transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES CALL FOR PAPERS BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
Prémio de Jornalismo sobre "Direitos Humanos e Integração"

A Comissão Nacional da UNESCO e o GMCS vão atribuir o Prémio de Jornalismo sobre "Direitos Humanos e Integração" ao melhor trabalho realizado em 2009 por profissionais da comunicação social sobre a promoção e defesa dos direitos humanos e da integração. Este concurso prevê a atribuição de três prémios de 3000 Euros, para cada uma das seguintes categorias: imprensa, rádio e meios audiovisuais.

O prazo de submissão de candidaturas termina a 31 de Maio de 2010. Os trabalhos devem ser entregues pessoalmente ou enviados para:

Prémio de Jornalismo "Direitos Humanos & Integração"
Comissão Nacional da UNESCO
Rua Latino Coelho, n.º 1
Edifício Aviz, Bloco A1 - 10.º
1050-132 Lisboa »»

 
CALL FOR PAPERS | CONGRESSOS
Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação | Avanca

Está aberto até ao dia 23 de Abril o call for papers da Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação, que se realiza em Avanca, entre 28 e 30 de Julho deste ano. »»

SEMIO 2010 - Congrès de l'Association Française de Sémiotique | Lyon

Decorre até ao dia 31 de Maio o call for papers do Congresso da Associação Francesa de Semiótica, agendado para os dias 2, 3 e 4 de Dezembro de 2010, em Lyon (França). O tema desta conferência centra-se nas escritas fragmentárias e nas correspondentes questões de enunciação. »»

 
BOLSAS
Bolsas de Investigação

Está aberto concurso para Bolsas de Investigação, no âmbito de projectos de investigação em curso em diferentes centros de investigação do país:

- 2 Bolsas de Investigação para o projecto 'Agenda do Cidadão: Jornalismo e participação cívida nos media portugueses' - Universidade da Beira Interior| Covilhã (concurso aberto até 15/04/2010)

- Bolsa de Investigação para o projecto 'As novas gerações de jornalistas em Portugal' - ICS - Universidade de Lisboa e ISCTE | Lisboa (concurso aberto até 08/04/2010)

- Bolsas de Iniciação Científica nas áreas de Comunicação do Risco no projecto 'AFRICA ANNES – Incorporação da percepção social na comunicação de risco ambiental' - Universidade dos Açores| Terceira (concurso aberto até 08/04/2010) »»

 
NOTÍCIAS
Concursos sobre Postais Ilustrados

A equipa do projecto de investigação 'Postais Ilustrados: para uma socio-semiótica da imagem e do imaginário', em desenvolvimento no CECS, Universidade do Minho, lançou em Março dois concursos especialmente dirigidos a estudantes de Ciências da Comunicação.

Um dos concursos visa a criação de uma série de seis Postais Ilustrados alusivos à História dos Media. O desafio lançado aos alunos convida à criação de cartões postais que ilustrem de algum modo um facto, um fenómeno ou personalidades ligadas à história dos meios de comunicação social. O prémio para o trabalho vencedor é uma máquina fotográfica digital.

O outro concurso propõe a criação de uma Reportagem Audiovisual que retrate o uso que as pessoas fazem ainda hoje dos postais ilustrados.O juri avaliará os trabalhos atendendo à criatividade e à originalidade, ao domínio das técnicas jornalísticas e à harmonia da narrativa. O prémio para a melhor reportagem é uma câmara de vídeo digital.

O prazo de submissão de trabalhos termina em 31 de Maio de 2010. Os trabalhos concorrentes devem ser enviados por correio ou entregues pessoalmente no Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga. »»

Assembleia Geral da SOPCOM

Realiza-se no próximo dia 17 de Abril, às 14h00, uma Assembleia Geral de sócios da SOPCOM, com o objectivo de apresentar e sujeitar a votação o Relatório e Contas de 2009 da associação (informação a confirmar em convocatória nos próximos dias).

Ciclo Imagem e Pensamento

Realiza-se entre 26 e 30 de Abril a 2ª Edição do Ciclo Imagem e Pensamento. De acordo com a organização, trata-se de um conjunto de iniciativas «em torno da imagem e pensamento, agora em segunda edição. Este ciclo explora o universo de Pierre Klossowski (1905-2001), autor multifacetado, que sob o império da imagem praticou ensaio, literatura, tradução, cinema e pintura.» Este ciclo prevê também a realização de um colóquio internacional evocativo da obra de Klossowski, com entrada livre, no CCB, em Lisboa, a 30 de Abril. »»

Prémio Europeu de Jornalismo "From A to B"

