transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES PARTICIPAÇÕES BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
Presidente da SOPCOM é o Director Académico da nova Confederação Ibero-Americana de Comunicação

Moisés de Lemos Martins, Professor Catedrático da Universidade do Minho e Presidente da SOPCOM, foi eleito Director Académico da nova Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas de Comunicação (CIAC). Esta confederação foi criada no âmbito da realização do IBERCOM 2009 - XI Congresso Ibero-Americano de Comunicação, que teve lugar na cidade do Funchal (Madeira). Reunidos em assembleia-geral, no dia 18 de Abril, os representantes de onze entidades presentes decidiram criar a CIAC tendo como principal objectivo “a promoção do debate e da produção científica ibero-americana no campo das Ciências da Comunicação, em termos nacionais e internacionais, tendo em vista a importância das línguas oficiais e culturas em que se expressam e relevando os diversos sistemas de informação e comunicação do mundo contemporâneo”.
José Marques de Melo (Brasil) será o presidente da primeira direcção eleita com mandato de dois anos. O 1º vice-presidente é Francisco Sierra (Espanha), o 2º Vice-Presidente, Erick Torrico (Bolívia), o Director Académico, Moisés Lemos Martins (Portugal), o Director Administrativo, Elias Machado (Brasil), o Director Científico, Luís Albornoz (Espanha), o Director Institucional, Luís Humberto Marcos (Portugal), e o Director de Relações Interdisciplinares é Rodrigo Gomez (Mexico). Foi também eleito um Conselho Fiscal composto por três membros: António Gomez (Bolívia), Gustavo Cimadevilla (Argentina) e Tereza Quirós (Peru).
A Confederação ficará sedeada na cidade de São Paulo, Brasil, local onde será feito o registo jurídico da entidade. Será também no Brasil que se irá realizar a I Conferência Mundial de Pesquisa em Comunicação Ibero-Americana e o I Forum Ibero-Americano de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, previstos para o biénio 2010-2011. »»

Corpos Sociais da SOPCOM para o triénio 2009-2012

Na Assembleia-Geral Ordinária da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) que teve lugar a 14 de Abril, nas instalações da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, foram realizadas as Eleições dos Corpos Sociais para o triénio 2009-2012. Na presidência da direcção mantém-se Moisés de Lemos Martins (Universidade do Minho). Os vice-presidentes são José Bragança de Miranda (Universidade Nova de Lisboa e Universidade Lusófona) e Paulo Serra (Universidade da Beira Interior). A constituição dos novos órgãos sociais da SOPCOM está disponível na página oficial. »»

Nova direcção da LUSOCOM

Em reunião de 14 de Abril de 2009, e no decurso dos últimos Congressos
Lusocom/Ibérico/Sopcom (Universidade Lusófona, Lisboa), a LUSOCOM - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação elegeu a sua nova Direcção, que fica assim constituída: Presidente - Antônio Hohlfeldt (Brasil); Vice-presidentes - Moisés de Lemos Martins (Portugal) e Margarita Ledo (Galiza); Vogais - Eduardo Namburete Moçambique), Paulo Conceição (Angola) e António Inhaga (Guiné). »»

CECS ganha prémio internacional de Educação para os Media

O projecto “Media Education: Learning and Acting” do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, foi contemplado com o “Evens Prize for Intercultural Education 2009 – Media Education”. A equipa do projecto é constituída por Sara Pereira, Luís Pereira e Manuel Pinto. O prémio será entregue durante o 2º Congresso Europeu de Educação para os Media, que terá lugar entre os dias 21 a 24 de Outubro em Bellaria, Itália. »»

Conferência da “International Association for Media and Communication Research” na Universidade do Minho

A Universidade do Minho vai acolher a próxima conferência da “International Association for Media and Communication Research” (IAMCR) que terá lugar entre os dias 18 e 22 de Julho de 2010, em Braga. A iniciativa permitirá reunir a comunidade científica, nacional e internacional, de Ciências da Comunicação. »»

I Congresso Internacional de Ciberjornalismo e Web 2.0 em Bilbao

Está aberto, até 15 de Julho, o prazo para o envio de propostas de comunicação para o I Congresso Internacional de Ciberjornalismo e Web 2.0: “A Revolução do Jornalismo Cidadão” a ter lugar em Bilbao entre os dias 11 e 13 de Novembro de 2009. As propostas devem ser enviadas para: ciberpebi@gmail.com. Marcos Palacios, Javier Díaz Noci, Ramón Salaverría, António Fidalgo, Koldobika Meso Ayerdi, Bella Palomo, Pere Masip, Xosé López, Elias Machado, Guillermo López e Andreu Casero Ripollés são os conferencistas convidados. »»

