transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
Call for papers para o Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2009

Decorre até 31 de Outubro de 2009 o prazo para a submissão de textos para o Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. Subordinado ao tema “Memória social e dinâmicas identitárias”, este anuário pretende analisar criticamente a relação entre os processos comunicativos e as (re)configurações identitárias no espaço lusófono (Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe). O Anuário Internacional de Comunicação Lusófona pretende aprofundar a compreensão sobre a comunicação e a memória social nos diversos países que compõem esta comunidade, as políticas da língua e as (re)configurações identitárias. Serão particularmente relevantes para este número os seguintes tópicos: As esferas públicas nos países lusófonos, representações mediáticas e estereótipos sociais; O papel do ciberespaço na (re)construção da lusofonia; Diversidade cultural e pluralismo nos media dos países lusófonos; As diásporas lusófonas e a construção de identidades em rede; O impacto dos fluxos interculturais na (re)construção de sociedades civis activas; Políticas da língua e políticas da memória nos países lusófonos; Perspectivas pós-coloniais sobre os sistemas de comunicação lusófonos; O papel das organizações não governamentais na criação e funcionamento de media alternativos e comunitários; O papel das indústrias culturais (cinema, séries televisivas, etc.) na promoção do diálogo intercultural; Representações do passado colonial e diálogos pós-coloniais.
Os autores devem enviar os seus textos para o seguinte endereço: alexandra@ics.uminho.pt. Os artigos serão arbitrados e publicados nas línguas originais. O Anuário Internacional de Comunicação Lusófona está a ser preparado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho. Os editores são Moisés de Lemos Martins e Rosa Cabecinhas. »»

I Workshop de Infografia Digital

A Universidade do Minho (UM), em Braga, acolhe, nos dias 16 e 17 de Julho, o I Workshop de Infografia Digital. Trata-se de uma iniciativa realizada em parceria com a agência Lusa, cujo objectivo é “potenciar o uso das possibilidades e das linguagens do meio digital, ao nível da infografia e das narrativas online”. O workshop será ministrado por Aitor Eguinoa (que trabalhou durante 10 anos nas secções de infografia de alguns dos jornais mais importantes de língua espanhola como El País, El Correo e La Nación) e por Xaquin G. V. (La Voz de GaliciaNewsweek e, actualmente, The New York Times, onde trabalha  como Graphics Editor). A iniciativa, organizada pelo Departamento de Ciências da Comunicação da UM e coordenada por Nuno Vargas, dirige-se a profissionais de jornalismo e comunicação que tenham experiência ao nível dos gráficos de informação e um domínio básico das suas ferramentas. »»

International School on Digital Transformation

A primeira “International School on Digital Transformation” realiza-se entre os dias 19 e 24 de Julho na Universidade do Porto. Ao longo de seis dias estarão em debate temas como as transformações democráticas da sociedade através dos media digitais, as comunidades online, a cultura e a arte digital num mundo globalizado e as perspectivas futuras da comunicação digital. A iniciativa irá reunir reconhecidos académicos e profissionais de todo o mundo. »»

Encontro sobre podcasts

Nos dias 8 e 9 de Julho, a Universidade do Minho (UM) acolhe o encontro sobre podcasts destinado a todos os que pretendem iniciar ou aprofundar a utilização desta ferramenta em contexto educativo. Palitha Edirisingha, da University of Leicester, irá proferir uma conferência subordinada ao tema “A Podcasting Framework for Teaching and Learning in Higher Education”. “Podcasts no Ensino: Usos e Contextos” e “Podcast: Princípios a respeitar” são os temas de dois painéis do evento que contará ainda com a realização de vários workshops. »»

Estudos da argumentação em Coimbra

“L'argumentation aujourd'hui: état de l'art et questions disputes” será o tema do seminário orientado por Christian Plantin, a ter lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra nos próximos dias 17 e 18 de Setembro. A iniciativa conta com organização do Grupo  “Teaching Logic and Argumentation” / “Ensino de Lógica e Argumentação” (LIF/FCT). »»

