transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES CALL FOR PAPERS BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
SOPCOM fundou GT de SEMIÓTICA

A Direcção da SOPCOM aprovou recentemente a criação do Grupo de Trabalho de SEMIÓTICA. Considerando que o campo da disciplina se foi modificando e redefinindo ao longo de mais de três décadas de investigação, a proposta lançada aos investigadores desta área científica considerava que as tendências actuais de investigação se confrontam com «as práticas sociais, as interacções, a complexidade e a heterogeneidade das semióticas-objectos». Com o objectivo de promover o encontro dos investigadores e docentes de Semiótica das várias Universidades do país, o GT de Semiótica propõe-se assim dinamizar actividades regulares, contrariando assim a visibilidade quase nula do campo em Portugal.
José Augusto Mourão, professor da Universidade Nova de Lisboa, foi eleito Presidente deste GT, que já tem uma iniciativa agendada (ver em Call For Papers).

 
CALL FOR PAPERS | CONGRESSOS
IAMCR 2010 | Communication and Citizenship | Braga

O prazo para submissão de propostas ao Congresso Anual da IAMCR foi estendido até ao dia 08 de Fevereiro. Os resumos devem ser submetidos em formulário próprio disponível no website da conferência. Para além do tema central da conferência, os autores devem atender também aos objectivos específicos de cada uma das secções e grupos de trabalho. »»

ECREA 2010 | Transnational Communication - International Comparisons | Hamburg

Decorre até ao dia 28 de Fevereiro o call for papers do 3º Congresso da ECREA. As submissões são feitas em formulário próprio e devem inscrever-se numa das secções existentes na associação. »»

I Congresso Publiradio | El poder creativo de la palavra | Barcelona

Está aberto até ao próximo dia 05 de Março o call for papers do I Congresso Publiradio, que se realiza em Barcelona, em Abril. O congresso aceita preferentemente comunicações que versem sobre uma das seguintes temáticas: 1) estudos sobre comunicação radiofónia; 2) criatividade em conteúdos audiovisuais; 3) a palavra na sociedade do espectáculo: emoções e entretenimento; 4) a palavra no contexto digital; 5) uso criativo do som; 6) televisão radiofónica: a palavra sobre a imagem; 7) inovação em formatos publicitários em rádio e televisão. »»

III Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia | Lisboa

A organização aceita a submissão de propostas de comunicação até ao dia 31 de Maio. Podem ser submetidas propostas relacionadas com todas as áreas dos estudos dos media e do jornalismo, dando-se preferência a trabalhos sobre o tema central do seminário. »»

 
BOLSAS
Bolsas de Investigação

Estão abertos vários concursos para Bolsas de Investigação, no âmbito de projectos de investigação em curso em diferentes centros de investigação do país:

- Bolsa de Investigação para o projecto 'A doença em notícia' - Universidade do Minho | Braga (concurso aberto até 19/02/2010)

- Bolsa de Investigação para o projecto 'Navegando com o Magalhães: estudo sobre o impacto dos media digitais nas crianças' - Universidade do Minho | Braga (concurso aberto até 19/02/2010)

- Bolsa de Investigação para o projecto 'Jornalismo Televisivo e cidadania: os desafios da esfera pública digital' - Universidade do Minho | Braga (concurso aberto até 22/02/2010)

- Bolsa de Investigação para o projecto 'A Regulação dos Media em Portugal: o caso da ERC' - Universidade do Minho | Braga (concurso aberto até 11/02/2010)

- Bolsa de Investigação para o projecto 'Educação para os Media em Portugal: Experiências, Actores e Contextos" - Universidade do Minho | Braga (concurso aberto até 08/02/2010)»»

 
REVISTAS CIENTÍFICAS
Trajectos, nº 15 - «A Crise»

Saiu recentemente o nº 15 da revista TRAJECTOS, editada pelo ISCTE e publicada pela Editora FIM DE SÉCULO. O tema desta edição, que reúne textos de vários autores portugueses e estrangeiros, é «A crise». »»

 
NOTÍCIAS
Seminário "Activismo em Rede e Culturas Digitais"

Realiza-se nos dias 05 e 06 de Fevereiro, em Lisboa, o Colóquio Internacional "Activismo em Rede e Culturas Digitais". O objectivo do encontro é promover a reflexão sobre as experiências existentes e as teorias disponíveis sobre o activismo, nos seus aspectos técnicos, políticos e estéticos. Para isso, este colóquio reúne especialistas portugueses, franceses, italianos e brasileiros. O programa de trabalhos prevê a realização de três painéis e conta com a participação especial de Michel Maffesoli, Massimo de Felice e Alberto Abruzzese.