Congresso Internacional “Género, Media e Espaço Público”

Termina no próximo dia 15 de Junho o prazo para a submissão de resumos para o I Congresso Internacional “Género, Media e Espaço Público”, a realizar nos dias 22 e 23 de Outubro de 2009. A iniciativa é organizada pelo Instituto de Estudos Jornalísticos (IEJ) da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ). »»

“Os novos territórios da publicidade”

Está aberto o prazo para o envio de comunicações para as IV Jornadas de Publicidade 2009 subordinadas ao tema “Os Novos Territórios da Publicidade”. Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da SOPCOM que conta com a organização do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho (UM) e que se realiza no dia 5 de Novembro na UM. Serão particularmente apreciadas comunicações sobre os seguintes temas: Media digitais vs tradicionais; Planeamento estratégico; Eficácia na comunicação; Estratégias publicitárias nas redes sociais; Marketing viral; Media ambiente – o espaço como meio de comunicação; e Publicidade de guerrilha. O resumo das comunicações não deve ultrapassar as 500 palavras e deverá ser enviado, até 30 de Junho, para o seguinte endereço electrónico: gt.publicidade@gmail.com. »»

Jean Chalaby na Universidade Lusófona

O professor associado na Escola de Ciências Sociais da City University (Londres), Jean Chalaby, leccionará um seminário intitulado “Past and Future Trends in Journalism” no âmbito do Mestrado em Jornalismo, Política e História Contemporânea, que integra o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona (Lisboa).
O seminário reparte-se por quatro módulos: “Celebrating a great success story: The History of popular journalism” (24 de Junho), “‘Contextualising online news: Journalism and the two industrial revolutions of the Twentieth Century” (25 de Junho), “Journalism in the age of globalisation: Global news TV channels” (26 de Junho) e “Comparing political communication systems: Journalism and presidentialism” (27 de Junho).
O custo de participação neste seminário de quatro dias é de 100 euros. »»  

Conferência sobre videojogos

“Videojogos 2009 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos” é um evento que se realizará na Universidade de Aveiro, nos dias 26 e 27 de Novembro de 2009. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (através do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação – CETAC.media), pelo Departamento de  Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (através do Centro de Informática e Sistemas) e pela Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. »»  

I Colóquio Internacional “Discurso & Mídia”

Realiza-se entre os dias 17 e 19 de Junho, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, no Brasil, o I Colóquio Internacional “Discurso & Mídia”. Eliseo Verón (Universidad San Andrès, Argentina), Antônio Fausto Neto (Unisinos, Rio Grande do Sul), Pedro Russi (Universidade de Brasília) e Jean Mouchon (Université Paris X, França) são alguns dos conferencistas convidados. »»  

Candidaturas abertas ao curso de Doutoramento no Minho

O Departamento de Ciências da Comunicação e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, anunciam a abertura das candidaturas ao Curso de Doutoramento (adaptado a Bolonha) em Ciências da Comunicação, nas seguintes especialidades: Semiótica Social; Sociologia da Comunicação e da Informação; Psicologia da Comunicação; Indústrias Culturais; Comunicação Audiovisual; Média Interactivos; Cibercultura e Redes de Comunicação; Economia Política da Comunicação; Ética da Comunicação e da Informação; Educação para os Média; Estudos de Jornalismo; Comunicação Estratégica e Organizacional; Comunicação Intercultural; Estudos da Recepção; Comunicação, Consumo e Lazer; Teoria da Cultura; e Teorias da Comunicação e da Informação.
As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de Junho e podem ser apresentadas presencialmente ou por correio electrónico (sec-cicom@ics.uminho.pt). Toda a informação necessária está disponível no site do Departamento de Ciências da Comunicação. »»  

Congresso em Moscovo

“Content, channels and audiences in the new millennium: interaction and interrelations” será o tema central do congresso que terá lugar na Moscow State University, entre os dias 8 e 10 de Outubro de 2009. O prazo para o envio de resumos (em inglês) termina a 15 de Junho. “Trends in media systems”, “ Public sphere and the mass media”, “Media policy in the digital revolution era”, “Journalism and new media” e “New copy rights in the age of media technologies” são alguns dos temas das diferentes secções.
Denis McQuail, Professor Jubilado da Universidade de Amesterdão, Kaarle Nordenstreng, Professor da Universidade de Tampere, Finlândia, e Paolo Mancini, Professor na Universidade de Perugia, Itália, são alguns dos nomes que vão marcar presença na iniciativa. »»

