Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
VI Congresso da SOPCOM em Abril de 2009

O VI Congresso da SOPCOM já tem data marcada. A iniciativa irá realizar-se entre os dias 14 e 18 de Abril na Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, em Lisboa. “Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia” será o tema central do congresso. Em articulação com o VI Congresso da SOPCOM irá realizar-se o VIII Congresso Lusófono de Ciências da Comunicação (LUSOCOM) subordinado ao tema “Comunicação, Espaço Global e Lusofonia”, o que segundo a comissão organizadora permitirá potenciar as sinergias decorrentes de uma maior proximidade de investigadores portugueses das Ciências da Comunicação com os seus colegas dos países de expressão de língua portuguesa.
A divulgação do programa provisório dos Congressos será feita a 15 de Outubro. As propostas de comunicações podem ser apresentadas entre essa data e 15 de Dezembro. A divulgação de aceitação ou rejeição de propostas terá lugar a 15 de Janeiro de 2009. Os autores terão até dia 25 de Fevereiro para entregar o texto completo das comunicações aceites. As inscrições para o Congresso decorrem até 30 de Fevereiro.
Dentro em breve será divulgada informação mais detalhada sobre as sessões temáticas, os seus respectivos coordenadores e o formato das propostas de comunicação. O site dos Congressos VI SOPCOM/VIII LUSOCOM, a funcionar a partir de 15 de Outubro, será o seguinte: http://sopcom.ulusofona.pt. A partir dessa data os contactos relacionados com estes eventos podem ser feitos através do e-mail: cicant.sopcom@ulusofona.pt ou do número de telefone: (+351) 217 515 500. »»

II Conferência Anual da ERC

“A Regulação como Valor num Mundo em Mudança” será o tema da II Conferência Anual da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que terá lugar nos próximos dias 16 e 17 de Outubro, no Auditório 2, da Fundação Calouste Gulbenkian. Estarão presentes oradores estrangeiros, directores de órgãos de comunicação social, proprietários e administradores de grupos de média, jornalistas e académicos da área da Sociologia e das Ciências da Comunicação. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia no sítio electrónico da ERC. »»

IV Jornadas Internacionais de Jornalismo

Estão abertas as inscrições, com e sem comunicação, para as IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, que se realizam na Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto, no dia 4 de Abril de 2009. “Os jovens e a renovação do jornalismo” é o tema desta edição. As comunicações podem versar sobre os vários assuntos relacionados com jornalismo e serão publicadas em CD de actas com depósito-legal e ISBN, ficando ainda disponíveis na Biblioteca Digital da Universidade Fernando Pessoa. Os interessados podem submeter as comunicações para: jornadasdejornalismo@hotmail.com. »»

Primeiras jornadas sobre "Cinema em Português"

A Universidade da Beira Interior, na Covilhã, acolhe as primeiras Jornadas “Cinema em Português”, entre os dias 9 e 12 de Dezembro. “O Cinema de Manoel de Oliveira”, “Cinema Português e Cinema em Português (análise e crítica, história, estética, política)” são os principais temas desta iniciativa.
A apresentação de propostas de comunicação poderá ser feita até ao dia 30 de Novembro. No site oficial do evento está já disponíveis as normas de participação. »»

Call for papers para a revista Media & Jornalismo

Está aberto o call for papers para os dois próximos números da revista Media & Jornalismo. Até 31 de Janeiro de 2009 podem ser enviadas propostas relacionadas com o tema “Tecnologias: usos sociais e individuais”. Como é moldado o quotidiano pela utilização de novos meios tecnológicos? O que sustenta as resistências sociais à introdução de novas tecnologias? Quais as margens de liberdade individual na utilização de objectos técnicos? Quais as reais reconfigurações do espaço e do tempo nas sociedades contemporâneas? O que existe de realmente novo nos chamados novos media? Como problematizar a emergência do paradigma dos self media? Estas são algumas das questões que a revista Media & Jornalismo propõe para análise por parte dos investigadores interessados.
Até 31 de Maio de 2009 podem ser submetidos artigos relacionados com o tema “Imagens e Jornalismo”. Nesta perspectiva é considerado o relevo da componente visual da informação, tendo em conta o papel das novas tecnologias. Entre outros aspectos será importante analisar o futuro dos repórteres de imagem e do fotojornalismo, bem como, a importância das imagens no sucesso económico de um determinado projecto editorial.
As normas de apresentação dos textos estão disponíveis no site oficial do CIMJ (Centro de Investigação Media e Jornalismo). »»

