Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
EDITORIAL
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
Congresso em Estocolmo com forte presença portuguesa

A conferência anual da International Association of Media and Communication Research (IAMCR) realizada entre os dias 20 e 25 de Julho, em Estocolmo, na Suécia, contou com a participação de vários investigadores portugueses. A edição deste ano foi subordinada ao tema “Media and Global Divides”. Manuel Pinto, Helena Sousa, Felisbela Lopes, Madalena Oliveira, Joaquim Fidalgo, Sandra Marinho, Sara Pereira, Zara Pinto-Coelho e Silvana Mota-Ribeiro foram alguns dos representantes da Universidade do Minho (UM). Cristina Ponte, da Universidade Nova de Lisboa, e Anabela Gradim, da Universidade da Beira Interior, marcaram também presença na iniciativa, que contou ainda com outros investigadores portugueses, de diferentes instituições e das mais diversas áreas relacionadas com Ciências da Comunicação. Mudanças verificadas no jornalismo, televisão para crianças, educação e media, Internet, publicidade e política foram alguns dos temas abordados.
Neste congresso, Joaquim Fidalgo, da UM, foi eleito vice-presidente da Secção de Investigação e Formação em Jornalismo da IAMCR. Helena Sousa, da mesma instituição, exerce, há três anos, o mesmo cargo na secção de “Economia e Política”.
No próximo ano, a conferência da IAMCR terá lugar na Cidade do México. O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da UM, em colaboração com a SOPCOM, apresentou ao “International Council” da IAMCR a proposta de organizar, em Portugal, uma das próximas conferências desta associação. A decisão final ainda não foi tomada, mas a previsão aponta para o ano de 2011. »»

Conferência sobre Jogos Digitais

A conferência “Digital Games 2008” terá lugar nos dias 6 e 7 de Novembro, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A submissão de comunicações está aberta até ao dia 19 de Setembro. A iniciativa é organizada pela comunidade portuguesa de jogos digitais, “Digital Games Group”. É a primeira conferência de uma série que se deverá passar a efectuar anualmente, e pretende ser um encontro para promover a investigação e a indústria de jogos digitais em Portugal. O evento conta com a participação de investigadores e profissionais da área de jogos digitais para divulgação de trabalhos e troca de experiências entre as comunidades académica e industrial. A “Digital Games 2008” realiza-se em conjunto com a "ARTECH 2008 - 4th International Conference on Digital Arts". »»

Investigadora americana em conferência no Minho

Jane Singer, professora e investigadora americana, irá proferir a conferência de abertura do seminário “Jornalismo: mudanças na profissão, mudanças na formação”, que terá lugar no próximo dia 26 de Setembro, na Universidade do Minho, em Braga. A iniciativa contará com a presença investigadores, professores e alunos de jornalismo, bem como profissionais da área. O seminário organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) procurará analisar as transformações que se têm vindo a verificar na actividade jornalística, bem como reflectir sobre os desafios que se colocam à formação e ao desempenho da profissão.
As inscrições para a participação na iniciativa já estão abertas. Os interessados devem enviar um e-mail para jfidalgo@ics.uminho.pt (Joaquim Fidalgo) ou marinho@ics.uminho.pt (Sandra Marinho).»»

Lista de comunicações para o I Congresso Internacional de Ciberjornalismo

Já está disponível on-line a lista de comunicações a apresentar no I Congresso Internacional de Ciberjornalismo. A iniciativa organizada pelo Observatório do Ciberjornalismo, do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media) terá lugar nos dias 11 e 12 de Dezembro, na Universidade do Porto. No site oficial também já está disponível o programa provisório do evento que visa “analisar e debater questões centrais da prática ciberjornalística actual à luz de novas realidades empresariais, profissionais e formacionais”. »»

Inscrições abertas para as SHIFT 2008

As conferências "SHIFT08 – Social and Human Ideas for Technology" realizam-se entre os dias 15 e 17 de Outubro, em Lisboa. As inscrições para a iniciativa, que vai reunir vários especialistas internacionais da área do software e da Internet, já estão abertas. »»

Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

O Curso de 3.º ciclo em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais será leccionado pela Universidade de Aveiro / Departamento de Comunicação e Arte em parceria com a Universidade do Porto / Faculdade de Letras, sendo o seu corpo docente maioritariamente composto por investigadores do CETAC-media, unidade de I&D reconhecida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Este curso visa possibilitar, a licenciados ou mestres, o aprofundamento de conhecimentos a um nível pós-graduado avançado, bem como o desenvolvimento de competências de investigação autónoma na área da informação e da comunicação em cenários de mediação tecnológica. Ciências e Tecnologias da Comunicação, Ciências da Comunicação e Ciência da Informação são as áreas científicas em que assenta o curso.
A 1ª fase de candidatura decorreu entre os dias 7 e 27 de Julho, sendo que haverá uma 2ª fase entre os dias 1 e 14 de Setembro. Os interessados podem formalizar a candidatura on-line através do seguinte endereço: https://paco.ua.pt. A título excepcional a candidatura poderá ser entregue pessoalmente no Departamento de Comunicação e Arte, Campus Universitário de Santiago, 3810 – 193 Aveiro. »»

Mestrado em Marketing para Crianças e Jovens

A Universidade Fernando Pessoa promove o Mestrado em Marketing para Crianças e Jovens. O principal objectivo é desenvolver a “discussão e a investigação sobre o mercado e o consumo das crianças e jovens, assim como o estudo das estratégias da indústria sobre este segmento, dentro do contexto sociocultural, tecnológico, económico, competitivo e global em que nos situamos”. O curso é coordenado pelos professores António Cardoso e Álvaro Cairrão.
Os interessados podem entregar a candidatura no Gabinete de Ingresso da Universidade Fernando Pessoa, durante o horário de atendimento ou através de correio ao cuidado do Gabinete de Ingresso. »»

Algarve e Açores acolhem World Press Photo

O Passeio Ribeirinho de Portimão e o Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, acolhem, até ao próximo dia 9 de Agosto, a exposição dos melhores trabalhos do World Press Photo 2008. A exposição percorrerá depois vários outros pontos de mundo e regressará a Portugal para uma exposição no Fórum da Maia que decorrerá entre os dias 7 e 28 de Novembro. »»

 
LIVROS
Estudo sobre comunicação política

Paula do Espírito Santo publicou o livro “Estudos de Comunicação Política -  Análise de Conteúdo da Mensagem na Campanha e Pós-Campanha Eleitoral nas Eleições Presidenciais”. A obra assenta na convergência das áreas da comunicação política com a opinião pública, a cultura política e o comportamento eleitoral e tem como cenário político o espaço da campanha e pós-campanha eleitoral, onde se destaca a análise de conteúdo de perto de 180 cartazes de eleições presidenciais em Portugal e em França.
Nesta obra são ainda analisados os debates televisivos dos candidatos a Presidente da República, nas eleições Presidenciais de 2007, onde se estudam os alinhamentos dos conteúdos, assim como as diferenças de comunicação entre canais televisivos, de modo a percepcionar objectivos de comunicação e enquadramento jornalístico. Outra linha de investigação faz uma análise de conteúdo dos discursos de tomada de posse dos diversos Presidentes da República Portugueses, entre 1976 e 2006, procurando encontrar similitudes e diferenças, em termos de estratégia de construção desta mensagem política.
Este livro de Paula do Espírito Santo é uma publicação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). »»

"Perspectivas Interdisciplinares da Comunicação" na Revista Caleidoscópio
Foi recentemente publicado o oitavo número da Revista Caleidoscópio, órgão científico do Centro de Investigação em Comunicação, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona. Intitulada “Perspectivas Interdisciplinares da Comunicação”, esta publicação resulta da compilação de uma selecção de papers originalmente apresentados no 4º Congresso “Language, Communication, Culture”, realizado entre 28 e 30 de Novembro de 2006 na Universidade Lusófona. O referido número pauta-se pela colaboração de académicos vindos de outras instituições nacionais e internacionais, representando um contributo inovador para a afirmação da interdisciplinariedade das ciências da comunicação. »»
Os jornalistas portugueses

O nº 12 da Revista Trajectos – Revista de Comunicação, Cultura e Educação é subordinado ao tema “Os Jornalistas Portugueses – Expectativas e Frustrações. Encantos e desencantos numa profissão cada vez mais jovem, mais feminina e mais qualificada”. Neste número podem ler-se textos de José Rebelo, Alexandre Manuel, Avelino Rodrigues, Adelino Gomes, José Luiz Fernandes, Isabela Salim, Pedro Sousa e Diana Andringa.
Esta revista é publicada pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e editado pela Fim de Século – Edições. Sob a direcção de José Rebelo (ISCTE), inclui textos de investigadores, professores universitários, sociólogos, psicanalistas e jornalistas. »»  