IMS aplicado às eleições europeias

Foi lançada uma página na Internet referente ao projecto “IMS aplicado às Eleições Europeias”. Neste espaço é possível encontrar entrevistas inéditas, feitas por alunos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa, a todos os candidatos portugueses ao Parlamento Europeu que aceitaram o convite e ainda a Paulo Sande, Director do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.  O Projecto IMS tem como objectivo desenvolver e testar o uso de modernas tecnologias de informação, como um Sistema Multimédia Inteligente  (IMS), para apoio a consulta técnica e pública na tomada de decisões. Trata-se de um projecto do Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa (CITIDEP). »»

 
PARTICIPAÇÃO DE INVESTIGADORES EM ENCONTROS INTERNACIONAIS
EU Kids Online Conference

A conferência “EU Kids Online: European research on cultural, contextual and risk issues regarding children and the internet” teve lugar em Londres, no dia 11 de Junho , e do programa fizeram parte os investigadores portugueses Cristina Ponte, José Alberto Simões, Filipa Falcão-Reis e Cátia Candeias.
No dia 3 de Julho, a equipa portuguesa do projecto “EU Kids Online”, coordenada pela Professora Cristina Ponte, apresenta, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, os resultados finais da situação portuguesa na investigação europeia sobre aspectos culturais, contextuais e de risco relativos aos usos seguros da Internet e dos novos media por crianças (2006-09). O projecto envolveu 21 países sob a coordenação de Sonia Livingstone da London School of Economics and Political Science. »»

Presidente da SOPCOM no I Colóquio Internacional da Compós

O Presidente da SOPCOM, Moisés de Lemos Martins, participou no I Colóquio Internacional da Compós (Associação Brasileira dos Programas de Pós-Graduação). Este Colóquio integrou o XVIII Encontro da Compós, que se realizou na Cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, entre os dias 2 a 5 de Junho, e teve por tema «As Ciências da Comunicação e o desafio da internacionalização». Além do Presidente da SOPCOM, intervieram no Colóquio: Erick Felinto, Presidente da Compós, Hopeton Dunn, Secretário-Geral da IAMCR, e Javier Protzel, da FELAFACS (Federação Latino-Americana das Faculdades de Comunicação Social).
Os artigos apresentados no XVIII Encontro Anual da Compós estão disponíveis on-line. »»

 
BOLSAS
“Prémio Zon Criatividade em Multimédia atribui Bolsa de Investigação em Austin

Está aberto, até ao dia 2 de Outubro, o prazo de candidaturas para o “Prémio ZON Criatividade em Multimédia”. Com um valor global de 200 mil euros, o prémio será distribuído por três categorias: Aplicações, Conteúdos Multimédia e Curtas-Metragens. O primeiro classificado de cada categoria recebe ainda uma Bolsa de Investigação na Universidade de Austin, Texas, no âmbito do Programa UTAUstin-Portugal (CoLab).
O Prémio ZON está aberto à participação de indivíduos e/ou organizações em geral, mas é particularmente vocacionado para a população universitária e para jovens recém-licenciados. »»

 
REVISTAS CIENTÍFICAS
“A Europa e os Media

Foi lançado no dia 3 de Junho, na Universidade Nova de Lisboa, o mais recente número da revista Media & Jornalismo subordinado ao tema "A Europa e os Media”. Teresa de Sousa, Miguel Gaspar, Margarida Marques, Ana Isabel Martins e Sérgio Ribeiro foram os convidados para a apresentação da revista do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ). »»

Call for papers para a revista Caleidoscópio

Está aberta, até 30 de Junho, a chamada de trabalhos para o número 11 da Caleidoscópio - Revista de Comunicação e Cultura (Edições Universitárias Lusófona).  “Dimensões do acontecimento. Configuração, recepção, tempo e reprodução “ será o tema deste número coordenado por Isabel Babo-Lança. Entre outros tópicos, os artigos devem abordar “o estudo dos acontecimentos no espaço público, pretendendo-se contributos que foquem diferentes abordagens e questões tais como a configuração dos acontecimentos ao nível da produção, da recepção e/ou da experiência pública; a construção e caracterização do acontecimento jornalístico e do acontecimento mediático; a constituição dos acontecimentos em problemas públicos e a sua inscrição em campos problemáticos; a análise da reprodutibilidade ou da banalização dos acontecimentos em réplicas de vários tipos e linguagens; a temporalidade e as narrativas do acontecimento; os media e o acontecimento moderno”. Os resumos, com um máximo de 500 palavras, devem ser enviados para: ccc@ulp.pt. »»

