Newsletter - 2011 MAI

DESTAQUES

    7º SOPCOM: chamada para submissão de propostas até 30 de Junho

    7sopcom

    Está a decorrer até 30 de Junho o período de submissão de propostas para o próximo congresso da SOPCOM, que se realiza no Porto de 15 a 17 de Dezembro. Organizado pelo núcleo do Porto do CETAC.Media, o encontro vai ter como mote este tema: «Meios digitais e indústrias criativas - os efeitos e os desafios da globalização».

    As propsotas de comunicação podem ser submetidas para os seguintes Grupos de Trabalho:

  • 1. Comunicação e Política
    2. Economia e Políticas da Comunicação
    3. Estudos Fílmicos
    4. Estudos Televisivos
    5. Jornalismo e Sociedade
    6. Publicidade e Comunicação
    7. Retórica
    8. Semiótica
    9. Ciência da Informação
    10. Comunicação, Arte e Design
    11. Comunicação Multimédia
    12. História e Teorias da Comunicação e da Imagem
    13. Estudos Culturais e de Género
    14. Educação para os Média
    15. Ciência e Ambiente
    16. Comunicação Organizacional
    17. Indústrias Criativas na Comunicação
    18. Sociologia da comunicação
  • Mais informações aqui: http://sopcom2011.up.pt

CONGRESSOS

    Conferência internacional «Media studies, business, policies and research challenges»

    Decorre até dia 26 de Junho uma chamada especial à submissão de propostas para a sessão dedicada ao tema «Situação e Perspectiva da Investigação em Comunicação no espaço lusófono e ibero-americano». Esta sessão está inserida na conferência 'Media Business, Policies and Research Challenges​', organizada pela Association d'Econométrie Appliquée, com a colaboração do CETAC/Universidade do Porto e do  CIMJ/Universidade Nova de Lisboa, que se vai realizar no dia 8 e 9 de Julho de 2011, na Universidade do Porto. De acordo com a organização, esta sessão especial - cujas propostas poderão ser apresentadas em português ou castelhano - pretende estimular a apresentação de trabalhos que abordem temas transversais ao sector da comunicação, realizados por investigadores provenientes de geografias lusófonas e ibero americanas». »»

    IX LUSOCOM: 'Comunicações Identitárias e Interculturalidade'

  • Está aberto até ao dia 30 de Junho o período de submissão de propostas de trabalho ao IX Congresso da LUSOCOM (Federação Lusófona de Ciências da Comunicação, de que a SOPCOM faz parte). Mais informações, nomeadamente sobre as normas de apresentação dos textos, estão disponíveis no site do congresso, aqui »»

  • Jornadas «Cinema em Português»

  • Está aberto até 15 de Julho o call for papers para as Jornadas «Cinema em Português», organizadas pelo curso de Cinema da UBI. »»

  • Simpósio Temático 'História e Comunicação: media, intelectuais e participação política'
  • Este simpósio faz parte do 54º Congresso Internacional de Americanistas. Vai ter lugar em Viena (Áustria), de 15 a 24 de Julho de 2012. O período para a submissão das propostas começou no dia 15 de Abril e segue até 31 de Agosto de 2011. A submissão deve ser feita online, através do site do evento. »»

