transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES CALL FOR PAPERS BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
Investigadores portugueses reforçam posições de liderança na ECREA

São actualmente vários os investigadores portugueses que ocupam lugares de destaque na ECREA (European Communication Research and Education Association). No último congresso da associação, realizado recentemente em Hamburgo, na Alemanha, foram eleitos/reeleitos para cargos de liderança dos grupos temáticos 5 investigadores nacionais: Cristina Ponte (UNL) é vice-chair do grupo de 'Audience and Reception Studies', Cláudia Álvares (Universidade Lusófona) é vice-chair do grupo de 'Gender and Communication'; Ana Melo (UM) é vice-chair do grupo 'Organisational and Strategic Communication'; Anabela Carvalho (UM) é vice-chair do grupo 'Science and Environment Communication'; Manuel Damásio (Universidade Lusófona) é vice-chair do grupo 'Television Studies'. A estas referências junta-se ainda Stanislaw Jedrszejewski, investigador convidado do CECS (UM) e vice-chair da Radio Research Section.

BOLSAS
Está aberto até ao dia 02 de Novembro concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projecto 'Justiça na Política na Transição para a Democracia em Portugal (1974-2008)', em desenvolvimento na Universidade Nova de Lisboa. »»
CALL FOR PAPERS | CONGRESSOS
EuroITV2011 - Ubiquous TV
Decorre até 12 de Novembro o período de submissão de propostas de comunicação para a 9ª Conferência Europeia sobre TV interactiva que se realizará em Lisboa, de 29 de Junho a 01 de Julho de 2011. »»
DOC ON-line
Está aberto até 15 de Novembro o call for papers para a revista DOC ON-line, editada pelo LABCOM da UBI. 'Biografias e Histórias de vida' é o tema da 9ª edição desta publicação. »»
Congresso Internacional 'A Europa das Nacionalidades - Mitos de Origem: discursos modernos e pós-modernos'
Decorre até ao dia 30 de Novembro de 2010 o período de submissão dos resumos para o Congresso Internacional 'A Europa das Nacionalidades - Mitos de Origem: discursos modernos e pós-modernos, que se realizará nos dias 9, 10 e 11 de Maio de 2011, na Universidade de Aveiro. Este congresso é especialmente organizado no contexto do novo curso de Doutoramento em Estudos Culturais, uma parceria da Universidade do Minho com a Universidade de Aveiro. »»
The R@dio Conference
Está aberto até ao dia 1 de Dezembro de 2010 o call for papers para a 2ª Edição "The R@dio Conference", que se realizará no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, nos dias 24 e 25 de Março de 2011. A organização convida à submissão de propostas sobre uma das seguintes temáticas (identificadas em inglês, por esta ser a língua de trabalho do evento): 'The sense of community in music and radio'; 'Branding, music and radio'; 'Audience studies, survey strategies and online metrics'; 'From the spot and the banner to the user-generated content: advertising and branded content'.
Congreso de ética de la comunicación
Está aberto até 22 de Dezembro o call for papers para o I Congreso Internacional de Ética da Comunicación, que se realizará na Universidad de Sevilla, de 29 a 31 de Março de 2011. »»
International Journal of Communication
Decorre até 31 de Março o call for papers para um número do International Journal of Communication editado por Gustavo Cardoso e Manuel Castells e dedicado ao tema 'Piracy Cultures'
REVISTAS

Já está disponível o nº 17 da Revista Comunicação e Sociedade. Coordenado por Zara Pinto Coelho e José Neves, este número tem como tema 'Os Ecrãs e as ligações sociotécnicas'. No texto introdutório, intitulado 'Em direcção ao vazio ou a qualquer coisa', os coordenadores manifestam um especial interesse pela «compreensão transdisciplinar dos ecrães do computador, cinema e vídeo que estão incorporados na nossa experiência quotidiana». »»

Vai ser lançado no dia 08 de Novembro o nº 17 da Revista Media e Jornalismo, sobre Media, Jornalismo e Democracia. No destaque do site do CIMJ, explica-se que a primeira parte deste número integra as intervenções principais do III Seminário Media, Jornalismo e Democracia, no âmbito do qual será apresentado. O pretexto deste volume assenta na convicção de que «a crescente 'mediatização' da política aponta para uma presença imponente de uma lógica mediática que esmaga a lógica política». »»
NOTÍCIAS
III Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia

O Centro de Investigação, Media e Jornalismo (CIMJ) organiza o III Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia, que se realizará nos dias 8 e 9 de Novembro de 2010, em Lisboa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa(Avenida de Berna). A iniciativa enquadra-se nas Comemorações Oficiais do Centenário da República Portuguesa. »»

IV Jornadas da Pragmática, Comunicação Publicitária e Marketing

A Universidade da Beira Interior organiza no dia 19 de Novembro de 2010 as IV Jornadas da Pragmática, Comunicação e Marketing. A abertura das Jornadas conta com a participação da Prof. Doutora Maria Milagros Del Saz Rubio (Universidad Politecnica de Valencia, España). »»

II Congresso Internacional de Ciberjornalismo
A Universidade do Porto organiza nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2010 o II Congresso Internacional de Ciberjornalismo. A abertura do encontro conta com a participação do Professor Marcos Palacios, que proferirá uma conferência intitulada "O jornalimo participativo e as redes sociais como elementos do modelo de negócios no Ciberjornalismo". »»
LIVROS
GONÇALVES, Gisela (2010) - Introdução à teoria das relações públicas - Porto: Porto Editora
De acordo com o site da editora, "com este livro ambiciona-se contribuir para o estudo do estatuto epistemológico das relações públicas através da apresentação das suas teorias mais representativas".
CHRISTOFOLETTI, Roberto (org.) (2010) - Vritine e Vidraça - Covilhã: LABCOM
Este livro resulta de um conjunto de contributos de autores brasileiros sobre qualidade no jornalismo. Na sinopse do livro (site do LABCOM), considera-se que «discutir qualidade no jornalismo está intimamente ligado ao exercício da crítica de mídia, à reflexão sobre democracia e responsabilidade social».
SILVEIRA, Joel e SHOEMAKER, Pamela (2010) - Telejornais em análise - Lisboa: Edições Colibri
Este livro apresenta os resultados do projecto “Análise Comparativa dos Telejornais da RTP1, SIC, TVI e RTP2 em Horário Nobre”, desenvolvido no âmbito do CIMDE - Centro de Investigação Media e Democracia, coordenado por Joel Silveira e com a participação de Pamela Shoemaker da Universidade de Syracuse e Akiba Cohen, das Universidades de Columbia e Telavive.
MACHADO, Helena e SANTOS, Filipe (2010) - Justiça, ambientes mediáticos e ordem social - Famalicão: Editora HUMUS
Esta publicação pretende ser um contributo para alargar o âmbito da análise crítica e reflexão sobre os encontros e desencontros entre a justiça e os media.

A nossa área científica

AGENDA
05 e 06 de Novembro de 2010
Conferência de Educação para os Media
Castelo Branco

08 e 09 de Novembro de 2010
III Seminário Internacional Media, Jornalismo e Democracia
Universidade Nova de Lisboa 

19 de Novembro de 2010
IV Jornadas sobre Pragmática, Comunicação Publicitária e Marketing, Universidade da Beira Interior, Covilhã

19 e 20 de Novembro de 2010
Radio and Narrative: the re-enchantment?
Louvain University, Bélgica

18-21- de Novembro de 2010
ASA Congress: Latino and Latin American Media, Performance, Consumers and Citizens
Texas, USA

25 e 26 de Novembro de 2010
XXV Congreso Internacional de Comunicación - Modelos de negócio para una economía digital: el valor de los contenidos
Pamplona, Espanha

02-04 de Dezembro de 2010
I Fórum Internacional de conteúdo para Tv's Públicas
Belém-PA-Brasil

09 e 10 de Dezembro de 2010
II Congresso Internacional de Ciberjornalismo
Universidade do Porto
 

24 de Novembro de 2010
Provas de Doutoramento de Anabela de Sousa Lopes. Tese intitulada 'Tecnologias da Comunicação: novas domesticações' - Universidade da Beira Interior

08 de Novembro de 2010
Provas de Doutoramento de Maria Paula Pinto Soares. Tese intitulada 'O cinema de João César Monteiro: questões teóricas e análise filmográfica' - Universidade Nova de Lisboa

DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO NESTA NEWSLETTER

A SOPCOM convida os sócios a divulgar iniciativas e trabalhos nesta NEWSLETTER, que é distribuída por todos os membros da associação. As informações devem ser enviadas para o Secretariado da associação idealmente até ao dia 25 de cada mês, para:

madalena.oliveira@ics.uminho.pt

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2010
email: madalena.oliveira@ics.uminho.pt