Newsletter - 2011 JUN

DESTAQUES

    Novo Observatório vai monitorizar Educação para os Media em Portugal

    Está a ser criado em Portugal um Observatório de Educação para os Media. A iniciativa resulta de uma conjugação de esforços de várias entidades nacionais e foi definida como objectivo do grupo que, em termos nacionais, tem procurado dinamizar o campo de Literacia Mediática. O compromisso foi fixado na Declaração de Braga, estando a equipa promotora ainda a trabalhar na operacionalização do projecto.

    Este observatório terá como propósito monitorizar a Educação para os Media em Portugal e reunir informações que permitam avaliar o desenvolvimento de competências em matéria de Literacia Mediática. Este projecto está a ser incrementado pelas sete entidades que promoveram o I Congresso Nacional de Literacia Mediática (em Braga, em Março deste ano).

CONGRESSOS

    7º Congresso da SOPCOM: novo prazo
  • Foi alargado até 20 de Julho o prazo de submissão de propostas ao congresso da SOPCOM. Organizado pelo núcleo do Porto do CETAC, este congresso tem como tema os 'Meios Digitais e Indústrias Culturais - os efeitos e os desafios da globalização'. »»

Jornadas «Cinema em Português»

Está aberto até 15 de Julho o call for papers para as Jornadas «Cinema em Português», organizadas pelo curso de Cinema da UBI. »»

Simpósio The Mediation of Scandal and Moral Outrage

Está aberto até 26 de Julho o call for papers para o Simpósio «The mediation of scandal and moral outrage», organizado pela Universidade Lusófona de Lisboa, em parceria com a ECREA. »»

  • Simpósio Temático 'História e Comunicação: media, intelectuais e participação política'
  • Este simpósio faz parte do 54º Congresso Internacional de Americanistas. Vai ter lugar em Viena (Áustria), de 15 a 24 de Julho de 2012. O período para a submissão das propostas começou no dia 15 de Abril e segue até 31 de Agosto de 2011. A submissão deve ser feita online, através do site do evento. »»

BOLSAS

  • Está aberto até 02 de Julho um concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projecto ‘Jornalismo televisivo e cidadania: os desafios da esfera pública digital’ (PTDC/CCI-JOR/099994/2008) - CECS - Universidade do Minho. »»
  • Está aberto até 07 de Julho um concurso para uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia no âmbito do projecto 'República do Saber' - Universidade de Coimbra.
  • Está aberto até 12 de Julho um concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projecto MOBSERV- Sistemas Facilitadores Da Utilização De Serviços Por Dispositivos Móveis (PTDC/CCI-COM/115897/2009) - CICANT - Universidade Lusófona de Lisboa. »»
  • Está aberto até 12 de Julho um concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projecto ComuniMEDIA - mobilidade, comunidade e capital social (PTDC/CCI-COM/109887/2009) - CICANT - Universidade Lusófona de Lisboa.

REVISTAS CIENTÍFICAS

Revista Media e Jornalismo

Está aberta até ao próximo dia 30 de Setembro a chamada de artigos para a edição de 2011 do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. Este número, editado por Moisés de Lemos Martins, Rosa Cabecinhas e Lurdes Macedo, é subordinado ao tema "Lusofonia e Cultura-Mundo". »»

Decorre até 30 de Setembro o período de submissão de originais para o número 4 da Revista Rhêtorikê, cujo tema é 'Novas tendências/campos da Retórica'. Os interessados deverão enviar os seus textos para ivvone@gmail.com até 30 de Setembro de 2011 para que os mesmos possam ser analisados pelos editores. Os textos não devem exceder as 20 páginas em Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas de 1,5.

Decorre até 31 de Outubro o prazo de submissão de propostas para o número que a revista Media e Jornalismo dedica à 'Imagem e Jornalismo'. »»

Está aberta até 31 de Dezembro de 2011 a chamada de artigos para o número 21 da revista “Comunicação e Sociedade”. Coordenada por Zara Pinto-Coelho e Silvana Mota-Ribeiro, tem por tema “Género e heterossexualidade: discursos e imagens na publicidade e nos media”. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

Anabela Carvalho no 'Board of Directors' da Associação Internacional de Comunicação Ambiental

Anabela Carvalho, investigadora do CECS e docente no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, foi eleita para o ‘Board of Directors’ da Associação Internacional de Comunicação Ambiental.

