transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES CALL FOR PAPERS BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
15 anos de Jornalismo na WEB
Realiza-se já no próximo dia 04 de Março, na UBI, o Seminário "Jornalismo na WEB em Portugal, 15 anos". O debate far-se-á em torno de três temáticas principais: 1) "15 anos de Jornalismo na Web em Portugal"; 2) "Jornalismo na Web: a realidade ibero-americana"; 3) "Jornalismo na Web: passado, presente e futuro". São convidados deste programa Hélder Bastos, Joaquim Fidalgo, Marcos Palácios, Concha Edo, Sónia Padilha, Manuel Molinos, Luís Sobral e Pedro Brinca. »»
Congresso de Rádio

Com um programa muito intenso, realiza-se no próximo dia 25 de Março, em Lisboa, o Congresso Internacional 'Pós-Rádio: R@adio como media social?'. Organizado pelo ISCSP, este encontro reúne a participação de vários investigadores internacionais e pretende discutir a relação da rádio com as redes sociais e as diversas ferramentas multimedia hoje disponibilizadas pela Internet.

Local: ISCSP, Universidade Técnica de Lisboa (Anfiteatro Adriano Moreira -1)

Colóquio Arte e Melancolia
Realiza-se nos próximos dias 26 e 27 de Março, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Colóquio ARTE E MELANCOLIA. Esta iniciativa é organizada por Margarida Acciaiuoli e Maria Augusta Babo
 
CALL FOR PAPERS | CONGRESSOS
I Congresso Publiradio | El poder creativo de la palavra | Barcelona

Está aberto até ao próximo dia 05 de Março o call for papers do I Congresso Publiradio, que se realiza em Barcelona, em Abril. O congresso aceita preferentemente comunicações que versem sobre uma das seguintes temáticas: 1) estudos sobre comunicação radiofónia; 2) criatividade em conteúdos audiovisuais; 3) a palavra na sociedade do espectáculo: emoções e entretenimento; 4) a palavra no contexto digital; 5) uso criativo do som; 6) televisão radiofónica: a palavra sobre a imagem; 7) inovação em formatos publicitários em rádio e televisão. »»

V Congreso Internacional de Investigación y Relaciones Públicas
Termina a 07 de Março o call for papers do V Congreso Internacional de Investigación y Relaciones Públicas, organizado pela Asociación de Investigadores de Relaciones Públicas e pelo Grupo de Investigación en Estrategia y Creatividad Publicitarias da Faculdade de Comunicación Blanquerna - Universitat Ramon Llull, Barcelona. »»
Congresso Euro-Iberoamericano de Literacia Mediática
Está aberto até ao próximo dia 19 de Março o call for papers do Congresso Euro-Iberoamericano "Media Literacy and digital cultures", organizado pela Associación de Televisiones Educativas y Culturales de Iberamérica. A organização convida especialmente à submissão de propostas que se inscrevam numa das seguintes áreas: 1) Digital Skills; 2) Media Education; 3) TV and digital skills; 4) New languages and new narratives; 5) Children, media and digital culture; 6) Active citizenship and media literacy; 7) Intercultural communication. »»
III Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia | Lisboa
A organização aceita a submissão de propostas de comunicação até ao dia 31 de Maio. Podem ser submetidas propostas relacionadas com todas as áreas dos estudos dos media e do jornalismo, dando-se preferência a trabalhos sobre o tema central do seminário. »»
Revista Digital DOC On-line

Está aberto o 'call for papers' para a edição do número 08 da revista digital DOC On-line. Esta edição é coordenada por Marcius Freire da UNICAMP, Brasil e por Manuela Penafria da UBI) e tem como tema o 'Documentário social e político'. Para além de artigos para este dossier temático, os editores convidam à submissão de trabalhos para as outras secções da revista (artigos, análise e crítica de filmes, leituras - recensões a livros, dissertações e teses e entrevista). »»

NOTÍCIAS
GT debateu 'espaços da Semiótica'

Com um programa que reunia o contributo de 14 trabalhos, os participantes do primeiro Workshop do GT de Semiótica discutiram os vários 'espaços' desta disciplina. Num encontro realizado no Convento dos Dominicanos, em Lisboa, a 26 de Fevereiro, estiveram em discussão perspectivas que dão conta da aplicação da Semiótica a diversos campos de trabalho, desde a Zoosemiótica às leituras da paisagem. »»

Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu

Atribuído pelo Parlamento Europeu, este prémio reconhece os profissionais de jornalismo que tenham contribuído para o esclarecimento de questões importantes a nível europeu, ou promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas europeias. Podem ser submetidos a concurso trabalhos publicados de imprensa, rádio, televisão e internet. As candidaturas podem ser enviadas até 31 de Março. O prémio é de 5 mil Euros. »»

Entertainment 2.0

Joyce Goggin, da Universidade de Amesterdão, dirige no próximo dia 26 de Março, na Faculdade de Ciências Humanas da UCP (Lisboa), uma Master Class, alusiva ao tema 'Entertainment 2.0: Contemporary entertainment culture in analysis'. A iniciativa é promovida pelo Centro de Investigação Comunicação & Cultura, que quer reunir investigadores especialistas para debater temas contemporâneos dos media, comunicação e cultura.