Call for papers para a Doc On-line

Decorre até ao dia 30 de Junho, a chamada para o envio de trabalhos para a Doc On-line – Revista Digital de Cinema. O tema da edição será “Narrativa(s)”. A revista apresenta as seguintes secções: Artigos, Análise e crítica de filmes, Leituras, Dissertações e Teses e Entrevista. Os trabalhos devem ser enviados para Marcius Freire (marciusfreire@terra.com.br) e Manuela Penafria (manuela.penafria@gmail.com). »»

Propostas de artigos para a revista Telos

A Revista Telos abriu a convocatória para o envio de propostas de artigos para o dossier central do próximo número de 2009 dedicado ao tema “Publicidade Interactiva”. Os artigos serão aprovados de forma anónima pelo Conselho de Redacção (em caso de excesso de material serão editados em próximos números). Os textos propostos não podem exceder as seis mil palavras (incluindo notas e quadros ou gráficos). »»

 
NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS
Seminário Internacional na Universidade de Lisboa

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa acolheu nos dias 2 e 3 Junho, o I “International Seminar - Trends in Critical Communication Studies”. John Durham Peters, F. Wendell Miller, Serge Proulx, Tito Cardoso e Cunha e José Luís Garcia, foram alguns dos nomes que marcaram presença na iniciativa. »»

III Jornadas Retórica e Mediatização

“Indústrias da Persuasão” foi o tema central das "III Jornadas Retórica e Mediatização" organizadas pelo LabCom e pelo Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior. A iniciativa realizada no dia 28 de Maio contou com a presença de Ana Maria Palácios (Universidade Federal da Bahia), Bella Palomo e Bernardo Diáz Nosty (Universidade de Málaga), entre outros. No decorrer do evento foram apresentadas as Actas das "II Jornadas Retórica e Mediatização", realizadas em 2008 e agora publicadas pelos Livros LabCom. Este livro foi organizado por Ivone Ferreira e María del Mar Gómez Cervantes. »»

Per Aage Brandt em Braga

“The Screen as a Mental Space: A semiotic approach to mediatic cognition” foi o tema da conferência promovida  por Per Aage Brandt , director do Centro de Cognição e Cultura da Case Western Reserve University e director da revista Cognitive Semiotics (Cleveland, EUA). A iniciativa teve lugar, no dia 20 de Maio, na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, em Braga. »»

Congresso Internacional “Razão de Estado e Democracia”

A Universidade da Beira Interior (UBI) acolheu nos dias 4 e 5 de Junho o Congresso Internacional “Razão de Estado e Democracia”. Montserrat Herrero (Universidade de Navarra), Juan Manuel Forte (Universidade Complutense de Madrid), Gianfranco Borrelli (Universidade Frederico II de Nápoles), Diogo Pires Aurélio (Universidade Nova de Lisboa) e Jaime Nogueira Pinto (Universidade Técnica de Lisboa) foram alguns dos conferencistas que marcaram presença na iniciativa organizada pelo Instituto de Filosofia Prática da UBI. »»

 
LIVROS
Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede

“Da Comunicação de Massa à Comunicação em Rede" é o título do livro organizado por Gustavo Cardoso, Rita Espanha e Vera Araújo. Segundo pode ler-se na sinopse, esta obra “pretende contribuir para a reflexão sobre a temática dos media, através de um conjunto de percepções, interrogações, e, por vezes, testando algumas certezas sobre o campo da mediação num tempo e espaço particulares: Portugal dos anos de 2002 a 2007”. Este livro, que integra a Colecção Comunicação, da Porto Editora, “trata as características essenciais do actual sistema de media, ou seja, a ligação em rede entre meios interpessoais e de massa”. »»

Informação e Persuasão na Web

Está publicado em livro o relatório do projecto “Informação e Persuasão na Web” do LabCom (Laboratório de Comunicação On-line) da Universidade da Beira Interior (UBI). Este projecto teve como objectivo central “estudar os princípios a que terá de obedecer a construção das páginas Web das instituições de ensino superior públicas portuguesas. Delineou-se, para a consecução de tal objectivo, uma investigação centrada nos utilizadores, e que confrontasse estes com as diversas possibilidades de organização da informação, de modo a apurar as que se revelariam, de facto, quer como as mais persuasivas, quer como as mais satisfatórias das necessidades e interesses desses mesmos utilizadores”. O livro é organizado por Paulo Serra e João Canavilhas, docentes na UBI e investigadores do LabCom. »»

Perspectivas sobre jornalismo cidadão

“Citizen Journalism: Global Perspectives” é o título do livro organizado por Stuart Allan e Einar Thorsen. Nesta obra podem ler-se artigos de autores como An Nguyen, Ethan Zuckerman, Jane B. Singer, Paul Bradshaw, Mark Deuze, entre outros. Ao longo do livro são analisados casos em que os cidadãos se tornaram repórteres em vários países e em diferentes contextos. »»

