transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES CALL FOR PAPERS BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
Homenagem a Denis McQuail

Denis McQuail, professor jubilado de Comunicação da Universidade de Amesterdão e autor de trabalhos essenciais neste domínio, vai ser homenageado durante a conferência, numa cerimónia marcada para as 18h00 do dia 20 de Julho (terça-feira). O tributo será prestado por Peter Golding, Helena Sousa e Manuel Pinto. »»

 
CALL FOR PAPERS
Congreso Comunicación 3.0
Está aberto até 15 de Julho o call for papers para o II Congreso de Comunicación 3.0, que aceita propostas de trabalho especificamente para um dos seguintes grupos: 1) Televisión 3.0, nuevos modelos de negocio en la red; 2) Tendencias del Ocio y de las Industrias Culturales en Internet, Cine, Videojuegos, Cultura-Arte, Periodismo; 3) La radio en la red, experiencias y reformulación de la comunicación; 4) Comunicación y periodismo: blogs, wikis, redes sociales, web 3.0 y telefonía en Internet; 5) Comunicación corporativa, responsabilidad social y comunicación institucional 3.0; 6) Comunicación y educación, nuevas tecnologías, medios de comunicación y procesos de enseñanza y aprendizaje, Internet y formación. »»
Revista Animus
A Revista Animus tem em preparação dois números para o ano de 2010. Até 10 de Agosto podem ser enviados trabalhos especialmente direccionados para um dossier sobre 'Comunicação e Linguagens'. Até 05 de Outubro, os editores aceitam especialmente trabalhos sobre 'Comunicação e Política' para o segundo volume deste ano. Os textos devem ser enviados para animusrevista@gmail.com.
Cinema em Português
Podem ser enviadas até 13 de Setembro propostas de comunicação para as Jornadas de Cinema organizadas pelo LABCOM (UBI) para Outubro de 2010. As propostas podem inscrever-se num dos seguintes tópicos: 1) Cinema e Identidade; 2) Teoria, História e Estética do Cinema; 3) Cinema Angolano; 4) Cinema Brasileiro; 5) Cinema Cabo-Verdiano; 6) Cinema Guineense. »»
Revista Doc On-line 08
Está aberto até 15 de Setembro o call for papers para o número 08 da revista Doc On-line, editada pelo LABCOM. O tema deste número será "O Documentário Social e Político". »»
Revista Comunicação e Sociedade nº 18 - "Modernidade e Pós-Modernidade"
Está aberto até 15 de Setembro o call for papers para o número 18 da revista Comunicação e Sociedade, editada pelo CECS. O tema deste número será "Modernidade e Pós-Modernidade", com foco nas práticas sociais e discursivas do contemporâneo que se prestam a diversas abordagens. »»
Revista Estudos em Comunicação nº 09
Está aberto até 01 de Novembro o call for papers para o número 09 da revista Estudos em Comunicação, que se publicará em Dezembro. Os textos podem ser submetidos em Português, Espanhol, Francês e Inglês e não devem ter mais do que 30 páginas. »»
BOLSAS

Estão abertos os seguintes concursos:

- para uma Bolsa de Investigação, na área de Análise de Conteúdos, no âmbito do projecto - ‘ADOPT_DTV: Barriers to digital television adoption in the context of the digital switchover (PTDC/CCI-COM/102576/2008), financiado pela FCT (CICANT - Universidade Lusófona de Lisboa). O período de candidatura termina a 09 de Julho. »»

- para uma Bolsa de Investigação na área de Journalismo, para o Instituto de Telecomunicações, Lisboa. As candidaturas podem ser submetidas até 02 de Julho. »»

- para uma Bolsa de Investigação de 3 meses no âmbito do Projecto 'Postais Ilustrados: para uma socio-semiótica da imagem e do imaginário' (PTDC/CCI/72770/2006), financiado pela FCT (CECS - Universidade do Minho). O período de candidatura decorre até 14 de Julho. »»

- para duas Bolsas de Investigação para licenciados no âmbito do Projecto PTDC/CCI-JOR/100266/2008 - FCOMP-01-0124-FEDER-009078, designado por “Teorização do Jornalismo em Portugal: Das Origens a Abril de 1974” financiado pela FCT (Universidade Fernando Pessoa). As candidaturas podem ser apresentadas até 02 de Julho. »»

NOTÍCIAS
Universidade do Minho abre novo Mestrado de Comunicação, Cidadania e Educação

Sendo a Educação/Literacia para os Media, actualmente, um domínio de investigação, de estudo e de intervenção fundamental à promoção de uma cidadania esclarecida e interveniente, pretende o CECS com este curso desenvolver os referenciais teóricos e metodológicos adequados ao desenvolvimento da investigação e da intervenção nesta área.

