transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES CALL FOR PAPERS BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
IAMCR - Congresso Internacional reuniu mais de 1200 participantes em Braga

O Congresso Internacional da IAMCR (International Association for Media and Communication Research), que este ano se realizou pela primeira vez em Portugal, reuniu quase 70 nacionalidades diferentes. Alusivo ao tema 'Comunicação e Cidadania', este congresso registou a apresentação de mais de um milhar de comunicações. Organizada pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, esta edição deste congresso ficou marcada por duas grandes novidades no contexto da IAMCR: por um lado,a utilização de um sistema informatizado e online de submissão e avaliação de propostas de comunicação e, por outro, o recurso às redes sociais para divulgação da iniciativa e permanente interacção com os participantes.

A conferência do próximo ano acontecerá em Istambul (Turquia).

 
CALL FOR PAPERS
Revista Animus
A Revista Animus tem em preparação dois números para o ano de 2010. Até 10 de Agosto podem ser enviados trabalhos especialmente direccionados para um dossier sobre 'Comunicação e Linguagens'. Até 05 de Outubro, os editores aceitam especialmente trabalhos sobre 'Comunicação e Política' para o segundo volume deste ano. Os textos devem ser enviados para animusrevista@gmail.com.
Cinema em Português
Podem ser enviadas até 13 de Setembro propostas de comunicação para as Jornadas de Cinema organizadas pelo LABCOM (UBI) para Outubro de 2010. As propostas podem inscrever-se num dos seguintes tópicos: 1) Cinema e Identidade; 2) Teoria, História e Estética do Cinema; 3) Cinema Angolano; 4) Cinema Brasileiro; 5) Cinema Cabo-Verdiano; 6) Cinema Guineense. »»
Revista Doc On-line 08
Está aberto até 15 de Setembro o call for papers para o número 08 da revista Doc On-line, editada pelo LABCOM. O tema deste número será "O Documentário Social e Político". »»
Revista Comunicação e Sociedade nº 18 - "Modernidade e Pós-Modernidade"
Está aberto até 15 de Setembro o call for papers para o número 18 da revista Comunicação e Sociedade, editada pelo CECS. O tema deste número será "Modernidade e Pós-Modernidade", com foco nas práticas sociais e discursivas do contemporâneo que se prestam a diversas abordagens. »»
Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2010
Está aberto até 15 de Outubro o call for papers para a edição de 2010 do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, que terá como tema 'O presente e o futuro da Lusofonia - entre o espaço real e o ciberespaço'. »»
Revista Estudos em Comunicação nº 09
Está aberto até 01 de Novembro o call for papers para o número 09 da revista Estudos em Comunicação, que se publicará em Dezembro. Os textos podem ser submetidos em Português, Espanhol, Francês e Inglês e não devem ter mais do que 30 páginas. »»
BOLSAS

Está aberto concurso para uma Bolsa de Investigação, na área de Análise de Conteúdos e Produção de Conteúdos, no âmbito do projecto - ‘ADOPT_DTV: Barriers to digital television adoption in the context of the digital switchover (PTDC/CCI-COM/102576/2008), financiado pela FCT (CICANT - Universidade Lusófona de Lisboa). O período de candidatura termina a 15 de Agosto. »»

NOTÍCIAS
Doutoramento em Estudos Culturais
Estão abertas até 20 de Setembro as inscrições para o curso de Doutoramento em Estudo Culturais, promovido em parceria conjunta da Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro. O curso terá três especialidades: Comunicação e Cultura, Sociologia da Cultura e Hermenêuticas Culturais. Os candidatos serão seleccionados com base na apreciação do respectivo Curriculum Vitae. O edital pode ser consultado neste link http:\www.ua.pt\saa\PageText.aspx?id=5989.
Mestrado em Ilustração e Animação

Estão abertas as inscrições para o Mestrado em Ilustração e Animação que «visa formar profissionais preparados para trabalhar nestas duas áreas emergentes, de forma multidisciplinar e respondendo assertivamente às necessidades do mercado actual e global.