Investigadora da UBI no Congresso da EUPRERA

Gisela Gonçalves, docente na Universidade da Beira Interior (UBI), apresentará uma comunicação no Congresso da EUPRERA (European Public Relations Education and Research Association), a ter lugar em Milão, entre os dias 16 e 18 de Outubro. Trata-se de um dos mais importantes congressos académicos no campo das Relações Públicas. A comunicação a apresentar pela investigadora portuguesa intitula-se “Public Relations in Portugal. An Analysis of the Profession Through the Undergraduate Curriculum”. »»

Um olhar sobre a história da imprensa

Aprofundar temas relacionados com a história da imprensa e dos meios de comunicação nos séculos XIX e XX e analisar os novos desafios que se apresentam foram os principais objectivos do colóquio “1808 - 2008. Dois Séculos de Imprensa”. A iniciativa, organizada pelo Grupo de Investigação “Estudos de Comunicação e Educação”, teve lugar na Universidade de Coimbra, nos dias 2 e 3 de Outubro. »»

IV Encontro de Blogues

Os interessados em participar no IV Encontro de Blogues podem enviar as suas propostas de comunicação para o e-mail: encontrodeblogues@fch.lisboa.ucp.pt até 15 de Outubro. Os candidatos serão notificados até 25 de Outubro da sua aceitação ou não. A iniciativa, promovida pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), será subordinada ao tema “Blogues e Cultura” e realiza-se nos dias 14 e 15 de Novembro, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Os temas em discussão em três painéis sucessivos serão: blogues e segmentação da blogosfera, blogues culturais e educação, e blogues e negócio. »»

II Jornadas sobre Tecnologia e Saúde na Guarda

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG), em colaboração com a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, vai promover, no dia 30 de Abril de 2009, as II Jornadas sobre Tecnologia e Saúde. As propostas para apresentação de comunicações ou posters devem ser enviadas à Comissão Organizadora até ao dia 3 Março. As inscrições para a participação na iniciativa podem ser feitas até dia 26 do mesmo mês. »»

Investigação no Minho

O Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho está receptivo a manifestações de interesse de doutorados nas áreas de Audiovisual, Multimédia, Publicidade e Relações Públicas, disponíveis para colaborar pontualmente nos seus projectos de ensino. »»

Bolsa no âmbito do projecto MEDIACULT-PT - Cultura Participativa e Uso dos Media

Aceitam-se candidaturas a uma bolsa no âmbito do projecto de investigação MEDIACULT-PT – Cultura participativa e Uso dos Media, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Podem candidatar-se licenciados nas áreas de Comunicação, Multimédia, Sociologia, Antropologia ou Psicologia com disponibilidade para entrada imediata.
A bolsa tem uma duração de 6 meses e terá início a 1 de Novembro na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa.
As candidaturas devem incluir uma carta de apresentação, curriculum vitae detalhado, fotocópia autenticada do certificado de habilitações e fotocópia do bilhete de identidade, e devem ser enviadas por correio normal para: Prof. Doutor Manuel José Damásio, Direcção de Marketing da Universidade Lusófona, Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa. »»

