Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
IV Encontro Universitário de Blogues

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, vai acolher, nos dias 14 e 15 de Novembro de 2008, o IV Encontro Universitário de Blogues. A organização está a cargo do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC). “Blogues Culturais” é o tema principal da iniciativa que será também uma oportunidade para debater outras questões relacionadas com o espaço público e com o futuro dos media.
Aceitam-se candidaturas de comunicações para o e-mail: encontrodeblogues@fch.lisboa.ucp.pt até ao próximo dia 30 de Setembro. O programa será apresentado em breve.
O IV Encontro Universitário de Blogues vem dar seguimento aos encontros realizados em 2003, na Universidade do Minho, em Braga, em 2005, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, e em 2006, na Universidade do Porto. »»

Mudanças no jornalismo em análise no Minho

A Universidade do Minho acolhe no próximo dia 26 de Setembro o seminário “Jornalismo: mudanças na profissão, mudanças na formação”. Jane Singer, professora e investigadora americana, irá proferir a conferência de abertura. A iniciativa contará ainda com a presença de João Canavilhas, especialista em webjornalismo e docente da Universidade da Beira Interior, António Granado, editor do Publico.pt e docente de Jornalismo na Universidade Nova de Lisboa, Luísa Bessa, directora-adjunta do Jornal de Negócios, Pedro Leal, jornalista da Rádio Renascença e docente do Curso de Jornalismo da Universidade do Porto, e David Pontes, director-adjunto da Agência Lusa.
O seminário é organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Investigadores, professores, alunos de jornalismo e profissionais da área terão assim oportunidade de analisar as transformações que se têm vindo a verificar na actividade jornalística, bem como reflectir sobre os desafios que se colocam à formação e ao desempenho da profissão. »»

Conferência Internacional sobre Media e Desporto

Nos dias 22 e 23 de Janeiro de 2009 irá decorrer na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, uma Conferência Internacional sobre Media e Desporto. A iniciativa é promovida pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC).  Aceitam-se candidaturas de comunicações até dia 15 de Setembro para o e-mail: media-and-sports-cecc@lisboa.ucp.pt.
A comissão organizadora é constituída por Maria Clotilde Almeida, Rogério Santos, Rita Figueiras e Paula Órfão, todos investigadores associados ao CECC. Como keynote speakers foram convidados Joachim Born (University of Giessen) e Richard Giulianotti (University of Durham). »»

"The Future Places Festival" no Porto

O programa UT Austin – Portugal promove a realização de três workshops, no âmbito da iniciativa “The Future Places Festival”, a realizar entre os dias 7 e 19 de Outubro. A Universidade do Porto (UP) acolhe o primeiro workshop subordinado ao tema “Introduction to Arduino”. O segundo workshop intitulado “Interface Design for Mobile Devices” terá lugar no Museu Serralves. Por fim realiza-se na UP o workshop “Active Media 2.0”.
Para além destas iniciativas o “Future Places” irá envolver trabalhos de web, vídeo digital, instalações artísticas, música electrónica e gráficos 3D, entre outros. »»

Revista Telos com número dedicado às redes sociais

O último número da “Revista Telos – Cuadernos de Comunicación e Innovación”, apresenta um dossier dedicado às Redes Sociais com um total de 13 artigos. Espaço público, propriedade intelectual, publicidade, modelos de negócio, estética e possibilidades pedagógicas são alguns dos temas abordados. »»

"We Magazine" é uma nova publicação digital

Dedicada à possibilidade de participação dos cidadãos através da Internet, foi lançada recentemente a “We Magazine”. O primeiro número desta nova publicação digital conta com as participações de Dan Gillmor, Stephen Downes e Ethan Zuckerman. »»

"V Congreso Latinoamericano de Periodismo"