Abertas candidaturas a cursos de Doutoramento

A Universidade da Beira interior (www.ubi.pt) tem abertas, até 16 de Julho, as inscrições no seu Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação. Os candidatos ao doutoramento poderão desenvolver os seus projectos de investigação numa das seguintes áreas:

- Cidadania e identidades
- Cinema e Estudos Fílmicos
– Comunicação Estratégica
- Comunicação Multimédia
- Comunicação Política
- Comunicação Regional e Local
- Estudos Culturais
– Jornalismo: Webjornalismo e Jornalismo para Telemóveis
- Média Interactivos
- Retórica e Persuasão na Internet

************

Está aberta a primeira fase da candidatura ao curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, tendo sido estabelecido em 20 o número de vagas.

a) 1ª fase: 24 de Maio a 15 de Junho (apenas para estudantes estrangeiros);
b) 2ª fase: 26 de Julho a 7 de Setembro;
c) 3ª fase: 27 de Setembro a 1 de Outubro (apenas para vagas sobrantes)

Especialidades:

• Semiótica Social
• Sociologia da Comunicação e da Informação
• Psicologia da Comunicação
• Indústrias Culturais
• Comunicação audiovisual
• Média Interactivos
• Cibercultura e Redes de Comunicação
• Economia Política da Comunicação
• Ética da Comunicação e da Informação
• Educação para os Média
• Estudos de Jornalismo
• Comunicação Estratégica e Organizacional
• Comunicação Intercultural
• Estudos da Recepção
• Comunicação, Consumo e Lazer
• Teoria da Cultura
• Teorias da Comunicação e da Informação.          

 

 
LIVROS
SILVA, Bruno (2010) -A máquina encravada. A questão do tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade - Lisboa: Editorial Novembro

Tendo como ponto de partida as obras Taxandria (1994), filme de Raoul Servais, e Memórias do Eterno Presente (1997), banda desenhada de Schuiten & Peeters, este estudo analisa a ideia de tempo na BD e no Cinema.

BORGES, Gabriela (2010) - Nas margens: ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais - Lisboa: Gradiva

Na antologia Nas Margens: ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais, Gabriela Borges organizou ensaios de vários autores para apontar novos percursos pelos quais as artes transitam – seja o teatro, o cinema, o vídeo ou os ambientes digitais – e chamar a atenção para o diálogo entre meios, formas de expressão e temas, que subverte a noção de campos estéticos e conceituais distanciados e promove uma imbricação entre estas diversas manifestações.

VASQUES, Eugénia (2010) - Para uma história da encenação em Portugal: o difícil progresso do conceito de encenação no teatro - Sá da Costa Editora

Para compreender as actuais vicissitudes do teatro em Portugal, Eugénia Vasques percorre, com o auxílio de textos antigos de reflexão, alguns dos caminhos trilhados pelos nossos maiores encenadores, desvendando ou pelo menos tentando interpretar como se foi instalando entre nós, por imitação ou por recriação, a difícil e exigente arte de encenar.

PEREIRA, Sara, PEREIRA, Luís e PINTO, Manuel (2010) - Videojogos: Saltar para outro nível - Braga: UM

Este booklet foi produzido no âmbito do projecto “Media Education in Booklets: Learning, Knowing and Acting” da “Evens Foundation”, da Bélgica. É editado pela "EDUMEDIA" - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, conta com a colaboração da Universidade do Minho e da Evens Foundation e tem o apoio do
"Diário do Minho".

