transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES CALL FOR PAPERS BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
«... o tempo de fazer acontecer!»

O Presidente da Direcção da SOPCOM recebeu no início de Setembro os principais representantes de um grupo de sócios que estão a movimentar-se no sentido de juntar investigadores em início de carreira. A iniciativa ainda não tem nome, mas poderá vir a curto prazo a propor a constituição de um novo Grupo de Trabalho. De acordo com os proponentes, o propósito deste movimento passa por criar uma rede de relações entre os sócios da SOPCOM que se estão a iniciar na actividade de investigação (em Doutoramento, sobretudo), com o objectivo de promover a partilha de experiências e a formação em áreas de maior carência teórica e prática.

De acordo com Luís Pereira, um dos proponentes da iniciativa, a ideia resulta da convicção de que os novos investigadores são precisamente aqueles para quem «é tempo de fazer acontecer!». Nesse sentido, este grupo promotor pretende desenvolver nos próximos meses um conjunto de acções que permitam identificar e juntar não apenas os sócios da SOPCOM que atravessam os primeiros anos de trabalhos de investigação (especificamente doutorandos), mas também outros investigadores (portugueses ou luso-descendentes) em início de carreira, da área das Ciências da Comunicação, a estudar e/ou trabalhar no estrangeiro.

A convite da Direcção, o grupo assina o Editorial desta edição da Newsletter, preparando-se para difundir em breve informação detalhada sobre a proposta através de várias redes de contacto, entre as quais a mailing list da SOPCOM.

BOLSAS
Está aberto concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projecto 'Processing Social Signals in HCI, em desenvolvimento no Centro Algoritmi da Universidade do Minho »»
CALL FOR PAPERS | CONGRESSOS
Workshop on Users and Evaluation of Interactive Storytelling
Os organizadores deste workshop, que decorrerá em Edimburgo a 31 de Outubro, convidam à apresentação de propostas de trabalhos até ao dia 15 de Outubro. »»
Revista Estudos em Comunicação nº 09
Está aberto até 01 de Novembro o call for papers para o número 09 da revista Estudos em Comunicação, que se publicará em Dezembro. Os textos podem ser submetidos em Português, Espanhol, Francês e Inglês e não devem ter mais do que 30 páginas. »»
EuroITV2011 - Ubiquous TV
Decorre até 12 de Novembro o período de submissão de propostas de comunicação para a 9ª Conferência Europeia sobre TV interactiva que se realizará em Lisboa, de 29 de Junho a 01 de Julho de 2011. »»
Congreso de ética de la comunicación
Está aberto até 22 de Dezembro o call for papers para o I Congreso Internacional de Ética da Comunicación, que se realizará na Universidad de Sevilla, de 29 a 31 de Março de 2011. »»
REVISTAS

A Revista Comunicação & Cultura da Universidade Católica 'migrou' para um novo sítio na Internet. Os artigos das diferentes edições estão disponíveis em PDF. O último número publicado intitula-se 'Imagens da República' foi editado no Outono/Inverno de 2009. Em preparação estão agora dois novos números, um sobre 'Pós-Género' e outro sobre 'A Festa' »»

Está nas bancas o número 16 da Revista Trajectos, dedicada ao tema "Arte & Política". Dirigido por José Rebelo, este número acolhe textos de Muniz Sodré, João Teixeira Lopes, Isabel Sabino, Luísa Cardoso, Vítor Sérgio Ferreira, Alexandre Melo e José Soares Neves. »»
NOTÍCIAS
Workshop sobre Autovigilância Íntima
O Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens promove nos dias 4, 5 e 6 de Outubro um workshop sobre 'autovigilância íntima'. Esta iniciativa é integrada no projecto de artes digitais e performance “A História é Clandestina". »»
75 anos da Rádio Pública Portuguesa

No âmbito das Comemorações dos 75 anos da Rádio Pública, a RTP co-organiza com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia uma Conferência Internacional sobre a rádio em Portugal e o futuro que o nosso tempo lhe reserva, no dia 7 de Outubro, no Auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona. »»

Paquete de Oliveira fala sobre 'Media, Públicos e Cidadania'
José Paquete de Oliveira, professor jubilado do ISCTE e provedor do telespectador da RTP, é o convidado para a abertura da segunda edição do curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação e a primeira do curso de Mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação da Universidade do Minho. O início das actividades lectivas é assinalado com uma conferência intitulada 'Media, Públicos e Cidadania'. »»
Curso breve em 'Internet e Redes Sociais'
Estão abertas até ao dia 04 de Outubro as inscrições para o curso breve sobre 'Internet e Redes sociais como instrumentos de informação', promovido pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. O curso decorrerá de 08 de Outubro a 13 de Novembro. »»
Propriedade intelectual e novas tecnologias
Realiza-se no próximo dia 20 de Outubro, em Badajoz, Espanha, um encontro sobre Propriedade intelectual e novas tecnologias, organizado em parceria pela Universidade de Aveiro e a Junta da Extremadura Espanhola. »»
II Congresso Internacional de Ciberjornalismo