Realiza-se no Panamá, entre os dias 23 e 25 de Setembro, o V Congreso Latinoamericano de Periodismo. O tema central do encontro organizado pelo Centro Latinoamericano de Periodismo (CELAP) será “Educación Periodística, Acceso a la Información y Periodismo Multimedios”. A relação entre blogs e jornalismo, a formação, jornalismo cidadão e a crise dos jornais impressos serão alguns temas que vão estar em cima da mesa. »»

Congresso mundial de mulheres jornalistas no Chile

O “XVIII Congreso de la Asociación Mundial de Mujeres Periodistas y Escritoras” realiza-se em Santiago do Chile nos próximos dias 25 e 26 de Setembro. “Comunicaciones y Periodismo en la Era Digital” é o tema central da iniciativa que procurará criar um ponto de encontro entre  jornalistas e escritoras, oferecendo a possibilidade de difundir informacões sobre actividades que interessam a um público específico. »»

"The BOBs" está de volta

A 5ª edição do concurso internacional de weblogs da Deutsche Welle teve início no dia 31 de Agosto, data em que se assinalou o Dia Mundial dos Blogs. Com um novo design no site oficial, o concurso irá este ano atribuir prémios em 11 línguas diferentes: alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, holandês, inglês, persa, português, russo e indonésio. Esta última constitui uma novidade. O prazo para sugerir blogs para participar no concurso internacional decorre até 30 de Setembro. O anúncio dos vencedores será feito em Berlim a 27 de Novembro. Destaque ainda para a “Blogopédia”, um espaço no site onde é apresentado um catálogo mundial de weblogs, mantido por uma redacção internacional. Neste espaço é possível fazer pesquisas específicas a partir de critérios combinados, tais como o país, a língua ou o tema. O “Blogmap” apresenta também algumas novidades. »»

Bolsa de Investigação na Universidade do Minho

Está aberto o concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto "Imagens da Infância - discursos mediáticos sobre as crianças em risco", financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A bolsa terá duração de 6 meses, com início previsto para 1 de Outubro de 2008, eventualmente renovável até 12 meses. As actividades serão desenvolvidas no Centro de Estudos da Criança, em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT. Poderão candidatar-se licenciados em Psicologia, Comunicação Social ou outras formações relevantes.
A avaliação terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros da formação académica, perfil curricular, experiência em investigação científica, bom domínio da língua inglesa, conhecimento aprofundado de SPSS e de metodologias de análise de conteúdo. No processo de análise das candidaturas, o júri poderá recorrer a entrevistas individuais.
Todas as candidaturas (curriculum vitae, cópia do certificado de habilitações e outros documentos relevantes) deverão ser entregues ou enviadas pelo correio até ao dia 8 de Setembro de 2008, no seguinte endereço: Universidade do Minho, Centro de Estudos da Criança, A/c Doutora Paula Cristina Martins, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga. »»

Pós-graduação em Imprensa Regional

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra vai leccionar, no ano lectivo 2008/2009, um curso de pós-graduação em Imprensa Regional.
O curso destina-se a licenciados ou bacharéis em Jornalismo, Ciências da Comunicação ou cursos afins, bem como a profissionais do jornalismo e das ciências da comunicação com currículo reconhecido. A pós-graduação, com início marcado para o próximo mês de Outubro, terá a duração de dois semestres, funcionará em horário pós-laboral, às sextas-feiras ao fim da tarde e sábados de manhã, e terá um mínimo de 12 alunos e um máximo de 25. A 2ª fase de candidaturas a esta pós-graduação decorre até ao dia 19 de Setembro. »»

 
LIVROS
Livro sobre infografia

Alberto Cairo, professor de Jornalismo Infográfico e Multimédia na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, acaba de lançar o livro “Infografía 2.0: visualización interactiva de información en prensa”. A obra de 128 páginas está à venda em Espanha com edição da Alamut. O último capítulo é dedicado ao caso específico do jornal  The New York Times. Na Internet é possível fazer o download da introdução e de parte do primeiro capítulo. »»

