transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES PARTICIPAÇÕES BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
Faleceu Joel da Silveira

Joel da Silveira, membro fundador da SOPCOM que integrou, por diversas vezes, os seus Órgãos Sociais, faleceu no dia 17 de Novembro, em Lisboa. Professor de Ciências da Comunicação na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, Joel da Silveira presidiu à Comissão Organizadora do primeiro Congresso da SOPCOM realizado em 1999. Secretariou a primeira Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de Ciências da Comunicação presidida pelo Professor Lopes da Silva. Foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social e Presidente do Centro de Investigação Media e Democracia (CIMDE).
Numa mensagem enviada para a mailing list da SOPCOM, Moisés de Lemos Martins, actual presidente da direcção, recorda Joel da Silveira como “um entusiasta do movimento associativo das Ciências da Comunicação em Portugal”. »»

Call for papers para o congresso da IAMCR

Está aberto, até 31 de Janeiro de 2010, o call for papers para o próximo Congresso da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) subordinado ao tema “Communication and Citizenship: Rethinking Crisis and Change”. A submissão de propostas de comunicação deverá ser feita no site oficial. A iniciativa que permitirá reunir a comunidade científica, nacional e internacional de Ciências da Comunicação vai realizar-se na Universidade do Minho (UM) entre os dias 18 a 22 de Julho do próximo ano, sendo a instituição de acolhimento o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da UM. »»

OberCom assinala dez anos de existência

No âmbito das comemorações dos dez anos do OberCom, realizam-se vários eventos dedicados aos media e à investigação na área da comunicação. Entre os dias 25 e 27 de Novembro, o OberCom promove em colaboração com a rede de investigação europeia COST, uma Training School para jovens investigadores, cujo tema se centra na discussão dos impactos da migração da televisão para o digital. A 9 de Dezembro será lançado no Palácio da Foz, em Lisboa, o livro “Media, Redes e Comunicação: Futuros Presentes” editado pelos três Presidentes do OberCom ao longo destes dez anos, Gustavo Cardoso, Luis Landerset e Rui Cádima.
No dia 23 de Novembro teve lugar, no Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), a conferência “Broadband Media. Changing Times, Changing Media” organizada pela revista OBS* Observatório que contou com a presença de personalidades como François Bar, David Fernandéz-Quijada, Eduardo Cintra Torres e Jon Taplin. »»

Metamorfoses da criatividade

“A Arte Comunicante” é o tema da conferência que será proferida por António Pinto Ribeiro, João Salaviza e Maria Teresa Cruz, com moderação de Rogério Santos, no próximo dia 26 de Novembro, no Centro Nacional de Cultura (CNC), em Lisboa. A iniciativa insere-se no projecto ”Metamorfoses da criatividade” promovido pelo CNC e pela Universidade Católica, em parceria com a organização portuguesa do Ano Europeu da Criatividade e Inovação. »»

Jornadas ObCiber

Javier Díaz Noci, da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona) e António Granado, da Universidade Nova de Lisboa e editor do Publico.pt, são os oradores convidados para as Jornadas do Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber). A iniciativa terá lugar na Universidade do Porto, no dia 4 de Dezembro. No âmbito da realização deste evento serão entregues os Prémios de Ciberjornalismo 2009. »»

Seminário sobre "Jornalismo e Política"

A Universidade Fernando Pessoa, no Porto, acolhe o seminário “Jornalismo e Política: A Cobertura Jornalística das Eleições 2009”. O evento realiza-se no dia 11 de Dezembro e é organizado pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ). A entrada é livre para quem não quiser certificado de participação. »»

Jornalismo e Redes Móveis

O Laboratório de Comunicação On-line (LabCom) da Universidade da Beira Interior lançou um blogue dedicado ao tema “Jornalismo e Redes Móveis”. A iniciativa surge no seguimento do 1º Encontro da Montanha que teve lugar entre os dias 23 e 25 de Outubro na Serra da Estrela e será uma forma de acompanhar o que de relevante acontecer nesta área que constitui uma nova linha de investigação do LabCom. »»

Crianças e Internet

"Infância, Crianças e Internet: Desafios na Era Digital" é o tema da conferência que tem lugar nos dias 23 e 24 de Novembro na sede da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). A iniciativa é organizada pelo Serviço de Educação e Bolsas da FCG e conta com a colaboração de especialistas nacionais e estrangeiros. A entrada é livre. »»

