Newsletter - 2011 SET

DESTAQUES

  • Portugal preside à LUSOCOM nos próximos 3 anos

    Funcionando habitualmente em regime rotativo, a presidência da LUSOCOM - Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação - vai ser assumida, nos próximos três anos, pelo Presidente da SOPCOM. Moisés de Lemos Martins sucede assim ao Presidente da Intercom, Antônio Hohfeldt. Na assembleia da Federação, realizada em S. Paulo, no dia 06 de Agosto, por ocasião do IX Congresso, os membros das associações lusófonas decidiram ainda que o Anuário Lusófono de Ciências da Comunicação passa a ter apenas edição electrónica. Esta publicação foi editada, nos últimos anos, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e passa agora a ser coordenada pela Asociación Galega de Investigadores en Comunicación.

CONGRESSOS

  • Próximo congresso da LUSOCOM em Portugal

    Na última assembleia da Federação, realizada em S. Paulo, em Agosto, os representantes da SOPCOM, INTERCOM e ASGIC acordaram que o próximo congresso da Lusocom se realizaria em Portugal. Embora não esteja ainda determinado se o congresso se realizará no Outono de 2012 ou na Primavera de 2013, sabe-se já que o evento acontecerá em Lisboa.

  • II EJICC - Universidade Fernando Pessoa - Porto

    Vai ser lançado em breve o site do II Encontro de Jovens Investigadores de Ciências da Comunicação, que se realiza na Universidade Fernando Pessoa, no dia 14 de Dezembro. A iniciativa é do Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da SOPCOM e dá sequência ao trabalho iniciado na Universidade do Minho, em Janeiro de 2011. Sob o lema Somar Conhecimento, Subtrair Dúvidas, Multiplicar Saber e Dividir Experiências, o encontro, que antecede o VII Congresso da SOPCOM, «pretende ser», lê-se no anúncio publicado no site da UFP, «uma reunião de partilha entre investigadores em início de carreira que procuram respostas às questões teóricas e metodológicas com que são confrontados no decorrer das suas investigações». »»

BOLSAS

Está aberto desde 29 de Setembro e até 06 de Outubro concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projecto QREN SI ID&T #13720 - Escolinhas Criativas, Universidade do Minho. »»

  • De 12 a 25 de Outubro vai estar aberto concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projecto PTDC/CCI-COM/103886/2008 - A doença em notícia, Universidade do Minho. »»
  • De 12 a 25 de Outubro vai estar aberto concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projecto PTDC/CCI-COM/104634/2008 - A regulação dos media em Portugal - o caso da ERC, Universidade do Minho. »»
  • De 12 a 25 de Outubro vai estar aberto concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projecto PTDC/CCI-COM/105100/2008 - Narrativas identitárias e memória social: a (re)construção da lusofonia em contextos interculturais, Universidade do Minho. »»
  • Vai estar aberto até de 17 a 28 de Outubro um concurso para uma bolsa de investigação no âmbito do projecto PTDC/CCI-JOR/111888/2009 - The Portuguese World of Journalism, Universidade do Porto. »»

REVISTAS CIENTÍFICAS

Está aberto até 15 de Outubro o período de submissão de textos para o número 10 da revista online "Communication Studies", editada pelo Labcom. »»

Decorre até 31 de Outubro o prazo de submissão de propostas para o número que a revista Media e Jornalismo dedica à 'Imagem e Jornalismo'. »»

Decorre até 15 de Dezembro a chamada à submissão de artigos para o número 9 dos Cadernos de Estudos Mediáticos, editado pela Universidade Fernando Pessoa. Este número tem como tema "A Comunciação com os Públicos: Espaços, Representações e Abordagens".