BOLSAS

  • Está aberto até 15 de Junho um concurso para uma Bolsa de Iniciação Científica no âmbito do projecto PTDC/CCI-COM/102576/2008, 2009-2011 - ADOPT_DTV: Barreiras à adopção da televisão digital no contexto da transição da televisão analógica para o digital. »»
  • Decorre até 22 de Junho o período de candidatura a uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto «The portuguese world of journalism», PTDC/CCI-JOR/111888/2009 em curso no Departamento de Jornalismo e Ciências de Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. »»
  • Está aberto até 23 de Junho um concurso para uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto “Comunicação e Partilha em Ambientes Pessoais de Aprendizagem”, projecto da unidade de investigação CETAC.MEDIA, PTDC/CPE-CED-114130/2009, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC). »»
  • Termina a 27 de Junho o prazo de candidatura a uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto de I&D A Génese do Jornalismo: Periódicos Noticiosos do Século XVII em Portugal e na Europa, PTDC/CCI-JOR/110038/2009 e FCOMP-01-0124-FEDER-014347, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC). »»
  • Decorre até 27 de Junho o período de candidatura a Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-doutoramento da FCT. »»
  • Está aberto até 19 de Agosto um concurso para uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto UTA-Est/MAI/0012/2009, 2009-2011 - iDTV-SAÚDE: na área de Serviços Inclusivos de Promoção da Saúde e Bem-estar via Televisão Digital Interactiva, /Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/CICANT/Universidade Nova de Lisboa/CIES. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Sociétés sobre L'imaginaire des médias - colaboração CeaQ / CECS

SOC_111_L148O primeiro número de 2011 da Revista francesa Sociétés é dedicado ao tema «L'imaginaire des médias» e concretiza uma cooperação antiga entre o Centre d'Études sur l'Actuel et le Quotidien (CeaQ), da Université de Sorbonne, e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho. No texto introdutório, dizem os coordenadores, Michel Maffesoli e Moisés Martins, que os artigos reunidos nestes número «testemunham um fenómeno que não pode ser mais prospectivo: a emergência de uma cultura 'cyber'», sendo o ciberespaço «um lugar de contornos indefinidos e infinitos, onde, de uma maneira matricial, ocorre o reencontro com o outro, onde ganha forma o corpo social». »»

 

Revista Media e Jornalismo

Decorre até 31 de Outubro o prazo de submissão de propostas para o número que a revista Media e Jornalismo dedica à 'Imagem e Jornalismo'. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

GT Jovens Investigadores prepara II Jornadas

Constituído em Janeiro passado, o Grupo de Trabalho Jovens Investigadores está já a preparar um segundo encontro nacional dos membros associados. Agendado para o dia 14 de Dezembro, este encontro tem como objectivo reunir os jovens investigadores em torno de preocupações relacionadas com o início da carreira de investigação. O programa organizar-se-á em sessões temáticas orientadas por especialistas. Na base deste modelo de trabalho está a vontade de promover sessões de partilha de experiências do processo de investigação (questões metodológicas, gestão do tempo, criatividade e escrita académica, etc.). O encontro será também ocasião para o grupo preparar a realização de uma Escola de Verão em 2012.

Organizado por um grupo de doutorandos do Porto, em articulação com a direcção do GT, este encontro terá lugar na Universidade Fernando Pessoa. O local foi escolhido pelos membros fundadores do GT, na reunião de Braga, com o intuito de aproveitar o pretexto de o 7º Congresso da SOPCOM se realizar nos dias seguintes na Universidade do Porto. Mais informações serão divulgadas num site que a comissão organizadora está a preparar para anunciar o programa em detalhe.

GT de Comunicação Organizacional e Institucional tem nova Direcção

Os membros do GT de Comunicação Organizacional e Institucional elegeram recentemente uma nova direcção. José Viegas Soares, da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e presidente-fundador do GT, deixou a direcção, tendo sido substituído por Sandra Pereira, também da ESCS. No grupo directivo continua, ainda, Susana Carvalho do Instituto de Novas Profissões e Teresa Ruão, da Universidade do Minho.

Escola de Verão sobre Metodologias - Universidade Lusófona

A Universidade Lusófona de Lisboa realiza em Junho uma Escola de Verão sobre Metodologias e Técnicas de Investigação. O programa organiza-se em quatro módulos:
dias 15 e 17: Métodos quantitativos: Módulo Análise de dados com SPSS e AMOS (Carlos Poupa e Diogo Morais)
dia 16: Análise de conteúdo; análise crítica do discurso; etnografia dos media (Cláudia Álvares)
dias 20 e 27: Médotos qualitativos: Módulo de NVIVO (Neri de Souza)
dia 21: Métodos quantitativos: ZOTERO (Daniel Cardoso)

