Newsletter - 2011 ABR

DESTAQUES

    Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos prepara livro sobre História dos Videojogos em Portugal

    Conhecer a história dos videojogos em Portugal é o principal objectivo de um projecto que a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos iniciou recentemente. A ideia é criar uma base de conhecimento de referência sobre os principais marcos do desenvolvimento desta área no país. De acordo com os investigadores responsáveis, os resultados poderão ser divulgados em três suportes distintos: um livro, um site na web e um filme documentário.

    Criada em Março de 2009, a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos apresenta-se como «uma associação sem fins lucrativos que tem por objectivo promover e desenvolver as ciências dos videojogos em Portugal». É presidida por Nelson Zagalo, sócio da SOPCOM e docente da Universidade do Minho, onde dirige um novo curso de Mestrado em Media Interactivos (informações sobre o curso, aqui)

CONGRESSOS

    IX LUSOCOM: 'Comunicações Identitárias e Interculturalidade'
  • Lusocom
  • Está aberto até ao dia 30 de Junho o período de submissão de propostas de trabalho ao IX Congresso da LUSOCOM (Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, de que a SOPCOM faz parte). O tema do congresso, que se realiza em S. Paulo, no Brasil, é "Comunicações identitárias e interculturalidades". As propostas podem ser submetidas a um dos seguintes Grupos de Trabalho:

  • 1. Mídia e Relações Internacionais
    2. Rádio, Televisão e Internet
    3. Jornalismo
    4. Publicidade e Propaganda
    5. Relações Públicas
    6. Comunicação Institucional
    7. Audiovisual
    8. Redes sociais e cultura
    9. História da mídia
    10. Comunicação, política e cultura
    11. Comunicação educativa
    12. Pensamento comunicacional: teorias, metodologias e epistemologias
    13. Semiótica
    14. Estética, cidades e design
    15. Sociedade de Informação e novas tecnologias
    16. Comunicação e representações identitárias
    17. Folkcomunicação

  • Mais informações, nomeadamente sobre as normas de apresentação dos textos, estão disponíveis no site do congresso, aqui »»

  • Congresso Internacional de História dos Media e do Jornalismo

  • Está aberto até 31 de Maio o call for papers para o Congresso Internacional de História dos media e do Jornalismo, organizado pelo CIMJ. O congresso decorrerá na Universidade Nova de Lisboa, nos dias 06 e 07 de Outubro, e tem como tema central a "Génese e evolução do jornalismo no espaço ibero-americano".
  • Jornadas «Cinema em Português»

  • Está aberto até 15 de Julho o call for papers para as Jornadas «Cinema em Português», organizadas pelo curso de Cinema da UBI. »»

  • Simpósio Temático 'História e Comunicação: media, intelectuais e participação política'
  • Este simpósio faz parte do 54º Congresso Internacional de Americanistas. Vai ter lugar em Viena (Áustria), de 15 a 24 de Julho de 2012. O período para a submissão das propostas começou no dia 15 de Abril e segue até 31 de Agosto de 2011. A submissão deve ser feita online, através do site do evento. »»

BOLSAS

  • Abre a 03 de Maio o próximo concurso da FCT para atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento. »»

  • Está aberto até 13 de Maio um concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projecto iNEIGHBOUR TV (PTDC/CCI-COM/100824/2008) - CETAC.MEDIA - Pólo da Universidade de Aveiro. »»

    Está aberto até 19 de Agosto um concurso para uma 1 Bolsa de Investigação no âmbito do projecto UTA-Est/MAI/0012/2009, 2009-2011 - iDTV-SAÚDE: na área de Serviços Inclusivos de Promoção da Saúde e Bem-estar via Televisão Digital Interactiva, /Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/CICANT/Universidade Nova de Lisboa/CIES. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Media e Jornalismo

Decorre até 31 de Outubro o prazo de submissão de propostas para o número que a revista Media e Jornalismo dedica à 'Imagem e Jornalismo'. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

GRUPO RENASCENÇA associa-se ao Congresso Radio Evolution para celebrar, na Universidade do Minho, o 75º aniversário

RcomR

O Congresso ‘Radio Evolution’ pretende ser um encontro científico para promover o debate sobre as transformações em curso no sector da rádio. Olhando do passado para o futuro, este congresso constituirá uma oportunidade para reflectir sobre a maneira como a rádio tem moldado o imaginário dos ouvintes e como continuará a ser, no futuro, um meio de intimidade. Sendo um momento para colocar em perspectiva conceitos, práticas e projecções, este congresso visa reunir investigadores e profissionais à volta das novas ondas da rádio.