Contratação de um colaborador

O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, está a estudar a eventual contratação de um(a) colaborador(a), em regime a definir, para realizar tarefas de apoio e gestão da investigação. Em ordem a constituir uma base de dados que lhe permita concretizar tal pretensão, aceita a manifestação de interesse por parte de potenciais candidatos com um perfil que reúna, cumulativamente, os seguintes aspectos: ser licenciado em Ciências da Comunicação ou área afim; ter classificação final de, no mínimo, 14; comprovar um elevado domínio da língua inglesa, falada e escrita; possuir bons conhecimentos e prática de informática, nomeadamente uso de software estatístico, construção ou gestão de páginas Web. São condições de preferência ter experiência de investigação, ter experiência de gestão e apoio a projectos de investigação, apresentar portfolio de trabalhos realizados, dominar outros idiomas, designadamente francês e alemão. Os interessados poderão enviar o seu curriculum vitae, acompanhado de uma carta explicativa dos motivos que levam a manifestar interesse neste trabalho, para Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, A/C Dra Sofia Oliveira, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga. »»

Projecto no âmbito das relações sociais de género

Está aberto, até às 17 horas do dia 13 de Outubro, um concurso de projectos de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico no domínio das relações sociais de género e das políticas para a igualdade entre mulheres e homens em Portugal.
As candidaturas devem ser apresentadas em formulário electrónico próprio em língua inglesa e submetidas através do site oficial da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. »»

 
LIVROS
Qualidade da televisão em análise

“Discursos e Práticas de Qualidade na Televisão” é o título do livro organizado por Gabriela Borges e Vítor Reia-Baptista. A obra foi apresentada no dia 16 de Setembro por Francisco Rui Cádima.
Tal como pode ler-se na sinopse, trata-se de um trabalho que “oferece a mais ampla abordagem sobre as investigações que estão a ser desenvolvidas em Portugal, Brasil, Espanha, Argentina, México, Inglaterra e Itália e apresenta todos os enfoques que são negociados na discussão do conceito, nomeadamente de ordem política, económica, social, cultural, ética, estética e pedagógica”. Numa altura em que se assinalam os 50 anos da Rádio e Televisão de Portugal, este livro contribui para “a discussão do conceito de qualidade, e apresenta definições de parâmetros e critérios de avaliação a partir dos discursos e das práticas do meio televisual”.
A obra, com 382 páginas, é editada pela Livros Horizonte e integra a colecção Media e Jornalismo. »»

Mudanças e futuro dos media

Looking to the Future of Modern Media Management é um livro organizado por Christian Scholz e Uwe Eisenbeis, membros da International Media Management Academics Association. A obra reúne 22 artigos de alguns dos mais destacados investigadores e profissionais internacionais no sector, incluindo a contribuição de Paulo Faustino, docente na Universidade Católica Portuguesa. O autor é também co-organizador do livro The Changing Business Media Environment onde são abordados exemplos inovadores e bem sucedidos de implementação de políticas públicas, modelos de gestão privada e tendências da indústria dos media no contexto internacional. Com a chancela da Media XXI, ambos os livros foram publicados este ano. »»

Livro sobre a comunicação do património cultural
Santos Mateos Rusillo, professor da Universitat de Vic e coordenador do Grup de Recerca en Comunicació Turística i Cultural publicou recentemente o livro “La Comunicación global del património cultural”. Nesta obra, que conta com a participação de vários autores, são abordadas questões relacionadas com o património museológico numa perspectiva comunicacional, nomeadamente nas áreas da publicidade, marketing e novas tecnologias. »»
Propostas para a escrita em blogues

Depois de uma experiência didáctica na área da Língua e Literatura, Francisco Javier Sáez escreveu o livro “100 propuestas de escritura con los blogs”. A obra apresenta-se como uma referência para os professores interessados em introduzir a utilização dos blogues nas suas aulas e traduz a importância que este meio pode ter na educação. »»