Local: Mediateca do Instituto Franco-Português (Lisboa)

Organização: CECL (Universidade Nova de Lisboa), CICANT (Universidade Lusófona) e CECS (Universidade do Minho). Colaboram ainda nesta iniciativa o ATOPOS (USP/São Paulo); o CEAQ (Sorbonne, Paris) e IUL (Roma).

Workshop ESPAÇOS DA SEMIÓTICA

É a primeira iniciativa do GT de Semiótica que visa promover o encontro dos investigadores da área e a apresentação/discussão de trabalhos que permitam fazer, de algum modo, o estado da arte desta área científica. De acordo com a organização do Workshop, a iniciativa pretende «divulgar a Semiótica, disseminar a versatilidade dos seus campos de aplicação, explorar o diálogo com outras áreas do saber e promover o seu ensino e investigação.

Data: 26 de Fevereiro de 2010
Local: Convento dos Dominicanos, Lisboa (junto à estação de Metro de Alto dos Moinhos, linha azul).

Sumbissão de Trabalhos: até 10 de Fevereiro (textos de 2-3 páginas) »»

OBERCOM: Questionário sobre utilização da INTERNET

O OberCom (Observatório de Comunicação) está a realizar um estudo sobre a Qualidade da Experiência da Internet, no qual é possível participar preenchendo o formulário disponível AQUI. Através da participação, pode-se manifestar opinião relativamente a factores diversos susceptíveis de condicionar a navegação na Internet, permitindo assim no futuro um melhoramento da qualidade da experiência online. »»

Sistema audiovisual comparado Portugal - Espanha

Os investigadores portugueses Felisbela Lopes e Francisco Rui Cádima, que são coordenadores do GT de Estudos Televisivos, participam no próximo dia 04, 5ª feira, numa sessão conjunta SOPCOM/AE-IC (Associação Espanhola de Investigadores em Comunicação) sobre o sistema audiovisual dos dois países ibéricos. A sessão está agendada para as 10h00 e acontece no âmbito do Congresso Internacional AE-IC 'Comunicación y Desarrollo en la Era Digital'. »»

SOPCOM: Actualização de quotas

A SOPCOM está a contactar todos os seus associados, no sentido de actualizar o pagamento de quotas até ao dia 31 de Março. Por uma questão de simplificação dos trabalhos do Secretariado da associação, pede-se a colaboração dos sócios para que os pagamentos se concentrem preferentemente no primeiro trimestre de cada ano.

 
LIVROS
“Memórias Vivas do Jornalismo”

A Editorial Caminho acaba de lançar o livro 'Memórias Vivas do Jornalismo', da autoria de Fernando Correia e Carla Baptista. O livro resulta de um conjunto de entrevistas a jornalistas que exerceram a profissão nas décadas de 1949, 1950 e 1960. José Rebelo e Miguel Gaspar apresentam a obra, na Livraria Barata, em Lisboa, no próximo dia 11 de Fevereiro (5ª feira), às 18h30.

CORREIA, F. e BAPTISTA, C. (2010) - Mémorias Vivas do Jornalismo - Lisboa: Editorial Caminho »»

"Expresso & Avante - dois espelhos do mundo"

É da autoria de César Príncipe e resulta de um estudo comparativo de dois jornais que o jornalista considera 'semanários-paradigma'.

PRÍNCIPE, C. (2010) - Expresso & Avante! Dois espelhos do mundo - Porto: Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto

"Saúde e comunicação numa sociedade em rede - o caso português"

Foi lançado no final de Janeiro este livro de Rita Espanha, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

ESPANHA, R. (2009) - Saúde e comunicação numa sociedade em rede - o caso português - Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian »»

"Jornalismo e Ambiente: análise de investigações realizadas no Brasil e em Portugal"

Acaba de ser lançado este livro que resulta de um trabalho assinado por António Teixeira de Barros e Jorge Pedro Sousa e resulta de um conjunto de actividades de investigação pós-doutoral de António Barros. A obra divulga uma «investigação sobre o processo de formação do campo do jornalismo ambiental no Brasil e em Portugal».