A Universidade do Porto organiza nos dias 9 e 10 de Dezembro o II Congresso Internacional de Ciberjornalismo. A abertura do encontro conta com a participação do Professor Marcos Palacios, que proferirá uma conferência intitutlada "O jornalimo participativo e as redes sociais como elementos do modelo de negócios no Ciberjornalismo". »»

 
LIVROS
SANTOS, Rogério (2010) - Do jornalismo aos media: estudos sobre a realidade portuguesa - Lisboa: Universidade Católica Editora

Já está nas livrarias o mais recente livro de Rogério Santos. De acordo com o site da editora, a obra « tem capítulos sobre história do jornalismo e dos media (imprensa, rádio e televisão) em Portugal, digitalização e novos media (edição, blogues e videojogos)».

À semelhança do que vai acontecendo um pouco por diversas organizações de investigação internacionais, está a formar-se um movimento dentro da SOPCOM que procura congregar os investigadores mais novos, ou em início de carreira, que desenvolvem o seu trabalho nas mais diversas áreas das Ciências da Comunicação, dentro e fora do país, pertencentes à nossa associação. Dirige-se especialmente aos investigadores, com ou sem bolsa, de mestrado, doutoramento, pós-doutoramento e/ou em projectos de investigação financiados.

A criação desta iniciativa não é apenas motivada por uma lógica mimética em relação ao que se faz em associações como a ECREA ou a IAMCR. Surgiu, antes de mais, de uma necessidade interna de agrupar todos os investigadores ‘juniores’ portugueses, com o objectivo fundamental de suscitar o debate e o enriquecimento pessoal através da troca de experiências e da divulgação do trabalho realizado por estes agentes na área das Ciências da Comunicação. Pretende-se, desta forma, sublinhar a importância deste grupo para a qualidade dos resultados dos projectos de investigação, bem como alertar para a necessidade de melhorar as condições de acolhimento que as Unidades de Investigação proporcionam a estes membros, de maneira a que a qualidade do trabalho saia reforçada. Em traços gerais, procuramos criar e consolidar um espaço de encontro e discussão que vá de encontro às necessidades e expectativas dos investigadores em início de carreira. Este grupo não terá, contudo, um dinamismo em circuito fechado. O nosso objectivo será igualmente manter o contacto com as outras estruturas da associação, no sentido de criar laços mais efectivos entre investigadores de várias gerações.

Para pensar melhor as linhas orientadoras deste movimento - cujo nome está ainda a ser discutido entre os membros fundadores -, está a ser preparado um seminário a realizar em Janeiro de 2011, onde se prevê que haja momentos de formação, de apresentação das investigações e a realização de uma reunião, num espírito colaborativo. Esperamos que seja uma actividade profícua e estimulante, com uma participação que possa implicar e comprometer todas as pessoas que venham a participar.

AGENDA

12-15 de Outubro de 2010
ECREA 2010: Transcultural Communication, Intercultural Comparisons
Universidade de Hamburgo, Alemanha

21-22 de Outubro de 2010
Conference: Fashion Media: Yesterday, Today, Tomorrow
London College of Fashion
29 de Outubro a 01 de Novembro de 2010
Congreso Internacional "Ciencias, tecnologias y cultura"
Universidad de Santiago do Chile

19-20 de Novembro de 2010
Radio and Narrative: the re-enchantment?
Louvain University, Bélgica

18-21- de Novembro de 2010
ASA Congress: Latino and Latin American Media, Performance, Consumers and Citizens
Texas, USA

09-10 de Dezembro de 2010
II Congresso Internacional de Ciberjornalismo
Universidade do Porto

 

Silvino Lopes Évora
Provas de Doutoramento, em Ciências da Comunicação (especialidade Sociologia da Comunicação e da Informação), na Universidade do Minho (13 de Setembro de 2010)
Título da tese: “Políticas de Comunicação e Liberdade de Imprensa – Análise da Situação Cabo-verdiana entre 1991 e 2009”.

DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO NESTA NEWSLETTER

A SOPCOM convida os sócios a divulgar iniciativas e trabalhos nesta NEWSLETTER, que é distribuída por todos os membros da associação. As informações devem ser enviadas para o Secretariado da associação idealmente até ao dia 25 de cada mês, para:

madalena.oliveira@ics.uminho.pt

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2010
email: madalena.oliveira@ics.uminho.pt