AGENDA
1 a 5 de Outubro
UFRAME - Festival Internacional de Vídeo Universitário
Porto
7 a 19 de Outubro
Future Places Festival
Universidade do Porto
8 a 11 de Outubro
II Congreso de las Américas. Uniendo a las Américas: Explorando la Convergencia Mediática, la Comunicación Pública y la Comunicación Intercultural
Cidade do México, México
15 a 18 de Outubro
Internet Research 9.0. Rethinking Communities, Rethinking Place
Copenhaga, Dinamarca
16 e 17 de Outubro
2nd European Conference on Games Based Leaning
Barcelona, Espanha
16 a 18 de Outubro
Congresso da EUPRERA (European Public Relations Education and Research Association)
Milão, Itália
17 e 18 de Outubro
The End of Journalism - Technology, Education and Ethics Conference (2008 International Conference)
University of Bedfordshire, Luton, UK
10 de Outubro
Encontro sobre Web 2.0
Universidade do Minho, Braga
20 a 22 de Outubro
Conferencia Internacional de Software Libre
Palacio de Ferias e Congressos, Málaga, Espanha
29 a 31 de Outubro
Languages & New Media - 7th International Conference and Exhibition on Language Transfer in Audiovisual Media
Berlim, Alemanha
30 de Outubro a 2 de Novembro
The 2008 Biennial Conference - Film and Science: Fictions, Documentaries and Beyond
Chicago, Estados Unidos
6 e 7 de Novembro
IV Jornadas sobre Publicidad - Los Límites a la Comunicación Comercial
Universidad de Alicante, Espanha
7 e 8 de Novembro
"6º Congreso Internacional de Ética y Derecho de la Información"
Valência, Espanha
14 e 15 de Novembro
IV Encontro Universitário de Blogs
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
17 a 19 de Novembro
Seminário "L'education aux médias tout au long de la vie: pratiques innovantes dans le monde extra scolaire"
Bruxelas
19 a 21 de Novembro
6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Universidade Metodista de São Paulo, Brasil
25 a 28 de Novembro
ECREA 2008 - 2nd European Communication Conference
Barcelona, Espanha
9 a 12 de Dezembro
I Jornadas sobre "Cinema Português
Universidade da Beira Interior, Covilhã
11 e 12 de Dezembro
I Congresso Internacional de Ciberjornalismo
Universidade do Porto, Porto
22 e 23 de Janeiro
Conferência Internacional: Media e Desporto
Universidade Católica, Lisboa
16 a 18 de Fevereiro
Seminário "Education aux médias et appropriation d'Internet par les jeunes"
Universidade do Algarve, Faro
4 de Abril
IV Jornadas Internacionais de Jornalismo
Universidade Fernando Pessoa, Porto
14 a 18 de Abril
VI Congresso da SOPCOM e VIII LUSOCOM
Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, Lisboa
30 de Abril
II Jornadas sobre Tecnologia e Saúde
Instituto Politécnico da Guarda
24 a 26 de Setembro
SLACTIONS 2009 - Research conference in the Second Life® world - Life, imagination, and work using metaverse platforms
 
PROVAS ACADÉMICAS
Mestrados na Universidade Nova de Lisboa
“Crianças e Internet: na balança dos riscos e das oportunidades” foi o título da dissertação apresentada por Cátia Susana Pinto Candeias. As provas de mestrado em Ciências da Comunicação – Estudos dos Media e de Jornalismo decorreram no dia 12 de Setembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Na mesma instituição, a 9 de Setembro, Verónica Daminelli Fernandes defendeu a dissertação intitulada “O eterno retorno feminino”, no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias.
Mestrados na Universidade da Beira Interior
Durante o mês de Outubro vão decorrer várias provas académicas na Universidade da Beira Interior. José Manuel Fernandes defende no dia 10, pelas 16h30, a dissertação intitulada “O estatuto do não verbal (proxémica) nas estratégias de relações públicas no meio universitário: o virtual nas RP”, no âmbito do mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas. No dia 10, às 9 horas, será a vez de Nuno Ricardo Fernandes defender a dissertação intitulada “Webtelevisões em Portugal: Um retrato”, no âmbito do mestrado em Jornalismo – Imprensa, Rádio e Televisão. No mesmo dia e à mesma hora será defendida a “Teoria do Enriquecimento dos Media: suas potencialidades no âmbito das campanhas de higiene e segurança no trabalho” por António José de Almeida Gil, na área da Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas. »»