Os media europeus em análise
Comparing Media Systems in Central Europe” é o título do livro que resulta da “International Conference Comparing Media Systems” que teve lugar na Universidade de Wroclaw, na Polónia, em 2007. A obra é organizada por M. Glowacki e B. Dobek-Ostrowska. Num total de 244 páginas são analisados vários temas relacionados com os media na Europa. »»
AGENDA
12 a 14 de Setembro
International Reality Television Conference - "Reel Politics: Reality Television as a Platform for Political Discourse"
Kadir Has University, Istambul, Turquia
18 a 20 de Setembro
Genre, Ideology and Culture in the Cinema Conference
Jaca, Espanha
21 a 23 de Setembro
Media, Communication and Humanity: Media@lse Fifth Anniversary Conference
Londres, Inglaterra
26 de Setembro
Seminário "Jornalismo: mudanças na profissão, mudanças na formação"
Universidade do Minho, Braga
1 a 5 de Outubro
UFRAME - Festival Internacional de Vídeo Universitário
Porto
8 a 11 de Outubro
II Congreso de las Américas. Uniendo a las Américas: Explorando la Convergencia Mediática, la Comunicación Pública y la Comunicación Intercultural
Cidade do México, México
16 e 17 de Outubro
2nd European Conference on Games Based Leaning
Barcelona, Espanha
17 e 18 de Outubro
The End of Journalism - Technology, Education and Ethics Conference (2008 International Conference)
University of Bedfordshire, Luton, UK
20 de Outubro
Encontro sobre Web 2.0
Universidade do Minho, Braga
30 de Outubro a 2 de Novembro
The 2008 Biennial Conference - Film and Science: Fictions, Documentaries and Beyond
Chicago, Estados Unidos
14 e 15 de Novembro
IV Encontro Universitário de Blogs
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
17 a 19 de Novembro
Seminário "L'education aux médias tout au long de la vie: pratiques innovantes dans le monde extra scolaire"
Bruxelas
19 a 21 de Novembro
6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Universidade Metodista de São Paulo, Brasil
25 a 28 de Novembro
ECREA 2008 - 2nd European Communication Conference
Barcelona, Espanha
11 e 12 de Dezembro
I Congresso Internacional de Ciberjornalismo
Universidade do Porto, Porto
22 e 23 de Janeiro
Conferência Internacional: Media e Desporto
Universidade Católica, Lisboa
16 a 18 de Fevereiro
Seminário "Education aux médias et appropriation d'Internet par les jeunes"
Universidade do Algarve, Faro
 
PROVAS ACADÉMICAS
Doutoramento em Ciências da Comunicação

Teresa Augusta Ruão Correia defende a sua tese de doutoramento intitulada “A Comunicação Organizacional e os Fenómenos de Identidade: a aventura comunicativa da formação da Universidade do Minho, 1974-2006” no dia 22 de Setembro. As provas realizam-se pelas 15 horas, no Salão Nobre, Edifício dos Congregados, da Universidade do Minho.
O júri será composto por Aníbal Augusto Alves, Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação, do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho (DCC-ICS-UM), Moisés Lemos Martins, Professor Catedrático do DCC-ICS-UM, Manuel Pinto, Professor Associado do DCC-ICS-UM, Helena Sousa, Professora Associada do DCC-ICS-UM, Rosa Cabecinhas, Professora Auxiliar do DCC-ICS-UM, José Manuel Paquete de Oliveira, Professor Associado Aposentado do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e Estrela Serrano, Equiparada a Professora Coordenadora da Escola Superior da Comunicação Social.
A sessão é aberta a todos os interessados.

Os desafios dos diários portuenses

Helena Laura Dias de Lima defende no dia 9 de Setembro a sua tese de doutoramento intitulada "Os Diários Portuenses e os Desafios da Actualidade na Imprensa: Tradição e Rupturas". As provas realizam-se pelas 14h30, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Serão arguentes os professores Isabel Maria Guerreiro Nobre Vargues e Jorge Fernandes Alves.