Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
Congressos SOPCOM, LUSOCOM e IBÉRICO: propostas de comunicação até 15 de Janeiro

O prazo para apresentação de propostas de comunicação para o 6º Congresso SOPCOM, o 8º LUSOCOM e o 4º IBÉRICO decorre até ao próximo dia 15 de Janeiro. A iniciativa terá lugar na Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, em Lisboa, entre os dias 14 e 18 de Abril. Os congressos vão “proporcionar a oportunidade de reflectir sobre novas formas de cooperação no espaço lusófono e ibérico, difundindo novos conhecimentos que acalentem o desenvolvimento das ciências da comunicação”.
Todas as informações estão disponíveis no site dos congressos assim como o formulário para a submissão de abstracts. »»

Conferência Internacional sobre Media e Desporto

O Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da Universidade Católica Portuguesa promove, nos dias 22 e 23 de Janeiro, uma Conferência Internacional sobre Media e Desporto.
As sessões plenárias estarão a cargo de Joachim Born (Universidade de Giessen) que abordará o tema “Desporto, Media e Línguas que não o Inglês num mundo globalizado – oportunidade ou perigo?” e Richard Giulianotti (Universidade de Durham) que falará sobre “Sports Media and Globalisation: Mapping the Historical, Political, Economic and Cultural Dimensions”. A mesa redonda sobre “A mediatização do futebol”, moderada por Rita Figueiras (Universidade Católica), contará com a participação de Rui Santos, Fernando Seara e Eduardo Cintra Torres.
Ao longo dos dois dias serão apresentadas várias comunicações de jornalistas, professores e investigadores da área. A comissão organizadora é constituída por Maria Clotilde Almeida, Rogério Santos, Rita Figueiras e Paula Órfão, todos investigadores associados ao CECC. »»  

Regulação em debate no Minho

“Jornalismo na Europa: Quem precisa de Regulação?” Esta questão é o mote para a realização de uma conferência promovida pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, que terá lugar no dia 15 de Maio. Na sessão de abertura estarão presentes Denis McQuail, professor jubilado da Universidade de Amesterdão, Augusto Santos Silva, Ministro dos Assuntos Parlamentares, Manuel Pinto, Director do CECS e Helena Sousa, Presidente da Comissão Organizadora.
Do programa fazem ainda parte nomes como Josef Trappel, coordenador do EuroMedia Research Group e professor da Universidade de Zurique, Jeremy Tunstall, professor jubilado da City University, Londres, Azeredo Lopes, presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Alfredo Maia, presidente do Sindicato de Jornalistas e jornalista do Jornal de Notícias, Afonso Camões, administrador do Grupo Global Notícias, e Paquete de Oliveira, provedor do Telespectador da RTP.
Segundo a organização, esta iniciativa “pretende aproximar perspectivas diferenciadas sobre as profundas transformações que estão a ocorrer no campo jornalístico e respectivos desenvolvimentos ao nível dos mecanismos de regulação”. A entrada é livre. »»  

1º Prémio Nacional de Jornalismo Universitário

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Youth Press Portugal, apresenta o 1º Prémio Nacional de Jornalismo Universitário realizado em Portugal. O prémio é dirigido a todos os alunos de cursos de Jornalismo e Comunicação nacionais. Os trabalhos terão de ser apresentados em formato de Televisão, Rádio, Imprensa, Multimédia ou Fotografia. Não podem ter sido publicados em nenhum órgão de comunicação social e deverão ser enviados até 20 de Março de 2009. O Prémio irá encerrar com um Ciclo de Apresentação das Reportagens, nos dias 2 e 3 de Maio, onde alunos concorrentes, júri e auditório poderão debater os trabalhos em concurso e o jornalismo. No site oficial estão disponíveis mais informações, bem como o regulamento da iniciativa. »»

XI Ibercom 2009 no Funchal

O XI Congresso Ibero-Americano de Comunicação – Ibercom 2009 realiza-se entre os dias 16 e 19 de Abril de 2009 na cidade do Funchal, na Ilha da Madeira. “Travessias comunicacionais: migrantes e viajantes no arquipélago digital” será o tema central da iniciativa. O Ibercom 2009 é presidido por Enrique Sanchez Ruiz (México) e coordenado por Luís Humberto Marcos (Portugal), respectivamente presidente e secretário-executivo da ASSIBERCOM - Associação Ibero-Americana de Comunicação. No âmbito da realização do Congresso será criada a Confederação Ibero-Americana de Comunicação. »»

