Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
Congressos SOPCOM e LUSOCOM

Annabelle Sreberny, François Heinderyckx, Homi Bhabha, Ieda Tucherman e Nico Carpentier são alguns dos conferencistas convidados para o 6º Congresso da SOPCOM e 8º LUSOCOM a realizar entre os dias 14 e 18 de Abril de 2008, na Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, em Lisboa. “Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia” será o tema central do congresso do 6º SOPCOM. O 8º LUSOCOM será subordinado ao tema “Comunicação, Espaço Global e Lusofonia”.
As propostas de comunicação sobre uma das 19 áreas temáticas disponíveis devem ser enviadas até ao dia 15 de Dezembro obedecendo a um limite máximo de 250 palavras. O formulário para submissão de abstract está disponível no site oficial dos congressos. »»  

Jornalismo e crise financeira em debate na Lusófona

Nicolau Santos, director-adjuntodo Expresso, e Pedro Santos Guerreiro, director do Jornal de Negócios, debatem na Universidade Lusófona o tema “Jornalismo e Crise Financeira – Dilemas e Responsabilidades dos Jornalistas". Moderado por Helena Garrido, subdirectora do Jornal de Negócios e professora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), este encontro coloca em cima da mesa  a abordagem jornalística da crise financeira num ambiente marcado por rumores e instabilidade. A conferência agendada para as 18 horas do dia 5 de Novembro, no Auditório Alexandre Pessoa Vaz, marca o regresso do ciclo “Comunicação e Jornalismo no séc. XXI”, organizado pela Licenciatura em Comunicação e Jornalismo da ULHT. »»

Jornalismo de investigação e novos meios

Reflectir sobre a problemática do jornalismo na vertente da investigação e nas possibilidades que a Internet proporciona neste domínio será o principal objectivo da “I Conferência Jornalismo de Investigação e Novos Meios Tecnológicos” a ter lugar no dia 7 de Novembro, no Auditório do Museu das Comunicações, em Lisboa. Mark Briggs, jornalista, vencedor do Prémio James K.Batten Innovator Award 2002 e autor do livro Journalism 2.0: How to survive and thrive in the digital age, Don Hale, vencedor do Prémio da Liberdade Internacional (atribuído pelo Governo Britânico) pela sua investigação jornalística, José Pacheco Pereira, escritor e investigador, Manso Preto, primeiro jornalista em Portugal a ser condenado por se recusar a revelar as suas fontes, e Ricardo Fonseca, jornalista da revista VISÃO, são os conferencistas convidados. »»

Conferência sobre jogos digitais no Porto

A Digital Games 2008 realiza-se no Porto, a 6 e 7 de Novembro, em conjunto com a ARTECH 2008 - 4th International Conference on Digital Arts, e visa promover a discussão sobre questões ligadas à multidisciplinaridade da área em Portugal. Trata-se da primeira conferência de uma série que deverá realizar-se anualmente.
O evento terá quatro sessões técnicas, com 12 artigos completos e quatro reduzidos sobre: Impactos e Cognição; Game design; Modelos e Narrativa; Ludicidade e Educação. Está também prevista uma mesa redonda sobre o tema: "A Indústria de Jogos em Portugal", duas sessões de posters e uma sessão com demonstração de jogos/protótipos produzidos pela comunidade.
Stefan Baier, Pipeline Architect - Streamline Studios (Holanda), Verónica Orvalho, CTO - Face In Motion (Espanha), Lynn Alves, Professora na UNEB (Brasil), e Rui Grilo, Deputado Coordenador do Plano Tecnológico do Governo Português, são os conferencistas convidados. »»

IV Encontro de Blogues

É já nos próximos dias 14 e 15 de Novembro que se realiza o IV Encontro de Blogues na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. A conferência de abertura será proferida por José Luis Orihuela, da Universidade de Navarra. Os temas em discussão em três painéis sucessivos serão: blogues e segmentação da blogosfera, blogues culturais e educação, e blogues e negócio. Do programa consta ainda a realização de um Ateliê de Photoshop, por Mário Barros e de um Ateliê de Ferramentas de Web 2:0, por Gonçalo Silva. Todas as informações estão disponíveis no blogue do encontro. »»