Envio de resumos para as IV Jornadas de Publicidade

Foi alargado até 15 de Julho o prazo para o envio de comunicações para as IV Jornadas de Publicidade 2009 subordinadas ao tema “Os Novos Territórios da Publicidade”. Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da SOPCOM que conta com a organização do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho (UM) e que se realiza no dia 5 de Novembro na UM. Serão particularmente apreciadas comunicações sobre os seguintes temas: Media digitais vs tradicionais; Planeamento estratégico; Eficácia na comunicação; Estratégias publicitárias nas redes sociais; Marketing viral; Media ambiente – o espaço como meio de comunicação; e Publicidade de guerrilha. O resumo das comunicações não deve ultrapassar as 500 palavras e deverá ser enviado para o seguinte endereço electrónico: gt.publicidade@gmail.com. »»

Conferência sobre videojogos com novas datas para a submissão de papers

“Videojogos 2009 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos” é um evento que se realizará na Universidade de Aveiro, nos dias 26 e 27 de Novembro de 2009. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (através do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação – CETAC.media), pelo Departamento de  Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (através do Centro de Informática e Sistemas) e pela Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos.
A submissão de full papers decorre até 10 de Julho. No caso de short papers e demos o prazo termina no dia 17 do mesmo mês. »»

Interactive Storytelling

Realiza-se entre os dias 9 e 11 de Dezembro, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a “Second International Conference on Interactive Digital Storytelling” (ICIDS). A submissão de trabalhos decorre até dia 13 de Julho. António Câmara (YDreams) e Frank Nack (Universidade de Amesterdão) são os conferencistas convidados. »»

I Congresso Internacional de Ciberjornalismo e Web 2.0

Termina no dia 15 de Julho o prazo para o envio de propostas de comunicação para o I Congresso Internacional de Ciberjornalismo e Web 2.0: “A Revolução do Jornalismo Cidadão” a ter lugar em Bilbao entre os dias 11 e 13 de Novembro de 2009. As propostas devem ser enviadas para: ciberpebi@gmail.com. »»

Análise de redes sociais

Decorre até 15 de Julho o prazo para a submissão de propostas de comunicação e posters para o 2º Encontro de Analistas de Redes Sociais. O evento terá lugar nos dias 10 e 11 de Setembro no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), em Lisboa, e segundo a organização terá um cariz interdisciplinar. O principal objectivo do encontro é a partilha de conhecimento e experiências entre todos os que utilizam a análise de redes sociais na sua investigação. »»

1º Prémio de Jornalismo na Área da Saúde Mental

Até ao dia 6 de Agosto estão abertas as inscrições para o 1.º Prémio de Jornalismo na área da Saúde Mental. O prémio destina-se a reconhecer os jornalistas que anualmente se distingam na imprensa, rádio, televisão e Internet com trabalhos que tenham contribuído para um maior conhecimento social das doenças mentais e promoção do anti-estigma associado à Saúde Mental (doentes, cuidadores e profissionais da área), passando assim uma mensagem positiva no combate ao estigma e discriminação social, na motivação de doentes e cuidadores e na promoção da investigação nesta área de saúde.
Podem concorrer os jornalistas com carteira profissional e trabalhos publicados entre Janeiro de 2008 e Julho de 2009. Este prémio, com um valor monetário de 10 mil euros, resulta de uma parceria entre a Fundação AstraZeneca, a Coordenação Nacional para a Saúde Mental, a Casa de Imprensa e a Associação ENCONTRAR+SE. »»

 
BOLSAS
Bolsas de Doutoramento 2009

Está aberto, até 1 de Setembro, o concurso para atribuição de Bolsas de Doutoramento Individuais 2009 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O concurso a decorrer desde o dia 27 de Abril tem dois ciclos de avaliação. O primeiro ciclo terminou no dia 1 de Junho. No segundo ciclo serão avaliadas todas as candidaturas lacradas entre este prazo e as 17 horas do dia 1 de Setembro de 2009. »»

“Prémio Zon Criatividade em Multimédia atribui Bolsa de Investigação em Austin

Até ao dia 2 de Outubro está aberto o prazo de candidaturas para o “Prémio ZON Criatividade em Multimédia”. Com um valor global de 200 mil euros, o prémio será distribuído por três categorias: Aplicações, Conteúdos Multimédia e Curtas-Metragens. O primeiro classificado de cada categoria recebe ainda uma Bolsa de Investigação na Universidade de Austin, Texas, no âmbito do Programa UTAUstin-Portugal (CoLab).
O Prémio ZON está aberto à participação de indivíduos e/ou organizações em geral, mas é particularmente vocacionado para a população universitária e para jovens recém-licenciados. »»