CAMILO, Eduardo (2010) - Homo Consumptor: dimensões teóricas da comunicação publicitária - Covilhã: UBI

Este trabalho constitui o resultado das lições que o autor tem vindo a proferir sobre a temática da publicidade na licenciatura em Ciências da Comunicação e no Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas da Universidade da Beira Interior. »»

Na nossa última Assembleia Geral, realizada em Abril passado, foi discutida a necessidade associativa de a SOPCOM redefinir a sua natureza e objecto, de modo a poder integrar na sua dinâmica licenciados que não sejam necessariamente docentes e investigadores de Comunicação. De modo nenhum se tratará de alterar a natureza científica da SOPCOM para lhe atribuir competências sindicais que lhe não cabem. Tratar-se-á apenas de assumir estatutariamente e exprimir publicamente a força social, cultural e política da nossa área científica, uma área que conta hoje com milhares de licenciados em Ciências da Comunicação, além de muitos outros licenciados com interesses nesta área, das Artes Gráficas às Belas Artes, e das Artes Visuais às Ciências da Informação e às Artes Digitais.

Estou convencido de que apenas nessas circunstâncias, quando formos milhares de associados, poderemos fazer-nos ouvir pelos poderes públicos e constituir-nos como parte efectiva, sempre que se definam a nível nacional políticas científicas e educativas.

As Ciências da Comunicação são uma área específica nos concursos de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, e também nos concursos abertos para projectos. E são uma área específica no plano científico nacional, que estabelece a rede das unidades de investigação da FCT. Mas nunca a SOPCOM foi ouvida sobre a política científica que os poderes públicos estabelecem no país. Acaba, aliás, de ser constituído o Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanas da FCT. É composto por dez elementos. Mas à semelhança do que sempre aconteceu no passado, ninguém das Ciências da Comunicação o integra.
Está, por outro lado, em andamento o processo de acreditação dos cursos, de primeiro, segundo e terceiro ciclos. A SOPCOM não foi ouvida neste processo. E do mesmo modo não foi ouvida sobre os efeitos, para a área, da implementação do processo de Bolonha, nem sobre a necessidade de racionalizar a oferta educativa do sector. Também não foi ouvida, quando o Governo estabeleceu uma estratégia de intervenção para a internacionalização das Ciências da Comunicação, à revelia das estratégias de cooperação internacional já estabelecidas e a funcionar no terreno, e à revelia igualmente dos próprios processos que a FCT desencadeou e estabeleceu para a avaliação da qualidade e do mérito dos grupos de investigação existentes no país.

É meu entendimento, de facto, que apenas com uma Associação forte, que sem dúvida exprima força científica, mas que de igual maneira exprima a força social, cultural e política que a Comunicação detém na sociedade contemporânea, os poderes públicos vão tomar a SOPCOM como um parceiro a ser consultado, sempre que se trate de definir políticas públicas de investigação e de ensino em geral, e em particular sempre que se trate de intervir no sector da comunicação social, designadamente quando se trate da regulação dos media, da monitorização do sistema de comunicação nacional, e ainda, da definição de políticas da comunicação para o espaço nacional e lusófono.

Moisés Martins

AGENDA

02 de Julho de 2010
Journal of Media Practice Symposium
Lincoln School of Media, UK

05-07 de Julho de 2010
2nd World Journalism Education Congress
University's School of Journalism and Media Studies, África do Sul

06 de Julho de 2010
World Internet Policy Project (WIP2) Workshop
ISCTE, Lisboa

10-11 de Julho de 2010
From Silent Screen to Digital Screen: a century of cinema exhibition
Leicester, UK

18-22 de Julho de 2010
Conferência Anual da IAMCR "Communication and Citizenship"
Braga
10-11 de Setembro de 2010
The Journalism of Diaspora: Ethics, Production and Audiences Conference
Lincoln, Reino Unido
16-17 de Setembro de 2010
Videojogos 2010
IST, Lisboa
04-05 de Outubro de 2010
II Congreso de Comunicación 3.0
Salamanca, Espanha

12-15 de Outubro de 2010
ECREA 2010: Transcultural Communication, Intercultural Comparisons
Universidade de Hamburgo, Alemanha

25-29 de Outubro de 2010
Cinema em Português
UBI - Covilhã
19-20 de Novembro de 2010
Radio and Narrative: the re-enchantment?
Louvain University, Bélgica
 
 
DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO NESTA NEWSLETTER

A SOPCOM convida os sócios a divulgar iniciativas e trabalhos nesta NEWSLETTER, que é distribuída por todos os membros da associação. As informações devem ser enviadas para o Secretariado da associação idealmente até ao dia 25 de cada mês, para:

madalena.oliveira@ics.uminho.pt

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2010
email: madalena.oliveira@ics.uminho.pt