A IECA - International Environmental Communication Association é uma rede recém formada de profissionais que trabalham em comunicação ambiental e de pessoas interessadas neste domínio. Foi formalmente lançada durante a conferência intitulada ‘Across Borders and Environments: 11th Biennial Conference on Communication and the Environment’, que teve lugar na Universidade do Texas, El Paso (25-28 de Junho).

A IECA patrocina a revista científica Environmental Communication: A Journal of Nature and Culture, a Conferência Bienal Sobre Comunicação e Ambiente, e promove outras oportunidades educacionais e profissionais. [Notícia da newsletter do CECS]

Maria Augusta Babo substituí José Augusto Mourão na coordenação do GT de Semiótica

A direcção da SOPCOM designou Maria Augusta Babo para a coordenação do GT de Semiótica até ao próximo congresso da associação. O GT foi fundado em 2009 por José Augusto Mourão, que faleceu no dia 05 de Maio. Em Dezembro, os membros do grupo deverão reunir-se para reorganizar a dinâmica desta secção. Para já, os trabalhos de selecção das propostas de comunicação ao congresso serão coordenados por Maria Augusta Babo, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, doutorada em Ciências da Comunicação, na área de especialidade em Semiologia, pela Université de Paris VII - Jussieu, sob orientação de Julia Kristeva.

LIVROS

  • Livros_Junho

  • CRUZ, Maria Teresa (org.) (2011) Novos Media, Novas Práticas. Lisboa: Ed. Nova Vega

  • CÁDIMA, Francisco Rui (2011). A Televisão, o digital e a cultura participativa. Lisboa: Media XXI

  • PINHEIRO, Fernando (2011). História da Imprensa Desportiva Nacional. Porto: Edições Afrontamento

EDITORIAL

O ano que corre tem sido um ano favorável à área da Educação/Literacia para os Media em Portugal. Os acontecimentos registados nos primeiros seis meses pelo menos assim o indicam. Um Congresso sobre ‘Literacia, Media e Cidadania’ do qual resultou a ‘Declaração de Braga em Literacia para os Media’; a conclusão de um estudo encomendado pela ERC e levado a cabo pelo CECS-UM sobre a situação desta área de estudo no nosso país; o lançamento do portal de Literacia dos Media; a conclusão do estudo ‘Educação para os Media em Castelo Branco’ cujos resultados serão em breve publicados em livro; os trabalhos de investigação em curso, alguns deles enquadrados em provas académicas de mestrado e de doutoramento; a abertura do curso de mestrado em ‘Comunicação, Cidadania e Educação’, na Universidade do Minho (UM); a constituição de um Observatório, e a criação do GT ‘Comunicação e Educação', no âmbito da SOPCOM, são algumas das actividades que dão sinais da consolidação desta área de estudo, investigação e intervenção.
No que diz respeito ao GT, aproveitando a ocasião do Congresso realizado em Março na UM, foi formalizada a constituição de uma secção específica de trabalho sobre esta matéria, propondo os seguintes aspectos como princípios estruturantes do novo Grupo:              

a) A dinamização de um grupo especificamente orientado para a investigação em Literacia Mediática;
b) A promoção dos estudos de Educação para os Media como um eixo fundamental dos estudos de Ciências da Comunicação;  
c) A projecção dos investigadores nacionais desta área em particular no contexto das comunidades científicas europeias, nomeadamente no que às relações com a IAMCR (International Association for Media and Communication Research) e com a ECREA (European Communication Research and Education Association) diz respeito.     
d) A realização periódica de encontros científicos especializados, para além da participação nos congressos da SOPCOM.

Este Grupo de Trabalho, aberto à participação de todos os que desenvolvam trabalho neste domínio ou que com ele tenham alguma afinidade, poderá ajudar a consolidar e a promover uma área de estudos até agora incipiente no nosso país. Pelo menos assim o desejam os seus criadores e membros actuais.

Sara Pereira, coordenadora do GT de Comunicação e Educação

AGENDA

PROVAS ACADÉMICAS

  • Doutoramento em Ciências da Comunicação

    Realizam-se no próximo dia 04 de Julho as provas de Doutoramento de Adelino Gomes. A tese intitulada "O telejornal e o zapping na era da internet. Estudo do comportamento de editores e telespectadores nos jornais televisivos das 20 horas da RTP1, SIC e TVI (2006-2010)" vai ser defendida no ISCTE.

SOPCOM © 2011 - E-mail: info@sopcom.pt