Competição para jovens jornalistas

“Europe is More than you think Award” é o tema para a competição internacional para jovens jornalistas europeus promovida pelo Conselho da Europa e pela European Youth Press. Ter entre 18 e 27 anos e ser residente num dos Estados-membros do Conselho da Europa são requisitos para participar no concurso. O prazo de submissão de propostas decorre até 6 de Dezembro. »»

 
PARTICIPAÇÃO DE INVESTIGADORES EM ENCONTROS INTERNACIONAIS
Professora da Lusófona na Brown University

Carla Martins, professora das licenciaturas em Comunicação e Jornalismo e Ciências da Comunicação e da Cultura da Universidade Lusófona, encontra-se na Brown University como visiting scholar, com o objectivo de realizar um plano de investigação sobre a participação política feminina, no âmbito da sua tese de doutoramento. »»

Investigadores do LabCom no Brasil

“A Publicidade na Comunicação e Cultura Contemporâneas: Especificidades estruturais e operativas da Publicidade no âmbito das campanhas de sensibilização e desenvolvimento” é o tema do seminário que contará com a presença de Eduardo Camilo, professor da Universidade da Beira Interior (UBI). A iniciativa realiza-se entre os dias 24 e 26 de Novembro na Universidade Federal da Bahia.
João Carlos Correia, professor da UBI, estará presente no “Colóquio Internacional em Media e Deliberação Democrática”, onde apresentará a comunicação intitulada “Novos Jornalismos e Deliberação Democrática: as audiências dos media como actores cívicos”. A iniciativa realiza-se nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro na Universidade Federal de Minas Gerais. Os dois docentes são investigadores do Laboratório de Comunicação On-line (LabCom). »»

 
BOLSAS
Um mês no CES

Decorre até 30 de Novembro o prazo para a entrega de candidaturas a uma Bolsa de Estadia Curta do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Trata-se de uma bolsa atribuída anualmente a um investigador da área das Ciências Sociais e Humanas que visa “por um lado, possibilitar o diálogo científico entre investigadores de diferentes continentes e, por outro, proporcionar ao visitante a oportunidade de se dedicar à sua própria investigação e escrita”. »»

 
REVISTAS CIENTÍFICAS
Call for papers para a revista Comunicação & Cultura

Está aberto até 30 de Dezembro o call for papers para o número “Pós-Género” da revista Comunicação & Cultura, da Universidade Católica Portuguesa. Alguns dos temas que podem ser abordados são os seguintes: Género e Pós-género: Desafios e Problemas; Pós-género, pós-moderno, pós-colonial; Pós-género e pós-feminismo(s); (Inter)mediações do género no século XXI; Pós-género e pós-humano (ciberfeminismo, ciborgues, I.A.); Os usos sexuados das novas tecnologias; Representações de pós-género na literatura, nos jornais, na televisão, no cinema e nas artes performativas e visuais; Os media e os direitos sociais de género na era dos ‘pós’; Sustentabilidade e diferença sexual; Os estudos culturais e os feminismos. Este número será coordenado por Isabel Capeloa Gil e Carla Ganito. As normas de publicação estão disponíveis on-line. »»

Envio de trabalhos para a revista Doc On-line

Decorre até 30 de Novembro o prazo para o envio de artigos para o próximo número da Doc On-line – Revista Digital de Cinema Documentário subordinado ao tema “Documentário e Ética”. A publicação terá ainda as seguintes secções: análise e crítica de filmes, recensões a livros, informações sobre dissertações e teses concluídas, e entrevistas a personalidades ligadas ao documentário. »»

Call for papers para a Revista Media & Jornalismo

“Tecnologias: usos sociais e individuais” e “Imagem e Jornalismo” são os temas dos dois próximos números da Revista Media & Jornalismo.
Como é moldado o quotidiano pela utilização de novos meios tecnológicos? O que sustenta as resistências sociais à introdução de novas tecnologias? Quais as margens de liberdade individual na utilização de objectos técnicos? Quais as reais reconfigurações do espaço e do tempo nas sociedades contemporâneas? Como problematizar a emergência do paradigma dos self media? Estas são algumas das questões que a revista propõe para análise por parte dos investigadores interessados na temática “Tecnologias: usos sociais e individuais”. Neste caso as propostas devem ser enviadas até 30 de Novembro de 2009.
A propósito do tema relacionado com as imagens é também sugerido um conjunto de questões para as quais se procura resposta. Que futuro para os repórteres de imagem, para o fotojornalismo? Qual a importância das imagens no sucesso económico de um determinado projecto editorial? As propostas de artigos devem ser enviadas até 15 de Dezembro de 2009.
As normas de apresentação dos textos estão disponíveis no site do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ). »»

