, palestras públicas e um ciclo de cinema, realizado em colaboração com a Cinemateca Portuguesa. »»

Conferência com o Porta-Voz da Comissão Europeia

“Comunicar a Europa: A política de informação da Comissão Europeia” foi o tema da conferência proferida por Johannes Laitenberger, porta-voz da Comissão Europeia, no dia 29 de Maio, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. O evento foi organizado por esta instituição juntamente com a Associação Portuguesa de Imprensa e a APECOM (Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas). A conferência surge no âmbito do designado “Plano D – Democracia, Diálogo, Debate”, decidido e executado pela Comissão Europeia como contributo para o debate público das questões europeias no âmbito do processo de ratificação em curso do Tratado de Lisboa. »»

Fundador do El País na Universidade Lusófona

Juan Luís Cebrián, fundador do El País e Vice-Presidente do Grupo Prisa, esteve na Universidade Lusófona para falar sobre “A Economia dos Media em Portugal e Espanha, Hoje”. A evolução do mercado ibérico dos media e as implicações dos fenómenos económicos no exercício da profissão do jornalista foram alguns dos temas abordados na iniciativa que assinalou a criação da Escola de Artes, Comunicação e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Juan Luís Cebrián abordou questões relacionadas com a democracia participativa, nomeadamente através dos blogues, e sublinhou a importância da medição jornalística. A conferência realizada no dia 15 de Maio contou ainda com os comentários de António José Teixeira, Subdirector de Informação da SIC e Director da SIC Notícias. »»

Arte e Design em Coimbra

Decorreu até 6 de Junho o Encontro de Arte e Design na Escola Superior de Educação de Coimbra. A iniciativa contou com a realização de conferências, workshops, exposições e com a participação de vários profissionais da área do design. »»

X Semana Internacional do Audiovisual e Multimédia

A Universidade Lusófona acolheu entre os dias 19 e 30 de Maio, a X Semana Internacional do Audiovisual e Multimédia. Ao longo de duas semanas realizaram-se conferências, workshops e  mostras de documentários. A iniciativa reuniu alunos, docentes, investigadores e convidados internacionais. »»

Conferência de Filosofia

Realizou-se no dia 28 de Maio mais uma conferência promovida pelo Instituto de Filosofia Prática da Universidade da Beira Interior. Sarah Allen da U. Concórdia, em Montreal, falou sobre “A Philosophy of the Neutral? Levinas, Heidegger and Multiculturalism”. »»

Novos media e convergência

Miguel Martins, editor do Expresso Multimédia, foi o orador convidado para um debate subordinado ao tema “Os novos media e a idade da convergência”. A iniciativa realizou-se no dia 2 de Junho, na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Analisar as tendências e os desenvolvimentos recentes no domínio dos media, em tempos de transição para sistemas integrados multimédia e on-line foi o principal objectivo desta acção. »»

Futuro da imprensa regional em debate

“Jornalismo regional – novos desafios” foi o tema da tertúlia organizada pela Associação de Jovens Jornalistas Portugueses – Youth Press Portugal, no dia 4 de Junho. A iniciativa, que teve lugar no Sindicato dos Jornalistas, contou com as presenças de Pedro Coelho, jornalista da SIC, e Pedro Brinca, director do Setúbal na Rede. Analisar o panorama actual dos media regionais e apontar respostas para os desafios que se colocam foram alguns dos pontos abordados. »»

 
LIVROS
A evolução do audiovisual europeu
“A Crise do Audiovisual Europeu. 20 Anos de Políticas Europeias em Análise” é o título do mais recente livro de Francisco Rui Cádima, professor na Universidade Nova de Lisboa. Trata-se de “uma visão crítica da evolução do audiovisual europeu ao longo dos últimos vinte anos (sensivelmente no período de 1987 a 2007), procurando identificar-se ao longo da obra algumas razões de um impasse e de uma demissão institucional face ao elevados valores da cultura europeia que teimam em não emergir, sobretudo no audiovisual público europeu, que é, como se sabe, tutelado pelos Estados-membros e, também, por muito que não pareça, pela própria União Europeia”. A apresentação da obra foi feita no dia 2O de Maio, no decorrer da 8ª Conferência Mundial de Economia e Gestão dos Media realizada na Universidade Católica Portuguesa. »»
Crianças e Televisão
“A Criança e a Televisão. Contributos para o Estudo da Recepção” é o título do livro de Sónia Carrilho. A obra foi apresentada no dia 3 de Junho, no Salão Nobre do Palácio da Independência e contou com a apresentação de Cristina Ponte. O livro, resultado da dissertação de mestrado da autora, é editado pela BonD Books | Books on Demanda, marca registada da Quimera Editores. »»
Análise sobre "Blogs y Medios"

