Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES

Congresso Internacional de Ciências da Comunicação

O Congresso Internacional “Comunicação, Cognição e Media” terá lugar entre os dias 23 e 25 de Setembro na Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa. A iniciativa “pretende promover o estudo interdisciplinar das bases biológicas, cognitivas, emotivas e sócio-culturais dos diversos media e do seu impacto nos indivíduos, nas sociedades e nas culturas”.
Charles Forceville (University of Amsterdam), Peter Golding (Loughborough University), Moisés de Lemos Martins (Universidade do Minho) e Brigitte Nerlich (University of Nottingham) são alguns dos conferencistas convidados.
A data limite para a submissão de resumos é 31 Março. Todas as informações estão disponíveis no site oficial do congresso. »»

International Symposium on Online Journalism

Realiza-se nos dias 17 e 18 de Abril a décima edição do International Symposium on Online Journalism, na Universidade do Texas, em Austin. O prazo para o envio de abstracts termina a 23 de Fevereiro. »»  

Seminário "Cidadania Digital"

“Cidadania Digital” é o tema do seminário organizado pelo Grupo de Trabalho de Comunicação e Política da SOPCOM em parceria com o Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa. A iniciativa vai decorrer no dia 19 de Março, no Anfiteatro Adriano Moreira do ISCSP, entre as 9h30 e as 18h30. A entrada é livre. »»  

Encontro sobre Podcasts

A Universidade do Minho (UM) acolhe nos dias 8 e 9 de Julho de 2009 o “Encontro sobre Podcasts”. A data limite para a submissão de comunicações ou posters (texto integral) é 17 de Abril de 2009. A iniciativa organizada pelo Instituto de Educação e Psicologia da UM, “pretende ser um espaço de formação, de partilha e de discussão para todos os que já utilizam podcasts no ensino e para os que pretendam vir a adoptar e explorar esta ferramenta”. Palitha Edirisingha, da University of Leicester, irá proferir a conferência “Teaching and Learning with Podcasts”. “Podcasts no Ensino: Usos e Contextos” e “Podcast: Princípios a respeitar” são os temas de dois painéis do evento que contará ainda com a realização de vários workshops. »»

X Congresso de Huesca

O “X Congreso Nacional de Periodismo Digital” terá lugar no Palacio de Congresos de Huesca, nos dias 12 e 13 de Março. “Qué hacer en 2009?”,  “El periodista empresa”, “Éxito en la crisis”, e “Formación del periodista: las habilidades digitales” são alguns dos temas que fazem parte do programa. As actas relativas ao congresso anterior "Internet como sinónimo de convergencia mediática y tecnológica" já estão disponíveis on-line. »»

IV Jornadas Internacionais de Jornalismo

Termina a 20 de Fevereiro o prazo para o envio de propostas de comunicação (texto completo) a apresentar nas IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, que se realizam na Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto, no dia 4 de Abril de 2009. “Os jovens e a renovação do jornalismo” é o tema desta edição. As comunicações podem versar sobre os vários assuntos relacionados com o jornalismo. Os interessados podem submeter as comunicações para: jornadasdejornalismo@hotmail.com. »»

Call for papers para a revista Comunicação e Sociedade

“Comunicação e Argumentação” será o tema do número 16 da revista Comunicação e Sociedade, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, que terá como editores Moisés de Lemos Martins e Rui Grácio. Este número “centra-se em três aspectos da relação da comunicação com a argumentação: interrogar a imagem social da argumentação; colocar o problema da articulação da retórica com a análise do discurso, a didáctica da argumentação e a educação para a cidadania; e perspectivar a argumentação no âmbito mais alargado da comunicação, colocada esta sob o prisma da problemática da influência”.  
A submissão de propostas obedece às regras de publicação da revista que podem ser consultadas no site do CECS. Os artigos devem ser enviados para cecs@ics.uminho.pt  ou para o endereço dos editores: moisesm@ics.uminho.pt; ou rgracio@pedepagina.pt. A data limite para entrega de propostas é 31 de Maio. »»