 
REVISTAS CIENTÍFICAS
Call for papers para a Revista de Estudos da Comunicação

A Revista de Estudos da Comunicação do Curso de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no Brasil, faz a chamada de trabalhos para as edições do segundo semestre de 2009. Os textos devem ser enviados até ao dia 27 de Julho para o email: teresa.f@pucpr.br. As colaborações podem ser em forma de artigos, resenhas, entrevistas, comunicações científicas, ensaios e reportagens científicas e devem seguir a linha editorial "Imagem, Mídia e Práticas Sociais". »»

Novo número da E-Compós

Já está on-line o Vol. 12 n. 1 da E-Compós. O dossier temático desta edição é sobre “Estigmas e Estereótipos na Esfera Mediática”. Este número é ainda composto pela secção de temas livres, uma entrevista e uma resenha.
Até 15 de Julho decorre a chamada de trabalhos para o dossier do próximo número que será sobre “Comunicação, políticas da imagem e imagens políticas”. »»

 
NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS
Pesquisa europeia sobre crianças e Internet

A equipa portuguesa do projecto EU Kids Online, coordenada pela Professora Cristina Ponte, do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), apresentou os resultados finais da situação portuguesa na investigação europeia sobre aspectos culturais, contextuais e de risco relativos aos usos seguros da Internet e dos novos media por crianças (2006-09), num projecto que envolveu 21 países sob a coordenação de Sonia Livingstone da London School of Economics and Political Science. A Conferência Nacional: “Portugal na Pesquisa Europeia sobre Crianças e Internet” teve lugar no dia 3 de Julho na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. »»

 
LIVROS
Os jornalistas portugueses em análise

“Estudos sobre os Jornalistas Portugueses. Metamorfoses e encruzilhadas no limiar do século XXI” é um livro com edição da Imprensa de Ciências Sociais / Universidade de Lisboa (UL) e organizado por José Luís Garcia, professor no ISCTE e investigador no Instituto de Ciências Sociais da UL. A obra reúne uma dezena de ensaios relacionados com a profissionalização dos jornalistas, inserindo-os nas profundas transformações ditadas pelas sinergias entre a revolução tecnológica digital e a orientação mercadológica predominante da indústria dos media”. Para além de José Luís Garcia, neste livro podem ler-se textos da autoria de Fernando Correia, Filipa Subtil, Hugo Mendes, Manuel Correia, Pedro Alcântara da Silva, Sara Meireles Graça e Telmo Correia.
A obra foi apresentada por José Pacheco Pereira e Adelino Gomes numa sessão realizada no dia 7 de Julho, na Livraria FNAC do Colombo, em Lisboa. »»

Novo livro de Arons de Carvalho

“A RTP e o Serviço Público de Televisão” é o mais recente livro de Alberto Arons de Carvalho. A obra resulta da tese de doutoramento defendida pelo autor, no passado mês de Abril, na Universidade Nova de Lisboa. Como pode ler-se na sinopse “o serviço público de televisão desempenha um papel de indiscutível importância, cultural, social, económica e mesmo política. Embora seja doutrinariamente inquestionável a existência de um modelo europeu, a sua criação, bem como o seu desenvolvimento, seguiriam modelos diversos, bem evidentes caso se analisem comparativamente as experiências dos operadores dos diferentes países europeus. O objectivo deste estudo consiste em encontrar os traços caracterizadores essenciais da especificidade portuguesa no quadro desse modelo europeu.
Deste modo, são detalhadamente descritas as épocas marcantes do desenvolvimento da RTP - a sua fundação, o fim do monopólio com a consequente era da concorrência e a era digital -, bem como os traços essenciais dos seus modelos de governação e de financiamento”.
O livro é editado pela Almedina. »»

Redes sociais

“Redes Sociais na Internet” é o título do mais recente livro de Raquel Recuero. A obra resulta da tese de doutoramento da autora, mas também de várias pesquisas desenvolvidas nos últimos anos. O livro está dividido em duas partes. A primeira é focada na discussão teórica do que são e como podem ser estudadas as redes sociais. A segunda é focada em algumas aplicações do conceito.
O livro está disponível para download em pdf de forma gratuita. »»

A imagem do líder político

O “Grupo de Investigación en Comunicación, Política e Imagen” da Universidad Católica San Antonio de Murcia (UCAM), em Espanha, dirigido pela professora Rocío Zamora, apresentou o livro, “El candidato marca: cómo gestionar la imagen del líder político”. Trata-se do segundo trabalho publicado por este grupo no contexto da análise da imagem política durante as campanhas eleitorais, depois da obra “Campaña electoral 2003 en la Región de Murcia. Análisis de la intervención de los medios en la construcción de la imagen de partidos y candidatos”. »»