Submissão de artigos para a revista Comunicação e Sociedade

Screens and Sociotechnical Attachments é o tema do número especial da revista Comunicação e Sociedade editada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Os artigos em português, inglês ou espanhol podem ser submetidos até ao dia 31 de Janeiro de 2010. A publicação está agendada para Julho do mesmo ano. »»

 
NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS
Curso de Argumentação e Retórica

O Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS), em associação com o Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, promove o Curso Livre de Argumentação e Retórica. Segundo a organização, o principal objectivo desta iniciativa é “proporcionar o desenvolvimento de competências argumentativas nos mais diversos sectores da prática discursiva”. »»

Territórios da Publicidade

Realizaram-se no dia 5 de Novembro as IV Jornadas de Publicidade 2009 subordinadas ao tema “Os Novos Territórios da Publicidade”. Tratou-se de uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Publicidade e Comunicação da SOPCOM que contou com a organização do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho (UM). Para além das várias comunicações apresentadas, o evento serviu para premiar trabalhos de estudantes da área. »»

Christine Geraghty na Universidade Católica

A professora de Estudos Fílmicos e Televisivos da Universidade de Glasgow, Christine Geraghty, proferiu uma conferência na Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, no dia 12 de Novembro. Esta conferência subordinada ao tema Soap Operas and Television Studies (As Telenovelas e os Estudos Televisivos) realizou-se no âmbito mestrado em Ciências da Comunicação da UCP. No dia 27 de Outubro François Jost, da Universidade da Sorbonne Nouvelle, foi o conferencista convidado. »»

Comunicação e jornalismo no século XXI

António José Teixeira, director da SIC Notícias e subdirector de informação da SIC, e Susana Barros, jornalista da Antena I, foram os oradores convidados para a conferência “A Política e o Poder do Jornalismo”. A iniciativa teve lugar no dia 23 de Novembro, no Auditório Alexandre Pessoa Vaz, na Universidade Lusófona, em Lisboa, e surgiu integrada no ciclo de conferências “Comunicação e jornalismo no século XXI. »»

Mostra de fotografia

O Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior promoveu, no dia 6 de Novembro, uma mostra de fotografia de Kasia Kryńska. “Time of decay” e “Without routine” foram os dois projectos que a artista polaca apresentou. O primeiro faz alusão a Chernobyl, e o segundo é mais direccionado para a vida da artista. »»

Conversas sobre criatividade

“Criatividade e organização dos grupos criativos” foi o tema abordado por Domenico De Masi no dia 26 de Outubro, na Universidade de Aveiro. A iniciativa integrou-se nas “Conversas sobre comunicação” iniciadas no Departamento de Comunicação e Arte em 1999. Domenico De Masi é investigador na área das Ciências Organizacionais e autor de livros como “O ócio criativo” e Desenvolvimento Sem Trabalho. »»

Escola de Outono

A Escola de Outono da área de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias é um programa intensivo de formação avançada e especializada realizado em parceria com a Media Business School, a TVI e a Plural. A temática da edição deste ano, realizada entre os dias 13 e 16 de Outubro, foi o “Promoção e Desenvolvimento de Conteúdos Televisivos, Cinematográficos e Multimédia: Oportunidades e Desafios do Softsponsoring e do Branded Entertainement”. »»

Seminário sobre “Cultura Visual e Relações Internacionais”

Frank Möller, Investigador Associado do Centro de Excelência, Tampere Peace Research Institute, Universidade de Tampere, Finlândia, lecciou um seminário intitulado “Cultura Visual e Relações Internacionais” no âmbito do Mestrado em Jornalismo, Política e História Contemporânea, que integra o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona (Lisboa). O seminário decorreu nos dias 19, 20 e 21 de Novembro. »»

 
LIVROS
“Emoções interactivas. Do cinema aos videojogos”

Nelson Zagalo, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho é o autor do livro “Emoções interactivas. Do cinema aos videojogos”. Segundo pode ler-se na sinopse “o trabalho de investigação que deu origem a este livro teve como objectivos centrais apontar hipóteses sobre a origem dos problemas de criação e desenvolvimento emocional em plataformas de entretenimento interactivo e na sequência da comprovação dessas hipóteses apontar possíveis soluções. Nesse sentido este trabalho assume relevância na discussão centrada sobre o design de estímulos de emoção para videojogos”. O livro integra a colecção “Comunicação e Sociedade” dirigida por Moisés de Lemos Martins e será lançado no próximo dia 26 de Novembro, no âmbito da “Conferência Videojogos2009” a realizar na Universidade de Aveiro. »»