Revista MATRIZes

Está aberto o prazo de recepção de artigos a publicar na Revista MATRIZES. Trata-se de uma publicação do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. As propostas podem ser enviadas até 31 de Março para o e-mail: matrizes@usp.br. As normas editoriais da revista estão disponíveis no site.” »»

Cultura digital e vida quotidiana

A Revista de la Federación Latinoamericana de Facultades de Comunicación Social – Diálogos de la Comunicación está a preparar um número intitulado “Cultura Digital y vida cotidiana en Iberoamérica: Una revisión crítica más allá de la comunicación” coordenado por Edgar Gómez Cruz (Internet Interdisciplinary Institute, Universitat Oberta de Catalunya) e Tíscar Lara (Universidad Carlos III de Madrid). O envio de abstracts decorre até dia 1 de Março. »»

V International Conference on Multimedia and ICT in Education

Decorre até 9 de Fevereiro o call for papers para o “V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE2009)”. Os autores que pretendam fazer apresentações virtuais ou de posters poderão apresentar propostas até 24 de Fevereiro. A iniciativa terá lugar no edifício da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, entre os dias 22 e 24 de Abril. A m-ICTE2009 será uma oportunidade para o debate e a troca de ideias entre professores, investigadores e todos os interessados nas formas como a tecnologia está a transformar a educação. »»

Conferência "Derechos humanos y comunicación"

Foi alargado até 16 de Fevereiro o prazo para o envio de resumos para a conferência “Derechos humanos y comunicación” que terá lugar na Cidade do México, entre os dias 21 e 24 de Julho. A iniciativa é organizada pela International Association for Media and Communication Research. »»

Como a crise afecta os meios de comunicação

A mais recente edição da revista Capçalera (Revista del Colegio de Periodistas) apresenta um dossier especial onde é analisado o impacto da crise económica nos media. As incertezas quanto ao futuro da profissão, as novas tecnologias e as estratégias empresariais são algumas das questões abordadas nesta edição número 143 (Janeiro de 2009) da revista onde há ainda espaço para uma entrevista a Dan Gillmor, autor do livro We the Media: Grassroots Journalism by the People, for the People. O dossier está disponível em formato pdf. »»

Palestra de Dan Boyarski

“Moving Messages: the art of kinetic typography” é o tema da conferência proferida por Dan Boyarski, professor da Escola de Design da Carnegie Mellon University (Estados Unidos), no dia 6 de Fevereiro, pelas 17 horas, no Madeira Tecnopolo. A iniciativa surge no âmbito do programa Carnegie Mellon University Madeira (CMU – Madeira). »»

Seminário sobre TDT- Tecnologia e Formatos para Alta Definição e Broadcast Digital

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e a Apit - Associação de Produtores Independentes de Televisão, em parceria com a Dec.Medida, promoveram mais um seminário dedicado à Televisão Digital e à Alta Definição. A iniciativa teve lugar no Auditório Victor de Sá - Biblioteca Universitária da Universidade Lusófona, em Lisboa, no dia 28 de Janeiro. »»

Novo Directório de Sites Noticiosos

Já está on-line o novo Directório de Sites Noticiosos (DSN) em formato wiki. Trata-se do resultado de uma parceria do Jornalismo Porto Net e do ObCiber – Observatório do Ciberjornalismo. Todos os interessados podem contribuir, editando as entradas existentes e/ou criando novas. »»

Avaliação da FCT

O Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, dirigido pelo professor Jorge Fazenda Lourenço, obteve a classificação de “Excelente” na área científica de Estudos Literários, na avaliação externa aos Centros de Investigação promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O CECC tem por missão promover e desenvolver, numa perspectiva multidisciplinar, os estudos de cultura, os estudos literários, os estudos de tradução, as ciências da linguagem e as ciências da comunicação, favorecendo as relações entre estes campos do saber, bem como as relações de cada um deles com outras áreas científicas. »»

