Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
 
EDITORIAL
DESTAQUES
PROVAS ACADÉMICAS
LIVROS
AGENDA
 
DESTAQUES
Cidadania Digital e Participação Democrática

O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa acolhe, no próximo dia 19 de Março, o seminário sobre Cidadania Digital. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Grupo de Trabalho de Comunicação e Política da SOPCOM em parceria com o Centro de Administração e Políticas Públicas do ISCSP.
Paula Espírito Santo, professora no ISCSP, Rogério Santos, professor na Universidade Católica Portuguesa, João Carlos Correia, professor na Universidade da Beira Interior, e António Rosas, investigador do Cetac.Media da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro, são alguns dos conferencistas que vão marcar presença na iniciativa. A cidadania digital e a participação democrática serão os temas centrais do encontro onde serão também abordados casos práticos. O seminário realiza-se no dia 19 de Março, no anfiteatro Adriano Moreira do ISCSP, entre as 9h30 e as 18h30. A entrada é livre. »»

IV Jornadas Internacionais de Jornalismo

Subordinadas ao tema “Os jovens e a renovação do jornalismo”, realizam-se no dia 4 de Abril, as IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, na Universidade Fernando Pessoa (Porto). No site oficial estão disponíveis os resumos de comunicações plenárias e de comunicações apresentadas às sessões para comunicações de tema livre, bem como o programa provisório. »»

Acção de formação no Minho

O Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, em parceria com a representação da Comissão Europeia em Portugal e o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, organizou uma acção de formação, nos dias 27 e 28 de Fevereiro, para jornalistas do Norte do país (com especial incidência nos meios de comunicação regionais e locais), tendo em vista a realização de eleições para o Parlamento Europeu, em Junho deste ano. Entre os conferencistas participaram académicos, jornalistas e eurodeputados. »»

Congresso debate o "drama do jornalismo"

“El drama del periodismo. Narración e información en la cultura del espectáculo” será o tema do XI Congresso da “Sociedad Española de Periodística” (SEP). O infotainment, o sensacionalismo e a dificuldade em separar realidade e ficção serão alguns dos pontos a abordar por investigadores e profissionais da área. O congresso terá lugar no Salón de Actos da Universidad Católica San Antonio (UCAM), em Múrcia (Espanha), nos dias 24 e 25 de Abril. »»

Paulo Filipe Monteiro nos Estados Unidos

O docente na Universidade Nova de Lisboa Paulo Filipe Monteiro vai realizar duas conferências com o título "Rebels with causes: Portuguese cinema since the early 60's" na Georgetown University e na Ohio State University, nos Estados Unidos, nos dias 26 e 30 de Março. »»

"Choque de Comunicações"

O Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove o ciclo de conferências “Choque de Comunicações”. A primeira conferência a realizar no âmbito deste ciclo será proferida por José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, no próximo dia 11 de Março, e será sobre “A Televisão num Mundo Audiovisual em Mudança”.
Edgar Pêra, realizador de cinema, José Afonso Furtado, director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), António Pinto Ribeiro, assessor artístico da FCG e docente da UCP, Laura Bulger, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e José Rodrigues dos Santos, jornalista da RTP, escritor e docente na Universidade Nova de Lisboa, são os convidados para as restantes conferências a realizar no âmbito deste ciclo, que se realizam sempre entre as 18h30 às 20h. »»

Palestra sobre "tecnologias mobile"

No âmbito das Jornadas de Comunicação do Departamento de Comunicação do Instituto Superior de Novas Profissões (INP), Miguel Spínola (TMN) apresenta, no dia 13 de Março, a conferência “Tecnologias mobile, novos mercados: Os videojogos”. A quinta sessão desta iniciativa terá lugar, como já vem sendo habitual, pelas 19 horas, no Auditório 1 do Campus da Ameixoeira.
No passado dia 27 de Fevereiro foi a vez de José Dias (Cool Media) apresentar o tema “Product Placement nos jogos online: Novas oportunidades nos novos médias”. »»