BARROS, A. T. e SOUSA, J.P. (2010) -Jornalismo e Ambiente: Análise de Investigações realizadas no Brasil e em Portugal - Porto: Edições UFP

"Tendências e prospectiva dos media"

Coordenado por Paulo Faustino, este denso livro de mais de 800 páginas resulta de um trabalho desenvolvido entre Abril de 2006 e Abril de 2007 e faz uma espécie de radiografia ao campo dos media. Com enfoque em questões que se prendem com o negócio, a indústria e o mercado dos media, esta obra conta também com o contributo de outros especialistas nacionais e internacionais.

FAUSTINO,P. (2009) -Tendências e prospectiva dos media - Lisboa: Media XXI »»

"Crise e Crítica do Sistema dos Media"

Num livro que procura identificar os principais bloqueios do sistema dos media, Francisco Rui Cádima sugere neste livro que os erros cometidos na gestão política e económica do audiovisual conduziram a um sistema extremamente crítico. Apontando o dedo à satisfação de interesses privados, políticos e económicos, o autor anota estratégias para repensar a relação entre o sistema político e o sistema dos media.

CÁDIMA, F. R. (2009) -Crise e Crítica do Sistema dos Media - Lisboa: Media XXI »»

AGENDA

03 a 05 de Fevereiro de 2010
II Congreso AE-IC: Comunicación y desarrollo en la era digital
Universidad de Málaga - Espanha

05 e 06 de Fevereiro de 2010
Seminário sobre Redes
Instituto Franco-Português, Lisboa

10 a 13 de Fevereiro de 2010
98th Annual Conference: 'Historicizing Globalization'
Illinois, Chicago
14 a 16 de Fevereiro de 2010
"Mapping, memory and the city "An International Interdisciplinary Conference University of Liverpool"
Liverpool, Reino Unido
26 de Fevereiro de 2010
Interim Conference: Children's Playground Games and Songs in the New Media Age
Londres, Reino Unido
25 de Fevereiro de 2010
Workshop ESPAÇOS DE SEMIÓTICA
Convento dos Dominicanos, Lisboa
11 e 12 de Março de 2010
Congreso de Periodismo Digital
Huesca, Espanha
12 a 14 de Março de 2010
Conferência "Cybercultures - Exploring Critical Issues"
Áustria
18 a 21 de Março de 2010
International Conference e-Society 2010
Porto
25 e 26 de Março de 2010
Conferência "Racism, Ethnicity and the Media in Africa"
University of Westminster, Reino Unido
13 e 14 de Abril de 2010
I Congreso Publiradio - "El poder creativo de la palavra"
UAB, Barcelona
14 a 16 de Abril de 2010
Conferência "Transforming culture in the digital age"
Universidade de Tartu, Estónia
23 e 24 de Abril de 2010
International Symposium on Online Journalism
University of Texas, Austin
 
PROVAS ACADÉMICAS
Provas de Doutoramento em Ciências da Comunicação
Marisa Rodrigues Pinto Torres da Silva defende no dia 10 de Fevereiro a tese de doutoramento intitulada "As cartas dos leitores na imprensa portuguesa: uma forma de comunicação e debate do público". As provas na área de Comunicação e Ciências Sociais têm lugar no Auditório 1 (Torre B, 1º Piso, Universidade Nova), em Lisboa.

Maria Margarida Godinho defende no dia 01 de Fevereiro a tese de doutoramento intitulada “Do corpo à imagem, da imagem ao corpo: a fotografia e os fantasmas do seu automatismo”. As provas na área de “Comunicação e Linguagem” têm lugar no Auditório 1 (Torre B, 1º Piso, Universidade Nova), em Lisboa.

DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO NESTA NEWSLETTER

A SOPCOM convida os sócios a divulgar iniciativas e trabalhos nesta NEWSLETTER, que é distribuída por todos os membros da associação. As informações devem ser enviadas para o Secretariado da associação idealmente até ao dia 25 de cada mês, para:

madalena.oliveira@ics.uminho.pt

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2010
email: madalena.oliveira@ics.uminho.pt