transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES PARTICIPAÇÕES BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
Congresso "Comunicação, Cognição e Media" em Braga

Entre os dias 23 e 25 de Setembro realiza-se o Congresso Internacional “Comunicação, Cognição e Media” na Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Charles Forceville (University of Amsterdam), Peter Golding (Loughborough University), Moisés de Lemos Martins (Universidade do Minho), José Manuel Paquete de Oliveira (ISCTE) e Brigitte Nerlich (University of Nottingham) são alguns dos conferencistas convidados. Ao longo dos três dias, para além das conferências plenárias, serão apresentadas mais de 200 comunicações nas várias sessões paralelas. A iniciativa “pretende promover o estudo interdisciplinar das bases biológicas, cognitivas, emotivas e sócio-culturais dos diversos media e do seu impacto nos indivíduos, nas sociedades e nas culturas”. O programa completo está disponível on-line. »»

1º Encontro da Montanha sobre "Jornalismo e Redes Móveis"

O LabCom (Laboratório de Comunicação On-line), da Universidade da Beira Interior, organiza o 1º Encontro da Montanha subordinado ao tema “Jornalismo e Redes Móveis”. A iniciativa terá lugar entre os dias 23 e 25 de Outubro na Pousada da Juventude da Serra da Estrela. As inscrições são gratuitas, mas limitadas ao espaço disponível. O encontro será composto por quatro painéis temáticos: Academia, Aplicações Informáticas, Meios de Comunicação e Operadoras Móveis. »»

Slactions 2009

O “metaverso” será o tema central do “Slactions 2009”, um evento científico que se realiza nos dias 24 e 25 de Setembro. “Behavioral studies in the metaverse”, “Communication paradigms in the metaverse”, “Creativity, design, and arts on the metaverse” e “Educational research, applications, and case studies” serão alguns dos tópicos abordados. A conferência decorre inWorld a partir do New Media Consortium nos Estados Unidos – NMC Conference Center, Babbage Amphiteatre, mas é coordenada a partir do Chapter nacional na Universidade do Minho, em Braga. »»

Estudos da argumentação em Coimbra

“L'argumentation aujourd'hui: état de l'art et questions disputes” será o tema do seminário orientado por Christian Plantin, a ter lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra nos próximos dias 17 e 18 de Setembro. A iniciativa conta com organização do Grupo  “Teaching Logic and Argumentation” / “Ensino de Lógica e Argumentação” (LIF/FCT). »»

UBICINEMA

O curso de Cinema da Universidade da Beira Interior vai realizar a 3ª edição do UBICINEMA em que se destacam as segundas jornadas “Cinema em Português” e a 3ª Mostra dos filmes realizados pelos alunos de Cinema da UBI. O evento terá lugar entre 12 e 16 de Outubro, sendo as manhãs desses dias dedicadas ao Cinema Português, em particular ao cinema português contemporâneo, e também ao jovem cinema dos países de língua oficial portuguesa.
“Cinema em Português” é um projecto académico que visa criar relações de intercâmbio cultural com os países da lusofonia, reflectindo sobre as problemáticas do cinema e procurando dar visibilidade a filmes e a cineastas que partilham a mesma língua. »»

Congresso Internacional de Semiótica

Entre os dias 22 e 26 de Setembro realiza-se o “X Congreso Mundial de Semiótica - La Coruña 2009” dedicado à reflexão sobre o tema “Cultura de la Comunicación, Comunicación de la Cultura”. Salman Rusdhie, Boris Uspneskij e Lucía Santaella são alguns dos conferencistas convidados.
Nesta iniciativa vai comemorar-se o 40º Aniversario da “International Association for Semiotic Studies/Association Internationale de Sémiotique (IASS/AIS)”, fundada em Paris por Roman Jakobson, André Martinet, Roland Barthes, Algirdas Julien Greimas e Umberto Eco, entre outros, em 1969. »»

Doutoramento em Media Digitais

Até 15 de Setembro estão abertas as inscrições para o Doutoramento em Media Digitais, proposto pelas Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade do Texas, em Austin. O objectivo final deste programa será formar investigadores, docentes universitários e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais. A duração do programa é de quatro anos a tempo inteiro (240 ECTS), correspondendo um ano à componente curricular e os três anos subsequentes à componente de investigação. »»

 
PARTICIPAÇÃO DE INVESTIGADORES EM ENCONTROS INTERNACIONAIS
Congresso de Ciberjornalismo e Web 2.0

António Fidalgo, Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior e director do LabCom (Laboratório de Comunicação On-line), será um dos conferencistas do “I Congresso Internacional de Ciberjornalismo e Web 2.0: A Revolução do Jornalismo Cidadão” que se realiza em Bilbao, entre os dias 11 e 13 de Novembro. “El periodismo de la Internet móvil” será o tema que António Fidalgo irá apresentar no dia 12, pelas 9 horas. »»

 
BOLSAS
“Prémio Zon Criatividade em Multimédia atribui Bolsa de Investigação em Austin

