transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES PARTICIPAÇÕES BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
Regulação do jornalismo em debate na Universidade do Minho

Denis McQuail, Professor Jubilado da Universidade de Amesterdão, marcará presença na sessão de abertura da conferência “Jornalismo na Europa: Quem precisa de regulação?”, onde irá abordar a relação entre o jornalismo e a sociedade. A iniciativa terá lugar na Universidade do Minho (UM), no próximo dia 15 de Maio, entre as 9h30 e as 18h.
“Reflectindo sobre a Incerteza: Quadros de Referência para Pensar a Regulação” será o tema em debate na sessão agendada para as 10h45. “Olhares Cruzados sobre as Práticas de Regulação em Portugal” será o tema da discussão marcada para as 15h. A sessão de encerramento contará com a presença de Augusto Santos Silva, Ministro dos Assuntos Parlamentares.
Esta conferência organizada pelo Projecto Mediascópio do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UM pretende “contribuir para o desenvolvimento de uma leitura mais complexa das ferramentas reguladoras com potencial para a defesa do jornalismo como um campo socialmente relevante. Os desafios colocados pela digitalização dos conteúdos, pela proliferação das plataformas e pelo crescimento exponencial de participantes na esfera pública digital estarão em cima da mesa”. »»

Conferências de Jornalismo na UBI

O Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (UBI) organiza, nos dias 21 e 22 de Maio, as Conferências de Jornalismo. No primeiro dia, às 14h30, realiza-se uma sessão subordinada ao tema “Jornalismo e Ciência” que terá como conferencista António Granado, editor do Público Online, professor da Universidade Nova de Lisboa e autor do blogue Ponto Media. No dia 22, à mesma hora, Estrela Serrano, professora da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e membro da Entidade Reguladora da Comunicação Social, falará sobre “Jornalismo Político”. »»

"Que tipo de experiência pública permitem os media contemporâneos?"

O seminário de Louis Quéré intitulado “Que tipo de experiência pública permitem os media contemporâneos?” terá lugar no dia 23 de Maio, na Universidade Lusófona, em Lisboa. Este seminário realiza-se no âmbito do Mestrado em Jornalismo, Política e História Contemporânea, que integra o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT).
Louis Quéré é director do Centre d’ Étude des Mouvements Sociaux da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, onde lecciona, e dirige também o Instituto Marcel Mauss.
O custo de participação no seminário é de 50 euros. »»

Homenagem a Aníbal Alves

O Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Universidade do Minho irá realizar, no dia 5 de Junho, uma Jornada subordinada ao tema “Estudos de Comunicação: Trinta anos de ensino e de investigação” para assinalar a reforma do Professor Aníbal Alves, fundador do DCC e primeiro Presidente da SOPCOM. A Jornada terá lugar no Museu Nogueira da Silva, em Braga, e a entrada é livre. »»

Summer Institute in Digital Media

O Programa UT Austin | Portugal promove o Summer Institute in Digital Media 2009. Docentes da Universidade de Austin, Texas, vão dar formação nas mais variadas áreas ligadas aos media digitais. Os workshops decorrem na Universidade do Porto e na Universidade Nova de Lisboa. As inscrições decorrem até 15 de Maio para os cursos de Lisboa e 30 de Maio para os cursos a realizar no Porto. »»

Workshop sobre TDT

O Instituto Electrotécnico Português (IEP) promove o workshop “O impacto da Televisão Digital Terrestre (TDT) no ITED". No dia 20 de Maio terá lugar a 2ª edição da iniciativa em Matosinhos, e no dia 30 do mesmo mês realiza-se a 3ª edição, em Lisboa. Segundo a organização, “este workshop pretende sensibilizar e esclarecer as questões mais frequentes sobre o TDT, as suas vantagens e ainda o impacto que este novo serviço causa no ITED”. O preço da inscrição é de 55 euros mais IVA. »»  

Future Places 2009: Digital Media Festival

O Festival Future Places 2009 subordinado ao tema “Digital Media and Local Cultures” irá decorrer entre os dias 13 e 17 de Outubro, no Porto, no âmbito do programa UT Austin|Portugal. O Future Places é uma competição internacional que explora o potencial dos media digitais quando aplicados a ambientes culturais. Entre outras actividades inclui conferências, workshops, concertos e performances. A submissão de propostas pode ser entregue até 31 de Maio. »»  