Simpósio Internacional discute religião e política

Realiza-se entre os dias 20 e 22 de Novembro o Simpósio Internacional “Religión y Política”. A iniciativa terá lugar na Universidade de Navarra, em Espanha. António Bento, da Universidade da Beira Interior, Joaquín Abellán, da Universidad Complutense de Madrid, Rafael Alvira, da Universidad de Navarra, e Gerard Casey, da University College, em Dublin, são alguns dos nomes que vão marcar presença no encontro. »»

Conferência Europeia de Comunicação em Barcelona

“As políticas de comunicação e a cultura na Europa” é o tema central da Conferência Europeia de Comunicação (ECREA 2008) que se realiza entre os dias 25 e 28 de Novembro, no Centro de Convenciones Internacional de Barcelona. Cerca de mil investigadores de 40 países vão marcar presença na iniciativa que é organizada pela Universitat Autònoma de Barcelona. »»

Regulação no jornalismo europeu

A Universidade do Minho acolhe, no dia 15 de Maio de 2009, a conferência “Jornalismo na Europa: Quem precisa de Regulação?”. A iniciativa pretende aproximar perspectivas diferenciadas sobre as profundas transformações que estão hoje a ocorrer no campo jornalístico e respectivos desenvolvimentos ao nível dos mecanismos de regulação. Os desafios colocados pela digitalização dos conteúdos, pela proliferação das plataformas e pelo crescimento exponencial de participantes na esfera pública digital são temas que estarão em cima da mesa.
A conferência é organizada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, Portugal. »»

Prémio Adelmo Genro Filho

A tese de doutoramento “Jornalismo digital em base de dados” da autoria de Suzana Barbosa, do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line da Universidade Federal da Baía, no Brasil, foi distinguida com o prémio Adelmo Genro Filho, na categoria de melhor tese de doutoramento em jornalismo de 2008. Este é um dos mais conceituados prémios da área atribuídos no Brasil. A tese contou com a orientação de Marcos Palácios que ganhou o prémio na categoria de pesquisador sénior. Durante cerca de um ano, o trabalho de Suzana Barbosa foi desenvolvido no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom) da Universidade da Beira Interior, na Covilhã.
Na categoria de mestrado o primeiro lugar foi atribuído a Marcelo Ruschel Träsel (UFRGS), pelo trabalho intitulado “A pluralização no webjornalismo participativo” orientado por Alex Primo. No que se refere à categoria de iniciação científica o primeiro lugar foi atribuído ao trabalho “Mediações sociais no jornalismo colaborativo”, da autoria de Gabriela Jardim Rocha (PUC-Minas), com orientação de Geane Alzamora.
A entrega do prémio será feita no dia 19 de Novembro, na abertura do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, na Universidade Metodista de São Paulo. »»

Call for papers para a revista Comunicação & Cultura

Está aberto o call for papers para os próximos números da Revista Comunicação & Cultura (Revista do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa).
 “Os Intelectuais e os Media” será um dos temas em destaque. Entre outros tópicos, aceitam-se contributos que foquem os seguintes aspectos: Cultura mediática e redefinição do papel do intelectual; Os intelectuais e o poder; Novas tecnologias da comunicação e perfil dos intelectuais: potencialidades e riscos; O espaço mediático e a sua utilização pelos intelectuais; Género e espaço público. Os trabalhos submetidos a apreciação deverão estar de acordo com as normas de publicação, podendo ser enviados até dia 30 de Novembro de 2008 para: comunicultura@fch.ucp.pt
“Imagens da República” será o tema de outro número da revista. Neste caso, a recepção de propostas decorre até 30 de Abril de 2009. Aceitam-se contributos que incidam, entre outros, sobre os seguintes aspectos: Filosofia política: República e republicanismo entre a nostalgia dos Antigos e os desafios dos Modernos; Ensinar a República: a escola pública e os projectos socio-educativos; O lugar da imprensa na obra republicana e o lugar da censura na “defesa da República”: jornalismo, espaço público e opinião pública; A vida política e de cidadania: instituições, parlamentos, partidos, lobbying e associativismo popular; O regime visual da República: fotografia, cinema, artes plásticas e performativas. »»

