Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
EDITORIAL
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
Actas do 5º Congresso da Sopcom disponíveis on-line

Já está disponível para consulta o livro digital "Comunicação e Cidadania. Actas do 5º Congresso da SOPCOM". A publicação é composta pelas comunicações apresentadas no referido congresso realizado em Braga, entre os dias de 6 e 8 de Setembro de 2007. No total são mais de 2700 páginas dedicadas às temáticas abordadas nas várias sessões que compuseram o evento. Segundo a organização está prevista a publicação de um volume à parte, contendo as comunicações apresentadas nas sessões plenárias. »»

Curso breve na Universidade do Algarve

“Locative media. Comunicação, Mobilidade e Espaço Urbano” é o tema do curso breve que irá ter lugar na Universidade do Algarve, no dia 17 de Julho, entre as 15 e as 18 horas. O curso será ministrado por André Lemos, professor da FaCom da Universidade Federal da Bahia, no Brasil. A iniciativa é organizada pelo CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, pelo GT Estudos Fílmicos da Sopcom e pelo Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes. O curso pretende discutir os processos de "desterritorialização (pelo virtual)"; de "não-lugar" e "non sense of places" e o enfraquecimento da experiência social e sistemas de controle e vigilância nas cidades contemporâneas. Smart Mobs, Location Based, Mobile Games, Anotações Urbanas, Mapeamento e Geolocalização serão alguns dos conceitos a ser abordados. »»

Over & Out 2008

Decorre no dia 17 de Julho o Over & Out 2008 – Festa de Encerramento da Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia (CVCM) da Universidade Lusófona. No âmbito desta iniciativa serão lançados os livros “A Linha do Design”, da autoria de Luís Alegre, “Cinema e Tecnologia. Pós-Produção e Transformação da Imagem”, de Jorge Carvalho, e “Escritos com Música”, um livro de contos da autoria dos alunos do 1º ano de CVCM. O Over & Out inclui ainda a realização de exposições e entrega de prémios aos melhores trabalhos realizados no ano lectivo que agora termina. »»

Mudanças no jornalismo em análise no Minho

A Universidade do Minho acolhe no dia 26 de Setembro o seminário “Jornalismo: mudanças na profissão, mudanças na formação”. A iniciativa contará com a presença de João Canavilhas, especialista em webjornalismo e docente da Universidade da Beira Interior, António Granado, editor do Publico.pt e docente de Jornalismo na Universidade Nova de Lisboa, Luísa Bessa, directora-adjunta do Jornal de Negócios, Pedro Leal, jornalista da Rádio Renascença e docente do Curso de Jornalismo da Universidade do Porto, e David Pontes, director-adjunto da Agência Lusa. Em breve será divulgado o nome do orador convidado para a conferência de abertura.
O seminário organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) procurará analisar as transformações que se têm vindo a verificar na actividade jornalística, bem como reflectir sobre os desafios que se colocam à formação e ao desempenho da profissão. »»

Prémios de Ciberjornalismo

No âmbito do I Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que terá lugar no Porto, nos dias 11 e 12 de Dezembro, o ObCiber decidiu criar os Prémios de Ciberjornalismo que visam reconhecer, anualmente, o que de melhor é produzido em Portugal nesta área. Podem candidatar-se os sites de media noticiosos portugueses com actualização regular na Web: generalistas, temáticos, nacionais, regionais e académicos. As categorias são as seguintes: Excelência Geral em Ciberjornalismo; “Breaking News”, Reportagem Multimédia, Videojornalismo Online, Infografia Digital e Ciberjornalismo Académico. O regulamento e o formulário de candidatura estão disponíveis on-line. »»