Encontro sobre Arquitectura de Informação

Está aberto o call for papers para o 3º Encontro Brasileiro de Arquitectura de Informação (EBAI) que terá lugar nos dias 2 e 3 de Outubro. Os trabalhos devem estar relacionados com os seguintes temas: Definições de Arquitectura de Informação, Currículo de Arquitectura de Informação, Documentação e metodologias, Ferramentas, RIAs (Rich internet applications), Comunidades on-line, softwares sociais e colaboração, Folksonomia e sistemas de classificação, Mecanismos de busca e SEO, Intranets e portais corporativos, Usabilidade e pesquisa com usuários, Web 2.0, Interfaces para dispositivos móveis, Arquitectura de Informação e mercado. O prazo para a submissão dos trabalhos é até 12 de Julho e a divulgação dos papers aceites será feita a 10 de Agosto. Aguarda-se ainda a definição do local para a realização do evento. »»

Media, comunicação e espectáculo

“Media, Communication and the Spectacle” será o tema do congresso que vai decorrer nos dias 26 e 27 de Novembro na Erasmus University, em Roterdão. Trata-se de uma iniciativa conjunta de três secções da European Communication Research and Education Association (ECREA) - Género e Comunicação, Comunicação e Democracia, e Estudos Fílmicos, com apoio da 'network' de jovens académicos desta mesma associação - e do Erasmus Research Centre for Media, Communication and Culture. »»

Conferência sobre audiências em Londres

Realiza-se nos dias 3 e 4 de Setembro a segunda conferência "Transforming Audiences – Creativity, Knowledge, Participation", na Universidade de Westminster, em Londres. A iniciativa resulta de uma associação entre ECREA, ICA, e IAMCR.
A primeira conferência sobre o tema realizou-se em Setembro de 2007 e contou com mais de 100 apresentações sobre audiência por investigadores de todo o mundo. Liz Bird, Nick Couldry, Natalie Fenton, Christine Hine, Peter Lunt e Shaun Moores são oradores convidados para esta edição. »»

 
PARTICIPAÇÃO DE INVESTIGADORES EM ENCONTROS INTERNACIONAIS
Isabel Gil na Northwestern University, em Chicago

Isabel Gil, docente e Directora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, irá proferir uma conferência intitulada "Jede Zerstoerung nimmt nur die Schatten von den Bildern weg" na Northwestern University, em Chicago, no dia 20 de Maio. »»

 
BOLSAS
Bolsas de Doutoramento 2009

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu o período de concurso para atribuição de Bolsas de Doutoramento Individuais 2009. O concurso está aberto entre 27 de Abril e 1 de Setembro e terá dois ciclos de avaliação. No primeiro ciclo serão avaliadas todas as candidaturas lacradas até às 17 horas, hora de Lisboa, do dia 1 de Junho de 2009. No segundo ciclo serão avaliadas todas as candidaturas lacradas entre o prazo anterior e as 17 horas, hora de Lisboa, do dia 1 de Setembro de 2009. »»

 
REVISTAS CIENTÍFICAS
Novo número da Revista Digital de Retórica

Já está on-line a edição nº 2 da Rhêtorikê – Revista Digital de Retórica, do Labcom (Laboratótio de Comunicação e Conteúdos On-line), da Universidade da Beira Interior. Até ao dia 5 de Julho, está aberto o call for papers para a próxima edição. »»

Chamada de artigos para a Revista APAD

A Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos (APAD) está a preparar o terceiro número da sua revista online. "Adaptação" será o tema central procurando-se que os textos incidam sobre esta problemática, entre o cinema e as outras artes literárias, entre o cinema e as histórias verídicas, e entre os diferentes meios audiovisuais. Os artigos não devem exceder os 5000 caracteres. Para além do tema central a revista incluirá resenhas críticas relacionadas com livros sobre guião/dramaturgia, perfis sobre guionistas reconhecidos, textos de análise pessoal sobre a actualidade do guionismo e da dramaturgia, textos críticos sobre filmes específicos e textos de análise/crítica sobre a escrita para teatro.
Os textos finais devem ser enviados até 15 de Junho para o e-mail: ribas.daniel@gmail.com. »»

 
NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS
Seminário sobre Jornalismo Literário

