Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
6º SOPCOM, 8º LUSOCOM e 4º IBÉRICO

Entre os dias 14 e 18 de Abril, a Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, em Lisboa, irá acolher o 6º Congresso SOPCOM, o 8º LUSOCOM e o 4º IBÉRICO sob os respectivos temas “Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia”, “Comunicação, Espaço Global e Lusofonia” e “Redes, Meios e Diversidade Cultural no Espaço Ibérico”. Segundo a organização “a realização destes três eventos permitirá potenciar as sinergias decorrentes de uma maior proximidade de investigadores portugueses das Ciências da Comunicação com os seus colegas dos países de expressão de língua portuguesa por um lado, e, por outro, com os colegas que trabalham num contexto ibérico”. »»

I Congresso Internacional de Ciberjornalismo

“Jornalismo 3G” será o tema central do I Congresso Internacional de Ciberjornalismo a realizar nos dias 11 e 12 de Dezembro, na Universidade do Porto. Beth Saad Corrêa, da Universidade de São Paulo, Helder Bastos, da Universidade do Porto, João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior, Mario Tascón, Dixired/233 Grados, Ramón Salaverría, da Universidade de Navarra, e Rosental Alves, da Universidade do Texas/ Austin, são os conferencistas convidados. Mark Deuze, da Universiteit Leiden & Indiana University, irá proferir uma conferência à distância.
Desafios da convergência, Ciberjornalismos, Jornalismo Participativo e do Cidadão, Jornalismo e Bloguismo, e Inovação e Empreendedorismo são os temas dos vários painéis do congresso.
Serão ainda entregues os Prémios de Ciberjornalismo que se encontram a votação no site oficial do evento organizado pelo Observatório do Ciberjornalismo, do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação. »»  

Cinema em Português

O curso de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI) vai realizar a segunda edição do UBICINEMA, entre os dias 11 e 12 de Dezembro. UBICINEMA é um espaço de divulgação das actividades cinematográficas realizadas pelos alunos de primeiro e segundo ciclos do Curso de Cinema da UBI. No âmbito da iniciativa encontra-se a “Mostra”, um evento anual que serve para dar visibilidade aos projectos finalistas de cada um dos ciclos de estudo – licenciatura e mestrado – e a outros trabalhos extracurriculares realizados pelos estudantes de cinema.
Nesta edição de 2008, a “Mostra” coincide com as primeiras Jornadas dedicadas ao “Cinema em Português”. A conferência de abertura será proferida por Luís Reis Torgal que falará sobre “Cinema, Estética e Ideologia no Estado Novo”. Luís Cardoso, Ana Isabel Soares, Luís Nogueira e Frederico Lopes são alguns dos nomes que vão marcar presença na iniciativa. As várias actividades terão lugar na Cinubiteca da UBI, num calendário cultural em que se inclui a celebração do centésimo aniversário do cineasta Manoel de Oliveira. »»

Comunicação: Que Profissão para o Século XXI?

O Departamento de Comunicação do Instituto Superior de Novas Profissões (INP) promove as I Jornadas de Comunicação 2008/2009 sob o tema “Comunicação: Saberes para Novos Mercados e Novas Profissões”. A primeira palestra a decorrer no âmbito desta iniciativa está agendada para o próximo dia 12 de Dezembro. Gustavo Cardoso (ISCTE/Obercom) falará sobre “Comunicação em Rede: Remix P2P e América 3.0” e Alberto Reis (INETI/ULHT) abordará a temática da “Bio-Arte”. No dia 8 de Janeiro, Gisela Gonçalves (UBI) profere uma palestra sobre “RP e Opinião Pública”. Jorge Martins Rosa (FCSH/UNL) tentará responder à questão “Web 2.0: As redes da rede?” no dia 16 de Janeiro. “Product Placement nos jogos online: novas oportunidades nos novos médias” será o tema a abordar por José Dias, da Cool Media, no dia 27 de Fevereiro. Lourenço Medeiros, da SIC, é o convidado do dia 6 de Março e falará sobre “As novas tecnologias no séc. XXI”. No dia 13 de Março, Miguel Spínola, da TMN, apresenta “O telemóvel, um novo meio de relacionamento”. As jornadas terminam com a palestra “Communication Trends” proferida por Julia Johansoozi, da University of Stirling.
As palestras terão lugar no Auditório I do INP, no Campus Universitário da Ameixoeira em Lisboa, pelas 19 horas. »»