Projecto Euromeduc

Uma equipa de investigadores da Universidade do Algarve integra o Projecto Euromeduc com o objectivo de desenvolver trabalho de pesquisa, reflexão e debate sobre “Media Literacy and the Appropriation of Internet by Young People”. Neste contexto, realizou-se em Paris, entre os dias 30 de Junho e 2 de Julho, o seminário “L´éducation aux médias par les dispositifs de production de médias par les jeunes”. Entre os dias 17 e 19 de Novembro de 2008, terá lugar em Bruxelas o seminário “L’education aux médias tout au long de la vie: pratiques innovantes dans le monde extra scolaire”, e entre os dias 16 e 18 de Fevereiro realiza-se em Faro o seminário “Education aux médias et appropriation d’Internet par les jeunes”. O congresso final, onde serão apresentados os resultados dos três seminários, terá lugar em Bellaria, Itália, entre os dias 13 e 16 de Maio do próximo ano. »»

Cursos de Verão na Lusófona

A Universidade Lusófona do Porto (ULP) está a promover Cursos de Verão, com duração de 30 horas, destinados a estudantes universitários, estudantes do 12.º ano e público em geral. “Escrita”, “Banda Desenhada e Ilustração”, e “Dinâmicas Comunicacionais e Desenvolvimento Pessoal” são os cursos desenvolvidos que apresentam uma componente prática acentuada, conciliando técnicas e exercícios práticos com as abordagens teóricas respectivas e de actualidade. A organização está a cargo da licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura da ULP. »»

Sociologia da Comunicação

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa recebe, nos dias 17 e 18 de Outubro, a iniciativa “Sociology of Communications and Media Research Network Meeting”. Trata-se de um evento organizado pela FCSH e pelo Centro de Investigação Media & Jornalismo (CIMJ). “Media in Europe – European Media: European Network Conflicts” será o tema central do encontro. »»

Pós-Graduação em Tratamento e Análise de Dados com SPSS

O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa promove uma Pós-Graduação em Tratamento e Análise de Dados com SPSS para o ano lectivo 2008/2009. Com este curso, coordenado pelo professor Ricardo Ramos Pinto, pretende-se dotar os candidatos de ferramentas e metodologias capazes de garantirem o rigor em problemas de investigação, sejam de natureza pessoal ou do domínio organizacional. A Pós-Graduação é dirigida a todos os interessados em obter formação em tratamento e análise de dados, titulares do grau de licenciado, principalmente nas áreas de Ciências Sociais, Psicologia, Saúde, Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Políticas, Gestão, Engenharia e outras áreas onde o tratamento e análise de dados tenha relevância. »»

Prémio Jornalístico sobre Saúde e Ambiente

Este ano, o 4º Prémio Jornalístico da Associação de Municípios Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis vai premiar trabalhos sobre Saúde e Ambiente. Os interessados podem candidatar-se até ao dia 30 de Setembro com trabalhos publicados na Imprensa, na Rádio, ou na Televisão. O valor do prémio é de 3741 euros, sendo o júri constituído por dois representantes da Rede, um representante da Escola Nacional de Saúde Pública, um representante da Direcção-Geral da Saúde e um representante do Sindicato dos Jornalistas. »»

"Escrita de Guião para Cinema"

Nos dias 11, 12 e 13 de Julho realiza-se em Lagos a segunda parte do wokshop  “Escrita de Guião para Cinema” por António Pedro-Vasconcelos. A acção visa o desenvolvimento da escrita de guiões com temática relacionada com a região, podendo ser sobre temas culturais, históricos, sociais ou de carácter mais generalista, em que a acção, ou parte dela, decorra no Algarve.  A primeira parte teve lugar nos dias 27, 28 e 29 de Junho. O workshop, que recebe o apoio da Algarve Film Commission, tem como entidade produtora a Oficina de Filmes e promoção da Câmara Municipal de Lagos. »»