 
LIVROS
Novo livro de João Carlos Correia

Teoria e Crítica do Discurso Noticioso: Notas sobre Jornalismo e Representações Sociais de João Carlos Correia, docente na Universidade da Beira Interior, é a mais recente obra publicada nos Livros Labcom. Este trabalho ensaia a possibilidade de um diálogo entre conceitos sociofenomenológicos e a Análise Crítica do Discurso, ambas aplicadas ao campo do texto jornalístico. Assim, inscreve-se na área dos estudos jornalísticos, mais particularmente da Teoria da Notícia.
Este livro é o resultado de um trabalho pós-doutoral efectuado pelo autor na sua maioria na Universidad Pompeu Fabra em Barcelona, com a inspiração de Teun van Dijk e de Miquel Rodrigo Alsina e está disponível para download. »»

Estudo sobre Blogs

Blogs.com – Estudos sobre blogs e comunicação é um livro organizado por Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Montardo. A obra inclui 12 artigos de vários investigadores que têm estudado o tema. O prefácio é da autoria de André Lemos e o posfácio é escrito por Henrique Antoun.  A obra foi lançada no dia 22 de Janeiro no âmbito da Campus Party que teve lugar na cidade de São Paulo, no Brasil, e está disponível para download. »»

História da Televisão na Europa

A European Television History é um livro editado por Jonathan Bignell e Andreas Fickers que tenta descrever o desenvolvimento da televisão na Europa. A história da televisão é abordada tendo em conta diferentes contextos nacionais, políticos, económicos, culturais e ideológicos. Nesta obra são apresentados vários estudos caso em capítulos escritos por académicos de diferentes países europeus. »»

Como escrever textos publicitários

O livro Redação Publicitária: o que faltava dizer tem autoria de Marco Aurélio Cidade e é distribuído em Portugal pela 7 Dias & 6 Noites Editores. Segundo o autor, este livro foi escrito com a “intenção de proporcionar ao leitor, seja estudante de Comunicação Social ou profissional de redacção publicitária, a oportunidade de estar constantemente em contacto com a técnica de criação desse tipo de texto que mais do que informativo deve ter o objectivo principal de seduzir, envolver, encantar o cliente para que ele se decida pela aquisição do produto, serviço ou ideia anunciado”. »»

A cultura digital na sociedade contemporânea

Rogério da Costa, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e do Departamento de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) é o autor do livro Cultura Digital que faz parte da colecção “Folha Explica”. Nesta obra é analisado o impacto de tecnologias como o telemóvel, a Internet, os jogos electrónicos, a TV Digital, entre outros, na sociedade contemporânea. »»

Para além do Google

Más allá de Google é o mais recente livro de Jorge Juán Fernández García e está disponível on-line. Como refere o autor, a obra resulta de um “exercício de inteligência colectiva 2.0 a partir do site Infonomia.com”. O livro recolhe e ordena quase 300 “leis”, como o próprio explica “não científicas” relativas a “como utilizamos ou como nos afectam a nível individual ou organizacional a informação e as tecnologias”. Estas leis são, segundo Jorge Juán Fernández García, “os  primeros passos para a definição de uma nova disciplina académica, a “Infonomía”. »»