Novo número da Rhetorikê

Já está online o número 1 da Rhetorikê, revista digital de Retórica produzida pelo LabCom, da Universidade da Beira Interior. Num total de nove artigos encontram-se autores como José Antonio Caballero López, Universidad de La Rioja, Espanha, Leila da Cruz Gonçalves Herédia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil, Maria del Carmen Sánchez Manzanares, Universidad de Murcia, Espanha, e Matteo Damiani, Universidade de Urbino, Itália, entre outros. Neste número pode ainda ler-se uma entrevista a Raúl Urbina Fonturbel, Universidad de Burgos, Espanha. »»

Revista Digital da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos

Está disponível online a revista digital da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos (APAD). Para além de conteúdos noticiosos e informações institucionais, o site renovado da APAD passará a publicar, trimestralmente, uma revista dedicada a todos o que gostam de cinema e de teatro. O tema do primeiro número é "Ser Argumentista em Portugal" onde se destacam as entrevistas a Nuno Markl, Rui Vilhena e António Ferreira, uma conversa com Pedro Marta Santos sobre "Amália" e "A Vida Privada de Salazar", artigos de opinião de Tiago Santos e Jorge Vaz Nande, um perfil sobre Neil Labute, e a análise de filmes e séries de televisão. »»

Colóquio assinala centenário do nascimento de Merleau-Ponty

O Instituto e Filosofia Prática da Universidade da Beira Interior promoveu, nos dias 30 e 31 de Outubro, um colóquio internacional comemorativo do centenário do nascimento de Merleau-Ponty. Luís Umbelino, da Universidade de Coimbra, Carmen López, da UNED, Madrid, José Gil, da Universidade Nova de Lisboa e Guy-Félix Duportail, da Université Paris I, foram alguns dos conferencistas convidados. »»

Televisão digital

O Departamento de Jornalismo  da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa promoveu duas conferências proferidas por David Fernandez Quijadas, professor da Universidade Autónoma de Barcelona, na semana de 21 a 24 de Outubro. "Retos para las industrias culturales en un entorno mediático cambiante" e "La televisión será digital o no será. La implantación de la televisión digital terrestre en Europa" foram os temas abordados. »»

Congresso da EUPRERA

O Congresso Anual da EUPRERA – European Public Relations for Education and Research Association realizou-se entre os dias 16 e 18 de Outubro, nas instalações da Universitá IULM, Milão, sob o tema “Institutionalizing Public Relations and Corporate Communication”e contou com a representação do Instituto Superior Novas Profissões (INP) como seu membro fundador. O INP esteve presente no Congresso e na assembleia geral da associação, não só como seu membro fundador, mas também com a presença de Susana de Carvalho com a apresentação do paper “The role of public relations in organizations: a proposal for the systematization of strategic and tactical areas of work”, bem como presidente de uma das mesas das sessões paralelas.
Para além da presença do INP o congresso contou também com a participação de Gisela Gonçalves, docente na Universidade da Beira Interior (UBI), com a comunicação “Public Relations in Portugal. An Analysis of the Profession Through the Undergraduate Curriculum”. »»

Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação Social

Está disponível on-line o relatório final do “Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação Social". Este trabalho teve início a 20 de Novembro de 2006, quando um grupo de investigadores, constituído no âmbito do ISCTE, se candidatou a um concurso aberto pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social com vista à realização de um estudo sobre "Os Públicos dos Meios de Comunicação Social Portugueses". A candidatura foi aprovada e o contrato foi assinado pelos presidentes das duas instituições – ERC e ISCTE – a 29 de Março de 2007. O relatório final desse trabalho pode agora ser conferido on-line. »»