Call for papers para a conferência final do projecto EU Kids Online

A conferência final do projecto EU Kids Online terá lugar em Londres a 11 de Junho de 2009. O call for papers termina a 15 de Fevereiro. O projecto EU Kids Online é coordenado por Sonia Livingstone, da London School of Economics, e conta com a participação de investigadores de 21 países europeus, entre os quais Portugal, que analisam a forma como as crianças utilizam a Internet e os novos media. »»

Jornadas de Comunicação do INP

“Comunicação empresarial sobre temas de interesse público: níveis contextuais de análise" foi o tema da palestra proferida por Gisela Gonçalves, da Universidade da Beira Interior, no dia 8 de Janeiro, pelas 19 horas. A iniciativa inseriu-se nas Jornadas de Comunicação do Instituto Superior de Novas Profissões (INP) e terá lugar no Auditório 1 do Campus da Ameixoeira, em Lisboa. No dia 16 de Janeiro será a vez de Jorge Martins Rosa, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, abordar a questão “Web 2.0: As redes da rede?” »»

Número de Inverno dos Nieman Reports

“The Search for True North” é tema do número de Inverno dos Nieman Reports. Os vários textos publicados analisam o presente e o futuro do ciberjornalismo. To Prepare for the Future, Skip the Present, de Edward Roussel, The End of Journalism as Usual, de Mark Briggs, e When Journalists Blog: How it Changes What They Do, de Paul Bradshow, são alguns dos artigos publicados. »»

Gilles Lipovetsky na UBI

O filósofo francês e professor na Universidade de Grenoble, Gilles Lipovetsky, esteve na Universidade da Beira Interior no dia 12 de Dezembro. A iniciativa foi inserida no ciclo de conferências promovidas no âmbito do MOVE 08 - Mostra de Trabalhos dos Cursos de Design de Moda. O conceito de “moda hipermoderna” foi um dos temas abordados pelo filósofo. Lipovetsky é um dos mais conhecidos pensadores da actualidade, tendo publicado vários livros sobre uma grande diversidade de temas, como educação, arte, psicologia, política, moda, media, consumo e ética. “A Era do Vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo”, “Do Luxo Sagrado ao Luxo Democrático”, “O Império do Efémero: a Moda e seu destino nas sociedades modernas”, e “A Inquietude do Futuro: o tempo hiper-moderno” são os títulos de algumas das suas obras. »»

Campus Party em São Paulo

Campus Party, um dos maiores eventos de inovação tecnológica e entretenimento electrónico em rede do mundo, realiza-se entre os dias 19 e 25 de Janeiro, em São Paulo. Durante sete dias milhares de participantes de vários países reúnem-se com o objectivo de partilhar curiosidades, trocar experiências e realizar actividades relacionadas com a tecnologia, a cultura digital e o entretenimento em rede. Trata-se de um encontro anual que é realizado em Espanha desde 1997. Após 12 edições a Campus Party iniciou em 2008 o seu processo de internacionalização. O Brasil foi o primeiro país escolhido para receber o evento. Também em 2008 foram realizadas edições na Colômbia e em El Salvador. Em 2009 o evento vai expandir-se ainda por diversos países da América Latina, como a Argentina, Chile, Peru e México. »»

Resultados da avaliação externa aos centros de investigação na área das Ciências da Comunicação

A Fundação para a Ciência e Tecnologia divulgou os resultados da avaliação externa feita aos centros de investigação. O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, foi classificado com Excelente. O Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (Labcom), da Universidade da Beira Interior, e o Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ) foram classificados com Muito Bom. O Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), da Universidade Nova de Lisboa, o Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA), da Universidade do Porto, e o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, solicitaram a reavaliação.
O painel de avaliação foi constituído por Peter Golding (coordenador), Loughborough University, Reino Unido, Cees Hamelink, University of Amsterdam, Holanda, Else de Bens, Ghent University, Bélgica, e Farrel Corcoran, Dublin City University, Irlanda. »»