AGENDA
12 e 13 de Fevereiro
XXIII Congreso Internacional de Comunicación
Universidade de Navarra, Pamplona, Espanha
13 e 14 de Fevereiro
Media after de Mass - European Media Management Education Association (EMMA)
Paris, França
16 a 18 de Fevereiro
Seminário "Education aux médias et appropriation d'Internet par les jeunes"
Universidade do Algarve, Faro
27 de Fevereiro
Palestra "Product Placement nos jogos online: novas oportunidades nos novos médias" por José Dias
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
6 de Março
Palestra "As novas tecnologias no século XXI" por Lourenço Medeiros
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
9 a 15 de Março
Monstra - Festival de Animação de Lisboa
Cinema São Jorge e Museu do Oriente, Lisboa
12 e 13 de Março
"X Congreso Nacional de Periodismo Digital"
Palacio de Congresos de Huesca, Espanha
13 de Março
Palestra "O telemóvel, um novo meio de relacionamento" por Miguel Spínola
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
19 de Março
Jornadas "Cidadania Digital"
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa
22 a 25 de Março
62º Congresso Mundial da Imprensa e 16º Fórum Mundial de Editores - Newspapers: a Multi-media, Growth Business
Hyderabad, Índia
22 a 29 de Março
11º Edição do Festival Zemos98: Educación Expandida"
Sevilha, Espanha
1 a 3 de Abril
II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação
São Paulo, Brasil
4 de Abril
IV Jornadas Internacionais de Jornalismo - Os Jovens e a Renovação do Jornalismo
Universidade Fernando Pessoa, Porto
14 a 18 de Abril
6º Congresso da SOPCOM, 8º LUSOCOM e 4º IBÉRICO
Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, Lisboa
16 a 19 de Abril
XI Congresso Ibero-Americano de Comunicação - Ibercom 2009
Funchal
17 e 18 de Abril
International Symposium on Online Journalism
University of Texas, Austin
22 a 24 de Abril
V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE2009)
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
30 de Abril
II Jornadas sobre Tecnologia e Saúde
Instituto Politécnico da Guarda
4 a 6 de Maio
37th FIPP (International Federation of the Periodical Press) World Magazine Congress
Londres, Inglaterra
7 e 8 de Maio
"IV Congreso Internacional de Periodismo en la Red: Reinventando el periodismo y los medios"
Facultad de Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid
15 de Maio
Conferência "Jornalismo na Europa: Quem precisa de regulação?
Universidade do Minho, Braga
15 de Maio
Palestra "Bio-Arte" por Julia Johansoozi
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
19 e 20 de Maio
Conferência "Journalism in crisis"
University of Westminster, Londres
22 e 23 de Maio
"V Congreso Internacional: Comunicación y Realidad. La metamorfosis del espacio mediático"
Universitat Ramon Llull, Barcelona
2 a 5 de Junho
XIII Encontro Anual Compós 2009
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
3 a 5 de Junho
7ª Conferência Europeia de Televisão Interactiva - Televisões em Rede
Leuven, Bélgica
4 a 6 de Junho
“I Congreso Internacional de Estética Cinematográfica: La Ilusión de la Belleza”
Bilbao, Espanha
11 de Junho
Conferência final do projecto EU Kids Online
Londres
29 de Junho a 1 de Julho
Hypertext 2009: 20th ACM Conference on Hypertext and Hypermedia
Torino, Itália
30 de Junho a 2 de Julho
6th World Conference of Science Journalists
Londres
8 e 9 de Julho
Encontro sobre Podcasts
Universidade do Minho, Braga
21 a 24 de Julho
Conferência "Derechos Humanos y Comunicación"
Cidade do México
23 a 25 de Setembro
Congresso Internacional de Ciências da Comunicação: "Comunicação, Cognição e Media"
Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa
24 a 26 de Setembro
SLACTIONS 2009 - Research conference in the Second Life® world - Life, imagination, and work using metaverse platforms
21 a 24 de Outubro
The European Congress of Media Literacy
Bellaria, Itália
 
PROVAS ACADÉMICAS
Doutoramento em Ciências da Comunicação

“O mundo é uma paisagem devastada pela harmonia [ensaio sobre o ruído e por natureza o som]” foi o tema da tese de doutoramento defendida por Luís Cláudio Ribeiro. As provas realizaram-se no dia 5 de Fevereiro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

Doutoramento sobre a obra de João César Monteiro

Angélica García Manso defendeu no dia 26 de Janeiro a tese de doutoramento intitulada "Historia del cine e influjos cinematográficos en la filmografía de João César Monteiro". As provas académicas tiveram lugar na Universidad de Extremadura, em Espanha. Neste trabalho a autora analisa a obra do cineasta português.

Mestrado sobre jogos digitais

Alexandre Rodrigues apresentou a sua dissertação de mestrado intitulada “A cultura dos jogos digitais num contexto de indústrias culturais”. A prova teve lugar na Universidade Católica Portuguesa, no dia 26 de Janeiro.