Até ao dia 2 de Outubro está aberto o prazo de candidaturas para o “Prémio ZON Criatividade em Multimédia”. Com um valor global de 200 mil euros, o prémio será distribuído por três categorias: Aplicações, Conteúdos Multimédia e Curtas-Metragens. O primeiro classificado de cada categoria recebe ainda uma Bolsa de Investigação na Universidade de Austin, Texas, no âmbito do Programa UTAUstin-Portugal (CoLab).
O Prémio ZON está aberto à participação de indivíduos e/ou organizações em geral, mas é particularmente vocacionado para a população universitária e para jovens recém-licenciados. »»

 
REVISTAS CIENTÍFICAS
Les Cahiers du Journalisme

“A economia do jornalismo” é o tema principal do mais recente número da revista Les Cahiers du Journalism. “L’économie de la presse: vers un nouveau modele d’affaires” de Nathalie Sonnac, “Stratégies pluri-médias dês groupes de presse” de Jean-Marie Charon e ”Modèle de la gratuité et consequences sur les contenus informationnels” de Marie Schweitzer são alguns dos artigos que compõe a edição número 20 desta revista. »»

Doc-Online sobre “Narrativa(s)”

O número 6 da Doc-Online – Revista Digital de Cinema Documentário é dedicado à temática das “Narrativa(s)”. Desta edição fazem parte artigos científicos, análise e crítica de filmes, entrevistas, dissertações e teses. A Doc-Online tem como principal objectivo divulgar pesquisas no âmbito do documentário e resulta de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior (Portugal) e a Universidade Estadual de Campinas (Brasil). »»

New Media & Society

O volume 11, número 6, de Setembro de 2009, da New Media & Society inclui artigos de Oliver Quiring, Carlos Scolari, Xiang Zhou, entre outros. Esta publicação dirigida por Nicholas Jankowski e Steve Jones existe desde 1999. »»

Diálogos de la Comunicación

Já está disponível on-line o número 78 da revista Diálogos de la Comunicación dedicado ao tema “Narrativas Dibujadas”. Trata-se de uma publicação latino-americana que recolhe artigos sobre os diferentes âmbitos da comunicação. »»

Sala de Prensa

A edição 119 da Sala de Prensa já está on-line. “El mundo en que vivimos” de Mario Vargas Llosa e “La sangre en Chiapas” de José Saramago são dois dos textos que fazem parte deste número. »»

 
NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS
"Media Industry Research Trends"

O Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa acolheu entre os dias 31 de Agosto e 4 de Setembro o Doctoral Meeting subordinado ao tema “Media Industry Research Trends”. A organização da iniciativa esteve a cargo do DCC, do EMMA (European Media Management Education Association) e do CIMJ (Centro de Investigação Media e Jornalismo). »»

 
LIVROS
Novo livro de António Machuco Rosa

“Os Direitos de Autor e os Novos Média” é o título do mais recente livro de António Machuco Rosa, Professor Catedrático da Universidade Lusófona e especialista na área dos média. Com esta obra, a Angelus Novus lança a série «Média e Comunicação» da sua colecção “Biblioteca Mínima”, na área da iniciação aos saberes. »»

Livros sobre Cibercultura

O LabCom dsponibiliza on-line mais dois livros da autoria de Herlander Elias. “Cyberpunk 2.0: Fiction and Contemporary” é a segunda edição do primeiro livro do autor lançado em 1999, revista e actualizada. “First Person Shooter: The Subjective Cyberspace” é um livro que fala sobre jogos on-line. »»

Televisão portuguesa em França

“Les Portugais de France face à leur Télévision - Médias, migrations et enjeux identitaires” de Manuel Antunes da Cunha é uma obra que analisa a forma como os portugueses em França se relacionam com a televisão portuguesa. Este trabalho, que resulta da tese de doutoramento do autor e conta com um prefácio de Rémy Rieffel, observa a construção do discurso da RTP Internacional. Manuel Antunes da Cunha é doutor em Ciências da Informação e da Comunicação pelo Institut Français de Presse - Université Paris II. »»

As crianças e a Internet

O mais recente livro de Sonia Livingstone intitulado Children and the Internet interpreta as práticas diárias de utilização da Internet pelas crianças em relação à mudança das condições históricas e culturais da infância na modernidade tardia. Este trabalho revela ainda a complexa dinâmica entre oportunidades e riscos on-line, explorando questões como a inclusão/exclusão, aprendizagem digital e alfabetização, análise de redes sociais e da vida privada e participação cidadã. »»

Novo livro de Judite de Sousa

“A Vida é um Minuto - O poder e a imagem” é o título do mais recente livro de Judite de Sousa. Nesta obra editada pela Oficina do Livro é analisado o papel do jornalismo como vigilante do poder bem como a responsabilidade social do jornalista. A autora serve-se de vários exemplos da recente história mundial para reflectir sobre a realidade dos poderes e a relação com a actividade jornalística.
Como se comportam as altas figuras da política e da economia, quando confrontadas publicamente com as decisões tomadas? E como reagem os governos quando sentem a sua política ameaçada? Serão os protagonistas nacionais capazes de aceitar críticas, falar com transparência a quem os elege e apoia, sem medo de parecer pessoas comuns? Estas são algumas das questões para as quais se procura uma resposta neste livro. »»