 
LIVROS
As potencialidades dos ciberjornais portugueses

“Ciberjornalismo em Portugal: As potencialidades da Internet nos sites noticiosos portugueses” é o mais recente livro de Fernando Zamith. O trabalho resulta da dissertação de mestrado do autor defendida na Universidade do Minho em Fevereiro de 2007. No âmbito desta investigação Zamith analisou e comparou as potencialidades apresentadas pelos ciberjornais portugueses de informação geral e de âmbito nacional recorrendo à aplicação de uma grelha de medição. O autor concluiu que existe um baixo aproveitamento das potencialidades da Internet, nomeadamente da hipertextualidade, da interactividade e da multimedialidade. A apresentação do livro editado pelas Edições Afrontamento foi feita no âmbito do I Congresso Internacional de Ciberjornalismo, realizado na Universidade do Porto, nos dias 11 e 12 de Dezembro. »»

Mais duas obras nos Livros Labcom

“A Interacção entre o Universo Político e o Campo da Comunicação: A Imprensa e as Elites Beirãs (1900-1930)”, da autoria de Regina Gouveia, e “Comunicação e Estranheza”, de Susana Morais, são os mais recentes livros publicados no site “Livros Labcom”.
A obra de Regina Gouveia, resultado da sua tese de doutoramento, estuda o movimento jornalístico beirão e a forma como as elites locais alcançaram e exerceram influência política através dos jornais. Este livro “expõe e analisa, sobretudo, as marcas discursivas que comprovam e clarificam a relação que existiu na época entre os que detinham ou almejavam o poder político, principais emissores e recodificadores de mensagens públicas, e a imprensa, meio de informação, formação, articulação e activação das gentes beirãs, e não só”.
Comunicação e sociabilidade, contornos da intersubjectividade e os desafios da relação intersubjectiva são os temas dos capítulos do livro da autoria de Susana Morais. Ao longo da obra, que resulta de uma dissertação de mestrado, a autora tenta responder às seguintes questões: “Como são geridas identidade e alteridade em contextos comunicativos, sabendo que a comunicação vive no inescapável paradoxo, por um lado da necessidade de regularidade e partilha de significados, e, por outro, de uma desejável dose de incerteza e diferença para que algo possa ser comunicado? É a estranheza sinónimo de incomunicabilidade ou, ao invés, condição de possibilidade do comunicar?” »»

Um olhar sobre o cinema português

“A invenção do Cinema Português” é o mais recente livro de Tiago Baptista, editado pela Tinta da China. Como pode ler-se na Introdução da obra “O cinema feito em Portugal esteve, desde o primeiro momento, sujeito a um escrutínio público muito maior do que qualquer outra arte. Grande parte deste debate girou em torno da possibilidade, ou da necessidade, de o cinema português se construir como uma cinematografia nacional distinta de todas as outras, com temas próprios, um estilo autónomo e uma relação privilegiada com os espectadores do seu país de origem. Era isso realizável e desejável, ou não? E teria efeitos positivos no sucesso dos filmes portugueses, ou não? Houve respostas para todos os gostos, porque o que uma «cinematografia nacional» devia ser teve sempre as mais variadas interpretações e nunca deixou de mudar ao longo do tempo. O único dado certo, a única constante do cinema português foi, para o melhor e para o pior, o próprio cinema português.”
Tiago Baptista trabalha como conservador do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema desde 2002, onde tem desenvolvido várias pesquisas sobre a história do cinema português e colaborado em projectos de restauro de filmes. »»