Doutoramentos na UM

Está em curso o período de candidatura aos cursos de Doutoramento em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais, da Universidade do Minho (o último em parceria com a Universidade de Aveiro). »»

Literacia Mediática: 'Declaração de Braga'

Já está online o texto da 'Declaração de Braga', um documento que regista as preocupações manifestadas pelos participantes do 1º Congresso Nacional de Literacia, Media e Cidadania e o «apelo à iniciativa das organizações da sociedade civil, das instituições educativas, dos media e dos decisores políticos», no sentido de serem tomadas medidas com vista à inscrição da literacia para os media nas prioridades da agenda pública. O texto completo pode ser consultado aqui »».

LIVROS

  • Livros_Maio
  • CORREIA, João Carlos (2011) O admirável mundo das notícias. Covilhã: Livros LABCOM (eBook) »»

  • WASKO, J., MURDOCK, G. & SOUSA, H. (2011) The handbook of political economy of communications. Blackwell Publishing
  • MATEUS, S. (2011) Publicidade e consumação nas sociedades contemporâneas. Covilhã: LABCOM (eBook) »»
  • MARTINS, M. (2011) Crise no castelo da cultura: das estrelas para os ecrãs. Coimbra: Grácio Editor
  • PINTO, M.e SOUSA, H. (ed.) (2011) Communication & Citizenship: Rethinking Crisis and Change. Coimbra: Grácio Editor

EDITORIAL

Num tempo em que somos todos genericamente muito activos nas redes sociais, alguns com expressão diária em espaços como o Facebook, onde se constituem grupos dos mais variados interesses, não se compreende bem a razão por que nalguns sectores continuamos a ser uma comunidade pouco dinâmica. Na verdade, sendo de um tempo que se define pela imagem da rede (ou das redes), há nós que estamos a deixar demasiado laços.

Constituídos com a finalidade de reunir os sócios em torno de áreas específicas de investigação, os Grupos de Trabalho da SOPCOM são há já algum tempo globalmente grupos pouco expressivos. Não se lhes conhece, na maior parte dos casos, actividade regular nem iniciativas que promovam a reunião dos diversos grupos de investigação do país. Alguns haverá que pontualmente se organizam para eventos, mas em termos gerais é muito branda a energia que conhecemos a estas secções, cujos espaços no próprio site da associação continuam em branco.   

Não é a primeira vez que neste editorial se escreve sobre a necessidade de tornar as nossas práticas de investigação e acção mais vivas. Num ano em que nos mobilizamos para o 7º congresso da SOPCOM, motivo de reencontro da maioria dos membros dos GT, sentimos ter no horizonte mais um pretexto para reanimar as diferentes áreas em que nos organizamos. Noutras associações de âmbito internacional, as secções temáticas constituem-se como colectivos científicos de grande protagonismo. No contexto nacional, este deveria ser também o lugar para as redes trans-universitárias que importa criar ou consolidar. Por isso, lançamos o desafio aos coordenadores dos diferentes GTs no sentido de estabelecerem como prioridade para os próximos meses a definição de uma agenda de compromissos. É que há laços a que é preciso dar melhor o nó…

Madalena Oliveira

AGENDA

PROVAS ACADÉMICAS

  • Doutoramento em Ciências da Comunicação

    Realizam-se, no dia 17 de Junho, na Universidade do Minho, as provas de doutoramento de Maria Gabriela Gama. A tese, intitulada «Comunicação e Moda: quando o real se realiza em signo», foi orientada por Moisés Martins (UMinho).

DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO NESTA NEWSLETTER

A SOPCOM convida os sócios a divulgar iniciativas e trabalhos nesta NEWSLETTER, que é distribuída por todos os membros da associação. As informações devem ser enviadas para o Secretariado da associação idealmente até ao dia 25 de cada mês, para: info@sopcom.pt

SOPCOM © 2011 - E-mail: info@sopcom.pt