Newsletter - 2011 JUL

DESTAQUES

    7º SOPCOM regista mais de quatro centenas de submissões

    O 7º congresso da SOPCOM, que se realiza na Universidade do Porto em Dezembro deste ano, registou mais de 420 submissões aos 18 grupos de trabalho constituídos. Ligeiramente superior ao número de propostas entregues nas edições anteriores do congresso, esta taxa de participação denota o alargamento progressivo da comunidade científica nacional.

    Em 2007 (Universidade do Minho - Braga) e em 2009 (Universidade Lusófona - Lisboa), a submissão de propostas já rondava os 400. Este ano, a fronteira foi definitivamente ultrapassada, fazendo prever um congresso de grande amplitude no que respeita a participações. Depois da notificação dos autores sobre a aceitação das propostas (agendada para o fim do mês de Julho), decorre até 15 de Setembro a primeira fase de inscrição no encontro. Os preços desta primeira fase variam entre 30,00 €, para estudantes de 1º e 2º ciclo, e 180,00 €, para não-sócios da SOPCOM ou sócios com situação irregular. Sócios com quotas em dia pagarão 120,00 € neste primerio período.

CONGRESSOS

  • Simpósio Temático 'História e Comunicação: media, intelectuais e participação política'
  • Este simpósio faz parte do 54º Congresso Internacional de Americanistas. Vai ter lugar em Viena (Áustria), de 15 a 24 de Julho de 2012. O período para a submissão das propostas começou no dia 15 de Abril e segue até 31 de Agosto de 2011. A submissão deve ser feita online, através do site do evento. »»

Radio is dead!Long live Radio!

Decorre até 15 de Setembro o call for papers para o congresso Radio is dead! Long live Radio!, um congresso internacional de comunicação audiovisual e publicidade que se se realiza de 24 a 25 de Novembro em Bilbao. »»

BOLSAS

  • Está aberto até 19 de Agosto um concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projecto UTA-Est/MAI/0012/2009, 2009-2011 - iDTV-SAÚDE: na área de Serviços Inclusivos de Promoção da Saúde e Bem-estar via Televisão Digital Interactiva - Licenciatura ou Mestrado em Engenharia Informática, CICANT - Universidade Lusófona de Lisboa. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Até 15 de Setembro decorre o período de submissão de propostas para a revista Comunicação Pública, especificamente para o número agendado para o primeiro semestre de 2012. Os textos devem ser enviados para cpublica@escs.ipl.pt.

Está aberta até ao próximo dia 30 de Setembro a chamada de artigos para a edição de 2011 do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. Este número, editado por Moisés de Lemos Martins, Rosa Cabecinhas e Lurdes Macedo, é subordinado ao tema "Lusofonia e Cultura-Mundo". »»

Decorre até 30 de Setembro o período de submissão de originais para o número 4 da Revista Rhêtorikê, cujo tema é 'Novas tendências/campos da Retórica'. Os interessados deverão enviar os seus textos para ivvone@gmail.com até 30 de Setembro de 2011 para que os mesmos possam ser analisados pelos editores. Os textos não devem exceder as 20 páginas em Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas de 1,5.

Decorre até 31 de Outubro o prazo de submissão de propostas para o número que a revista Media e Jornalismo dedica à 'Imagem e Jornalismo'. »»

Está aberta até 31 de Dezembro de 2011 a chamada de artigos para o número 21 da revista “Comunicação e Sociedade”. Coordenada por Zara Pinto-Coelho e Silvana Mota-Ribeiro, tem por tema “Género e heterossexualidade: discursos e imagens na publicidade e nos media”. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

'Radio e-volution' reúne em Braga uma centena de investigadores de rádio da Europa

A comunidade de investigadores de rádio é relativamente pequena, quer a nível nacional quer a nível internacional. Em Setembro, uma parte muito significativa dos que trabalham nesta área vai reunir-se em Braga para o congresso da secção de estudos radiofónicos da ECREA. A dois dias do fecho do período económico de inscrição, a organização registava perto de uma centena de inscritos. O número é, para os organizadores, muito satisfatório, porque exprime a força considerável de um grupo normalmente mais tímido nos congressos de grande amplitude internacional.

O painel de convidados integra investigadores oriundos de diferentes países da Europa: Marko Ala-Fossi, da Finlândia; Jean-Jacques Cheval, de França; Armand Balsebre, de Espanha, Tomasz Golan-Klas, da Polónia; Janey Gordon, do Reino Unido e Rogério Santos de Lisboa. A este grupo juntam-se ainda alguns profissionais portugueses que vão participar numa mesa redonda de encontro entre académicos e 'radio practitioners'.