AGENDA
Até Fevereiro de 2009
Pensamento Crítico Contemporâneo - Seminário de Introdução (2ª Edição)
Fábrica Braço de Prata - Lisboa
8 de Janeiro
Palestra "RP e Opinião Pública" por Gisela Gonçalves
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
14 de Janeiro
Colóquio "Democracia Participativa, Cidadania e Associativismo"
Universidade Lusófona, Porto
16 de Janeiro
Palestra "Web 2.0: As redes da rede?" por Jorge Martins Rosa
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
16 de Janeiro
Seminário "La mutación de los blogs"
Santiago do Chile
22 e 23 de Janeiro
Conferência Internacional: Media e Desporto
Universidade Católica, Lisboa
12 e 13 de Fevereiro
XXIII Congreso Internacional de Comunicación
Universidade de Navarra, Pamplona, Espanha
13 e 14 de Fevereiro
Media after de Mass - European Media Management Education Association (EMMA)
Paris, França
16 a 18 de Fevereiro
Seminário "Education aux médias et appropriation d'Internet par les jeunes"
Universidade do Algarve, Faro
27 de Fevereiro
Palestra "Product Placement nos jogos online: novas oportunidades nos novos médias" por José Dias
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
6 de Março
Palestra "As novas tecnologias no século XXI" por Lourenço Medeiros
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
13 de Março
Palestra "O telemóvel, um novo meio de relacionamento" por Miguel Spínola
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
22 a 25 de Março
62º Congresso Mundial da Imprensa e 16º Fórum Mundial de Editores - Newspapers: a Multi-media, Growth Business
Hyderabad, Índia
22 a 29 de Março
11º Edição do Festival Zemos98: Educación Expandida"
Sevilha, Espanha
1 a 3 de Abril
II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação
São Paulo, Brasil
4 de Abril
IV Jornadas Internacionais de Jornalism- Os Jovens e a Renovação do Jornalismo
Universidade Fernando Pessoa, Porto
14 a 18 de Abril
6º Congresso da SOPCOM, 8º LUSOCOM e 4º IBÉRICO
Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, Lisboa
16 a 19 de Abril
XI Congresso Ibero-Americano de Comunicação - Ibercom 2009
Funchal
30 de Abril
II Jornadas sobre Tecnologia e Saúde
Instituto Politécnico da Guarda
4 a 6 de Maio
37th FIPP (International Federation of the Periodical Press) World Magazine Congress
Londres, Inglaterra
8 a 10 de Maio
International Conference "American Independent Cinema: Past, Present and Future"
Liverpool, Inglaterra
15 de Maio
Conferência "Jornalismo na Europa: Quem precisa de regulação?
Universidade do Minho, Braga
15 de Maio
Palestra "Communication Trends" por Gustavo Cardoso e "Bio-Arte" por Julia Johansoozi
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
22 e 23 de Maio
"V Congreso Internacional: Comunicación y Realidad. La metamorfosis del espacio mediático"
Universitat Ramon Llull, Barcelona
3 a 5 de Junho
7ª Conferência Europeia de Televisão Interactiva - Televisões em Rede
Leuven, Bélgica
4 a 6 de Junho
“I Congreso Internacional de Estética Cinematográfica: La Ilusión de la Belleza”
Bilbao, Espanha
11 de Junho
Conferência final do projecto EU Kids Online
Londres
30 de Junho a 2 de Julho
6th World Conference of Science Journalists
Londres
24 a 26 de Setembro
SLACTIONS 2009 - Research conference in the Second Life® world - Life, imagination, and work using metaverse platforms
21 a 24 de Outubro
The European Congress of Media Literacy
Bellaria, Itália
 
PROVAS ACADÉMICAS
Tese de Doutoramento sobre Rádio

João Paulo Meneses, jornalista na TSF e docente no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA), defendeu, no dia 11 de Dezembro, a sua tese de doutoramento intitulada “O consumo activo dos novos utilizadores na Internet: ameaças e oportunidades para a rádio musical (digitalizada)” na Universidade de Vigo, em Espanha. João Paulo Meneses é autor do livro “Tudo o que se passa na TSF”.

Mestrado sobre jornalismo cultural

Dora Santos Silva defendeu a sua dissertação de mestrado no dia 6 de Janeiro, na Universidade Nova de Lisboa. O trabalho intitulado A cultura no jornalismo cultural – Contributos para uma redefinição e ampliação do jornalismo cultural, no contexto das indústrias culturais e criativas teve orientação da professora Maria Lucília Marcos. O trabalho obteve a classificação de “Muito Bom” por unanimidade. O júri foi constituído pelos Professores Doutores Rogério Santos, Jacinto Godinho e Maria Lucília Marcos.