Congresso Internacional de Comunicação na Universidade de Navarra

“Excelencia e Innovación en la Comunicación” será o tema central do XXIII Congreso Internacional de Comunicación (CICOM) que terá lugar na Universidade de Navarra, em Pamplona, Espanha, nos dias 12 e 13 de Fevereiro de 2009.
A iniciativa assinala os 50 anos da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra e pretende estudar a qualidade e a inovação dos conteúdos e a formação dos profissionais da comunicação, entre muitos outros temas. »»

Novo número da revista Estudos em Comunicação

Já está on-line o 4º número da Revista Estudos em Comunicação / Communication Studies, publicada pelo Labcom (Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-Line) da Universidade da Beira Interior.
Até 15 de Abril de 2009 está aberta a recepção de trabalhos para o próximo número da revista, a publicar em Junho de 2009. São aceites textos em Inglês, Francês, Português e Castelhano, na área dos Estudos Jornalísticos, Comunicação e Politica, Comunicação e Deliberação Democrática, Estudos Culturais, Análise do Discurso e das Representações Sociais de Identidades, Comunicação Intercultural, Estudos de Género, Teoria da Comunicação, Semiótica, Retórica e Ciências da Comunicação em geral. »»

“Dicionário Jornalístico Português” em DVD

O trabalho da autoria de Augusto Xavier da Silva Pereira (1838-1902), feito a partir dos arquivos da Academia das Ciências de Lisboa, num total de 5865 páginas, distribuídas por 13 volumes, foi editado em DVD. A obra onde constam as publicações periódicas editadas em português entre 1625 e 1889 corria o risco de se perder, mas foi digitalizada com o patrocínio do grupo Impresa. »»

“A crítica heideggeriana de Husserl”

Rui Sampaio e Silva, da Universidade dos Açores, foi o convidado para mais uma conferência promovida pelo Instituto de Filosofia Prática (IFP) que se realizou no dia 3 de Dezembro, na Universidade da Beira Interior. “A crítica heideggeriana de Husserl” foi o tema abordado pelo docente. »»

Festa do Cinema Periférico

Realizou-se entre os dias 20 e 23 de Novembro, no Cinema São Jorge, a Festa do Cinema Periférico. Trata-se de um evento anual que permite ver cinema independente que dificilmente chega às salas portuguesas. Assim sendo, foram apresentados filmes em estreia comercial, ante-estreia e preview para opinião do público. Foram feitas as primeiras apresentações públicas de Crime Azul, de Edgar Pêra, e da curta-metragem “Mãe há só uma” de João Canijo, bem como longas-metragens de F. J. Ossang, João Rodrigues e Soetkin Verstegen, João Trabulo, Paulo Furtado, Rita Azevedo Gomes e Rodrigo Areias. A par do cinema houve ainda lugar para a música com os concertos de Adolfo Luxuria Canibal+António Rafael e The Legendary Tiger Man, entre outros. »»