SOPCOM: actualização de quotas

O secretariado da SOPCOM tem procurado concentrar o processo de actualização de quotas no primeiro semestre de cada ano. No entanto, todos os sócios com quotas em atraso poderão regularizar a sua situação em qualquer momento. Tendo em conta que se aproxima um congresso da associação, a SOPCOM incentiva mesmo aqueles que o pretendam a fazê-lo, para poderem usufruir das tarifas reduzidas de inscrição no evento.

As quotas podem ser pagas por transferência bancária ou por cheque. Em caso de dúvida, os sócios deverão contactar o secretariado para info@sopcom.pt ou secretariado@sopcom.pt.

SOPCOM apresenta estudo sobre Pós-Graduação em Comunicação em Portugal

A Direcção da SOPCOM vai apresentar no próximo dia 04 de Agosto, em S. Paulo, um estudo sobre a Pós-Graduação em Comunicação em Portugal. O relatório preparado para o I Fórum de Pós-Graduação Ibero-Americana revela que existem em Portugal 88 cursos de formação pós-graduada em Ciências da Comunicação, doze dos quais cursos de Doutoramento. O propósito deste fórum é debater com parceiros de Espanha e da América Latina a possibilidade de estabelecer uma rede de pós-graduação no espaço ibero-americano que reúna as sinergias de cada país envolvido, potencie as especificidades de cada membro e preencha as lacunas sentidas ao nível da internacionalização no que ao espaço lusófono e ibérico em particular diz respeito.

LIVROS

  • livros_Julho

  • PEREIRA, Sara (coord.) (2011) Literacia, Media e Cidadania - Livro de Actas. Braga: Ed. CECS (ebook gratuito)

  • SOUSA, Jorge Pedro et al. (2011). Achegas à construção do pensamento do jornalismo português. Covilhã: LABCOM (ebook gratuito)

  • REBELO, José (org.) (2011). Ser Jornalista em Portugal. Perfis sociológicos. Lisboa: Gradiva

EDITORIAL

Quantas vezes paramos para reflectir sobre o nosso trabalho? Quantas vezes somos confrontados com uma perspectiva crítica que permite ir mais além nas investigações? Quantas vezes ansiamos pôr em comum dúvidas teóricas, conceptuais e até metodológicas, com colegas investigadores debruçados sobre as mesmas matérias?
Provavelmente, muitos de nós já fomos assolados com este sentimento de insatisfação. Nas nossas vidas dedicadas ao ensino e à investigação, procuramos debater, discutir, regatear conceitos, modelos, autores, linhas de pensamento. Contudo, a urgência da diáspora produtiva dos nossos dias, por vezes, gera investigações negligentes ao confronto, ao pensamento crítico, à reflexão retrospectiva.

Apraz-nos a oportunidade de dar a conhecer as descobertas individuais e ouvir os avanços dos colegas em encontros como os da SOPCOM, onde o trabalho solitário se abre à partilha. A troca breve de palavras com quem nos acompanha na fila de espera para a próxima comunicação, torna-se um acontecimento memorável. Por efémeras que sejam essas trocas, o regresso à investigação é sempre motivante e impregnado de novos olhares. Esta é a vantagem das redes como a SOPCOM e dos seus Grupos de Trabalho.

Tenho o grato prazer de integrar o primeiro Grupo de Trabalho da SOPCOM: o GT de Comunicação Organizacional e Institucional (COI). Tenho o ambicioso desafio de suceder ao seu fundador, o Professor José Viegas Soares, a quem muito agradeço a herança do gosto pelas relações públicas e a comunicação organizacional.  

A nova Direcção do GT COI continua a missão de construir uma identidade reconhecida e sólida dos estudos de Comunicação Organizacional e Institucional em Portugal. Esta é uma área que tem demorado a ser reconhecida em Portugal, à imagem do que sucedeu já noutros países. O GT COI pretende promover novos projectos, dinamizar vontades e legitimar a produção teórico-científica desta área disciplinar abrangente. Acreditamos que o caminho é mais fácil hoje, em face de novos mestrados e doutoramentos na área, que começam a acolher investigações de alto valor. Do nosso lado, temos também um diálogo profícuo entre várias instituições de ensino. Desejamos, acima de tudo, combater a dispersão, conjugando sinergias e aproximações estratégicas em nome de um debate científico de excelência.

Sandra Pereira, coordenadora do GT de Comunicação Organizacional e Institucional

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