A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e o jornal “Oitava Colina” promoveram, nos dias 8 e 9 de Maio, o “Seminário Internacional de Jornalismo Literário: uma perspectiva prática”, que se realizou no auditório da ESCS. Mark Kramer (EUA), Suketu Mehta (EUA), Anja Vink (Holanda), Edvaldo Pereira Lima (Brasil), Sérgio Vilas Boas (Brasil) e Paulo Moura (Portugal) foram os oradores convidados. A importância do jornalismo literário na actualidade e os seus subgéneros, procedimentos narrativos, e como vender o trabalho de jornalista, são alguns dos temas em destaque no encontro. »»

"Comunicar com pedras no sapato"

A Universidade do Minho acolheu as XII Jornadas de Ciências da Comunicação – “Comunicar com Pedras no Sapato” – organizadas pelo Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação (GACSUM). Em debate estiveram temas como a regulação do jornalismo no ciberespaço, o fotojornalismo, o cinema, as relações públicas e a publicidade. »»

II Conferência sobre Cultura e Conflito

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa acolheu, entre os dias 7 e 9 de Maio, a II Conferência sobre Cultura e Conflito promovida pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC). “The (In)visibility of War in Literature and the Media” foi o tema central do evento. No primeiro dia da iniciativa foi lançado o livro organizado por Daniel Dayan, O Terror Espectáculo. Terrorismo e Televisão. A conferência contou com cerca de 80 comunicações, de oradores portugueses e estrangeiros, dando perspectivas diferentes da representação do tema em diversos meios, tempos e geografias. »»

Colin Sparks na Universidade Lusófona

Colin Sparks, professor catedrático em Estudos dos Media na Escola de Media, Artes e Design da Universidade de Westminster, leccionou um seminário intitulado “Media, Democracia e Globalização” no âmbito do Mestrado em Jornalismo, Política e História Contemporânea, que integra o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona (Lisboa). O seminário, que decorreu entre dias 28 e 30 de Abril, repartiu-se em três módulos: “The Dominant Paradigm Yesterday and Today”, “The Strengths and Weaknesses of the Media Imperialism Thesis” e “The Limits of Globalization”. »»

Jornadas de Direito do Consumo

A Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC) e a Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo (EsACT), do Instituto Politécnico de Bragança, promoveram as “Jornadas de Direito do Consumo”. A iniciativa teve lugar no Auditório do Centro Cultural de Mirandela, no dia 15 de Abril, data em que se realizou a cerimónia de constituição da Delegação da apDC/Trás-os-Montes. »»

Sobre a técnica

O Instituto de Filosofia Prática da Universidade da Beira Interior (UBI) promoveu, no dia 29 de Abril, mais uma conferência, desta vez, “Sobre a Técnica”. José Pinheiro Neves, da Universidade do Minho, falou sobre “O apelo do objecto técnico” e José António Domingues, da UBI, abordou o “Mundo da vida: praxis e técnica”. »»

 
LIVROS
Novo livro de Joaquim Fidalgo

“O Lugar da Ética e da Auto-Regulação na Identidade Profissional dos Jornalistas”, editado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, é o título do mais recente livro de Joaquim Fidalgo. Esta obra resulta da tese de doutoramento em Ciências da Comunicação defendida pelo autor em Janeiro de 2007, na Universidade do Minho, e apresenta a segunda parte deste trabalho que incide sobre as questões da ética e da deontologia jornalísticas, bem como a regulação desta actividade (e em particular, da sua auto-regulação). Nesta obra não estão incluídos os dois capítulos iniciais que foram já publicados no livro “O Jornalista em Construção”. »»

Media e Leis Penais

O novo livro de Sara Pina intitula-se “Media e Leis Penais” e analisa a “sobrerepresentação da realidade criminal nos mass media e a forma como esta condiciona a produção jurídico-criminal”. Trata-se de um estudo sobre a realidade portuguesa que comprova, de acordo com entrevistas a políticos, magistrados e juristas, a influência dos media nas opções legislativas. Na obra, editada pela Almedina, é ainda analisado o caso concreto do processo Casa Pia. »»

O que é a reportagem?

