transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES CALL FOR PAPERS BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
ASSEMBLEIA GERAL DA SOPCOM

A promoção do alargamento da SOPCOM em termos de associados foi uma das principais preocupações expressas pelos sócios que participaram no dia 17 de Abril na Assembleia Geral ordinária. A reunião teve como mote principal a apresentação e aprovação do Relatório e Contas de 2009 e do Plano de Actividades para 2010, mas foi sobretudo sobre o futuro e o papel da associação que mais se reflectiu. Uma das ambições gerais dos sócios e da Direcção da SOPCOM passa pelo desenvolvimento de uma imagem de representatividade desta área científica nos órgãos de gestão política. Segundo Paquete de Oliveira, Presidente da Mesa da Assembleia, trata-se da necessidade de «conquistar lugar num espaço ainda muito dominado pela Sociologia e pela Filosofia, onde as Ciências da Comunicação ainda não são encaradas como uma área realmente autónoma».

Em termos práticos, os sócios presentes anotaram à Direcção um conjunto de sugestões - como a criação de uma Spring School - que, a breve prazo, começarão a ser progressivamente operacionalizadas.

 
CALL FOR PAPERS | CONGRESSOS
World Internet Policy Project (WIP2) Workshop
Está aberto até ao próximo dia 16 de Maio o 'call for papers' para o Workshop sobre 'World Internet Policy'. De acordo com a organização, podem ser submetidas propostas sobre um dos seguintes temas: liberdade de expressão; privacidade e protecção de dados; direitos de autor e propriedade intelectual. Os resumos deverão ser submetidos em Inglês, com uma extensão máxima de 600 palavras, e enviados para vera.araujo@obercom.pt.
Radio and Narrative: the re-enchantment?
Termina a 20 de Maio a chamada para apresentação de trabalhos no colóqui "Radio and narrative: the re-enchantment?". Este encontro é organizado pelo GRER (Groupe de Recherches et d'Études sur la Radio) e pelo Obervatoire du Recit Médiatique da Universidade de Lovain, Bélgica.
III Seminário Media, Jornalismo e Democracia

Termina a 31 de Maio o prazo de submissão de propostas de comunicação para o III Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia, organizado pelo CIMJ. Este encontro realiza-se nos dias 8 e 9 de Novembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. »»

SEMIO 2010 - Congrès de l'Association Française de Sémiotique | Lyon
Decorre até ao dia 31 de Maio o 'call for papers' do Congresso da Associação Francesa de Semiótica, agendado para os dias 2, 3 e 4 de Dezembro de 2010, em Lyon (França). O tema desta conferência centra-se nas escritas fragmentárias e nas correspondentes questões de enunciação.»»
Interactive Visual Storytelling

Está aberto até 14 de Junho o call for papers para a terceira conferência internacional sobre 'interactive visual storytelling'. Este encontro realizar-se-á entre 1 e 3 de Novembro, em Edinburgh, no Reino Unido. »»

 
BOLSAS
Bolsas de Investigação

Está aberto até ao próximo dia 12 de Maio o concurso para atribuição de duas bolsas de investigação no âmbito do Projecto PTDC/CED/70600/2006 - "Educação para os Media no Distrito de Castelo Branco" (ESE de Castelo Branco).

Está aberto até ao próximo dia 12 de Maio o concurso para atribuição de uma bolsa de gestão de Ciência e Tecnologia para o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho).

 
NOTÍCIAS
e-GEO e CECS vão organizar próximo Congresso Europeu da Associação Internacional de Semiótica Visual

Realizou-se em Veneza, de 13 a 16 de Abril último, o IX Congresso da Associação Internacional de Semiótica Visual (AISV), subordinado ao tema: Retórica do Visível. Estratégias da Imagem entre a significação e a comunicação.

Isabel Marcos, doutorada em semiótica do espaço, foi eleita Vice-presidente da AISV.

O e-GEO (Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional da Universidade Nova de Lisboa) e o CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho) viram aprovada a sua candidatura conjunta à organização do próximo Congresso Europeu da AISV, em 2011, e também à organização do XI Congresso da Associação Internacional de Semiótica Visual AISV-IASV, em 2014.
Seminário "Análise Crítica do Discurso e dos Media"

Ruth Wodak, Professora Catedrática de Estudos do Discurso no Departamento de Linguística da Universidade de Lancaster, no Reino Unido (e afiliada à Universidade de Viena) vai leccionar um seminário intitulado 'Análise Crítica do Discurso e os Media' no âmbito do Mestrado em Jornalismo, Política e História Contemporânea, que integra o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona (Lisboa).

O seminário, que decorre nos dias 6 (quinta, 19h às 22h), 7 (sexta, 19h às 22h) e 8 (sábado, 11h às 14h) de Maio de 2010, na Sala A1.8 da Universidade Lusófona, reparte-se pelos seguintes módulos: ‘Critical Discourse Analysis and the Discourse-Historical Approach’ (6 de Maio, 19h-22h), ‘Language and/in Politics - One Day in the Life of an MEP’ (7 de Maio) e ‘Analysing Fictional and Print Media’ (8 de Maio). A par das palestras proferidas em cada um destes módulos, o seminário também contempla trabalho de grupo incidindo na análise de excertos de imprensa.

Seminário "Semiótica social crítica"

Carmen Rosa Caldas-Coulthard, professora e investigadora do Centre for English Language Studies, da Universidade de Birmingham, vai estar no próximo dia 27 de Maio na Universidade do Minho, onde vai dar uma aula aberta aos alunos do Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação e a todos os interessados. A iniciativa terá a temática “Semiótica Social Crítica: agenda para a pesquisa multimodal” como pano de fundo.