Journal of Media Sociology

O primeiro número do Journal of Media Sociology está disponível on-line para download. Esta edição inclui o artigo “The Media Logic of Media Work” de Mark Deuze, e “The Routine at The Daily Routine: Exploring the Influence of the Individual in an Age of Media Transformation” de John Hatcher, entre outros. »»

International Journal of Learning Media

O MIT lançou o International Journal of Learning Media, que explora a relação entre os media e a aprendizagem. Trata-se de uma iniciativa que surge no âmbito do projecto Digital Media and Learning Iniciatives da Fundação MacArthur. »»

Conferências sobre o pensamento de Carl Schmitt

O Instituto de Filosofia Prática da Universidade da Beira Interior promoveu, no dia 26 de Fevereiro, as “III Conferências sobre o Pensamento de Carl Schmitt”. A iniciativa contou com a presença de Günter Maschke, ensaísta alemão, que abordou “A actualidade de Carl Schmitt”, Jerónimo Molina, professor na Universidade de Múrcia, que fez uma apresentação sobre a “Ditadura e Estado de Excepção. Uma leitura de A Ditadura de Carl Schmitt” e Alexandre Franco e Sá, professor na Universidade de Coimbra, que falou sobre "Carl Schmitt e o Nacional-Socialismo”. »»

Working paper sobre a ciência e a tecnologia no jornal A Capital

“A ciência e a tecnologia n’ A Capital. Da página de fait-divers à página de ciência”, da autoria de Rui Brito Fonseca, é o tema do working paper nº 59 do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). O trabalho está disponível on-line para download. »»

Dan Hallin na Universidade Lusófona

Dan Hallin, professor catedrático de Comunicação e Ciência Política da Universidade de Califórnia, San Diego, leccionou um seminário intitulado “Comparing Media Systems”, no âmbito do Mestrado em Jornalismo, Política e História Contemporânea, que integra o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona, em Lisboa.  O seminário, que decorreu entre os dias 2 e 4 de Março repartiu-se pelos seguintes módulos: “Comparing Media Systems: The Development of the Liberal and Democratic Corporatist Models”, “Southern Europe and Beyond: The Development of the Polarized Pluralist Model” e “Social Change and the Transformation  of Western Media Systems”.
Dan Hallin tem-se centrado em questões relacionadas com os media e a política, incluindo os estudos dos media e da guerra, os ‘soundbites’ no noticiário televisivo, a história da profissionalização do jornalismo norte-americano, os media e os processos de democratização no México. Entre os seus livros destacam-se Comparing Media Systems: Three Models of Media and Politics (em co-autoria com Paolo Mancini), The “Uncensored War”:  the Media and Vietnam e We Keep America on Top of the World: Television Journalism and the Public Sphere. »»

Oportunidades e desafios para as Ciências Sociais

As tecnologias digitais são progressivamente incorporadas na investigação das ciências sociais, mas que consequências têm para a produção de conhecimento? Com base nesta questão realiza-se uma série de seminários em Barcelona. “La investigación de Internet: nuevos desafíos éticos para la investigación social” será o tema abordado no dia 26 de Março. Os conferencistas convidados são Elisenda Ardèvol e Agnés Vayreda, da Universitat Oberta de Catalunya. Estão também agendados seminários para os meses de Abril, Maio e Junho, sendo que o primeiro subordinado ao tema “De la eScience a la e-Research: desafíos y oportunidades para las ciencias sociales” teve lugar a 26 de Fevereiro. »»

Call for papers para o XIII Encontro Internacional da SOCINE

Está aberto o call for papers para o XIII Encontro Internacional da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) que terá lugar na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, no Brasil, entre os dias 7 e 10 de Outubro de 2009. Os investigadores que vivem fora do Brasil podem submeter as suas propostas entre os dias 15 de Março e 15 de Abril. »»

II Convenção de Jornalistas

O Gabinete de Imprensa de Guimarães – Associação de Profissionais e Colaboradores da Comunicação – promove a II Convenção de Jornalistas, nos dias 27 e 28 de Março.
“10 anos depois: o que mudou?” será o tema central da iniciativa que terá lugar no Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães. Durante dois dias serão colocados em cima da mesa diversos temas relacionados com esta actividade profissional através de conferências, sessões de grupos de trabalho e uma mesa redonda. »»