O Youth Media Group promove um concurso para jovens jornalistas sobre Mobilidade Europeia, convidando-os «a contar uma história ou reportagem sobre pessoas que se movam dentro das fronteiras da Europa». A participação no concurso deve ser feita em Inglês e os trabalhos podem ser submetidos até ao dia 20 de Abril. São admitidos trabalhos em três modalidades distintas:

- texto;
- fotografia;
- audio/vídeo

O vencedor do concurso será premiado com uma viagem a Bolonha (Itália) »»

SOPCOM: Actualização de quotas

A SOPCOM continua a contactar alguns dos seus associados, no sentido de actualizar o pagamento de quotas. Por uma questão de simplificação dos trabalhos do Secretariado da associação, solicitou-se a concentração do pagamento de quotas no primeiro trimestre do ano. Não tendo sido possível concluir a tarefa, alguns sócios continuarão a ser contactados durante o mês de Abril.

 
LIVROS
“A Rádio e as Indústrias Culturais”

Foi lançado no passado dia 25, em Lisboa, no ISCSP, o livro A Rádio e as Indústrias Culturais, de Paula Cordeiro.

CORDEIRO, Paula. (2010) - A Rádio e as Indústrias Culturais: Estratégias de Programação na Transição para o Digital - Lisboa: Livros Horizonte »»

"As Notícias nos Telejornais"

É da autoria de Nuno Goulart Brandão e foi apresentado por Jacinto Godinho, em Lisboa no dia 22 de Março.

BRANDÃO, Nuno Goulart. (2010) - As Notícias nos Telejornais - Lisboa: Guerra e Paz Editores »»

"Comunicação Estratégica: as Relações Públicas"

É sobretudo um manual pedagógico que pretende enquadrar as Relações Públicas na teoria comunicacional e empresarial portuguesa.

SEBASTIÃO, Sónia (2010) - Comunicação Estratégica: as Relações Públicas - Lisboa: ISCSP »»

"O Escândalo Político em Portugal"

Foi apresentado no dia 17, por Pacheco Pereira, na FNAC do Chiado em Lisboa, e resulta de uma tese de Mestrado concluída em Coimbra, em 2008.

PAIXÃO, Bruno. (2010) - O Escândalo Político em Portugal - Coimbra: Minerva Coimbra »»

"A Interacção Argumentativa"

Acaba de ser publicado o livro "A Interacção Argumentativa", da autoria de Rui Grácio, investigador do CECS.

GRÁCIO, Rui (2010) - A Interacção Arguentativa - Coimbra: Grácio Editor

AGENDA
13 e 14 de Abril de 2010
I Congreso Publiradio - "El poder creativo de la palavra"
UAB, Barcelona
13 a 16 de Abril de 2010
Congresso da Association International de Semiótique Visuelle: Stratégies de l'image entre signification et communication
Veneza, Itália
14 a 16 de Abril de 2010
Conferência "Transforming culture in the digital age"
Universidade de Tartu, Estónia
23 e 24 de Abril de 2010
International Symposium on Online Journalism
University of Texas, Austin

26 a 30 de Abril de 2010
2ª Edição do Ciclo Imagem e Pensamento
CECL, Lisboa

06 a 08 de Maio de 2010
Making Media Public: Global Crises and Local Opportunities
Toronto

08 de Maio de 2010
Youth, New Media & Social Change
Northampton, UK
13 e 14 de Maio de 2010
V Congreso Internacional de la Associación de Investigadores en Relaciones Públicas: "La innovación en Relaciones Públicas"
Universitat Ramon Llull, Barcelona
13 e 14 de Maio de 2010
I International Graduate Conference on Media and Communication: Selling politics and war in the media
Universidade do Porto

13 e 14 de Maio de 2010
Congresso Euro-Iberoamericano 'Media Literacy and digital cultures'
Universidade de Sevilha, Espanha

21 e 22 de Maio de 2010
XII Congreso de la Sociedad Española de la Periodística "Periodística y web 2.0: hacia la construcción de un nuevo modelo"
Valencia, Espanha
08 e 09 de Junho de 2010
Journalism's Next Top Model: Meeting the Cost of Journalism Tomorrow
University of Westminster, IK
14 a 18 de Junho de 2010
World Summit on Media for Children and Youth
Karlstad, Suécia
22 a 26 de Junho de 2010
60th ICA Annual Conference
Singapura
 
DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO NESTA NEWSLETTER

A SOPCOM convida os sócios a divulgar iniciativas e trabalhos nesta NEWSLETTER, que é distribuída por todos os membros da associação. As informações devem ser enviadas para o Secretariado da associação idealmente até ao dia 25 de cada mês, para:

madalena.oliveira@ics.uminho.pt

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2010
email: madalena.oliveira@ics.uminho.pt