“O que explica que, após décadas de exercício da profissão, um repórter se debruce sobre a reportagem? Sobretudo o seu espanto perante o facto de se produzirem reportagens em catadupa, sem que nenhum manual ou livro de estilo elucide claramente o que tem de específico a reportagem para oferecer em relação a outros géneros jornalísticos”. Estas questões podem ler-se na sinopse do mais recente livro de Jacinto Godinho. “As origens da reportagem – Imprensa” é o título desta obra que integra a colecção Media e Jornalismo da editora Livros Horizonte. »»

Meninos de ninguém

A jornalista do Público Ana Cristina Pereira lançou um livro intitulado “Meninos de Ninguém”, editado pela Ulisseia. Trata-se de uma obra que reúne um conjunto de reportagens da autora sobre casos de jovens delinquentes. Uma das histórias publicadas é inédita e dezassete já foram publicadas no jornal Público. »»

AGENDA
14 e 15 de Maio
VI Jornadas "Blogs y Medios - El Renacimiento de la Participación. Las Personas, las Herramientas y los Medios"
Granada, Espanha
15 de Maio
Conferência "Jornalismo na Europa: Quem precisa de regulação?
Universidade do Minho, Braga
19 e 20 de Maio
Conferência "Journalism in crisis"
University of Westminster, Londres
21 de Maio
"WhyFLOSS Conference Madrid'09"
Universidade Carlos III, Madrid, Espanha
21 e 22 de Maio
Conferências de Jornalismo
Universidade da Beira Interior, Covilhã
22 e 23 de Maio
"V Congreso Internacional: Comunicación y Realidad. La metamorfosis del espacio mediático"
Universitat Ramon Llull, Barcelona
23 de Maio
Seminário"Que tipo de experiência pública permitem os media contemporâneos?"
Universidade Lusófona, Lisboa
2 a 5 de Junho
XVIII Encontro Anual Compós 2009
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
3 a 5 de Junho
7ª Conferência Europeia de Televisão Interactiva - Televisões em Rede
Leuven, Bélgica
4 a 6 de Junho
“I Congreso Internacional de Estética Cinematográfica: La Ilusión de la Belleza”
Bilbao, Espanha
11 de Junho
Conferência final do projecto EU Kids Online
Londres
29 de Junho a 1 de Julho
Hypertext 2009: 20th ACM Conference on Hypertext and Hypermedia
Torino, Itália
30 de Junho a 2 de Julho
6th World Conference of Science Journalists
Londres
8 e 9 de Julho
Encontro sobre Podcasts
Universidade do Minho, Braga
19 a 24 de Julho
International School on Digital Transformation
Universidade do Porto
21 a 24 de Julho
Conferência "Derechos Humanos y Comunicación"
Cidade do México
3 e 4 de Setembro
Conferência "Transforming Audiences - Creativity, Knowledge, Participation"
University of Westminster, Londres
23 a 25 de Setembro
Congresso Internacional de Ciências da Comunicação: "Comunicação, Cognição e Media"
Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa
24 a 26 de Setembro
SLACTIONS 2009 - Research conference in the Second Life® world - Life, imagination, and work using metaverse platforms
8 a 10 de Outubro
"Mass Media and Communications 2009"
Moscovo
13 a 17 de Outubro
Futuro Places 2009: Digital Media Festival
Porto
22 e 23 de Outubro
Congresso Internacional Género, Media e Espaço Público
Universidade de Coimbra
18 e 19 de Novembro
"IV Congreso Internacional de Periodismo en la Red - Reinventar los Medios"
Universidad Complutense de Madrid
26 e 27 de Novembro
Congresso "Media, Communication and the Spectacle"
Roterdão, Holanda
3 a 5 de Fevereiro de 2010
"II Congreso AE-IC: Comunicación y desarrollo en la era digital"
Universidade de Málaga, Espanha
 
PROVAS ACADÉMICAS
Doutoramento de Arons de Carvalho

Alberto Arons de Carvalho, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e deputado, defendeu no dia 15 de Abril, na UNL, a tese de Doutoramento intitulada “O Modelo Europeu de Serviço Público de Televisão – O Caso Português”.  O trabalho obteve a nota máxima do júri.

Mestrado sobre novas tecnologias e esfera pública

Rodolfo Silva apresentou no dia 8 de Maio a dissertação de mestrado intitulada “As novas tecnologias e a Reconfiguração da Esfera Pública”. Joaquim Fidalgo foi o arguente destas provas em Ciências da Comunicação que se realizaram na Universidade da Beira Interior.

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2009
email: secretariado@sopcom.pt