Festival de Animação de Lisboa

O Futurismo é o tema central da oitava edição do MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa, que decorre entre os dias 9 e 15 de Março. Para além de exposições, workshops e das competições de longas-metragens de animação, e curtas-metragens de estudantes, será feita uma homenagem aos 90 anos da Bauhaus e haverá noites dedicadas aos 90 anos do Dadaísmo e do Cabaret Voltaire. A Suiça é o país convidado. A retrospectiva preparada com o apoio da Swiss Films e da Embaixada da Suiça, compreende alguns dos melhores autores e filmes, onde se cruzam diferentes gerações de cineastas. »»

 
LIVROS
Livro sobre metodologias de investigação em ciberjornalismo

Está disponível para download gratuito, em inglês e em espanhol, o livro Online journalism: research methods. A multidisciplinary approach in comparative perspective. A obra foi organizada por Marcos Palácios (Universidade Federal da Bahia, Brasil) e Javier Díaz Noci (Universidad del País Vasco, Espanha) e lançada pelo Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco (Bilbao). Trata-se de um trabalho que sintetiza as principais perspectivas metodológicas utilizadas na pesquisa sobre Cibermeios na Espanha e no Brasil e resulta de um projecto de colaboração entre os dois países que envolve mais de 40 investigadores. »»

Influências da Internet
Online newsgathering. Research and reporting for journalism é o título do mais recente livro de Stephen Quin e Stephen Lamble. Nesta obra são abordadas questões como a pesquisa e a recolha de informação, bem como a alteração nas rotinas dos jornalistas e a fragmentação das audiências, tendo em conta a enorme quantidade de informação que prolifera na Internet. Os autores analisam ainda fenómenos como os blogs e o “jornalismo do cidadão”. »»
Histórias de 50 anos de jornalismo
No próximo dia 10 de Março será lançado o novo livro de José Marques de Melo intitulado Vestígios da travessia. Da imprensa à internet: 50 anos de jornalismo. A obra publicada pela Editora Paulus (Brasil) narra as aventuras do autor pelo território do jornalismo ao longo de meio século de actividade. »»
EDITORIAL

Desfazer equívocos

Quando as notícias de um meio de comunicação – mesmo que esse meio seja uma mera Newsletter – começam a ser contestadas pelos seus leitores, isso é simultaneamente um bom e um mau sinal.
É um bom sinal porque isso significa que o meio de comunicação é não só lido, mas também considerado como suficientemente relevante pelos seus leitores – o que no caso desta Newsletter é, também, motivo de orgulho para a Direcção da Sopcom. É um mau sinal porque isso significa que, por qualquer razão, a informação que se dá não é suficientemente exacta e precisa para não dar lugar a equívocos.
Foi o que aconteceu, precisamente, com as notícias que publicámos, nos dois últimos números, sobre a avaliação das Unidades de I&D pela FCT, cujos resultados foram divulgados em Dezembro de 2008.
No intuito de desfazer esses equívocos, atemo-nos aqui ao que, sobre esta matéria, se encontra no site da FCT, sob o título “Avaliação de Unidades de I&D 2007 – Lista de Áreas Científicas”.
Verifica-se, aí, que foram sujeitas a avaliação 332 Unidades, distribuídas pelas seguintes áreas científicas: Ciências Exactas (48), Ciências Naturais (32), Ciências da Saúde (37), Ciências da Engenharia e Tecnologias (67), Ciências Sociais (65) e Artes e Humanidades (83).
No que diz respeito especificamente às Unidades de Ciências da Comunicação, integradas na área da Ciências Sociais, elas são as 6 seguintes (representando 1,8% do total), indicando-se para cada uma o seguinte resultado:
- Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (UNL) – A Unidade manifestou intenção de solicitar reavaliação;
- Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação – CETAC.MEDIA (UP) – A Unidade manifestou intenção de solicitar reavaliação;
- Centro de Investigação Media e Jornalismo – Very Good;
- LABCOM – Laboratório de Comunicação e Conteúdos on-line (UBI) – Very Good;
- CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (ULHT) – A Unidade manifestou intenção de solicitar reavaliação;
- Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (UM) – Excellent.
Que haja outros sócios da Sopcom ou investigadores que fazem parte de Unidades que não pertencem à área científica de Ciências da Comunicação – mas pertencem, por exemplo, às de Estudos Literários ou Estudos Artísticos –, em nada belisca a sua qualidade de sócios da Sopcom ou de investigadores dessas áreas.
Não faz deles é membros de Unidades de I&D da área de Ciências da Comunicação – uma situação que talvez fosse de repensar por todos aqueles que pretendem (ou dizem pretender) o desenvolvimento e reforço desta área científica em Portugal.