 
LIVROS
Estudo sobre media e minorias em livro

“Do Bidonville ao Arrastão. Media, Minorias e Etnicização” é o título do livro de José Ricardo Carvalheiro, docente na Universidade da Beira Interior. A apresentação da obra, que foi lançada no dia 27 de Junho, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, esteve a cargo de Paquete de Oliveira e decorreu no âmbito do VI Congresso de Sociologia. O livro é editado pela Imprensa de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Na sinopse da obra pode ler-se que “os fluxos de portugueses para França e de cabo-verdianos para Portugal formaram as maiores «comunidades» estrangeiras em Paris e Lisboa, partilharam semelhanças sociológicas e produziram numerosos descendentes, grande parte dos quais são agora adultos jovens. São estes filhos de migrantes o objecto duplo desta pesquisa. Quais têm sido as modalidades da sua integração social e simbólica nas nações em que vivem? Em que dinâmicas identitárias se envolvem? Que discursos sobre si existem na sociedade e nos media? E quais os discursos que eles próprios praticam? Que posições, finalmente, a sua mediatização permite ou encoraja? A pesquisa segue o olhar destes jovens e retém, nas suas relações sociais, diferenças que continuam a fazer diferença”. »»

"O Jornalista em Construção" na Biblioteca Municipal de Espinho
O mais recente livro de Joaquim Fidalgo, "O Jornalista em construção", foi apresentado por Rui Osório, no dia 27 de Junho, na Biblioteca Municipal de Espinho, numa iniciativa da autarquia. O livro, com edição da Porto Editora, é o resultado da tese de doutoramento do autor e “procura analisar o percurso histórico feito pelos jornalistas, sobretudo entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, com vista à afirmação da sua actividade como uma autêntica profissão, socialmente reconhecida e juridicamente legitimada”. »»
Agenda mediática e infância

Lídia Marôpo lançou o seu livro “A Construção da Agenda Mediática da Infância” no dia 24 de Junho, na Livraria Almedina, em Lisboa. A apresentação da obra esteve a cargo de Armando Leandro, Juiz Conselheiro e presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco. O livro com edição dos Livros Horizonte faz parte da Colecção Media e Jornalismo. »»

Memória da Imprensa Estudantil Universitária

O lançamento do 2º volume da “Memória da Imprensa Estudantil Universitária” teve lugar no dia 3 de Julho, na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa. A iniciativa é do Núcleo de Investigação Histórica de “Os Fazedores de Letras”, com o apoio da Reitoria da Universidade de Lisboa, do Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Centro de História da Universidade de Lisboa (Grupo de Investigação – Memória e Historiografia). »»

Destinos do Jornal

Lourival Sant’Anna é o autor do livro “O Destino do Jornal”. O lançamento oficial da obra decorreu no dia 30 de Junho, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. O autor analisou três dos principais diários brasileiros no sentido de observar a forma como se enfrentam os desafios da sociedade actual. O evento contou com a participação dos directores editoriais e de redacção Otávio Frias Filho, da Folha de S. Paulo, Ricardo Gandour do Estadão e Rodolfo Fernandes de O Globo. »»

EDITORIAL

A pouco e pouco, a Newsletter da SOPCOM tem vindo a fazer o seu caminho. Nota-se, de número para número, uma preocupação de dar cada vez melhor conta das diversas actividades que os seus associados e as instituições a que pertencem vão promovendo. (Já agora, renovo aqui o apelo para que uns e outras nos enviem todas as informações que considerem relevantes).
Dessas actividades permito-me destacar, neste número, a publicação, pelos colegas da Universidade do Minho, do livro digital "Comunicação e Cidadania. Actas do 5º Congresso da SOPCOM" (Org. de Moisés de Lemos Martins e Manuel Pinto). O livro, que reúne as comunicações apresentadas no congresso realizado em Braga, em Setembro de 2007, é uma obra magna de mais de 2700 páginas.
A publicação dessas actas é, sem dúvida, mais um importante serviço que a SOPCOM presta não só aos seus associados como à generalidade dos estudiosos das Ciências da Comunicação em Portugal, no Brasil e na generalidade de língua oficial portuguesa.