Escola Primavera - 3-11 de Março
A Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Mutlimedia, da Universidade Lusófona de Lisboa, promove mais uma edição da Escola Primvavera, desta vez subordinada ao tema "Mobilidade e tecnologias móveis: Novos paradigmas na produção e distribuição de conteúdos audiovisuais e multimedia". Este curso intensivo terá como principal objectivo fornecer competências técnicas e criativas de produção e desenvolvimento de conteúdos e serviços para ambientes móveis. »»
Congresso de Biosemiótica - 2010

A Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga acolhe em Junho uma iniciativa que organiza em conjunto com a International Society for Biosemiotics Studies. Trata-se do '10th annual international gatherings in biosemiotics' »»

Sendo uma tarefa de rotina, a cobrança de quotas dos sócios é um acto decisivo para a vida de qualquer associação. Também para a SOPCOM, cujos modos de actuação, sobretudo no que respeita ao relacionamento com os seus membros, carecem ainda de soluções mais sofisticadas. Para além desta newsletter mensal, do desconto nas tarifas de inscrição em congressos organizados pela associação e da possibilidade de participação em dinâmicas dos diversos Grupos de Trabalho, a vinculação como sócio à SOPCOM deverá oferecer ainda, desejavelmente a curto prazo, conteúdos exclusivos e um sítio online mais completo, que permita, por exemplo, divulgar a actividade dos centros/núcleos de investigação e de ensino do país.
Apesar do esforço de actualização dos dados dos sócios e de regularização das quotas, a SOPCOM mantém ainda um conjunto de membros em situação de incumprimento. Por isso, reforçando as diligências empreendidas pela anterior Direcção, o Secretariado está a proceder a nova actualização da base de dados dos sócios. Nesse sentido, para além de apelar ao pagamento das quotas anuais preferentemente até 31 de Março de cada ano, está também a solicitar a cada sócio com situação de prolongado incumprimento que esclareça a intenção de manter o vínculo à SOPCOM e regularize a respectiva situação. Embora insistente e maçadora, esta tarefa é fundamental para a vida da associação. Por questões financeiras e logísticas, é certo, mas também por uma questão de rigor e de justiça para com aqueles que tomam a associação com seriedade.

Ainda que as dinâmicas de uma associação nacional não sejam equiparáveis às de uma associação transnacional (como o são a ECREA, a ICA ou a IAMCR), a SOPCOM pretende ser uma associação de grande dimensão, para isso dependendo do compromisso de cada um dos seus membros. Porque é no gesto empenhado de cada um que todas as comunidades se fortalecem.

Madalena Oliveira

AGENDA
11 e 12 de Março de 2010
Congreso de Periodismo Digital
Huesca, Espanha
12 a 14 de Março de 2010
Conferência "Cybercultures - Exploring Critical Issues"
Áustria
18 a 21 de Março de 2010
International Conference e-Society 2010
Porto

25 de Março de 2010
I Congresso de Rádio
ISCSP, Lisboa

25 e 26 de Março de 2010
Conferência "Racism, Ethnicity and the Media in Africa"
University of Westminster, Reino Unido

26 e 27 de Março de 2010
Colóquio Arte e Melancolia
Universidade Nova de Lisboa

13 e 14 de Abril de 2010
I Congreso Publiradio - "El poder creativo de la palavra"
UAB, Barcelona
14 a 16 de Abril de 2010
Conferência "Transforming culture in the digital age"
Universidade de Tartu, Estónia
23 e 24 de Abril de 2010
International Symposium on Online Journalism
University of Texas, Austin
13 e 14 de Maio de 2010
V Congreso Internacional de la Associación de Investigadores en Relaciones Públicas: "La innovación en Relaciones Públicas"
Universitat Ramon Llull, Barcelona
13 e 14 de Maio de 2010
I International Graduate Conference on Media and Communication: Selling politics and war in the media
Universidade do Porto

13 e 14 de Maio de 2010
Congresso Euro-Iberoamericano 'Media Literacy and digital cultures'
Universidade de Sevilha, Espanha

 
DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO NESTA NEWSLETTER

A SOPCOM convida os sócios a divulgar iniciativas e trabalhos nesta NEWSLETTER, que é distribuída por todos os membros da associação. As informações devem ser enviadas para o Secretariado da associação idealmente até ao dia 25 de cada mês, para:

madalena.oliveira@ics.uminho.pt

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2010
email: madalena.oliveira@ics.uminho.pt