EDITORIAL

O mês de Agosto é, tradicionalmente, o mês das férias para a maior parte dos portugueses.
Para além do mais, Agosto é tempo de pormos em dia as conversas que fomos adiando ao longo dos meses; de dedicarmos uma especial atenção aos nosso amigos e familiares; de restabelecermos a nossa relação com a natureza – a praia, a montanha, o ar livre; de lermos aqueles livros que fomos arrumando na nossa mesa de trabalho.
Tudo isto, é claro, sem horas marcadas, ao sabor do ritmo de cada um.
Sermos donos do nosso próprio tempo é o que constitui, de facto, a essência das férias. Até Setembro.

Paulo Serra

 
AGENDA
2 a 6 de Setembro
Intercom 2008 - XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Natal, Brasil
12 a 14 de Setembro
International Reality Television Conference - "Reel Politics: Reality Television as a Platform for Political Discourse"
Kadir Has University, Istambul, Turquia
18 a 20 de Setembro
Genre, Ideology and Culture in the Cinema Conference
Jaca, Espanha
21 a 23 de Setembro
Media, Communication and Humanity: Media@lse Fifth Anniversary Conference
Londres, Inglaterra
26 de Setembro
Seminário "Jornalismo: mudanças na profissão, mudanças na formação"
Universidade do Minho, Braga
1 a 5 de Outubro
UFRAME - Festival Internacional de Vídeo Universitário
Porto
8 a 11 de Outubro
II Congreso de las Américas. Uniendo a las Américas: Explorando la Convergencia Mediática, la Comunicación Pública y la Comunicación Intercultural
Cidade do México, México
17 e 18 de Outubro
The End of Journalism - Technology, Education and Ethics Conference (2008 International Conference)
University of Bedfordshire, Luton, UK
20 de Outubro
Encontro sobre Web 2.0
Universidade do Minho, Braga
30 de Outubro a 2 de Novembro
The 2008 Biennial Conference - Film and Science: Fictions, Documentaries and Beyond
Chicago, Estados Unidos
17 a 19 de Novembro
Seminário "L'education aux médias tout au long de la vie: pratiques innovantes dans le monde extra scolaire"
Bruxelas
19 a 21 de Novembro
6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Universidade Metodista de São Paulo, Brasil
25 a 28 de Novembro
ECREA 2008 - 2nd European Communication Conference
Barcelona, Espanha
11 e 12 de Dezembro
I Congresso Internacional de Ciberjornalismo
Universidade do Porto, Porto
16 a 18 de Fevereiro
Seminário "Education aux médias et appropriation d'Internet par les jeunes"
Universidade do Algarve, Faro
 
PROVAS ACADÉMICAS
Doutoramento sobre Cinema e Computação Gráfica

Carlos Figueiredo defendeu a sua tese de Doutoramento intitulada “Espaço Cénico no Cinema – Computação Gráfica e Representação”, no dia 18 de Julho, na Universidade da Beira Interior (UBI). Neste trabalho, o autor analisou o papel que a computação gráfica tem vindo a ganhar no cinema, bem como o caminho futuro a ser traçado nesta área. A tese foi aprovada por um júri constituído por José Duarte Gorjão Jorge, professor associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA/UTL), Paulo Serra, professor associado da UBI, Manuel Jorge Rodrigues Couceiro da Costa, professor auxiliar da FA/UTL, António Jorge Bacelar, professor auxiliar da Escola Superior Gallaecia, Frederico Lopes e Manuela Penafria, professores auxiliares da UBI.

Provas de Doutoramento na Universidade Nova de Lisboa

Célia Quico irá defender a sua tese de doutoramento intitulada “Audiências dos 12 aos 18 anos no contexto da convergência dos media em Portugal: emergência de uma cultura participativa?”, no dia 16 de Setembro, na Universidade Nova de Lisboa (UNL). O júri será constituído por António Câmara, FCT/UNL, Cristina Ponte FCSH/UNL, Manuel José Damásio, Universidade Lusófona, Óscar Mealha Universidade de Aveiro, Vítor Reia-Baptista, Universidade do Algarve, Francisco Rui Cádima, FCSH/UNL, e Peter Olaf Looms, Universidades de Copenhaga e de Hong Kong.