Vencedores do FUTURE PLACES no Portugal Tecnológico

O Programa UT Austin|Portugal (CoLab) esteve representado no evento Portugal Tecnológico, que teve lugar entre os dias 18 e 23 de Novembro, na FIL, em Lisboa, com três dos trabalhos vencedores do festival FUTURE PLACES, que o CoLab organizou na cidade do Porto, no passado mês de Outubro. Os trabalhos apresentados foram "Living Room Plankton" de Filipe Pais, uma instalação visual interactiva que permite a interacção com o processo de crescimento e a rotina diária de um organismo artificial, a performance "Burning the Sound", de Rodolfo Quintas, um trabalho sobre a amplificação visual do som sob o tema da natureza dos rituais e a relação que estes estabelecem com o poder e o controlo e a instalação, e "Digitópia", de Rui Penha, uma plataforma para a criação colaborativa de música, projecto iniciado na Casa da Música, no Porto. »»

 
LIVROS
Televisão e espaço público

“A TV do Real - a televisão e o espaço público” é o mais recente livro de Felisbela Lopes, docente na Universidade do Minho. A obra reflecte parte do doutoramento da autora. “Perspectivas teóricas sobre a TV na sociedade contemporânea”, “O espaço público: as fronteiras que a TV integra e/ou reconfigura” e “A informação televisiva como espelho e reconstrução da realidade” são os temas dos três capítulos do livro editado pela Minerva Coimbra. »»

Um século a ensinar jornalismo

No dia 3 de Dezembro foi lançado mais um número da revista Media & Jornalismo, editada pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), no auditório da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em Lisboa. A revista contém um dossier dedicado ao tema "100 anos de Ensino do Jornalismo", que foi o pretexto para um debate sobre o passado, o presente e o futuro da profissão. Cristina Ponte, professora da Universidade Nova de Lisboa, Fernando Cascais, jornalista e director do Cenjor, Adelino Gomes, jornalista e Provedor do Ouvinte da RDP e Ana Luisa Rodrigues, jornalista da RTP, foram os conferencistas convidados. O CIMJ assinalou assim o centenário do primeiro curso de jornalismo, na Universidade Americana de Missouri, em 1908. O que é ser jornalista e que formação para o jornalista do presente e do futuro, foram algumas questões abordadas. O nº 13 da revista Media & Jornalismo, está à venda com preço especial de lançamento e é um produção da editora Mariposa Azual. »»

Colaboração portuguesa em livro publicado pela Cambridge Scholars Publishing

“Representing Culture: Essays on Identity, Visuality and Technology” é o título de um livro recentemente publicado pela Cambridge Scholars Publishing, que conta com colaboração portuguesa. Daphne Patai (University of Massachusetts-Amherst), Cláudia Álvares (Universidade Lusófona), Chris Weedon (Cardiff University), David Moscowitz (College of Charleston), Katy Parry (University of Liverpool), Frank Moller (Tampere Peace Research Institute), Ana Mendes (Universidade de Lisboa), Joseph Tighe (Duquesne University), José Bragança de Miranda (Universidade Nova de Lisboa), e Howard Caygill (Goldsmith's College, University of London) são autores que contribuiram para esta obra. »»

A criação de um argumento no cinema

“Escrever para cinema, etapas da criação de um argumento” é o mais recente livro da autoria de Filomena Antunes Sobral. Segundo pode ler-se na sinopse, o livro “centrado na complexidade da escrita de um argumento para cinema, dá-nos conta de todas as etapas subjacentes a este processo, desde a génese da ideia e a realização de entrevistas, passando pelas pesquisas bibliográfica e filmográfica, até ao acto final de escrita e reescrita do texto. Deste modo, o trabalho surge-nos dividido em duas partes fundamentais, uma mais teórica e científica, para contextualização, e outra mais artística e criativa, para apresentação do projecto de escrita de uma longa-metragem cinematográfica, intitulada Castelos de Areia”. Trata-se de um argumento original da autora, que conta a história de Helena, uma jovem lisboeta de personalidade forte, que após sofrer um acidente de carro e ficar amnésica, decide recomeçar sozinha a vida nos Estados Unidos”.
O lançamento do livro que integra a colecção “Nexus” da Editorial Novembro decorreu no passado dia 8, na Livraria Pretexto, em Viseu, e a apresentação da obra esteva a cargo de Carla Alexandra Barbosa Afonso Cerqueira. »»