Paulo Serra

 
AGENDA
18 a 20 de Julho
Conferência Internacional "Artistry and Industry: Representations of Creative Labour in Literature and the Visual Arts c. 1830-1900"
Exeter, Inglaterra
20 a 25 de Julho
International Association for Media and Communication Research 2008
Estocolmo, Suécia
2 a 6 de Setembro
Intercom 2008 - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Natal, Brasil
12 a 14 de Setembro
International Reality Television Conference - "Reel Politics: Reality Television as a Platform for Political Discourse"
Kadir Has University, Istambul, Turquia
18 a 20 de Setembro
Genre, Ideology and Culture in the Cinema Conference
Jaca, Espanha
21 a 23 de Setembro
Media, Communication and Humanity: Media@lse Fifth Anniversary Conference
Londres, Inglaterra
26 de Setembro
Seminário "Jornalismo: mudanças na profissão, mudanças na formação"
Universidade do Minho, Braga
1 a 5 de Outubro
UFRAME - Festival Internacional de Vídeo Universitário
Porto
8 a 11 de Outubro
II Congreso de las Américas. Uniendo a las Américas: Explorando la Convergencia Mediática, la Comunicación Pública y la Comunicación Intercultural
Cidade do México, México
17 e 18 de Outubro
The End of Journalism - Technology, Education and Ethics Conference (2008 International Conference)
University of Bedfordshire, Luton, UK
20 de Outubro
Encontro sobre Web 2.0
Universidade do Minho, Braga
30 de Outubro a 2 de Novembro
The 2008 Biennial Conference - Film and Science: Fictions, Documentaries and Beyond
Chicago, Estados Unidos
17 a 19 de Novembro
Seminário "L'education aux médias tout au long de la vie: pratiques innovantes dans le monde extra scolaire"
Bruxelas
19 a 21 de Novembro
6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Universidade Metodista de São Paulo, Brasil
25 a 28 de Novembro
ECREA 2008 - 2nd European Communication Conference
Barcelona, Espanha
11 e 12 de Dezembro
I Congresso Internacional de Ciberjornalismo
Universidade do Porto, Porto
16 a 18 de Fevereiro
Seminário "Education aux médias et appropriation d'Internet par les jeunes"
Universidade do Algarve, Faro
 
PROVAS ACADÉMICAS
Doutoramento em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação

Benedita Portugal e Melo defendeu a sua tese de doutoramento em Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), no dia 17 de Junho. Neste trabalho a autora analisou o modo como o jornal Público tratou a questão dos rankings escolares, entre 2001 e 2003 e as percepções sobre o mesmo assunto por parte de professores do 12º ano.

Doutoramento sobre Economia e Gestão dos Media

Paulo Faustino defendeu, no dia 23 de Junho, a sua tese de doutoramento intitulada “Economia, gestão e concentração dos media: tendências e dinâmicas na imprensa num contexto multimédia”, na Universidad Complutense de Madrid. O trabalho dividiu-se em quatro partes: estudo e estatísticas da imprensa; economia, gestão e marketing na imprensa; concentração nos media; análise empírica e tendências na imprensa.

Doutoramento em Ciências da Comunicação

Realizam-se na Sala dos Actos da Reitoria da Universidade da Beira Interior as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Carlos Figueiredo. No dia 17 de Julho será feita a apreciação da prova complementar, intitulada "Cinema de Griffith". No dia 18 de Julho, o autor defende a tese intitulada "Espaço cénico no cinema – computação gráfica e representação".

Doutoramento sobre "Democracia, Participação e Sociedade da Informação"

“Democracia, Participação e Sociedade da Informação - Saliência da participação e da democracia nos documentos das políticas públicas globais para a sociedade da informação, na união europeia e nos estados membros, de 1994 a 2000” é o tema da tese de doutoramento em Sociologia que será defendida por Filipe Montargil. As provas realizam-se no dia 11 de Julho, pelas 10 horas, na Sala dos Actos da Universidade de Évora.