 
LIVROS
ÁLVARES, Cláudia e DAMÁSIO, Manuel (2010) - Teorias e Práticas dos Media - situando o local no global - Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas

Foi apresentado em Braga, no dia 19 de Julho, o livro Teorias e Práticas dos Media - situando o local no global. Organizado por Cláudia Álvares e Manuel Damásio, este livro resulta da reunião dos textos apresentados nas sessões plenárias dos congressos LUSOCOM/SOPCOM/IBÉRICO, que se realizaram na Universidade Lusófona, em Lisboa, em Abril de 2009.

Não é talvez o tema mais apropriado para um arranque de férias, mas a recente organização do congresso da IAMCR, que a SOPCOM apoiou, é bem o pretexto para um apontamento sobre a 'cidadania' com que se participa hoje em congressos. Não sei se as coisas mudaram nos últimos tempos, porque a minha memória deste tipo de acontecimentos não chega ainda a ter uma década. Em todo o caso, há um conjunto de sinais que indiciam uma certa ambiguidade decorrente talvez do facto de, como em tudo na vida, o excesso de oferta redundar num desinteresse ou descomprometimento de quem procura.

Tendo participado na organização de pelo menos dois congressos de dimensão nos últimos anos, tenho observado particularmente alguns comportamentos que chegam quase a preverter o sentido destes encontros. Por um lado, parece generalizar-se uma certa indiferença relativamente aos programas científicos. São muitos os participantes que se deslocam a um congresso não para participar nas actividades propostas mas antes para ali apenas 'deixar o seu recado', isto é, apresentar a sua comunicação, e vir embora como se tudo o resto, inclusive 'ouvir os outros', fosse dispensável. Por outro lado, é também notório o desinteresse pelos documentos normalmente disponibilizados (previamente em suportes digitais e durante os congressos, no interior do chamado 'kit de conferencista'). Quem já observou, ou experimentou, a actividade de um information desk numa destas conferências sabe certamente a quantidade de perguntas que são colocadas por quem, simplesmente, não leu a informação anunciada. Por último, são lastimavelmente elevados os números de pessoas (que as comissões organizadoras facilmente identificam e conhecem) que tentam participar nestes eventos de forma ilegítima, sem o devido registo e sem o pagamento de uma inscrição. Bem sabemos que as taxas de inscrição de alguns congressos são particularmente caras... mas é desrespeito pelos organizadores tentar (nalguns casos conseguir efectivamente) 'entrar sem pagar'. Cada participante, independentemente do tempo que passa no congresso, representa um custo que não pode ser ignorado por quem também precisa dos congressos para 'fazer currículo'.

Madalena Oliveira

AGENDA
10-11 de Setembro de 2010
The Journalism of Diaspora: Ethics, Production and Audiences Conference
Lincoln, Reino Unido
16-17 de Setembro de 2010
Videojogos 2010
IST, Lisboa
04-05 de Outubro de 2010
II Congreso de Comunicación 3.0
Salamanca, Espanha

12-15 de Outubro de 2010
ECREA 2010: Transcultural Communication, Intercultural Comparisons
Universidade de Hamburgo, Alemanha

25-29 de Outubro de 2010
Cinema em Português
UBI - Covilhã
19-20 de Novembro de 2010
Radio and Narrative: the re-enchantment?
Louvain University, Bélgica
 
 
DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO NESTA NEWSLETTER

A SOPCOM convida os sócios a divulgar iniciativas e trabalhos nesta NEWSLETTER, que é distribuída por todos os membros da associação. As informações devem ser enviadas para o Secretariado da associação idealmente até ao dia 25 de cada mês, para:

madalena.oliveira@ics.uminho.pt

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2010
email: madalena.oliveira@ics.uminho.pt