Os meios de comunicação em situações de risco

“Comunicar los riesgos. Ciencia y tecnología en la sociedad de la información” é um livro organizado por Carolina Moreno Castro, professora na Universidade de Valência (UV), em Espanha. A obra resulta das conclusões obtidas num seminário realizado em Maio de 2006 na UV e inclui a análise da actuação e do papel que desempenham os meios de comunicação em situações que comportam riscos para a saúde e para o contexto ambiental, como catástrofes naturais, as epidemias, a segurança alimentar, entre outros. »»

As Ciências da Comunicação e a política científica e educativa

Moisés de Lemos Martins

(Comunicação proferida no encerramento do VI Congresso da SOPCOM, IV Congresso Ibérico, VIII Congresso da LUSOCOM - Universidade Lusófona, 17 de Abril de 2009)

AGENDA
17 a 19 de Junho
I Colóquio Internacional "Discurso & Mídia"
Universidade Federal da Bahia, Brasil
24 a 26 de Junho
5th International Conference on e-Social Science
Colónia, Alemanha
30 de Junho a 2 de Julho
6th World Conference of Science Journalists
Londres
3 de Julho
Conferência Nacional: "Portugal na Pesquisa Europeia sobre Crianças e Internet"
Apresentação dos resultados do projecto "EU Kids Online" na Faculdade de Ciências Sociais e HUmanas da Universidade Nova de Lisboa
8 e 9 de Julho
Encontro sobre Podcasts
Universidade do Minho, Braga
19 a 24 de Julho
International School on Digital Transformation
Universidade do Porto
21 a 24 de Julho
Conferência "Derechos Humanos y Comunicación"
Cidade do México
3 e 4 de Setembro
Conferência "Transforming Audiences - Creativity, Knowledge, Participation"
University of Westminster, Londres
23 a 25 de Setembro
Congresso Internacional de Ciências da Comunicação: "Comunicação, Cognição e Media"
Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa
24 a 26 de Setembro
SLACTIONS 2009 - Research conference in the Second Life® world - Life, imagination, and work using metaverse platforms
8 a 10 de Outubro
"Mass Media and Communications 2009"
Moscovo
13 a 17 de Outubro
Futuro Places 2009: Digital Media Festival
Porto
21 e 24 de Outubro
Second European Congress of Media Literacy
Bellaria, Itália
22 e 23 de Outubro
Congresso Internacional Género, Media e Espaço Público
Universidade de Coimbra
5 de Novembro
IV Jornadas de Publicidade 2009 - "Os Novos Territórios da Publicidade"
Universidade do Minho, Braga
11 a 13 de Novembro
"I Congreso Internacional de Ciberperiodismo e Web 2.0 - A Revolução do Jornalismo Cidadão"
Biblioteca Central de Bidebarrieta, Casco Viejo, Bilbao
18 e 19 de Novembro
"IV Congreso Internacional de Periodismo en la Red - Reinventar los Medios"
Universidad Complutense de Madrid
25 a 27 de Novembro
VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Universidade de São Paulo, Brasil
26 e 27 de Novembro
Videojogos 2009
Universidade de Aveiro
26 e 27 de Novembro
Congresso "Media, Communication and the Spectacle"
Roterdão, Holanda
3 a 5 de Fevereiro de 2010
"II Congreso AE-IC: Comunicación y desarrollo en la era digital"
Universidade de Málaga, Espanha
 
PROVAS ACADÉMICAS
Doutoramento analisa comportamento das audiências

“O comportamento das audiências na era dos jornais digitais” foi o tema da tese de doutoramento defendida por Jorge Ferreira Dias de Figueiredo. Os arguentes das provas que decorreram na Universidade da Beira Interior (UBI), no dia 13 de Maio, foram Ricardo Jorge de Castro Neves Ferreira Pinto (Universidade Fernando Pessoa), e Anabela Maria Gradim Alves (UBI).

Mestrado sobre a utilização do telemóvel e do messenger

“Quando as teclas falam, as palavras calam: estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga” foi o tema da dissertação de mestrado apresentada por Teresa Sofia Castro no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. O estudo abrangeu 513 crianças de duas escolas do distrito de Braga.

Jornalismo e literatura

Juliana Costa Lisboa apresentou a sua dissertação de mestrado intitulada “A relação entre jornalismo e literatura na obra de García Marquez”, no dia 11 de Maio, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2009
email: secretariado@sopcom.pt