AGENDA
Até Fevereiro de 2009
Pensamento Crítico Contemporâneo - Seminário de Introdução (2ª Edição)
Fábrica Braço de Prata - Lisboa
11 a 12 de Dezembro
I Jornadas sobre "Cinema em Português"
Universidade da Beira Interior, Covilhã
11 e 12 de Dezembro
I Congresso Internacional de Ciberjornalismo
Universidade do Porto, Porto
12 de Dezembro
Palestra "Comunicação em Rede: Remix P2P e América 3.0" por Gustavo Cardoso e "Bio-Arte" por Alberto Reis
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
18 e 19 de Dezembro
II Jornadas Nacionales de Relaciones Públicas: las Relaciones Públicas en la Gestión de la Comunicación Interna"
Universidade de Alicante, Espanha
8 de Janeiro
Palestra "RP e Opinião Pública" por Gisela Gonçalves
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
16 de Janeiro
Palestra "Web 2.0: As redes da rede?" por Jorge Martins Rosa
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
22 e 23 de Janeiro
Conferência Internacional: Media e Desporto
Universidade Católica, Lisboa
12 e 13 de Fevereiro
XXIII Congreso Internacional de Comunicación
Universidade de Navarra, Pamplona, Espanha
16 a 18 de Fevereiro
Seminário "Education aux médias et appropriation d'Internet par les jeunes"
Universidade do Algarve, Faro
27 de Fevereiro
Palestra "Product Placement nos jogos online: novas oportunidades nos novos médias" por José Dias
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
6 de Março
Palestra "As novas tecnologias no século XXI" por Lourenço Medeiros
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
13 de Março
Palestra "O telemóvel, um novo meio de relacionamento" por Miguel Spínola
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
4 de Abril
IV Jornadas Internacionais de Jornalismo
Universidade Fernando Pessoa, Porto
14 a 18 de Abril
6º Congresso da SOPCOM, 8º LUSOCOM e 4º IBÉRICO
Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, Lisboa
30 de Abril
II Jornadas sobre Tecnologia e Saúde
Instituto Politécnico da Guarda
8 a 10 de Maio
International Conference "American Independent Cinema: Past, Present and Future"
Liverpool, Inglaterra
15 de Maio
Conferência "Jornalismo na Europa: Quem precisa de regulação?
Universidade do Minho, Braga
15 de Maio
Palestra "Communication Trends" por Gustavo Cardoso e "Bio-Arte" por Julia Johansoozi
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
22 e 23 de Maio
"V Congreso Internacional: Comunicación y Realidad. La metamorfosis del espacio mediático"
Universitat Ramon Llull, Barcelona
4 a 6 de Junho
I Congreso Internacional de Estética Cinematográfica: La Ilusión de la Belleza
Bilbao, Espanha
24 a 26 de Setembro
SLACTIONS 2009 - Research conference in the Second Life® world - Life, imagination, and work using metaverse platforms
 
PROVAS ACADÉMICAS
Professores da Universidade do Minho prestam Provas de Agregação

Manuel Pinto, professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, apresentou as suas Provas de Agregação nos dias 4 e 5 de Dezembro. No primeiro dia fez-se a discussão do curriculum e do relatório da disciplina “Teorias do Jornalismo”. No segundo dia foi apresentada a lição de síntese intitulada “Digressão sobre a crise do jornalismo: entre diluição e re-invenção”.
Helena Sousa, docente na mesma instituição, prestará provas de agregação nos dias 11 e 12 de Dezembro. O primeiro dia será ocupado com a discussão do curriculum e do relatório da disciplina “Economia Política dos Media”. No dia seguinte será apresentada a aula sobre os percursos, as características nucleares e as grandes temáticas da Economia Política dos Media.