Aprender e participar com a Web 2.0

Cillia Williem e Mariona Grané são as coordenadoras do livro Web 2.0: nuevas formas de aprender y participar. Conteúdos, redes sociais, aprendizagem são alguns dos temas abordados na obra que conta com artigos da autoria de Sonia Livingstone, Tíscar Lara, Hugo Pardo, Ángel Fidalgo, entre outros. »»

AGENDA
17 de Setembro
5th Annual Poynter KSU Media Ethics Workshop
Kent State University, Ohio, Estados Unidos da América
17 e 18 de Setembro
"II Congreso Andaluz de Periodismo Digital - Redescubrir el Periodismo"
Huelva, Espanha
23 a 25 de Setembro
Congresso Internacional de Ciências da Comunicação: "Comunicação, Cognição e Media"
Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa
24 a 26 de Setembro
SLACTIONS 2009 - Research conference in the Second Life® world - Life, imagination, and work using metaverse platforms
7 a 9 de Outubro
"VII Congreso Internacional ULEPICC. Políticas de cultura y comunicación: Creatividad, diversidad y bienestar en la Sociedad de la Información"
Universidad Carlos III, Madrid, Espanha
8 a 10 de Outubro
"Mass Media and Communications 2009"
Moscovo
12 a 16 de Outubro
UBICINEMA
Universidade da Beira Interior, Covilhã
13 a 17 de Outubro
Future Places 2009: Digital Media Festival
Porto
21 e 24 de Outubro
Second European Congress of Media Literacy
Bellaria, Itália
22 de Outubro
"Journée d'étude: Discours de l'internet"
Villeurbanne, França
22 e 23 de Outubro
Congresso Internacional Género, Media e Espaço Público
Universidade de Coimbra
22 e 23 de Outubro
"III Jornades d'història de la premsa: Censura i limitacions del periodisme"
Barcelona, Espanha
23 a 25 de Outubro
1º Encontro da Montanha sobre "Jornalismo e Redes Móveis"
Pousada da Juventude da Serra da Estrela, Covilhã
26 a 28 de Outubro
"Congreso Internacional Sociedad Digital"
Madrid, Espanha
5 de Novembro
IV Jornadas de Publicidade 2009 - "Os Novos Territórios da Publicidade"
Universidade do Minho, Braga
11 a 13 de Novembro
"I Congreso Internacional de Ciberperiodismo e Web 2.0 - A Revolução do Jornalismo Cidadão"
Biblioteca Central de Bidebarrieta, Casco Viejo, Bilbao
13 e 14 de Novembro
CIÉDI 2009 - 7º Congresso Internacional de Direito da Informação
Valência, Espanha
18 e 19 de Novembro
"IV Congreso Internacional de Periodismo en la Red - Reinventar los Medios"
Universidad Complutense de Madrid
20 e 21 de Novembro
"Digital Media Technologies Revisited: Theorising social relations, interactions and communication"
Berlim, Alemanha
25 a 27 de Novembro
VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Universidade de São Paulo, Brasil
26 e 27 de Novembro
Videojogos 2009
Universidade de Aveiro
26 e 27 de Novembro
Congresso "Media, Communication and the Spectacle"
Roterdão, Holanda
12 e 13 de Janeiro de 2010
"Conference@Bangalore - WikiWars "
Centre for Internet and Society, Bangalore, Índia
3 a 5 de Fevereiro de 2010
"II Congreso AE-IC: Comunicación y desarrollo en la era digital"
Universidade de Málaga, Espanha
 
PROVAS ACADÉMICAS
Provas de Agregação na Universidade da Beira Interior

José Manuel Santos, docente da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), prestou Provas de Agregação nos dias 20 e 21 de Julho. “O que é e para que serve a fundamentação da moral?” foi o tema da lição apresentada. O júri das provas foi constituído por António Carreto Fidalgo, professor catedrático da UBI, Maria Luísa Portocarrero Ferreira da Silva, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), António Manuel Martins, professor catedrático da Faculdade de Letras da UC, Leonel Ribeiro dos Santos, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, José Luis Vasconcelos Brandão da Luz, professor catedrático da Universidade dos Açores e António dos Santos Pereira, professor catedrático da UBI.

Doutoramento em Comunicação e Cultura

Victor Manuel Esteves Flores presta provas de Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade de Comunicação e Cultura, no dia 15 de Setembro. As provas terão lugar pelas 14h30, no auditório 1, Torre B, Piso 1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Mestrados em Cinema e Televisão

Decorreram na Universidade Nova de Lisboa apresentações de teses de mestrado em  Ciências da Comunicação na área de Cinema e Televisão. “O Overlap e a Experiência Cinematográfica” foi o título da dissertação apresentada por Ana Duarte Cabral Martins. “Adaptações do Real – A Literatura Neo-Realista no Cinema Português” foi o tema abordado por Marta Cristina Alves Pessoa. Rita Abrantes Palma defendeu a dissertação intitulada “O Futuro num Vão de Escadas – A Ficção Científica no Cinema Português”. Todas as provas tiveram lugar no dia 22 de Julho.

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2009
email: secretariado@sopcom.pt