Carmen Caldas-Coulthard lecciona nas áreas da linguagem e do género, linguagem nos média, análise narrativa, discurso, cultura e comunicação e estudos de tradução. Investiga actualmente a forma como as identidades são construídas no discurso e como os diversos modos de comunicação contribuem para o significado global dos textos. Tem um interesse particular na questão de como o género e representações culturais são realizadas no discurso dos media e nas novas tecnologias. A aula aberta vai decorrer na sala de actos do Instituto de Ciências Sociais, entre as 14h30 às 16h00 e é de acesso livre.

Nova associação sobre Imagem em Movimento

Foi recentemente criada a AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, uma associação sem fins lucrativos que procura reunir os investigadores e promover a investigação da "Imagem em Movimento" (arqueologia de cinema, cinema, televisão, vídeo, CGI, internet, videojogos, etc.).

De acordo com a nota enviada à SOPCOM, «a AIM surgiu da necessidade de reunir em Portugal, numa mesma entidade representativa, um conjunto de investigadores que têm em comum objectos e temas de pesquisa. À vontade de saberem exactamente quem são e onde trabalham, em que projectos estão envolvidos e a que instituições estão ou poderiam estar ligados, somou-se a coincidência gradualmente mais frequente de se encontrarem em conferências, colóquios e reuniões em volta do estudo das imagens em movimento.» »»

 
LIVROS
Metajornalismo: quando o jornalismo é sujeito do próprio discurso
Ecrã, Paisagem e Corpo

A colecção 'Comunicação e Sociedade' acaba de lançar dois novos livros de investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho)

COELHO, Z. e NEVES, J. (coord.) (2010) - Ecrã, Paisagem e Corpo - Coimbra: Grácio Editor

OLIVEIRA, M. (2010) - Metajornalismo: quando o jornalismo é sujeito do próprio discurso - Coimbra: Grácio Editor

Parafraseando um conhecido dito de Pessoa sobre a cavalaria, começo este editorial dizendo que o que faz uma associação são os seus associados.
Esta afirmação, banal e redundante, não deixa por isso de ser verdadeira.
Vem ela a propósito do que se passou na última Assembleia-Geral Ordinária da SOPCOM, que teve lugar no dia 17 de Abril, na Universidade Lusófona.
Apesar do (relativamente) escasso número de associados presentes – o que acontece, em regra, nas assembleias-gerais de todas as associações -, gerou-se entre esses associados, a Direcção e a Mesa da Assembleia uma interessantíssima discussão sobre vários aspectos da vida da nossa associação. Um dos aspectos fundamentais dessa discussão, suscitado por um dos objectivos centrais do Plano de Actividades da Direcção para o ano de 2010 – “repensar a política de sócios” -, centrou-se nos meios e formas de fazer crescer a SOPCOM, tanto em termos quantitativos como qualitativos. Como aumentar e diversificar o número de sócios da SOPCOM? Que tipo de iniciativas podem tornar a Sopcom mais atractiva para os seus sócios, presentes e futuros? Quais as mais-valias que a SOPCOM pode oferecer aos seus associados que permitam fazer a diferença para os não-sócios? 

Terminada a reunião, cabe agora à Direcção analisar e filtrar as propostas que foram surgindo, pondo em andamento as que se afiguram não só como mais viáveis mas também como mais relevantes.
E nesta fase do pôr em prática terão de entrar, mais uma vez, os sócios: sem a sua adesão às (novas) propostas, sem o seu empenhamento, elas ficarão, certamente, no mero plano das boas intenções e das palavras pronunciadas.
A verificar-se a esperada adesão dos nossos associados, o ano de 2010 (o que dele ainda falta) será, certamente, um ano de grandes decisões para a SOPCOM.

Paulo Serra
AGENDA

06 a 08 de Maio de 2010
Making Media Public: Global Crises and Local Opportunities
Toronto

08 de Maio de 2010
Youth, New Media & Social Change
Northampton, UK

13 e 14 de Maio de 2010
V Congreso Internacional de la Associación de Investigadores en Relaciones Públicas: "La innovación en Relaciones Públicas"
Universitat Ramon Llull, Barcelona
13 e 14 de Maio de 2010
I International Graduate Conference on Media and Communication: Selling politics and war in the media
Universidade do Porto
13 e 14 de Maio de 2010
Congresso Euro-Iberoamericano 'Media Literacy and digital cultures'
Universidade de Sevilha, Espanha
21 e 22 de Maio de 2010
XII Congreso de la Sociedad Española de la Periodística "Periodística y web 2.0: hacia la construcción de un nuevo modelo"
Valencia, Espanha
08 e 09 de Junho de 2010
Journalism's Next Top Model: Meeting the Cost of Journalism Tomorrow
University of Westminster, IK
14 a 18 de Junho de 2010
World Summit on Media for Children and Youth
Karlstad, Suécia
22 a 26 de Junho de 2010
60th ICA Annual Conference
Singapura

06 de Julho de 2010
World Internet Policy Project (WIP2) Workshop
ISCTE, Lisboa

18-22 de Julho de 2010
Conferência Anual da IAMCR "Communication and Citizenship"
Braga
10-11 de Setembro de 2010
The Journalism of Diaspora: Ethics, Production and Audiences Conference
Lincoln, Reino Unido
 
 
DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO NESTA NEWSLETTER

A SOPCOM convida os sócios a divulgar iniciativas e trabalhos nesta NEWSLETTER, que é distribuída por todos os membros da associação. As informações devem ser enviadas para o Secretariado da associação idealmente até ao dia 25 de cada mês, para:

madalena.oliveira@ics.uminho.pt

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2010
email: madalena.oliveira@ics.uminho.pt