Nativos digitais

Nativos digitales: Dieta cognitiva inteligencia colectiva y arquitecturas de la participación é o o mais recente livro de Alejandro Piscitelli. “TV inteligente”, “Geração Einstein”, “Alfabetização digital”. “Docentes 2.0” e “Mediações tecnológicas” são títulos de alguns capítulos desta obra com 358 páginas. »»

Metamorfoses jornalísticas

Fernando Firmino da Silva e Demétrio de Azeredo Soster coordenaram a edição da obra Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma que foi lançada no dia 14 de Novembro, em Porto Alegre, no Brasil. O livro com a apresentação escrita por Alex Primo inclui textos de autores como Lia Seixas, Raquel Recuero, Cláudio Paiva, Carlos D’Andrea, Fernando Firmino da Silva (org.), Antônio Fausto Neto, Demétrio de Azeredo Soster (org.), Jairo Ferreira, Fabiana Piccinin, Águeda Miranda Cabral, Adriana Alvez Rodrigues, José Afonso Júnior, Nelia Del Bianco e Jair Giacominni. Jornalismo móvel, infografia, redes sociais, géneros e fotojornalismo são alguns dos temas abordados nesta edição. »»

Emoção na TV

O livro Media Audiences: Television, Meaning and Emotions de Kristyn Gorton que relaciona a investigação actual sobre a audiência em televisão e o conceito de emoção. Os modelos de recepção da audiência, as qualidades emocionais nos textos da televisão, estética e individualismo são alguns dos assuntos abordados nesta obra que inclui trabalhos teóricos sobre audiência e vários estudos caso sobre programas de televisão. »»

AGENDA
23 e 24 de Novembro
Conferência Internacional "Infância, crianças e Internet: desafios na era digital"
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
25 a 27 de Novembro
VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Universidade de São Paulo, Brasil
26 de Novembro
Conferência "A Arte Comunicante"
Centro Nacional de Cultura, Lisboa
26 e 27 de Novembro
Videojogos 2009
Universidade de Aveiro
26 e 27 de Novembro
Congresso "Media, Communication and the Spectacle"
Roterdão, Holanda
29 de Novembro
Conferência "African film in the digital era"
University of Westminster, Londres
3 e 4 de Dezembro
"III Training seminar de jóvenes investigadores en Dinámicas Interculturales: Cultura y política ¿Hacia una democracia cultural?"
Barcelona
4 de Dezembro
Jornadas ObCiber
Universidade do Porto
4 e 5 de Dezembro
Jornada de Celebração do Centenário de Isaiah Berlin
Universidade da Beira Interior
9 a 11 de Dezembro
"Landmarks 2: Communication and Memory"
Londres
10 a 13 de Dezembro
"Primer Congreso Internacional de Creatividad e Innovación"
Barcelona
11 de Dezembro
Seminário "Jornalismo e Política: A Cobertura Jornalística das Eleições 2009"
Universidade Fernando Pessoa, Porto
12 e 13 de Janeiro de 2010
"Conference@Bangalore - WikiWars "
Centre for Internet and Society, Bangalore, Índia

15 e 16 de Janeiro de 2010
"Documentary Now! A Conference on the Contemporary Contexts and Possibilities of the Documentary"
Londres

3 a 5 de Fevereiro de 2010
"II Congreso AE-IC: Comunicación y desarrollo en la era digital"
Universidade de Málaga, Espanha
14 a 16 de Fevereiro de 2010
"Transforming culture in digital age"
Tartu, Estónia
14 a 16 de Fevereiro de 2010
"Mapping, memory and the city "An International Interdisciplinary Conference University of Liverpool"
Liverpool, Reino Unido
 
PROVAS ACADÉMICAS
Provas de Doutoramento em Ciências da Comunicação

Maria Luísa Peixoto Gouveia defendeu no dia 23 de Novembro a tese de doutoramento intitulada “A construção Textual da Proposta de Jogo no Spot Publicitário Televisivo de Brinquedos para Crianças”. As provas na área de “Artes e Técnicas da Comunicação” tiveram lugar no Salão Nobre, Edifício dos Congregados, da Universidade do Minho, em Braga.

Provas de Doutoramento em Filosofia

Uma Concepção Deflacionista da Racionalidade na Acção" foi o tema da tese de Doutoramento em Filosofia que Carlos Eduardo Evangelisti Mauro defendeu no dia 18 de Novembro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Na mesma instituição, Lídia Maria Ferreira Queiróz defendeu a 20 de Novembro a tese intitulada “O Tratado De continuo de Tomás Bradwardine e atomismo”.

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2009
email: secretariado@sopcom.pt