Juntando-se a estes propósitos, a Rádio Renascença decidiu celebrar o seu 75º aniversário com os participantes do congresso, cujo programa incluirá um painel especial com a participação de profissionais de rádio.

José Carlos Abrantes é o novo Provedor do Telespectador da RTP

O Conselho de Opinião aprovou o nome de José Carlos Abrantes para Provedor do Telespectador da RTP. José Carlos Abrantes foi Provedor do Leitor do Diário de Notícias e é sócio da SOPCOM desde a sua fundação.

GT de Jovens Investigadores apresentado em Espanha

O coordenador do GT de Jovens Investigadores vai apresentar o grupo nas Jornadas 'Jóvenes, Comunicación y Futuro' (que decorrem em Barcelona, nos dias 09 e 10 de Maio). Com uma participação especial no painel 'Nuevos tiempos, nuevas ideas, nuevos proyectos', Fábio Fonseca Ribeiro representará o grupo, dando a conhecer a iniciativa portuguesa de associação de investigadores em início de carreira. O objectivo desta participação passa também por alargar as redes de contacto com grupos congéneres de outros países da Europa, América-Latina, Ásia e África, também presentes no encontro.

LIVROS

  • Livros_Abril

    LOPES, Frederico (org.)(2011) Cinema em Português. Covilhã: Livros LABCOM (eBook - actas das II Jornadas de Cinema) »»

  • SALES, Michele (2011) Em busca de um novo cinema português. Covilhã: Livros LABCOM (eBook, com edição impressa) »»
  • QUADROS, C. et al. (org.) (2011) Jornalismo e Convergência: ensino e práticas profissionais. Covilhã: LABCOM (eBook) »»
  • MARTINS, M. et al. (org) (2011) Imagem e Pensamento. Coimbra: Grácio Editor
  • MARTINS, M.et al. (org) (2011) Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2010. Coimbra: Grácio Editor
  • NOVAIS, R. (coord.) (2011) A representação do futebol na imprensa. Porto: UPorto/Media XXI

EDITORIAL

A divulgação de notícias pela rede da SOPCOM (através da mailing list, do site e da própria newsletter) tem certamente contribuído para criar uma certa consciência da dimensão da comunidade científica da Comunicação em Portugal. Há, neste contexto, um dado que se tem tornado particularmente notório: o número de livros que os investigadores portugueses têm publicado. Na verdade, as notícias mais frequentes na homepage da associação estão mesmo relacionadas com o lançamento de livros (em papel ou electrónicos).

Esta evidência impressiva (não muito difícil de comprovar em termos estatísticos, por certo) é, naturalmente, muito positiva. A este facto está associada uma actividade cada vez mais diversa e uma dedicação à investigação cada vez mais intensiva. A multiplicação de projectos de investigação e de estudos (encomendados, nalguns casos, por organismos públicos, como a ERC ou o GMCS) têm resultado num enriquecimento inegável da literatura em Ciências da Comunicação. Por outro lado, a própria ampliação da oferta de formação pós-graduada e o crescimento do número de estudantes de Mestrado e Doutoramento têm constituído pretexto para o aparecimento regular de novidades editoriais.

Motivos não faltam a este nível para reconhecermos que a comunidade portuguesa de Ciências da Comunicação está a crescer significativamente. Dando conta da grande amplitude dos ramos de intervenção neste domínio, do cinema ao jornalismo, da publicidade às relações públicas, ou da economia e da ética da comunicação aos media interactivos, estas novas publicações exprimem a heterogeneidade de que se faz esta área científica. Pena é que os livros sejam o último, e já não o primeiro, recurso de estudo dos nossos alunos. Pena é, aliás, que tenhamos todos cada vez menos tempo para ler exaustivamente, e não diagonalmente, os muitos livros em que vamos revelando o que somos e o que fazemos.

Madalena Oliveira

AGENDA

04-06 de Maio de 2011
IV Congreso Internacional sobre Análisis Fílmico
Universitat Jaume I de Castellón, Espanha
  •  

PROVAS ACADÉMICAS

  • Doutoramento em Ciências da Comunicação

    Realizaram-se, no dia 27 de Abril, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Rui Grácio. A tese, intitulada «Para uma teoria geral da argumentação: questões teóricas e aplicações didácticas», foi orientada por Moisés Martins (UMinho) e por Maria Cristina Mello (UCoimbra).

  • Provas de Agregação
  • Estão agendadas para os dias 09 e 10 de Maio (10h00) as Provas de Agregação de Cristina Ponte (especialidade de Estudos dos Media e Jornalismo), que se realizarão na Universidade Nova de Lisboa.
SOPCOM © 2011 - E-mail: info@sopcom.pt