AGENDA
8 e 9 de Julho
Encontro sobre Podcasts
Universidade do Minho, Braga
16 e 17 de Julho
I Workshop de Infografia Digital
Universidade do Minho, Braga
10 a 19 de Julho
"Encuentro Internacional de Foto y Periodismo Ciudad de Gijón"
Gijón, Espanha
19 a 24 de Julho
International School on Digital Transformation
Universidade do Porto
21 a 24 de Julho
Conferência "Derechos Humanos y Comunicación"
Cidade do México
22 de Julho a 3 de Agosto
"Bitácoras 09"
Espanha
3 e 4 de Setembro
Conferência "Transforming Audiences - Creativity, Knowledge, Participation"
University of Westminster, Londres
10 e 11 de Setembro
2º Encontro de Analistas de Redes Sociais
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa
23 a 25 de Setembro
Congresso Internacional de Ciências da Comunicação: "Comunicação, Cognição e Media"
Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa
24 a 26 de Setembro
SLACTIONS 2009 - Research conference in the Second Life® world - Life, imagination, and work using metaverse platforms
8 a 10 de Outubro
"Mass Media and Communications 2009"
Moscovo
13 a 17 de Outubro
Future Places 2009: Digital Media Festival
Porto
21 e 24 de Outubro
Second European Congress of Media Literacy
Bellaria, Itália
22 e 23 de Outubro
Congresso Internacional Género, Media e Espaço Público
Universidade de Coimbra
5 de Novembro
IV Jornadas de Publicidade 2009 - "Os Novos Territórios da Publicidade"
Universidade do Minho, Braga
11 a 13 de Novembro
"I Congreso Internacional de Ciberperiodismo e Web 2.0 - A Revolução do Jornalismo Cidadão"
Biblioteca Central de Bidebarrieta, Casco Viejo, Bilbao
18 e 19 de Novembro
"IV Congreso Internacional de Periodismo en la Red - Reinventar los Medios"
Universidad Complutense de Madrid
25 a 27 de Novembro
VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Universidade de São Paulo, Brasil
26 e 27 de Novembro
Videojogos 2009
Universidade de Aveiro
26 e 27 de Novembro
Congresso "Media, Communication and the Spectacle"
Roterdão, Holanda
3 a 5 de Fevereiro de 2010
"II Congreso AE-IC: Comunicación y desarrollo en la era digital"
Universidade de Málaga, Espanha
 
PROVAS ACADÉMICAS
Provas de Agregação na Universidade da Beira Interior

Nos dias 29 e 30 de Junho realizaram-se, na Universidade da Beira Interior, as Provas de Agregação dos professores João Carlos Correia e Paulo Serra. “O jornalismo e a construção do real: elementos para uma abordagem sociofenomenológica da teoria da notícia” foi o tema da lição apresentada por João Correia, que teve como arguente o professor doutor Moisés de Lemos Martins. A lição apresentada por Paulo Serra foi subordinada ao tema “Internet e mediamorfose: impacto dos blogs nos jornais”, sendo arguente o professor doutor Aníbal Augusto Alves.

Doutoramento sobre a informação radiofónica

Luís Bonixe defendeu, no dia 22 de Junho, a tese de doutoramento intitulada “A informação radiofónica: rotinas e valores-notícia da reprodução da realidade na rádio portuguesa. A internet como cenário emergente”. As provas tiveram lugar na Universidade Nova de Lisboa.

Doutoramento em Ciências da Informação

“Consecuencias de las Fusiones Empresariales en la Comunicación Interna: Empresas Aseguradoras en Portugal” foi o tema da tese de doutoramento defendida por Anabela Ferreira Félix Mateus na Universidad Complutense de Madrid, no dia 29 de Maio. O trabalho contou com a orientação de Antonio Sánchez-Bravo Cenjor e co-orientação de José Manuel Paquete de Oliveira.

A rádio em Portugal durante a II Guerra Mundial

“Radio broadcasting in Portugal during War II” é o tema da tese de doutoramento que Nelson Ribeiro irá defender no próximo dia 16 de Julho na University of Lincoln (Reino Unido).

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2009
email: madalena.oliveira@ics.uminho.pt