transparent
Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom-txt
DESTAQUES CALL FOR PAPERS BOLSAS REVISTAS NOTÍCIAS LIVROS AGENDA PROVAS ACADÉMICAS
DESTAQUES
Quase meia centena de inscritos no 1º Encontro de Jovens Investigadores das Ciências da Comunicação

É já no dia 07 de Janeiro o primeiro encontro de Jovens Investigadores das Ciências da Comunicação. Promovida por um conjunto de sócios que se movimenta para a formalização de um grupo de trabalho no seio da SOPCOM, a iniciativa é patrocinada pelo CECS e decorrerá na Universidade do Minho, em Braga. Até ao momento, segundo a organização há cerca de 40 inscritos, que representam várias instituições de ensino e investigação do país.

O encontro é aberto a todas as pessoas, mas destina-se especialmente a estudantes de 2º e 3º ciclo, a pós-doutorandos, bolseiros e membros de equipas de projectos de investigação. Com o objectivo de promover o debate sobre os desafios que se colocam a quem inicia uma carreira de investigação, este encontro visa também formalizar a intenção de criar um Grupo de Trabalho novo não especialmente dedicado a uma área científica em particular, como o são tradicionalmente os GT's da SOPCOM, mas antes vocacionado para as questões ligadas à problemática da investigação em si mesma. »»

 
CALL FOR PAPERS | CONGRESSOS
Euro ITV2011 - Ubiquitous TV
Foi estentido até 14 de Janeiro o call for papers da 9ª edição da European Interactive TV Conference que se realizará em Lisboa, entre 29 de Junho e 01 de Julho de 2011. »»
Congresso Nacional sobre Literacia, Media e Cidadania
Foi alargado até 15 de Janeiro o call for papers do primeiro congresso nacional de Literacia, Media e Cidadania, que se realizará em Março, na Universidade do Minho. »»
IAMCR 2011: Cities, Creativity, Connectivity
Decorre até 08 de Fevereiro o call for papers para o congresso de 2011 da IAMCR que se realizará em Istambul, de 13 a 17 de Julho. As propostas deverão ser submetidas às secções de trabalho específicas a que se destinam. »»
I Encontro Anual da AIM
Está aberto até ao dia 13 de Fevereiro o call for papers do I Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, que se realizará na Universidade do Algarve, de 05 a 07 de Maio de 2011. »»
Workshop da Secção de Comunicação Organizacional e Estratégica da ECREA

Está aberto até ao próximo dia 15 de Fevereiro o call for papers para o Workshop da Secção de Comunicação Organizacional e Estratégica da ECREA dedicado ao tema " The Dialogue Imperative. Trends and Challenges in strategic and organizational communication". O Workshop, organizado pelo LabCom em parceria com a ECREA, irá decorrer na Universidade da Beira Interior, Covilhã, nos dias 5 e 6 de Maio de 2011. »»

REVISTAS
Revista Comunicação e Sociedade
Está aberto até 31 de Janeiro o call for papers para o número 19 da revista Comunicação e Sociedade. Este número é editado por Helena Pires e tem por tema 'Publicidade, discursos e práticas na contemporaneidade'. Os trabalhos devem ser enviados para cecs@ics.uminho.pt »»
International Journal of Communication
Decorre até ao dia 31 de Março o call for papers para um número do International Journal of Communication editado por Gustavo Cardoso e Manuel Castells e dedicado ao tema 'Piracy Cultures'
Revista Comunicação e Cultura

Está aberto até 30 de Abril o call for papers para o número 12 da revista Comunicação e Cultura. O número é coordenado por Rogério Santos e é dedicado ao tema "Fãs e celebridades". Os originais podem ser enviados para comunicultura@fch.ucp.pt