Colóquio Internacional de Retórica

"Retórica e Argumentação no Início do Séc. XXI" foi o tema do colóquio internacional realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre os dias 2 e 4 de Outubro. A iniciativa assinalou os cinquenta anos depois da publicação do Traité de l’argumentation: La nouvelle rhétorique, de C. Perelman e L. Olbrechts-Tyteca, e de The Uses of Argument, de S. Toulmin. Alan Gross, António Fidalgo, Antonio López Eire, Hermenegildo Borges, José Esteves Rei, Francisca Henkemans e Tito Cardoso e Cunha foram alguns dos conferencistas que participaram na iniciativa. »»

 
LIVROS
Feminilidade e interacção

Foi recentemente lançado no Brasil o livro Personas Materno- Electrónicas. Feminilidade e Interação no Blog Mothern da autoria de Adriana Braga. A inserção na cultura do computador pessoal ligado à Internet alterou substancialmente a forma de interacção do público com um meio de comunicação, possibilitando novos modos de lutar por velhas causas. Este livro procura discutir usos contemporâneos deste meio e algumas apropriações sociais dos ambientes digitais – e de que modo esta combinação articula lógicas de identidade, de relacionamento e de poder. 
Adriana Braga é doutora em Ciências da Comunicação e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. Este livro é uma versão da sua tese doutoramento vencedora dos prémios CAPES de Tese (MEC/Brasil) e Harold Innis Award (Media Ecology Association/EUA). »»

"Quem se escusa, acusa-se. Reacções de jornalistas de imprensa a interpelações directas"

Mário Pinto, professor na Universidade Fernando Pessoa, publicou recentemente o livro Quem se Escusa, Acusa-se. Reacções de Jornalistas de Imprensa a Interpelações Directas.
“Criticados pelos leitores por não admitirem ser questionados, também os jornalistas se queixam da incompreensão e exigências destes, que acusam de só verem o que está mal e de serem mais propensos a objurgá-los do que a compreender as limitações de uma tarefa executada em condições que, com demasiada frequência, primam por não serem as ideais, ou a tolerar as falhas daí advenientes”. Tendo estas ideias como ponto de partida o autor procedeu ao levantamento de um número determinado de situações com o objectivo de investigar o fenómeno. O resultado surge agora em livro.
Mário Pinto é doutorado em Ciências da Informação. Publicou, entre outras obras, O Avatar da Linguagem da Imprensa Hodierna e Seus Actores e Títulos das Notícias – Recursos Retórico-Estilísticos: Intencionalidade ou Acaso?. Foi bolseiro do Governo Francês e do Ministério da Educação. Tem dezenas de artigos publicados e de comunicações apresentadas em congressos, e mais de vinte títulos traduzidos. »»

Livro sobre democracia, jornalismo e tecnologia em PDF

Denis McQuail, Kaarle Nordenstreng, Peter Dahlgren e Nico Carpentier são alguns dos autores de capítulos da obra Democracy, Journalism and Technology: New Developments in an Enlarged Europe. O livro que está disponível on-line é o resultado dos trabalhos desenvolvidos na Summer School de doutoramento, realizada na Universidade de Tartu, na Estónia. »»