  • Está aberta até 31 de Dezembro de 2011 a chamada de artigos para o número 21 da revista “Comunicação e Sociedade”. Coordenada por Zara Pinto-Coelho e Silvana Mota-Ribeiro, tem por tema “Género e heterossexualidade: discursos e imagens na publicidade e nos media”. »»

NOTÍCIAS/EVENTOS CIENTÍFICOS

  • SOPCOM regista mais de 50 novos sócios em Setembro

    Mais de 50 professores e investigadores portugueses solicitaram, durante o mês de Setembro, a adesão à SOPCOM. A organização dos congressos da associação é tradicionalmente um período de inscrição de novos sócios. No entanto, esta é a primeira vez que a associação regista um aumento do seu número de associados em termos tão significativos.

  • Várias razões explicarão, de acordo com a Direcção, estes números. Por um lado, o facto de ter passado a ser possível realizar o pedido de adesão electronicamente, através do site da SOPCOM. Por outro, a criação, em Janeiro passado, de um GT de Jovens Investigadores, que tem mobilizado bolseiros de projectos de investigação e doutorandos para a associação. A estes dois factores acresce naturalmente o facto de os sócios pagarem uma taxa de inscrição reduzida nos congressos da associação e de ter terminado a 15 de Setembro o primeiro prazo de registo para o próximo congresso. »»

LIVROS

  •  

  • Livros_Set

    PALACIOS, A. J. e SERRA, P. (org.) (2011). Pragmática: comunicação publicitária e marketing. Covilhã: LABCOM BOOKS [eBook - download gratuito] »»

  • PENAFRIA, M. (org.) (2011). Tradição e Reflexões: Contributos para a teoria e estética do documentário. Covilhã: LABCOM BOOKS [eBook - download gratuito] »»
  • FAUSTINO, P. e GONZALEZ, R. (2011). Gestão estratégica e modelos de negócio: o caso da indústria de media. Lisboa: Media XXI »»
  • FÉRIN, I. (2011). Memórias da Telenovela. Programas e recepção. Lisboa: Livros Horizonte

EDITORIAL

Muitas razões justificarão que gostemos muito do Brasil. Mas há especialmente uma pela qual a comunidade portuguesa de Ciências da Comunicação deveria ter no Brasil um horizonte de trabalho que ainda não é suficientemente acarinhado: o conforto idiomático de partilhar a mesma língua. Há muito que andamos, pelo menos na Europa, a vergar a investigação ao modelo anglo-saxónico. Como se a única língua válida para pensar fosse o Inglês. A tal ponto levamos este imperativo que chegamos a considerar normal, aceitável, ou mesmo mais do que isso, desejável, que a informação veiculada na própria comunidade portuguesa (através da lista de contactos da SOPCOM, por exemplo) circule em Língua Inglesa. Ou que uma proposta de comunicação ao congresso nacional da associação possa, ou deva, sabe-se lá, ser submetido em Inglês. Ou ainda que teses de Doutoramento produzidas em Portugal, defendidas em universidades portuguesas sejam mais úteis se redigidas nessa suposta língua franca.

Atravessar um oceano e continuar a poder falar a língua com que conhecemos o mundo e nos conhecemos a nós mesmos é, ou devia ser, razão bastante para nos empenharmos por uma comunidade que também pensa, sente, investiga, se relaciona e sonha o futuro em Língua Portuguesa. Embora diferenças culturais e fonéticas justifiquem que a série Equador (produzida pela TVI a partir da história escrita por Miguel Sousa Tavares) passe na TV Brasil (a partir de segunda-feira, dia 03) lastimavelmente dobrada para ‘brasileiro’, a verdade é que no Brasil está também essa pátria que é, ao jeito de Fernando Pessoa, a nossa língua. Ao invés de vermos no Brasil um país estrangeiro, e ainda que a muitos amargue o acordo ortográfico que nos subtrai, por exemplo, a ‘sonoridade’ das consoantes mudas, a verdade é que só teremos a ganhar se virmos desse lado do Atlântico a melhor extensão de nós. É certo que há ainda preconceitos a resolver e um processo de diferenças para despudorar. Mas o mais importante está garantido à partida: a pele linguística.  

Madalena Oliveira

AGENDA

15-17 de Dezembro
VII Congresso da SOPCOM
Universidade do Porto, Porto

PROVAS ACADÉMICAS

  •  
SOPCOM © 2011 - E-mail: info@sopcom.pt