José Manuel Noguera disponibilizou on-line a sua tese de doutoramento intitulada “Blogs y Medios. Las claves de una relación de interés mutuo”. José Manuel Noguera é professor na Universidad Católica San Antonio de Múrcia e autor do blogue “La Azotea”. »»

EDITORIAL

Está a findar mais um ano lectivo nas instituições de Ensino Superior portuguesas.
È, portanto, a altura própria para um balanço do que passou e uma esperança em relação ao que virá.
Em termos de balanço, o ano lectivo que agora finda fica marcado por dois factos fundamentais: o primeiro, a discussão e aprovação, pelas várias instituições do Ensino Superior, dos Estatutos decorrentes do RJIES, e que constituirão a sua Magna Carta para os anos mais próximos; o segundo, o apertar do verdadeiro garrote financeiro a que, de há uns anos a esta parte, as mesmas instituições têm vindo a ser sujeitas.
Quanto à esperança, ela não deixa de ser modesta: ela é a de que, no próximo ano lectivo, se veja finalmente a cor das verbas para investigação que têm vindo a ser anunciadas, “re-anunciadas” e “tre-anunciadas” pelo ministério da tutela...

Paulo Serra

 
AGENDA
10 e 11 de Junho
Simpósio "Culture in Conflict"
Cranfield University, Inglaterra
11 e 12 de Junho
Europe on Screen: Issues in the Future Distribution and Exhibition of European Cinema
University of Salford, Inglaterra
17 de Junho
Public Talk: "Youth and New Media", com Craig Watkins
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
20 de Junho
Public Talk: "Remapping the Digital Divide", com Sharon Strover
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
18 a 20 de Julho
Conferência Internacional "Artistry and Industry: Representations of Creative Labour in Literature and the Visual Arts c. 1830-1900"
Exeter, Inglaterra
20 a 25 de Julho
International Association for Media and Communication Research 2008
Estocolmo, Suécia
2 a 6 de Setembro
Intercom 2008 - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Natal, Brasil
12 a 14 de Setembro
International Reality Television Conference - "Reel Politics: Reality Television as a Platform for Political Discourse"
Kadir Has University, Istambul, Turquia
18 a 20 de Setembro
Genre, Ideology and Culture in the Cinema Conference
Jaca, Espanha
21 a 23 de Setembro
Media, Communication and Humanity: Media@lse Fifth Anniversary Conference
Londres, Inglaterra
1 a 5 de Outubro
UFRAME - Festival Internacional de Vídeo Universitário
Porto
8 a 11 de Outubro
II Congreso de las Américas. Uniendo a las Américas: Explorando la Convergencia Mediática, la Comunicación Pública y la Comunicación Intercultural
Cidade do México, México
20 de Outubro
Encontro sobre Web 2.0
Universidade do Minho, Braga
19 a 21 de Novembro
6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Universidade Metodista de São Paulo, Brasil
25 a 28 de Novembro
ECREA 2008 - 2nd European Communication Conference
Barcelona, Espanha
11 e 12 de Dezembro
I Congresso Internacional de Ciberjornalismo
Universidade do Porto, Porto
 
PROVAS ACADÉMICAS
Orientação ética na arte contemporânea

“Anything goes? Uma discussão sobre a necessidade de uma orientação ética na arte contemporânea?” foi o tema da dissertação de mestrado defendida por David Rodrigues dos Santos. A prova académica em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias teve lugar no dia 14 de Maio, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

"O panoptismo e o corpo dócil do consumidor"

Ana Sofia Moniz Mendonça Pinto de Melo defendeu no dia 15 de Maio a dissertação de mestrado intitulada “O panoptismo e o corpo dócil do consumidor”. A prova académica em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias realizou-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.