Paulo Serra

 
AGENDA
1 a 3 de Abril
II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação
São Paulo, Brasil
4 de Abril
IV Jornadas Internacionais de Jornalismo - Os Jovens e a Renovação do Jornalismo
Universidade Fernando Pessoa, Porto
14 a 18 de Abril
6º Congresso da SOPCOM, 8º LUSOCOM e 4º IBÉRICO
Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, Lisboa
16 a 19 de Abril
XI Congresso Ibero-Americano de Comunicação - Ibercom 2009
Funchal
17 e 18 de Abril
International Symposium on Online Journalism
University of Texas, Austin
17 a 19 de Abril
12º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
22 a 24 de Abril
V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE2009)
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
24 e 25 de Abril
"XI Congreso da Sociedad Española de Periodística: El drama del periodismo"
Salón de Actos da Universidad Católica San Antonio (UCAM), Múrcia (Espanha)
30 de Abril
II Jornadas sobre Tecnologia e Saúde
Instituto Politécnico da Guarda
4 a 6 de Maio
37th FIPP (International Federation of the Periodical Press) World Magazine Congress
Londres, Inglaterra
15 de Maio
Conferência "Jornalismo na Europa: Quem precisa de regulação?
Universidade do Minho, Braga
15 de Maio
Palestra "Communication Trends" por Julia Johansoozi
Instituto Superior Novas Profissões, Campos Universitário da Ameixoeira, Lisboa
19 e 20 de Maio
Conferência "Journalism in crisis"
University of Westminster, Londres
22 e 23 de Maio
"V Congreso Internacional: Comunicación y Realidad. La metamorfosis del espacio mediático"
Universitat Ramon Llull, Barcelona
2 a 5 de Junho
XVIII Encontro Anual Compós 2009
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
3 a 5 de Junho
7ª Conferência Europeia de Televisão Interactiva - Televisões em Rede
Leuven, Bélgica
4 a 6 de Junho
“I Congreso Internacional de Estética Cinematográfica: La Ilusión de la Belleza”
Bilbao, Espanha
11 de Junho
Conferência final do projecto EU Kids Online
Londres
29 de Junho a 1 de Julho
Hypertext 2009: 20th ACM Conference on Hypertext and Hypermedia
Torino, Itália
30 de Junho a 2 de Julho
6th World Conference of Science Journalists
Londres
8 e 9 de Julho
Encontro sobre Podcasts
Universidade do Minho, Braga
21 a 24 de Julho
Conferência "Derechos Humanos y Comunicación"
Cidade do México
23 a 25 de Setembro
Congresso Internacional de Ciências da Comunicação: "Comunicação, Cognição e Media"
Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa
 
PROVAS ACADÉMICAS
Mestrados em Ciências da Comunicação

“Os Processos Comunicativos Cinemáticos” foi o tema da dissertação de mestrado apresentada, no dia 2 de Março, por Sérgio Silva, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. No próximo dia 23, às 11 horas, na mesma instituição, Nuno Emanuel Tavares Branco apresenta a dissertação “A Comunicação como Ferramenta Estratégica Organizacional. A Comunicação no Grupo SATA", e no dia 26, às 16h45, será a vez de José Gabriel de Oliveira Andrade Júnior apresentar “A Sociedade da Informação e as Organizações em Momentos de Crise: uma investigação interpretivista do fluxo de comunicação em períodos de turbulência”.