AGENDA
De Novembro a Fevereiro
Pensamento Crítico Contemporâneo - Seminário de Introdução (2ª Edição)
Fábrica Braço de Prata - Lisboa
Até 2 de Novembro
The 2008 Biennial Conference - Film and Science: Fictions, Documentaries and Beyond
Chicago, Estados Unidos
5 de Novembro
Conferência "Jornalismo e Crise Financeira - Dilemas e Responsabilidades dos Jornalistas"
Auditório Alexandre Pessoa Vaz, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
6 e 7 de Novembro
Digital Games 2008
Universidad Católica Portuguesa, Porto
6 e 7 de Novembro
IV Jornadas sobre Publicidad - Los Límites a la Comunicación Comercial
Universidad de Alicante, Espanha
7 de Novembro
I Conferência "Jornalismo de Investigação e Novos Meios Tecnológicos"
Auditório do Museu das Comunicações, Lisboa
7 e 8 de Novembro
"6º Congreso Internacional de Ética y Derecho de la Información"
Valência, Espanha
14 e 15 de Novembro
IV Encontro de Blogs
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
17 a 19 de Novembro
Seminário "L'education aux médias tout au long de la vie: pratiques innovantes dans le monde extra scolaire"
Bruxelas
19 a 21 de Novembro
6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Universidade Metodista de São Paulo, Brasil
20 a 22 de Novembro
Simpósio Internacional "Religión y Política"
Universidade de Navarra, Espanha
28 de Novembro
First International Conference on Converging Mobile Media
Copenhaga, Dinamarca
25 a 28 de Novembro
ECREA 2008 - 2nd European Communication Conference
Barcelona, Espanha
9 a 12 de Dezembro
I Jornadas sobre "Cinema Português"
Universidade da Beira Interior, Covilhã
11 e 12 de Dezembro
I Congresso Internacional de Ciberjornalismo
Universidade do Porto, Porto
14 a 16 de Janeiro
Media, Communication and Cultural Studies Association Conference 2009
Bradford, Inglaterra
22 e 23 de Janeiro
Conferência Internacional: Media e Desporto
Universidade Católica, Lisboa
16 a 18 de Fevereiro
Seminário "Education aux médias et appropriation d'Internet par les jeunes"
Universidade do Algarve, Faro
4 de Abril
IV Jornadas Internacionais de Jornalismo
Universidade Fernando Pessoa, Porto
14 a 18 de Abril
VI Congresso da SOPCOM e VIII LUSOCOM
Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, Lisboa
30 de Abril
II Jornadas sobre Tecnologia e Saúde
Instituto Politécnico da Guarda
8 a 10 de Maio
International Conference "American Independent Cinema: Past, Present and Future"
Liverpool, Inglaterra
15 de Maio
Conferência "Jornalismo na Europa: Quem precisa de regulação?
Universidade do Minho, Braga
22 e 23 de Maio
"V Congreso Internacional: Comunicación y Realidad. La metamorfosis del espacio mediático"
Universitat Ramon Llull, Barcelona
24 a 26 de Setembro
SLACTIONS 2009 - Research conference in the Second Life® world - Life, imagination, and work using metaverse platforms
 
PROVAS ACADÉMICAS
Provas de Agregação

Tito Cardoso e Cunha, docente no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior, apresentou as suas provas de agregação na área das Ciências da Comunicação. Um momento académico que começou com a apresentação, apreciação e discussão de um relatório para a unidade curricular de “Retórica e Argumentação”, acto a cargo dos professores doutores António Carreto Fidalgo e José Nunes Esteves Rei. Os mesmos levaram ainda a cabo a apreciação e discussão do curriculum vitae do candidato.
As provas contaram ainda com a apresentação e discussão da lição subordinada ao tema “A Noção de Argumentação da Crítica de Cinema”, sendo arguente o professor doutor Moisés Adão de Lemos Martins.
As provas tiveram como júri Aníbal Augusto Alves, professor catedrático da Universidade do Minho; Nelson Traquina, professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Moisés Adão de Lemos Martins, professor catedrático da Universidade do Minho; José Carlos Gaspar Venâncio, professor catedrático da Universidade da Beira Interior; António Carreto Fidalgo, professor catedrático da Universidade da Beira interior e José Nunes Esteves Rei, professor catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Doutoramento em Ciberjornalismo

“Ciberjornalistas em Portugal: Práticas, Papéis e Ética” é o título da tese de doutoramento que Helder Bastos defendeu no dia 21 de Outubro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O júri foi constituído por Nelson Traquina, orientador do doutoramento, Cristina Ponte, João Pissarra e os arguentes Rogério Santos e João Canavilhas.
Helder Bastos é docente na Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto desde a sua criação, em 2000. Foi jornalista, entre 1988 e 2003, tendo trabalhado no Jornal de Notícias, Rádio Press e Diário de Notícias. »»