 
NOTÍCIAS
CICANT vai organizar o 5º Congresso da ECREA, em 2014
O CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias - da Universidade Lusófona anunciou que foi o centro seleccionado pela Direcção da ECREA para a organização do 5º Congresso daquela associação, que se realizará em 2014. De acordo com Cláudia Álvares, «este é um evento crucial para a consolidação do reconhecimento internacional da qualidade da investigação científica realizada em Portugal».
Encontros intercalares da ECREA em Portugal
Em 2011, pelo menos dois encontros intercalares das secções de trabalho da ECREA - European Communication Research and Education Association - vão realizar-se em Portugal. O primeiro acontece na Primavera, na Universidade da Beira. Trata-se do encontro da secção de Comunicação Organizacional, agendado para 5 e 6 de Maio. O segundo será organizado pelo CECS, na Universidade do Minho. Será o encontro do grupo de investigadores de Rádio, agendado para Setembro (de 14 a 16), cujo call for papers será anunciado durante o mês de Janeiro.
Investigadora do CECS noemada Embaixadora do Empreendedorismo pela Comissão Europeia
Sara Balonas, investigadora do CECS e directora criativa, de estratégia e de planeamento da “B+Comunicação” foi recentemente nomeada pela Comissão Europeia como uma das Embaixadoras do Empreendedorismo. Até ao fim de 2012, Sara Balonas vai integrar a Rede Europeia de Embaixadoras do Empreendedorismo, cujo objectivo passa por reunir um conjunto alargado de empreendedoras de sucesso. O intuito é promover e desenvolver campanhas de sensibilização junto de outras mulheres, com o objectivo de as incentivar e ajudar na criação das suas próprias empresas ou projectos.
Doutoramento premiado em Cabo Verde

Silvino Lopes Évora recebeu recentemente em Cabo Verde, de onde é natural, o Grande Prémio Cidade Velha, atribuído pelo Ministério do Ensino Superior, pela tese de Doutoramento que apresentou em Setembro passado na Universidade do Minho. A tese intitula-se "Políticas de Comunicação e Liberdade de Imprensa - Análise da situação cabo-verdiana entre 1991 e 2009" e foi orientada por Helena Sousa e Moisés Martins.

LIVROS

MORGADO, Isabel Salema e ROSAS, António (Org.) (2010) - Cidadania Digital - Covilhã: LABCOM
A cidadania como exercício político que se pratica no médium digital é uma realidade que paulatinamente vai aprofundando a acção participativa dos governados nos regimes democráticos, ou não deixa de ser um simulacro de uma realidade que é apenas visionada por alguns, mas cuja acção e efeitos são irrelevantes para os que efectivamente controlam o poder?
Neste livro, os autores vão procurar encontrar respostas para esta questão central, apresentando análises de realidades diversas cujo enquadramento comum são os usos que os cidadãos fazem das redes digitais.
PEREIRA, S.; PEREIRA, L. e PINTO, M. (2010) - Kids and TV: watching wisely - Braga: Edumedia

É a versão em língua inglesa do Booklet Como TVer editado na sequência de um prémio atribuído pela Evens Foundation, recentemente apresentado em Bruxelas por ocasião da conferência "Media Literacy for All". Este é o primeiro de uma série de três booklets dedicados à Educação para os Media. Em Janeiro será lançado o terceiro, dedicado à Internet e Redes Sociais.

Madalena Oliveira

AGENDA
07 de Janeiro de 2011
I Encontro de Jovens Investigadores das Ciências da Comunicação
Universidade do Minho, Braga
24 e 25 de Março de 2011
R@dio Conference
ISCSP, Lisboa
25 e 26 de Março de 2011
Congresso Nacional de Literacia, Media e Cidadania
Universidade do Minho, Braga

4, 5 e 6 de Maio de 2011 
IV Congreso Internacional sobre Análisis Fílmico
Universitat Jaume I de Castellón - Espanha

5 e 6 de Maio de 2011
Workshop The Dialogue Imperative. Trends and Challenges in strategic and organizational communication"
Universidade da Beira Interior, Covilhã

5 e 6 de Maio de 2011
VI Congresso de Investigación e Relaciones Públicas
Universidade de Vigo, Espanha

5 a 7 de Maio de 2011
I Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Universidade do Algarve, Faro

 

06 de Dezembro de 2010
Provas de Doutoramento de Lídia Marôpo. Tese intitulada 'A mediação na construção de uma identidade de direitos da infância: representações jornalísticas de crianças e adolescentes em Portugal e no Brasil' - Universidade Nova de Lisboa

DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO NESTA NEWSLETTER

A SOPCOM convida os sócios a divulgar iniciativas e trabalhos nesta NEWSLETTER, que é distribuída por todos os membros da associação. As informações devem ser enviadas para o Secretariado da associação idealmente até ao dia 25 de cada mês, para:

madalena.oliveira@ics.uminho.pt

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação © 2010
email: madalena.oliveira@ics.uminho.pt